Uma ação na praia do Osso da Baleia

No dia 1 de julho de 2021, os alunos do 5.º A da Escola Básica Marquês de Pombal, em articulação com o Clube da Ciência Viva e da Escola Azul e em conjunto com alguns alunos conselheiros do Programa Eco-Escolas e o seu responsável, professor Mário Ferreira, participaram na visita de estudo à Praia do Osso da Baleia, no âmbito da 31.ª CAMPANHA COASTWATCH 2020/2021 – “Um Mar de Oportunidades”, do Grupo GEOTA. No âmbito da flexibilidade curricular, para a realização desta atividade de educação e sensibilização ambiental estiveram envolvidas as disciplinas de Ciências Naturais, Matemática e Cidadania e Desenvolvimento. Para a sua concretização contámos, mais uma vez, com a colaboração da Engenheira Catarina Soares e da Assistente Técnica, Telma Monteiro, pertencentes à Unidade de Ambiente do Município de Pombal, o qual assegurou o transporte, que muito agradecemos.

A atividade desenrolou-se ao longo de 500 m, a partir da Praia do Osso da Baleia. no sentido sul, durante a maré baixa, na qual os participantes, organizados em grupos, preencheram um questionário para a caracterização da praia. Os objetivos desta ação foram observar e identificar os seres vivos, os tipos de substratos, a morfologia da zona costeira, os resíduos, a poluição e as principais ameaças e riscos naturais e/ou antrópicos. Durante o percurso realizado, os alunos foram sendo sensibilizados para a importância de uma praia limpa, acolhedora, e para a preservação da biodiversidade existente. A Engenheira Catarina Soares realizou uma ação de sensibilização relativa às plantas dunares, suas adaptações ao meio ambiente de acordo com os fatores abióticos que as rodeiam.

É de referir que, apesar de, recentemente, terem sido realizadas campanhas de recolha de lixo, naquele pequeno percurso foram recolhidos 8 kg de lixo marinho (argolas, balões, beatas de cigarros, brinquedos de plástico (alguns bem antigos), cartuchos de munições, copos de plástico, cordas, redes e armadilhas de pesca, cotonetes, embalagens de plástico de alimentação e de limpeza, embalagens tetrapacks, esferovite, espuma, garrafas de plástico, isqueiros, máscaras, material de construção, meso e microplásticos, palhinhas, paus de chupa-chupa e de gelados, peças redondas de plástico (leitos percoladores), pente, redes e cordas de pesca, rolha de cortiça, sacos de plástico, tampa de caneta, tampas de embalagens de plástico, tubo luminoso, vasos de plástico pequenos, vidro, …tanto lixo e diversificado! Até quando?

Foi uma autêntica aula ao vivo! Todos os alunos participaram de forma ativa, tendo aprofundado os seus conhecimentos e ficado mais sensibilizados para a proteção do ambiente. Referiram que é importante conhecer para preservar!

Sugestão: Assista ao vídeo “À beira mar com o Projeto Coastwatch”:    https://www.youtube.com/watch?v=EnET3nXu-C8

Fátima Pessa