Assembleia-Geral de Pais e Encarregados de Educação (AGPEE) – Convocatória


Convocatória

Assembleia-Geral de Pais e Encarregados de Educação (AGPEE)

Escola Secundária de Pombal (Ginásio)

26 de setembro de 2023, 18h30

 

Arlindo Martins Araújo, presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Pombal, nos termos do n.º 3 do art.º 14 do Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, vem convocar a Assembleia-Geral de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Pombal, a realizar no dia 26 de setembro de 2023, pelas 18h30 no Auditório da Escola Secundária de Pombal (Ginásio), com a seguinte Ordem de Trabalhos:

Ponto 1: Esclarecimentos acerca do Processo Eleitoral de representantes dos Pais e Encarregados de Educação para o Conselho Geral;

Ponto 2: Eleição dos Representantes no Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Pombal.

Esta e futuras convocatórias serão publicitadas nos locais de estilo da Escola sede do Agrupamento, no sítio da internet do Agrupamento e será enviada por correio eletrónico aos encarregados de educação dos alunos do Agrupamento.

Os cadernos eleitorais podem ser consultados na secretaria da escola sede.

 

Arlindo Martins Araújo

Presidente do Conselho Geral


Anexo:


Ata da AGPEE:

  • Ata – AGPEE – 26 de setembro de 2023

Selo Nacional de Qualidade – Projeto eTwinning 3-2-1 SOKET


O projeto eTtwinning “3-2-1 SOKET (BE RESPONSİBLE- DISCOVER- SAVE MONEY)”. dinamizado nas turmas F, G e H do oitavo ano, no âmbito da disciplina de Matemática e do DAC “ Literacia Financeira”, foi distinguido com o SELO NACIONAL DE QUALIDADE ETWINNING, reconhecimento obtido através do trabalho desenvolvido pelas professoras etwinners Ana Francisco e Patrícia Rebelo envolvidas no mesmo. Este selo, atribuído pela Organização Nacional de Apoio Portuguesa (Selo Nacional de Qualidade | eTwinning PT), reconhece a qualidade do projeto de acordo com cinco critérios: colaboração entre escolas parceiras; utilização do digital em contexto educativo; abordagens pedagógicas; integração curricular; resultados e documentação. Neste projeto estiveram envolvidas seis escolas da Turquia e a nossa escola. Na nossa escola, o projeto no âmbito do DAC envolveu as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Português, Geografia, Inglês e Matemática e a Assembleia de Turma das três turmas. O principal objetivo do projeto foi desenvolver competências de literacia financeira nos alunos.

O eTwinning é uma Ação do Programa Erasmus + da União Europeia. Tem como principal objetivo criar redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias, através do desenvolvimento de projetos comuns, com recurso à Internet e às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). A participação no projeto permitiu aos alunos a aquisição de múltiplas competências, entre as quais as digitais, de cidadania, de comunicação em Inglês com os colegas Turcos, de cooperação, e contribuiu para o desenvolvimento de competências académicas e sociais, elencadas no Perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória.

Alguns dos trabalhos realizados durante o projeto:

https://heyzine.com/flip-book/38579e4bd6.html#page/7

A MATH DAY İN SOCKET VİLLAGE – Free stories online. Create books for kids | StoryJumper

Financial Literacy (DAC 8.ºF, G e H – Portugal) | Quizizz

Literacia Financeira (no âmbito do DAC 8.ºF, G e H) | Quizizz

As professoras Ana Francisco e Patrícia Rebelo

Prémios e Distinções: reportagem fotográfica


Os Quadros de Honra, de Mérito e de Valor instituem o reconhecimento e valorização do mérito, dedicação e esforço no trabalho escolar, bem como das ações meritórias desenvolvidas na comunidade.

Os Quadros de Honra, de Mérito e de Valor inserem-se numa conceção de ensino-aprendizagem em que se pretende destacar os alunos e as turmas, quer pelo seu aproveitamento, quer pelas suas atitudes. Não visando somente premiar bons resultados, mas antes estimular o gosto por aprender e a vontade de se superarem, as menções atribuídas pretendem incentivar permanentemente os alunos e as turmas em busca da excelência

Reportagem fotográfica da entrega de prémios correspondentes ao ano letivo 2022-23. Fotos da aluna Letícia Pedrosa – 3º TCM.

