Workshop “A importância das primeiras vivências no desenvolvimento da criança”

Realizou-se no passado dia 7 de abril, no Auditório Dr.ª Gabriela Coelho da Escola Secundária de Pombal, o Workshop intitulado “A importância das primeiras vivências no desenvolvimento da criança”, promovido pela Equipa de Intervenção Precoce. O evento contou com a presença de 80 participantes de diferentes áreas profissionais ligadas à infância (saúde, educação e serviço social) e de pais.

A palestrante, professora doutora Sónia Seixas, docente na Escola Superior de Educação de Santarém na área das neurociências e educação, abordou a forma como as dimensões biológicas e ambientais influenciam o desenvolvimento cerebral, em particular, no primeiro ano de vida.

Os estudos das neurociências revelam que as tendências genéticas de comportamento são modeladas pelas experiências vividas, essencialmente as emocionais da primeira infância. O tipo de relações interpessoais estabelecidas precocemente marcam profundamente a estruturação psíquica, determinando o comportamento e a compreensão do mundo. A bidericionalidade existente entre os genes e o ambiente, o bem-estar emocional e a plasticidade cerebral da primeira infância constituem razões de ser da intervenção precoce na infância.

No geral, o Workshop foi avaliado pelos participantes como excelente e muito bom, considerando que os objetivos propostos foram alcançados. A oradora, brilhante comunicadora, captou a atenção de todos os presentes explanando de forma bastante acessível os conteúdos, sem descurar o rigor técnico e científico. Houve ainda a possibilidade de debater questões pertinentes colocados pelos participantes e o ambiente de partilha gerado foi também um aspeto positivo identificado.

Os presentes manifestaram interesse em, futuramente, participar em eventos semelhantes, dando seguimento à reflexão sobre a temática da infância e da educação, pelo que o Ciclo de Workshops deverá ter continuidade, tanto pelo facto de estarmos longe de esgotar os temas relevantes inerentes ao desenvolvimento da criança, como pelos resultados positivos alcançados.

A equipa local de intervenção precoce (ELI).