Texto para a semente – Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência


Entre os dias 2 e 4 de dezembro de 2020, as docentes de Educação Especial dinamizaram diversas atividades pelas diferentes escolas do Agrupamento, a fim de consciencializar a população escolar para a importância da integração das pessoas com deficiência na sociedade e na escola.

Deste modo, nas diversas escolas do 1º ciclo e no Jardim de Infância da Redinha, foi explorada a história “Joaninha sem Pintinhas!”. Esta atividade intitulada “Não há mal em ser diferente!” pretendeu sensibilizar as crianças para as diferenças de cada um e promover atitudes de cooperação, interajuda e respeito pelo próximo.

No dia 3 de dezembro de 2020, na Escola Básica Marquês de Pombal, as docentes da Educação Especial em articulação/colaboração com o grupo de Educação Física dinamizaram no pavilhão gimnodesportivo com as turmas do 2º ciclo várias atividades adaptadas. As atividades intitulavam-se “Coloca-te na pele do outro”, Educação Especial, e “Dia Internacional da Pessoa com Deficiência”, Educação Física. Os alunos verificaram que existem modalidades adaptadas para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. A maioria dos alunos salientou que estas atividades deveriam repetir-se e existir mais tempo para as desenvolver, pois constataram que é realmente difícil estar na “pele do outro”.

Estas atividades contaram com a participação entusiástica dos alunos nas diferentes escolas.

As docentes da Educação Especial