Revisitar os Heróis de Abril – Atividade Integradora do curso EFA


Está patente, desde o dia 9 de junho, no átrio da ESP, uma exposição com cartazes elaborados pelos formandos do curso EFA, nível secundário, no âmbito da atividade integradora número dois, que foi subordinada ao tema: Cultura mediática na cidade de Pombal e as comemorações do 25 de Abril 1974.

No dia 2 de maio de 2022, percorremos as ruas da cidade de Pombal onde se recordam todos aqueles que tornaram o 25 de Abril possível. O percurso iniciou-se com uma paragem junto ao memorial aos Heróis do Ultramar. No Largo Salgueiro Maia, situado junto à estação dos caminhos de ferro da cidade, admirámos o busto do capitão Salgueiro Maia, que viveu em Pombal durante a sua juventude, e os cartazes que recordam as ações deste herói de Abril. Seguidamente, visitámos o Largo do Cardal, onde se encontra uma exposição de painéis com fotografias, que documentam como a população de Pombal viveu o período revolucionário de 1974. A noite terminou com um jantar convívio entre formadores e formandos.

No dia 10 de maio, pelas 20:00 horas, no auditório Dr.ª Gabriela Coelho, assistimos ao filme “Capitães de Abril”, da realizadora Maria de Medeiros. Durante duas horas foram recordados os acontecimentos que ocorreram na madrugada do dia 25 de abril de 1974, os quais permitiram a libertação do país de 48 anos de uma ditadura fascista.

Nas diferentes áreas de formação realizaram-se várias pesquisas sobre este período revolucionário, e fez-se uma análise do papel da mulher no Estado Novo em comparação com os tempos atuais, tendo em consideração excertos das “Novas Cartas Portuguesas”.

Realizámos um estudo sobre a importância dos meios de comunicação via rádio, durante a Revolução de Abril e refletimos sobre o papel da escola antes e após o 25 de abril de 1974, comparando os dois sistemas de ensino.

Esta foi uma atividade muito enriquecedora que nos permitiu reconhecer o importante papel de muitas portuguesas e portugueses, que com a sua forte determinação, muito se sacrificaram para devolver a paz e a liberdade ao povo português.

Os formandos do Curso de Educação e Formação de Adultos