Celebrou-se, no passado dia 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação. Este dia foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1979, no âmbito da 20.ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). A efeméride é assinalada desde 1981, com o objetivo de promover a reflexão sobre a problemática da fome e o desenvolvimento de ações efetivas que garantam uma melhor gestão da alimentação a nível mundial.
O Dia Mundial da Alimentação 2025 tem como tema “De mãos dadas por melhores alimentos e um futuro melhor”, sendo assinalado em paralelo com o 80.º aniversário da FAO. As comemorações integram diversos eventos, convidando a uma reflexão sobre o papel individual e coletivo de cada um(a), não só para uma alimentação mais sustentável, como também para o direito à alimentação. Este lema justifica a importância da abordagem da alimentação (saudável) de uma forma holística, não só sob a dimensão da saúde, mas também dos direitos humanos ou do desenvolvimento sustentável (dimensões obrigatórias a desenvolver nos Ensinos Básico e Secundário, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento – CDV). Estas diferentes abordagens estão, desde 2017, contempladas no Referencial de Educação para a Saúde.
Para assinalar este dia, a equipa de Promoção e Educação para a Saúde (PES) do Agrupamento de Escolas de Pombal (AEP) partilhou com os docentes alguns materiais para serem explorados com os alunos, nomeadamente, os vídeos «De mãos dadas para uma alimentação melhor e um futuro melhor | Food and Agriculture Organization of the United Nations”, disponível em https://youtu.be/Fu-pHpT1QjQ; “World Food Day 2025”, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ieKh487cHrg, bem como o livro de atividades “De mãos dadas para uma alimentação melhor e um futuro melhor | FAO”.
Este ano, a FAO promoveu a competição global para o Dia Mundial da Alimentação, destinada a crianças e adolescentes, dos 5 aos 19 anos, de todo o mundo. Para participar, os jovens podem enviar uma ilustração que inspire ações por um mundo em que todas as pessoas tenham acesso a uma alimentação saudável.
A equipa de PES, em articulação com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, Núcleo Regional do Norte, incentivou os alunos a participarem na atividade “Eu sou saudável porque como…”.
No âmbito da disciplina de Ciências Naturais, do sexto ano, em articulação com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos abordaram a temática «Alimentação inteligente: Diz NÃO ao “Lixo Alimentar”». A atividade consistiu na Identificação do “lixo alimentar” que consomem diariamente, análise dos rótulos desses alimentos, reconhecimento e visualização das respetivas quantidades de açúcares/ sal, tendo-as comparado com o consumo diário de açúcares (50 g) e sal (5g) recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Todas as turmas contribuíram na construção da Pirâmide Alimentar Mediterrânica que complementou a exposição no átrio do bloco A da Escola Básica Marquês de Pombal.
Na disciplina de Educação Visual, os alunos do 2.º CEB ilustraram, em cartazes, a fruta e os produtos hortícolas que são a base de uma alimentação saudável.
O Centro de Atividades de Tempos Livres da E.B. Marquês de Pombal, equipamento da Cáritas Diocesana de Coimbra, também comemorou o Dia Mundial da Alimentação. Numa primeira fase, sob o slogan “Menos açúcar mais Saúde…”, decorou-se uma barraquinha alusiva ao tema, cortaram alguma variedade de fruta e hortícolas (maçã, abacaxi e cenoura) que foi colocada em pequenas taças de gelatina e, posteriormente, distribuída no refeitório, a todas as crianças que aí almoçaram nesse dia.
No dia dezasseis de outubro, Dia Mundial da Alimentação, as turmas do sexto ano da E.B. Marquês de Pombal participaram numa sessão sobre “Higiene e Segurança Alimentar”, dinamizada pela Equipa Local de Saúde Escolar – ELSE – com o objetivo de alertar para a importância da higiene e da segurança alimentar, que se revelou muito interessante e esclarecedora.
As Bibliotecas Escolares (BE) da Escola Secundária e da EB Marquês de Pombal uniram-se às dinâmicas da equipa de PES para assinalar a Semana da Alimentação, que culminou no dia 16 de outubro — Dia Mundial da Alimentação. Durante essa semana, os espaços das bibliotecas acolheram uma exposição dedicada à Alimentação Saudável, gentilmente cedida pela área disciplinar de Biologia. A mostra convidava à reflexão sobre escolhas alimentares equilibradas e conscientes, promovendo hábitos saudáveis entre a comunidade escolar.
Na BE da Escola Secundária, para além de um ambiente sonoro relaxante alusivo ao mote da Saúde Mental (10 de outubro), deu-se um toque especial à iniciativa, complementando a exposição com uma mesa bem-posta e recheada de “histórias saborosas” — uma seleção de livros sugestivos que cruzam o prazer da leitura com o universo da alimentação. Esta vertente lúdica pretende estimular o gosto pelo livro e pela leitura, enquanto se promove a literacia alimentar.
Na BE da EB Marquês de Pombal, os docentes foram ainda convidados a inscrever as suas turmas em sessões de 50 minutos, na rúbrica “Histórias com Sabores”, com um intuito didático e interativo. Cada sessão conjugava informação científica com momentos de leitura e descoberta, tornando a aprendizagem mais envolvente e significativa. Saliente-se, ainda, que no Pré-escolar e no 1.º CEB, a ocasião foi celebrada com múltiplos e coloridos sabores.
A equipa de PES do AEP agradece a colaboração de todos os que contribuíram para a realização destas ações tão pertinentes para a comunidade escolar.
A equipa de Promoção e Educação para a Saúde