XIV Congresso dos Jovens Geocientistas

Nos dias 21 e 22 de março, realizou-se o XIV Congresso dos Jovens Geocientistas, no anfiteatro do Pólo II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, subordinado ao tema “A Geologia e os elementos químicos”, assinalando o “Ano Internacional da Tabela Periódica”.

O Congresso dos Jovens Geocientistas pretende fomentar laços de trabalho e de colaboração entre professores e alunos das escolas básicas e secundárias e professores do Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra. É uma iniciativa centrada nos alunos que visa desenvolver competências promotoras da literacia científica e do seu desenvolvimento enquanto cidadãos, das quais se destacam:

i) a aprendizagem através da resolução de problemas; ii) a conceção e implementação de percursos de pesquisa; iii) a estimulação de atitudes críticas e solidárias em contexto de trabalho cooperativo; iv) a promoção da autonomia através da responsabilização no desenvolvimento dos trabalhos  v) a compreensão dos mecanismos de validação e divulgação de resultados.

Os alunos da turma C do 8.º ano participaram com o trabalho de projeto intitulado “Elementos escondidos no pó de pedreiras”, o qual foi desenvolvido na perspetiva sócio construtivista do ensino, destacando-se o papel ativo dos alunos, onde o professor é apenas orientador. A metodologia utilizada incluiu pesquisa, leitura e interpretação da Carta Geológica de Portugal na escala 1:50 000, folha 23-A Pombal, a realização de uma saída de campo a duas pedreiras com recolha de amostras de resíduos, o estabelecimento de uma parceria com o Laboratório de Ensaio, Desgaste e Materiais do Instituto Pedro Nunes (Coimbra), e, por último, a preparação de solo para a plantação de alfaces (com e sem aplicação de resíduos). Os resultados do trabalho evidenciam que estes resíduos podem ser utilizados como corretor da acidez do solo, como fonte de Ca e Mg para a nutrição das plantas e como potenciador dos efeitos dos fertilizantes, aumentando a capacidade produtiva do solo.

Em suma, os objetivos desta participação são importantes no sentido de incutir o gosto pelas Ciências, em particular pela Geologia, bem como proporcionar o desenvolvimento de diferentes competências nos estudantes, permitindo-lhes ainda o contacto com o meio universitário.

Um agradecimento aos encarregados de educação participantes no trabalho de projeto, ao Laboratório de Ensaio, Desgaste e Materiais – Instituto Pedro Nunes (Coimbra) e às empresas SicóBrita e Iberobrita S.A. pela recetividade e acolhimento para articular a implementação desta atividade, numa perspetiva dinâmica e motivadora da aprendizagem.

A professora, Estefânia Pires