Na semana de 11 a 15 de maio, as turmas B, D, E, F, G, H e I do 8.º ano debateram, online, na disciplina de matemática, a temática “Reduz a Distância – Come Localmente”, no âmbito do DAC – Projeto de Sustentabilidade Global. Os alunos refletiram e discutiram as seguintes questões “É possível reduzir a distância de transporte de bens alimentares? De que forma?; Que bens alimentares estrangeiros gostamos de consumir? Quem os produz e onde? Seria possível deixar de importar os bens alimentares que importamos? Que impacto teria para os produtores? “. Os alunos escolheram alguns alimentos que costumam consumir e descobriram a viagem que o produto fez e o impacto que teve em produção de CO2. Concluiram que consumimos muitos produtos que viajam milhares de quilómetros até chegarem às nossas mesas e que as “viagens” dos alimentos têm consequências negativas na nossa alimentação e no ambiente. Concluiram que podemos contribuir para evitar que as viagens dos alimentos coloquem em risco a nossa saúde e poluam o ambiente. Como? Se comprarmos localmente ou recorrermos à produção familiar!
Concluiram, ainda, que muitos dos produtos que consumimos podiam ser produzidos em Portugal, beneficiando os produtores locais e a economia do país e que deveríamos apoiar o comércio justo.
Mas o que é o comércio justo?
Para descobrirem visitem o site https://bluevisionbraskem.com/inteligencia/o-que-e-comercio-justo-e-como-funciona/, visitado e explorado pelos alunos.
Viajem como os alunos e descubram, usando a calculadora apresentada, a distância que os produtos percorrem e o impacto que tem em produção de CO2: http://www.foodmiles.com/results.cfm.
Após o debate, os alunos elaboraram cartazes com o objetivo de sensibilizar para o impacto que as nossas escolhas alimentares têm no ambiente. Convidamo-vos a fazerem a viagem pelo trabalho realizado com empenho pelos alunos, visitando a “exposição virtual” dos cartazes aqui.
As professoras Ana Francisco, Carla Dionísio, Lígia Matos, Rosária Cardoso e Sandra Leite.