Visita dos alunos do curso EFA a Coimbra e a Conímbriga


No âmbito da Atividade Integradora, subordinada ao tema “Recursos humanos e financeiros na saúde e bem-estar”, formadores e formandos do curso de Educação e Formação de Adultos, nível secundário, do Agrupamento de Escolas de Pombal, realizaram uma visita de estudo, no dia 26 de maio de 2018, ao Hospital da CUF de Coimbra, ao Museu da Água da cidade de Coimbra e às Ruínas de Conímbriga.

A visita de estudo iniciou-se na unidade hospitalar da CUF, onde a diretora daquela instituição, coadjuvada pela enfermeira Isabel Aragoa, proporcionaram uma visita guiada às instalações, tendo seguidamente feito uma apresentação em Powerpoint, seguida de um filme, mostrando os cuidados médicos ministrados em todas as unidades CUF com a sua dose particular de afetividade e especial atenção às necessidades do doente. Esta foi uma excelente oportunidade para ficar a conhecer uma unidade de cuidados de saúde privados. Em Portugal, todos os cidadãos têm direito ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) e os direitos e deveres dos utentes estão consagrados na  Lei n.º 15/2014, de 21 de março, alterada pelo Decreto-Lei n.º 44/2017, de 20 de abril, e na portaria 153/2017, de 4 de maio. Na visita ao Hospital da CUF de Coimbra tomou-se também conhecimento que, para aceder aos cuidados de saúde e ao bem-estar, em unidades privadas, é necessário ter um seguro de saúde ou uma boa conta bancária, a fim de poder pagar os excelentes profissionais e toda a logística existente no grupo dos hospitais CUF.

No Parque Dr. Manuel Braga, adjunto ao rio Mondego, situa-se o Museu da Água, onde os formandos e formadores ficaram a conhecer como foram os primórdios do abastecimento de água à cidade de Coimbra. Neste museu, está sempre patente uma exposição de pintura e fotografia, tornando o espaço mais atrativo. Desta vez, apreciou-se a exposição “Caminhos… viagens entre as serras e o mar” do fotógrafo João Almeida.

Para finalizar a visita de estudo, os formados e os formadores tiveram a ocasião de ver, ou rever, as Ruínas de Conímbriga, acompanhados por uma guia que fez uma exposição bastante esclarecedora dos vários aspetos da urbe romana, fundada há mais de dois mil anos e deu especial atenção às termas da época, como um investimento na saúde e no bem-estar. A visita guiada terminou com a exploração do Museu Monográfico de Conímbriga, onde se podem visualizar objetos encontrados nas ruínas conimbricenses.

Foi um dia de saudável convívio e uma agradável forma de tomar conhecimento da multiplicidade de obras que os humanos sempre tiveram a preocupação em construir, de molde a tornar o nosso mundo mais saudável e ético, preservando-se, assim, a sua especificidade enquanto seres únicos na sua humanidade.

Os formandos do Curso de Educação e Formação de Adultos