Visita de estudo ao Exploratório e à Universidade de Coimbra


No passado dia 1 de março, os alunos do sexto ano participaram numa visita de estudo ao Exploratório – Centro de Ciência Viva de Coimbra e à Universidade de Coimbra, no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e de Matemática e do projeto Cientificamente Provável.
Na parte da manhã, os alunos visitaram a exposição “Em forma com a Ciência”, onde puderam descobrir o corpo humano através de várias experiências participativas. Visionaram também um filme que retrata a vida e a obra de Escher e que evidencia a relação estreita entre a Ciência e a Arte por si desenvolvida.
O almoço decorreu no parque verde do Mondego, espaço que proporcionou a alunos e professores um momento de convívio e a prática de atividade física, muito importante em adolescentes que se querem saudáveis.
No período da tarde, a visita decorreu na Universidade de Coimbra, concretamente no Centro de Matemática, onde os alunos realizaram o jogo “Planeta Matemático” que tem por principal objetivo promover a cultura científica e estimular a discussão sobre temas relacionados com a Matemática do planeta Terra.
De seguida, os alunos de quatro turmas visitaram os laboratórios o Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia e tiveram oportunidade de contactar com cientistas que desenvolvem investigação em diversas áreas, tais como: biologia dos neurónios; doenças neurodegenerativas (Doença de Alzheimer, Doença de Parkinson, Doença de Machado-Joseph); doenças neuropsiquiátricas (depressão, autismo; hiperatividade); doenças cardiovasculares; obesidade, fígado gordo e diabetes; cancro; biologia do envelhecimento e doenças associadas ao envelhecimento; microbiologia molecular e clínica; química medicinal e descoberta de novos fármacos; e novas vacinas.
Os alunos das outras quatro turmas fizeram uma visita guiada ao laboratório de Genética Humana, do Centro de Investigação em Antropologia e Saúde, onde puderam assistir a uma técnica simples de extração de DNA a partir do morango. Tiveram ainda oportunidade de contactar com investigadores que se dedicam ao estudo das Populações do Passado, da Biologia Humana e da Genética das Populações Humanas e de colocar questões sobre Antropologia Biológica.
A realização desta atividade tinha como principais objetivos complementar as aprendizagens realizadas em contexto de sala de aula, promover a interdisciplinaridade e contribuir para desenvolver competências de investigação, de comunicação e de literacia da informação, motivando os alunos para aprofundarem os seus conhecimentos. De um modo geral, os alunos mostraram-se muito motivados, interessados e empenhados, o que ficou evidenciado na realização das atividades propostas e nas questões colocadas aos investigadores.
A concretização desta visita de estudo nos moldes em que foi planificado, só foi possível, pela disponibilidade e colaboração da comunidade científica da Universidade de Coimbra a quem os professores do grupo disciplinar de Matemática e Ciências da Natureza prestam um reconhecido agradecimento.
Sónia Marques