Dia da Floresta Autóctone

Dia da Floresta Autóctone na EB de Louriçal

A 23 de novembro celebra-se o Dia da Floresta Autóctone, uma floresta constituída por árvores e arbustos de espécies originárias do nosso território, como os carvalhos, os sobreiros, os castanheiros, as azinheiras, os medronheiros, os azereiros, os loureiros, os azevinhos, os alecrins, entre muitas outras espécies, que estão perfeitamente adaptadas às condições climáticas e do solo.

No âmbito do Programa Eco-Escolas e do Projeto “O Dia Verde”, os alunos da turma A do Jardim de Infância procederam à plantação de carvalhos em articulação e com o apoio da Junta de Freguesia. Os carvalhos foram fruto do cuidado da turma, no ano letivo anterior, no sentido de preservar e não destruir pequenos rebentos de bolotas que germinaram no bosque da escola.

Na escola, os alunos plantaram estacas de alecrim oferecidas pelo Município de Pombal.

Foi, ainda, feita a sensibilização a todos os alunos para a necessidade de preservar e plantar espécies autóctones………………….

A Educadora Titular e as Coordenadoras do Programa Eco-Escolas

Palmira Rocha, Sílvia Oliveira e Adélia Rodrigues

Dia Verde no JI Assanha da Paz

O “Dia Verde” é um projeto que visa potenciar as atividades ao ar livre, segundo as OCEPE (Orientações Curriculares para a Educação Pré Escolar), “O espaço exterior é um local privilegiado para atividades da iniciativa das crianças que, ao brincar, têm a possibilidade de desenvolver diversas formas de interação social e de contacto e exploração de materiais naturais (pedras, folhas, plantas, paus, areia, terra, água, etc.) que, por sua vez, podem ser trazidos para a sala e ser objeto de outras explorações e utilizações.”

E é isso que fazemos no JI de Assanha da Paz onde este dia é sempre esperado com muito entusiasmo.

Com os materiais naturais que recolhemos criamos as “caixas da natureza” que exploramos livremente e que servem também de suporte a outras atividades, nomeadamente neste caso, ao “Projeto Nacional das Artes” onde criamos verdadeiras obras de arte, e ao projeto “Tardes com Ciência” onde realizamos uma experiência em que aprendemos quais os materiais que flutuam e os que não flutuam e que afundam.

No trabalho/atividades desenvolvidas é visível a transversalidade que carateriza a educação pré-escolar.

A educadora

Mª João Ferreira

Hibernação

Olá!

Hoje partilhamos alguns dos trabalhos, coletivos, que realizámos no âmbito da área do Conhecimento do Mundo.

A Filipa contou-nos que a sua tartaruga, a Kika, se escondia na carapaça, ficava muito paradinha e com pouco apetite. Questionámos: Porque será que se esconde a tartaruga da Filipa? Será que está assustada ou a fazer dieta?

Pesquisámos informação sobre os hábitos de vida das tartarugas e de outros animais. Verificámos que alguns animais se escondem em buracos, tocas, na própria carapaça…e “adormecem”, durante o tempo frio. Aprendemos que a este estado letárgico, damos o nome de hibernação.

Depois, organizámos as informações e completámos-las com registos gráficos e escritos.

Pré-escolar de Almagreira – Turma A

Educadora – Aidé dos Santos

Dia da Floresta Autóctone na EB de Louriçal

A Educadora Titular e as Coordenadoras do Programa Eco-Escolas
Palmira Rocha, Sílvia Oliveira e Adélia Rodrigues

Semana da Ciência e da Tecnologia

A Semana da Ciência e da Tecnologia decorreu de 23 a 27 de novembro. É uma iniciativa do Programa Ciência Viva e tem como finalidade proporcionar aos estudantes uma oportunidade de aproximação à realidade da investigação científica e tecnológica.

Aliando-se a esta iniciativa, o Clube Ciência Viva do Agrupamento em parceria com o Programa Escola Azul, promoveu, durante a semana, algumas atividades direcionadas para diferentes áreas do conhecimento científico, nomeadamente: a observação e posterior avaliação de vídeos acerca do trabalho dos investigadores, produzidos pelo Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC); a apresentação de trabalhos realizados por alunos de Física do 12.º ano, no âmbito da Semana Mundial do Espaço a alunos do 7.º ano e a participação dos alunos do 10.º ano num Quizizz “Boarding pass: à descoberta do mar!”, desafiando-os a aprender com este jogo, que constitui um convite a mergulhar no mar.

Estefânia Pires (Clube Ciência Viva/Programa Escola Azul)

Dia da Saúde Mental

Na comemoração do dia da saúde mental, os alunos da disciplina de Psicologia B, 12ºano, e os alunos do 1º ano do Curso Profissional de Técnico de Comunicação: Marketing, Relações Públicas e Publicidade, sob a orientação dos professores Sérgio Alves, Helena Coxixo e Luísa Moura, realizaram um trabalho sobre saúde mental e estigma social, com o objetivo de sensibilizar a população escolar para um drama vivido quotidianamente por muitos adolescentes ou familiares. Neste sentido, os alunos construíram posters que serão expostos à comunidade através do videowall, de forma a tornar visível um drama para muitos invisível, sobretudo em época de pandemia. O resultado destes posters mostra o empenho que os alunos colocaram nesta tarefa e demonstra também a importância que este tema tem para eles.

Departamento de Ciências Sociais e Humanas
Área de Filosofia-Grupo 410