Também está disponível o livro digital talentos.

www. aepombal.edu.pt/premios-e-distincoes/

 

PENSA COMIGO – Desenvolvimento do Pensamento Computacional


O projeto PENSA COMIGO, desenvolvido, ao longo deste ano letivo, em todos os jardins-de-infância do Agrupamento de Escolas de Pombal, baseia-se no princípio de que  … é nas salas de Jardim de Infância que as crianças são o centro da aprendizagem e comunicam, criam, cooperam e descobrem/inovam!

Os caminhos percorridos permitiram que a criança fosse explorando, de uma forma gradual, as funcionalidades do robô, utilizando o próprio corpo, e conhecendo as suas funcionalidades e potencialidades através do objeto tangível. Observando, pensando, decidindo e programando, foram sendo proporcionadas às crianças oportunidades de investigar, descobrir e aplicar conhecimentos em contextos idênticos.

Integrar a programação e a robótica na Educação Pré-Escolar como mais uma ferramenta que apoia o desenvolvimento cognitivo, social e emocional é uma opção consciente do Departamento, que tem como intenção introduzir estratégias de transição vertical entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo.

A equipa responsável

Maria Teresa Nicolau
Palmira Rocha
Ana Maria Cabral

5.º B – Projeto solidário


Ao longo do ano letivo 22/23, a turma do 5.º B, da Escola Básica Marquês de Pombal, no âmbito dos DAC “Nós e os Outros”, desenvolveu dois projetos para ajudar a Associação Ajudanimal de Pombal e a Associação Acreditar de Coimbra.

Durante o primeiro semestre, a turma elaborou o cartaz “Diz Não ao Abandono” para divulgação de alguns animais a adotar na Ajudanimal. Este cartaz foi divulgado nas escolas do agrupamento, no videowall da Escola Secundária de Pombal e distribuído em diferentes locais da cidade e nas localidades onde vivem os alunos. Foram também reutilizados materiais para a confeção de 25 almofadas que foram entregues a esta associação.

No segundo semestre os alunos receberam dois representantes da Acreditar que realizaram uma palestra na qual apresentaram a associação e as suas valências, culminando com um jogo sobre saúde. Ao longo deste semestre foram elaborados pelos alunos, pulseiras e porta-chaves, composto e chorume para plantas (compostorzinhos), para uma venda solidária, a realizar no final deste. Esta atividade contou com o apoio dos encarregados de educação que contribuíram com bolos e salgados. Para além desta ação, foram elaborados setenta e dois bonecos de pano, totalmente feitos e personalizados à mão, que foram entregues à Acreditar e distribuídos pelas crianças em tratamento oncológico no Hospital Pediátrico de Coimbra e residentes na casa, juntamente com o donativo resultante da venda solidária, que irá financiar bolsas de estudo para apoiar o percurso académico de jovens com Cancro no próximo ano letivo.

O trabalho desenvolvido contou com o apoio de familiares dos alunos, a diretora de turma, dos restantes docentes do conselho de turma e de outros voluntários.

Agradecemos a todos os envolvidos pelo empenho, entusiasmo e carinho demonstrado no decorrer destes trabalhos.

As docentes, Sónia Libório e Fátima Pessa

Desenvolvimento do pensamento computacional no ensino Pré-escolar


De janeiro a junho de 2023, as crianças da faixa etária 5 – 6 anos dos Jardins de Infância do nosso Agrupamento realizaram diferentes atividades de desenvolvimento do pensamento computacional, propostas pelo Clube de Ciência Viva. Estas atividades exploraram a sequência lógica de ações, o reconhecimento de padrões, a representação de problemas em partes menores, entre outros aspetos relacionados com o pensamento computacional. Além disso, desenvolveram competências socioemocionais, como a perseverança, a resiliência e a colaboração.

As atividades de pensamento computacional propostas para a educação pré-escolar tiveram como objetivo introduzir conceitos básicos nesta área, de forma lúdica e adequada à faixa etária das crianças. Estas atividades tiveram como foco principal estimular o pensamento crítico, a criatividade e o raciocínio lógico das crianças, ajudando-as a desenvolver competências essenciais para visualizar e compreender conceitos abstratos do pensamento computacional.

Uma viagem pelo trabalho realizado pelas pequenas grandes mentes que são as nossas crianças:

Link: https://read.bookcreator.com/ECVgdabUB9OTHhTRRWn1n3qNsSK2/qno7BZsaSeC5FbqMDIYpUQ

Clube Ciência Viva Marquês de Pombal