Visita de Estudo à Fábrica da Secil, na Maceira, e ao Museu do Vidro, na Marinha Grande


No dia quatro de abril, as turmas A, B, C e D, do 11.º ano, acompanhas pelas professoras Ana Medeiros, Anabela Ralha, Madalena Patrício, Adelaide Sousa, Glória Pereira e Fátima Soares realizaram uma visita de estudo à fábrica da Secil, na Maceira, e ao Museu do Vidro, na Marinha Grande. Um grupo visitou a fábrica durante a manhã e à tarde o museu e o outro fez o percurso inverso. O almoço de ambos os grupos foi no parque da Cerca da Marinha Grande.

Na unidade fabril, os alunos visitaram o Museu do Cimento, que permitiu uma viagem pela história, pela evolução tecnológica e pelo desenvolvimento da obra social da empresa, a pedreira de calcário e o jardim Jurássico, onde viram uma pequena coleção de fósseis encontrados na pedreira pelos trabalhadores (amonites e icnofósseis de ambiente marinho) e alguma flora do Jurássico. Dispersos pela fábrica, observaram equipamentos antigos, alguns dos quais foram os primeiros utilizados em Portugal. Também ficaram a saber que o grupo Secil está empenhado no desenvolvimento sustentável e promove os princípios da economia circular na cadeia de valor, implementando novas soluções de combustíveis e matérias-primas na produção do cimento.

O Museu do Vidro da Marinha Grande está instalado num edifício do séc. XVII, que foi residência de Guilherme Stephens. Durante a visita, os alunos pudemos observar vidros antigos, coleções de taças, jarras, jarrões e outras peças de cristal lapidado. Num edifício anexo ao museu, tiveram a oportunidade de observar dois artesãos a trabalhar o vidro de maneira tradicional.

Esta visita permitiu, entre outros aspetos, tomar consciência da importância da Química no nosso dia-a-dia.

As professoras responsáveis

Anabela Ralha

Adelaide Sousa

Glória Pereira