Rolhas que dão folhas


Os docentes do Grupo 230 da Escola Básica Marquês de Pombal aderiram, mais uma vez, ao projeto Green Cork – recolha de rolhas de cortiça para reciclagem, dinamizado pela Quercus. Este projeto não se limita a recolher rolhas apenas com o objetivo da reflorestação, mas vai mais longe, pois “pretende contribuir para a construção duma comunidade ativa, responsável e em sintonia com o meio ambiente”. Assim, e, de acordo com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, são também objetivos do Green Cork, preservar o sobreiro e a floresta autóctone; sensibilizar para a escolha da cortiça como material natural e ecológico; contribuir para a redução de resíduos envolvendo a comunidade escolar; estimular atitudes mais conscientes e responsáveis relativamente à natureza.

O projeto continua a ser um sucesso a nível nacional, uma vez que, até à data, foram recolhidas 91 004 000 rolhas e plantadas 1 075 688 árvores.

No ano letivo 2018/2019, superámos qualquer recolha efetuada anteriormente, tendo alcançado o 7.º lugar, no grupo 2.º e 3.º ciclos, com um rácio de 0,141 kg de rolhas/aluno. No passado ano letivo, devido ao início da pandemia, não foi realizada a entrega das rolhas recolhidas, contudo, este ano, conseguimos entregar 25 caixas.

Os docentes e alunos envolvidos agradecem a participação de todos os que se envolveram nesta atividade, nomeadamente a comunidade educativa, o Centro de Atividades de Tempos Livres e os restaurantes Amigos da Velha Caroca, A Lúria (Tomar), Manjar do Marquês, O Tirol, Taberna À Cautela, Tó Nela, Variante e Vintage.

Desejamos que, no próximo ano letivo, outros parceiros se juntem a esta iniciativa, podendo as rolhas ser entregues na portaria da Escola Básica Marquês de Pombal ou da Escola Secundária, pois tencionamos dar continuidade a esta ação, a bem da casa de todos que é o Planeta Terra.

Nota: Se pretender saber um pouco mais sobre este projeto consulte no site deste projeto:

Vídeos – Green Cork – Projeto de Reciclagem de Rolhas de Cortiça

P´lo Grupo 230

A professora responsável, Fátima Pessa