Palestra: “Aplicações da Modelação Matemática na Saúde”


No dia 06 de fevereiro, os alunos de Matemática A do 11º ano assistiram a uma palestra intitulada: “Aplicações da Modelação Matemática na Saúde”. Esta palestra foi dinamizada pela Dr.ª Conceição Nogueira e pela Dr.ª Paula Faria, docentes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.

Ao longo da palestra foram abordados vários temas, destacando-se a importância das matrizes na resolução de problemas e a aplicação de conceitos matemáticos em ensaios de investigação médica, tais como em casos de epilepsia e melanomas.

Os alunos foram muito participativos e interessados, revelando uma postura de muito entusiasmo e saber estar.

Com este tipo de atividade esperamos dar, em parte, resposta à pergunta “para que serve isto?” (matemática).

Os professores: Ana Cristina Medeiros, Paulo Santos e Teresa Oliveira

Visita Estudo à unidade fabril “Indumape”


No passado dia 26 de janeiro todos os alunos do curso de Técnico de Análise Laboratorial (TAL), 1.º TAL, 2.º TAL e 3.º TAL, participaram na Visita Estudo à unidade fabril “Indumape”, hoje a maior transformadora de fruta portuguesa, com recolha a nível nacional, e localizada Parque Industrial Manuel da Mota, em Pombal.

A Visita de Estudo foi enriquecedora e teve como objetivo proporcionar aos visitantes o contacto com uma unidade fabril e as suas diversas dinâmicas, quer ao nível industrial, laboratorial ou técnico. Permitiu ainda estabelecer o diálogo com os profissionais desta unidade e conectar as aprendizagens ao mundo fabril e industrial, tornando mais fácil a sua compreensão, quer pela sequência de processos e transformações químicas que exploram os vários conceitos, quer pelo conhecimento e caracterização dos métodos, técnicas e equipamentos associados ao laboratório desta fábrica.

Visitamos instalações tecnologicamente bem equipadas com equipamentos de vanguarda, maioritariamente para a produção de concentrados de maçã e de pera rocha. Foi muito interessante.

As professoras: Eduarda Azevedo, Glória Pereira, Ana Domingues e Cláudia Santos

European Money Quiz 2024


No dia 6 de fevereiro, das 12:40 às 13:30, no âmbito da disciplina de matemática, 60 alunos das turmas 7.ºA, 7.0B, 7.oD, 7.oE, 7.oF, 9.oC, 9.oF, 9.oG e 9.oH participaram no desafio “European Money Quiz 2024”, competição Challenge, que se realizou no Auditório da Escola Secundária de Pombal.

A dupla vencedora que irá competir com os vencedores das restantes escolas do país na Final Nacional, que decorrerá online, no dia 21 de março, durante a European Money Week, é constituída pelos alunos Martim Lopes e Rafael Lopes, ambos da turma C do 9.o ano. Como suplentes, ficaram apurados os alunos Gabriel Neves e João Santos do 9.o C e Nelson Mota do 7.o B.

O European Money Quiz é uma competição europeia, desenvolvida pelas associações de bancos dos vários países que integram o Grupo de Trabalho da Federação Bancária Europeia, que pretende promover e testar a literacia financeira dos jovens entre o 7.o e 9.o anos de escolaridade. O quiz é disponibilizado na plataforma de aprendizagem online Kahoot! e integra um conjunto de perguntas sobre literacia financeira e sobre matemática, cibersegurança e banca online.

Fases da competição:

1. Challenges: As escolas inscritas realizam um Challenge (na própria escola) para apurar os dois alunos que irão estar na Final Nacional.

2. Final Nacional: Os dois vencedores de cada escola vão competir diretamente com os alunos das outras escolas do país. Os dois alunos que vencerem esta prova irão representar Portugal na Final Europeia.

3. Final Europeia: os finalistas dos diferentes países vão encontrar-se em Bruxelas e competir diretamente pelo lugar de campeões europeus do European Money Quiz.

