Selos de Qualidade Etwinning no âmbito da disciplina de Matemática


Os alunos do 9.ºG e do 2.º ano do Ensino Profissional que integram o grupo do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) na disciplina de matemática, lecionada pela professora Ana Francisco, foram premiados no âmbito do projeto eTwinning.

Os alunos do CAA participaram nos projetos “Dr. Math  e “ 10 Math Challenges”, os alunos do 9.º G, por sua vez, participaram no projeto “10 Math Challenges” no âmbito do Domínio de Articulação Curricular. Ambos os projetos foram distinguidos com o SELO DE QUALIDADE ETWINNING.

No projeto “Dr. Math”, participaram 7 países (Turquia, Portugal, República da Moldávia, Espanha, Roménia, Jordânia e Azerbeijão), 15 escolas, 19 professores e mais de 100 alunos. Neste projeto, os alunos do CAA trabalharam alguns conteúdos curriculares dos temas Geometria, Álgebra e Probabilidade integrando a tecnologia e o desenvolvimento de competências para o século XXI. Os alunos, tendo em conta o seu currículo, fizeram pesquisas sobre as temáticas em estudo e apresentaram pequenas sínteses, gráficos e conclusões que partilharam com os colegas dos países envolvidos no projeto.

No projeto “10 math Challenges”, participaram 6 países (Turquia, Portugal, República Checa, Bósnia e Herzegovina, Eslováquia e Polónia), 9 escolas e mais de 100 alunos. O principal objetivo do projeto foi mostrar que a matemática não é apenas uma ciência chata cheia de símbolos abstratos, mas que também tem um lado “humorístico” que vem através do quotidiano, para fazer com que os alunos gostem mais de matemática. Ao longo do ano, os alunos envolvidos responderam a 10 desafios, do qual se destaca o Desafio 6 “ Female mathematician – is there any?” . Este desafio foi trabalhado no âmbito do DAC da turma 9.ºG. Os alunos elaboraram fichas biográficas, em português, francês e inglês, de mulheres que se destacaram no campo da Matemática; localizaram no mapa mundo a naturalidade das matemáticas e desenharam os seus rostos.  Nas fichas biográficas, os alunos, entre outros aspetos, referiram os obstáculos vividos pelas mulheres enquanto matemáticas. Com este desafio todos alunos envolvidos constataram que muitas mulheres foram alvo de preconceitos, impedimento institucional, confronto entre vida pessoal e profissional e que somente em meados do século XIX é que as mulheres conquistaram o direito de contribuir oficialmente para a produção do conhecimento científico.

O trabalho realizado pelos alunos pode ser visualizado no e-book do desafio em https://online.fliphtml5.com/mhubv/cqcg/.

O projeto eTwinning disponibiliza uma plataforma para que todos os profissionais da educação que trabalham em escolas dos países europeus envolvidos, possam comunicar, colaborar, desenvolver projetos e partilhar conhecimentos e culturas diferentes. A participação no projeto permitiu aos alunos a aquisição de múltiplas competências, entre as quais as digitais, de cidadania, de comunicação e cooperação, e contribuiu para o desenvolvimento de competências académicas e sociais, elencadas no Perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória, por meio de uma ampla gama de atividades e jogos educativos.