Trilhar caminhos de cidadania e inclusão em Pombal – Atividade Integradora Nº1 do Curso EFA, NS


No âmbito de uma atividade integradora, os formandos do curso de Educação e Formação de Adultos do nível secundário realizaram, entre os dias 7 e 10 de novembro de 2022, diversos eventos que foram ao encontro do tema “Trilhar caminhos de cidadania e inclusão em Pombal”.

No dia 7 de novembro, assistiram, no Auditório da Escola Secundária de Pombal, a uma palestra online com o diretor da AMI de Coimbra, Dr. Paulo Pereira, que fez uma apresentação da missão da Assistência Médica Internacional (AMI) e partilhou emocionantes experiencias que já vivenciou nesta organização.

O debate “Expetativas/Desafios à chegada e realidade com que me deparei” teve lugar a 8 de novembro. Os formandos escutaram as histórias de vida de imigrantes oriundos de diversos países, que se encontram a frequentar o curso de Português Língua de Acolhimento PLA, na nossa escola. As histórias narradas foram muito envolventes, tendo-se criado momentos de grande empatia entre todos os presentes.

No dia 9 de novembro, no auditório Dr.ª Gabriela Coelho, foi feita a projeção do filme “12 anos escravo”, do realizador Steve McQueen, que nos deu a conhecer a história verídica de Solomon Norhup, cidadão americano que, em 1845, foi sequestrado por mercadores de escravos. Recomenda-se a visualização deste extraordinário filme, pois faz-nos refletir sobre a crueldade e discriminação que é exercida por muitos seres humanos sobre os seus semelhantes.

O escritor Paulo Moreiras esteve na Biblioteca Escolar, no dia 10 de novembro, onde apresentou o seu último livro “O caminho do burro”, que despertou o gosto pela leitura da sua escrita peculiar que engrandece a cultura portuguesa. A noite terminou com uma festa partilha dos “Sons e sabores da multiculturalidade”, onde os formandos dos cursos PLA, RVCC e EFA, degustaram diversas e variadas iguarias oriundas de vários países e onde não faltaram as tradicionais castanhas. Os formandos estrangeiros e portugueses interpretaram músicas tradicionais dos seus países. Foi uma noite de grande alegria e convívio.

Esta atividade integradora foi muito enriquecedora, porque nos permitiu cimentar os nossos conhecimentos sobre o valor de todos os seres humanos, bem como consciencializarmo-nos que cada gesto nosso é de extrema importância para exercermos uma cidadania mais justa e inclusiva.

Os formandos do Curso de Educação e Formação de Adultos