Visita de estudo a Coimbra dos formandos do curso EFA – nível secundário

No âmbito da atividade integradora subordinada ao tema “Sustentabilidade, Cultura e Qualidade de Vida”, os formandos do curso de Educação e Formação de Adultos, nível secundário, do Agrupamento de Escolas de Pombal, realizaram, no dia 3 de março de 2018, uma visita de estudo ao Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e ao Exploratório. No final, tiveram a oportunidade de assistir a uma sessão de fado de Coimbra.

No Laboratório Chimico do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, visitaram a exposição permanente “Segredos da Luz e da Matéria”, a qual permite o contacto com os objetos que ilustram a história da ciência em Coimbra e em Portugal. De seguida, os visitantes foram encaminhados por um guia para o Colégio de Jesus, situado em frente ao Laboratório Chimico. Neste espaço, foi possível tomar conhecimento sobre o ensino da ciência no séc. XVII e ver as coleções de minerais de todo o mundo, bem como os animais embalsamados oriundos dos quatro cantos do mundo.

Durante a tarde, formadores e formandos seguiram para o Parque do Choupalinho, na zona ribeirinha do rio Mondego, onde se localiza o Exploratório Centro de Ciência Viva, que foi criado em 1995, contando, assim, com duas décadas de vida ao serviço da divulgação e promoção da ciência junto de diversos públicos. Aqui, uma guia do Exploratório encaminhou os visitantes até ao Hemispherium, onde,  como a projeção é hemisférica e os filmes são projetados a 360º num teto em formato de cúpula, os mesmos podem ser vistos pelo público que pode permanecer sentado ou deitado. Visionou-se o documentário “O Universo de Escher” que retrata a vida e obra de Mauritz Cornelis Escher e inclui belas projeções sobre algumas das principais obras do artista, evidenciando sempre a relação estreita entre a ciência e a arte por ele desenvolvida. No final da projeção, formandos e formadores tiveram a oportunidade de experimentar como se faz o encaixe das formas inventadas por Escher. Para finalizar esta visita ao Exploratório, o grupo dirigiu-se ao espaço “Em forma com a Ciência”, no qual todos puderam realizar, de forma interativa, as diversas e diferentes atividades nele expostas sobre o funcionamento do corpo humano.

A visita terminou com um espetáculo na sala “Fado ao Centro”, onde se ouviu cantar o mítico Fado de Coimbra. Foi um momento de saudável convívio, com música muito agradável proporcionada por fadistas, que são atuais alunos universitários, e por antigos estudantes que os acompanharam à guitarra. No final, os visitantes foram presenteados com um saboroso vinho do Porto.

Os formandos do curso EFA.