Semana da Leitura e Dia Mundial da Poesia


Na Semana da Leitura, de 14 a 18 de março, multiplicaram-se os “Elos de Leitura”

Cumprindo-se com o programa, deu-se início a esta semana especial, pela manhã, com o momento de leitura sincronizada.  Em todas as salas constava o convite para a leitura  do texto selecionado. Cindy Figueiredo Leitão deu a sua voz, ao mesmo tempo, na Radio Cardal,  para reiterar que “Os amigos nunca são para as ocasiões”, são para sempre. Na escola sede, os mais crescidos leram e animaram momentos de leitura para pequeninos que ainda não brincam com o alfabeto, vindos da Casa da Criança.  Seguiu-se a abertura da Feira do Livro na escola sede, com visitas sucessivas e inaugurou-se a exposição sobre Ramalho Ortigão.

Muitos autores e atores animaram sessões no agrupamento, frequentemente os pais foram os principais protagonistas.

Registaram-se, de facto, muitos momentos altos ao longo da semana. “Camões épico e lírico” foi também rico em sorrisos na versão teatral dos atores Simão Rubim e J. Matas. No dia seguinte, ao encerrar a semana, o “poeta dos pés descalços”, Péqui Mpuló mergulhou o público no seu “Oceanus Affectus”,  desarmou-o  e descalçou-o…

E, se a interrupção letiva fazia prever o fim das atuações, enganamo-nos!… Ao longo da semana, muitos alunos acorreram às rádios para declamar poemas, participando na 3ª edição do “Turbilhão de Poesia”. Assim, garantiu-se um Dia Mundial da Poesia, a correr sobre rodas, nas ondas das rádios locais, no dia 21.

Nesse mesmo dia, à noite, no rescaldo de uma semana de emoções fortes, incentivou-se à leitura do nosso Nobel da Literatura, com um cheirinho de “A Maior Flor do Mundo”, num misto de sons, sabores, cores… em torno do manuseamento de tabletes, brincando no Kahoot com a biografia e a narrativa de Saramago, brincando ainda com a plasticidade das palavras através da escrita criativa e com a materialidade da linguagem…

Afinal, todos fazemos história(s) com memórias!