COVID-19 – Avaliações do 2º Período


Comunicado

NOTA INFORMATIVA – COVID-19

Avaliações do 2º Período

Exmos. Senhoras/es,

Decorrida uma semana sobre o encerramento das aulas, a prioridade antes da pausa da Páscoa tem sido estabelecer mecanismos de trabalho não presenciais com os alunos.

Este processo exigiu a todos nós novos desafios. Num quadro de grande incerteza, tivemos de encontrar soluções, recorrendo às ferramentas existentes. Sabemos que nem todas as famílias têm computador ou internet e a banda larga não chega a todo o lado. No entanto, apesar destas condicionantes, estamos a desenvolver mecanismos para que os nossos jovens não fiquem sem apoio. Também não podemos esquecer que a utilização de chats, plataformas digitais e de aulas virtuais exige vasta logística e preparação. Recordo as aulas do propedêutico, no remoto ano de 1979, cuja extinção foi tão rápida como o seu nascimento.

Compreendemos o desagrado de alguns pais com tantas “fichas e trabalhos de casa”; para disciplinar esta nova modalidade de trabalho não presencial, o Conselho Pedagógico vai reunir, na presente semana, para balizar as tarefas não presenciais a realizar durante o terceiro período.

Pelas notícias veiculadas na imprensa e canais oficiais, a pandemia conhecerá o seu pico em meados de abril e, no melhor dos cenários, só em finais de maio a situação poderá estar sob controlo. Assim, as avaliações sumativas internas do segundo período letivo vão decorrer durante a interrupção letiva da Páscoa, podendo vir a corresponder às avaliações de final de ano. Recomenda-se que os conselhos de turma tenham em atenção toda a informação recolhida ao longo do percurso do aluno e a traduzam na formulação de um juízo globalizante sobre as aprendizagens desenvolvidas pelos discentes, tendo como objetivos a classificação e a certificação.

A terminar, não podemos esquecer que as escolas são organizações complexas, nas quais se entrecruzam diversas lógicas de ação, diferentes dimensões da organização escolar e múltiplas práticas pedagógicas. A forma de organizar os tempos e os espaços de ensino e aprendizagem, o modo de agrupar os alunos, de alocar professores a diferentes grupos ou turmas, de gerir o currículo, de fazer aprender e de avaliar são apenas algumas das inúmeras variáveis que contribuem para essa complexidade. Para que exista uma transformação sistémica, é imprescindível a participação de todos, num compromisso coletivo pela renovação da educação.

Por isso, apelo à calma, pois não podemos esquecer que a mudança traz uma nova realidade que cada um vai ter de enfrentar e que implica, normalmente, tensões, porque obriga a alterações de prioridades, do sistema de valores e abdicar de práticas que estamos rotinados.

Agrupamento de Escolas de Pombal, 22 de março de 2020

O Diretor,

Fernando Augusto Quaresma Mota


Documentos/informações:

Aviso – EXAMES 2020 – Orientações para o processo inscrições


Orientações para o processo de inscrições – COMUNICAÇÃO N.º 2/JNE/2020

«As datas de inscrição para as provas e exames dos ensinos básico e secundário são prorrogadas até dia 3 de abril.»  (ir para Página Exames)

Na eventualidade de querer utilizar o envio da inscrição por e-mail deve imprimir, assinar, digitalizar e enviar para o seguinte endereço: secretaria@aepombal.edu.pt até ao prazo limite de 3 de abril de 2020.

COVID-19 – Refeições e Acolhimento de Filhos de Pessoal Hospitalar e Emergência


Comunicado

NOTA INFORMATIVA – COVID-19

Refeições e Acolhimento de Filhos de Pessoal Hospitalar e Emergência

Escola Secundária de Pombal (escola de referência)

Exmos. Senhoras/es,

faço saber que a Escola Secundária de Pombal, sede do agrupamento, integrará a rede de escolas que respondem ao serviço de  Refeições e Acolhimento de Filhos de Pessoal Hospitalar e Emergência, no âmbito da operacionalização do art.º 10º do DL n.º 10-A/2020.

 

Agrupamento de Escolas de Pombal, 16 de março de 2020

Fernando Augusto Quaresma Mota

Diretor


Contactos

  • telefone – 236 212 169
  • email: geral@aepombal.edu.pt

COVID-19 – Recurso a plataformas online / Ensino à distância


Comunicado

NOTA INFORMATIVA – COVID-19

Recurso a plataformas online / Ensino à distância

Exmos. Senhoras/es,

A suspensão das atividades letivas com alunos, em consequência do surto epidemiológico por coronavírus (covid-19), constitui um desafio para as escolas, nomeadamente, no assegurar das aprendizagens essenciais aos nossos alunos.

Com a suspensão de todas as atividades letivas presenciais, os senhores(as) professores(as) podem substituir a atividade letiva presencial por métodos digitais com recurso a plataformas online (Moodle, Office365) e privilegiando a comunicação por e-mail.

Neste período de exceção, os professores da Equipa de Suporte, vão assegurar o apoio técnico-pedagógico necessário à implementação destes processos. Qualquer pedido de apoio/ajuda, quer de professores, quer de alunos, deve ser solicitado através do e-mail: suporte@aepombal.edu.pt.

 

Agrupamento de Escolas de Pombal, 16 de março de 2020

Fernando Augusto Quaresma Mota

Diretor


Documentos/informações:

COVID-19 – SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES LETIVAS PRESENCIAIS


Comunicado

NOTA INFORMATIVA – COVID-19

SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES LETIVAS PRESENCIAIS

Exmos. Senhoras/es,

Como já é do conhecimento público, o Governo decidiu proceder à suspensão das atividades com alunos nas escolas, de 16 de março a 13 de abril.

Perante o atual cenário de pandemia nacional, relativamente ao surto epidemiológico por coronavírus (covid-19), solicita-se aos encarregados de educação particular atenção e supervisão dos seus educandos, por forma a que as medidas de contingência publicadas possam constituir uma medida eficaz e eficiente de contenção da propagação do virús, “salientando-se que terá efeitos tanto mais positivos quanto os alunos e as famílias cumpram estritamente as regras de higiene, de distanciamento social e, sobretudo, se for evitada a deslocação a locais com concentração de pessoas”. Assim, destacamos os seguintes procedimentos:

1. Todas as situações que eventualmente ocorram durante este período, sejam casos de suspeição ou casos de contágio, deverão ser comunicadas ao Agrupamento através do e-mail geral@aepombal.edu.pt

2. No sentido de limitar o mais possível os contactos presenciais nos serviços administrativos privilegia-se como meio de comunicação o telefone e o e-mail do Agrupamento;

3. Estando a decorrer o período de inscrição nos exames nacionais, será definido um procedimento para que os alunos não necessitem de se deslocar à escola para a inscrição, a divulgar oportunamente;

4. Os alunos com escalão A da ASE poderão continuar a usufruir de refeições na escola nos dias 17 de março e seguintes, desde que comuniquem a intenção por telefone aos serviços administrativos;

5. Considera-se importante que alunos e encarregados de educação se mantenham atentos quer ao site do Agrupamento quer aos seus e-mails, dado serem estas as vias de contacto para futuras orientações.

Agrupamento de Escolas de Pombal, 13 de março de 2020

Fernando Augusto Quaresma Mota

Diretor


Documentos/informações: