Semana Aberta


Entre os dias 2 e 5 de maio decorreu a Semana Aberta, com o objetivo de divulgar a oferta formativa do AEP relacionada com os cursos científico-humanísticos e cursos profissionais, como vem sendo hábito há vários anos. Porém, este ano letivo, por decisão do Conselho Pedagógico, foi implementado um dia específico de paragem de atividades letivas – dia 4 de maio – para a promoção de diversas atividades formativas, envolvendo todos os níveis de ensino do pré-escolar ao secundário, bem como toda a comunidade educativa.

A conjugação das referidas iniciativas na Semana Aberta constituiu uma mais-valia para o desenvolvimento no AEP de uma linha de ação continuada em três áreas fulcrais preconizadas pela UNESCO: – Cidadania Global e uma cultura de paz e não violência; – Desenvolvimento Sustentável e estilos de vida sustentáveis; – Aprendizagem intercultural e valorização da diversidade cultural e do património. De facto, a diversidade de atividades experimentais, culturais e lúdicas programadas – palestras, workshops, exposições, momentos desportivos e musicais, ateliers artísticos, jogos cognitivos e sensoriais, ciclos de cinema, ações de sensibilização para causas ambientais/humanas – permitiram fomentar os valores democráticos consignados na carta das Nações Unidas em prol de uma educação de qualidade, dando relevo, nomeadamente: à liberdade de expressão, solidariedade, igualdade de género e defesa dos direitos humanos; mas também à valorização do conhecimento oriundo das ciências experimentais, exatas, sociais e humanas e da tecnologia, numa perspetiva interdisciplinar.

De salientar que estas atividades foram desenvolvidas com o contributo dos nossos docentes, da Associação de Estudantes e de diferentes instituições do concelho de Pombal (Município, juntas de freguesia, proteção civil, bombeiros, PSP, etc.), bem como de representantes de Universidades do país (Porto, Aveiro, Coimbra).

Através do envolvimento dinâmico dos estudantes do AEP nas múltiplas atividades implementadas pelos Departamentos Curriculares, Clubes e Projetos, foi possível desencadear a cidadania responsável, crítica e participativa, baseada na complementaridade entre o “saber ser”, o “saber estar” e o “saber fazer”. Foi também possível divulgar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, de acordo com a Agenda 2030.

Caminhamos juntos na missão de erguer futuros!

Elisabete Viais

Coordenadora da Semana Aberta

Coordenadora AEP da Rede de Escolas Associadas da UNESCO|ASPnet