Alguns link’s com conteúdos úteis sobre a Educação Financeira e sobre o European Money Quiz:

• Boas Práticas, Boas Contas: http://www.boaspraticasboascontas.pt/

• Plano Nacional de Formação Financeira: https://www.todoscontam.pt/pt-pt

• Caderno de Educação Financeira: https://www.dge.mec.pt/cadernos-de-educacao-financeira

• European Money Quiz (EBF): https://www.ebf.eu/europeanmoneyquiz/ https://www.ebf.eu/europeanmoneyquiz/practice/

• Redes Sociais EBF: https://twitter.com/MoneyQuizEurope https://www.facebook.com/EuropeanMoneyWeek/

A todos os Participantes, parabéns por terem agarrado mais este desafio, com empenho, dedicação e responsabilidade.

Por último, uma palavra de agradecimento a todos os Professores e Assistentes Operacionais que, com muito empenho, fizeram com que fosse possível criar as condições necessárias para realizar a atividade.

Professora: Ana Francisco

Selo Europeu de qualidade de projetos eTwinning “


No ano letivo transato as turmas H e I do oitavo e a turma I do nono ano de escolaridade participaram nos projetos Etwinning com a designação Lets Change to avoid Climate Change e Interculturalism: who are we?, respetivamente.

No primeiro, os alunos puderam explorar as implicações dos comportamentos humanos no meio ambiente, tornando-se mais conscientes no que diz respeito às mudanças que deverão efetuar no seu dia a dia por forma a reduzirem a sua pegada ecológica no planeta.

No segundo, a partilha de informações relativas às culturas dos países parceiros do projeto conduziu à tomada de consciência da diversidade cultural que nos rodeia e promoveu comportamentos de aceitação e valorização dessa diversidade.

Em ambos os projetos foi possível desenvolver competências ao nível de uma cidadania mais proativa e empática, assim como explorar e alargar os conhecimentos dos alunos no que concerne a utilização das TIC.

O trabalho e empenho de todos os envolvidos foi agora reconhecido com a atribuição do Selo de Qualidade Europeu Etwinning que é atribuído a projetos marcados por uma colaboração entre escolas parceiras bem-sucedida e que atingem um determinado padrão a nível nacional e europeu, espelhando o trabalho de todos os professores e alunos envolvidos nos mesmos.

A docente, Patrícia Rebelo

Sessão sobre Rochas: Mães deram uma aula


Com minerais a brilhar, sem minerais visíveis, avermelhadas, douradas, um misto de cores, macias, rugosas, laminadas, … estamos a falar de rochas! Que belas e interessantes podem ser! Ajudam a contar a História do sitio de onde vêm e fornecem-nos paisagens variadas e deslumbrantes. Algumas até contêm vestígios de seres vivos.

No dia 30 de janeiro de 2024, as Senhoras Cláudia Costa e Paula Vieira, mães de três alunas do 5.ºA, vieram a uma aula de ciências naturais dinamizar uma sessão prática subordinada ao tema “Rochas”. Vieram mostrar a coleção da Senhora Cláudia, partilhando com os alunos o seu interesse por este tema. Ajudaram os alunos a identificar várias rochas e a classificá-las de acordo com o seu modo de formação: magmáticas, metamórficas e sedimentares.

Os alunos estiveram muito envolvidos e entusiasmados. Ouviram ainda falar de pedras parideiras e viram geodos e até um xisto que parecia ouro.

Esperamos que esta experiência contribua para que estes jovens olhem, ainda com mais curiosidade, para o mundo que as rodeia, que usufruam da beleza da Natureza e a valorizem e respeitem sempre.

A professora, Sandra Pragosa

Jornal FQ publicou mais um número


O Departamento de Ciências Experimentais publicou o n.º 5 do jornal relacionado com as Ciências em geral, intitulado Jornal FQ.

JornalFQ_5

Os professores: Bruno Rodrigues, Eduarda Azevedo e Manuel Cantante