Atividades ludo-didáticas

Durante a semana de 3 a 7 de janeiro, as docentes da Educação Especial estiveram envolvidas em atividades ludo-didáticas com os alunos de medidas adicionais que estiveram presentes nos CAA e unidade da EB 2,3 da Marquês e da Escola Secundária.

Alunos e professoras realizaram experiências culinárias diversas; tiveram sessões de cinema com direito a pipocas; fizeram exercício físico, aproveitando os diferentes espaços das escolas; divertiram-se com atividades de expressão plástica e celebraram o Dia de Reis a rigor. Também foram realizadas saídas ao exterior, aproveitando os diversos espaços da cidade para se divertirem e fazerem ginástica.
A equipa de Educação Especial

Visita de estudo: porque a “Ciência é Importante”

Porque “a Ciência é Importante”, no passado dia 14 de dezembro todos os alunos do curso de Técnico de Análise Laboratorial, 1.ºTAL, 2.ºTAL e 3.ºTAL, foram em Visita de Estudo a Coimbra, onde tiveram a oportunidade de visitar os Laboratórios de Macroalgas, no Departamento de Botânica, e os Laboratórios de Coloides, de Fotoquímica, de Termodinâmica, de Ressonância Magnética Nuclear e de Química Orgânica no Departamento de Química, da Universidade de Coimbra.

Os alunos revelaram grande entusiasmo e interesse ao longo desta experiência, que lhes proporcionou momentos de aprendizagem e desenvolvimento de competências, para uma visão mais instruída do que será, no seu futuro, o trabalho num Laboratório.

Imagens em http://Porque “a Ciência é Importante”

Os Professores dinamizadores, Eduarda Azevedo, Margarida Fernandes e António Amorim

“Chegados a uma encruzilhada…qual o caminho mais curto?

No passado dia 16 de dezembro, os alunos de MACS do 11ºano tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra intitulada “Chegados a uma encruzilhada…qual o caminho mais curto?”, no auditório Dr.ª Gabriela Coelho, dinamizada pela Dr.ª Conceição Veloso Nogueira, docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Leiria.

Nesta palestra, os alunos foram desafiados a determinar o caminho mais curto, através de conteúdos de Cálculo Matricial e de Teoria de Grafos.
Os alunos mostraram-se muito entusiasmados e participativos em resolver o desafio proposto, tendo havido um bom feedback, por parte dos alunos.

As docentes, Diana Santos, Ana Medeiros e Margarida Fonseca

Desta vez “Tenho Química com as aulas” – 12.º ano à conversa com o 6.º ano

Foi num auditório (quase) lotado com os alunos do 6.º H e os alunos de Física do 12.º A e B, que a Mariana Ferreira, Presidente da Associação de Estudantes e delegada de turma do 12.º A, e o Miguel Mendes, delegado de turma do 12.º B, partilharam dicas e experiências que os têm ajudado a atingir o sucesso escolar. Referiram a importância de aprender, dando como exemplo que os telemóveis, os jogos, as aplicações e muito mais foram desenvolvidos por pessoas que, tal como todos eles, também começaram a estudar desde bem novos. Explicaram que a sua profissão é ser estudante para um dia poderem trabalhar naquilo que gostam e atingir a independência e ter uma vida descontraída.

Ambos reforçaram a importância do jogar, do brincar e do divertimento entre os jovens, porém, realçaram que, com a escola e a aprendizagem, é preciso organização e resiliência que se vão adquirindo e aprimorando ao longo do tempo, pelo que se deve ter a responsabilidade de iniciar este percurso cedo.

Desde o início da sessão, primeiro timidamente, depois mais à vontade, os alunos o 6.º ano, de braço no ar, foram colocando diversas questões, às quais a Mariana e o Miguel responderam, referindo até alguns truques que os têm vindo a ajudar na escola e no estudo, podendo estes ser aproveitados e experimentados pelos colegas mais novos.

MS e JS

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

No dia 3 de dezembro comemora-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas. Neste dia, debate-se a independência e a autonomia das pessoas com deficiência e a criação de condições de inclusão destes cidadãos.

No âmbito desta comemoração, o grupo da Educação Especial promoveu uma atividade na Escola Básica Marquês de Pombal com os alunos do segundo e terceiro ciclos, a fim de consciencializar a população escolar para a importância da integração das pessoas com deficiência na sociedade e na escola. A atividade consistiu em visualizar uma curta metragem intitulada “O Presente” e posteriormente em grupo turma efetuar uma frase que contemplasse as ideias dos alunos sobre a promoção de um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência, alusivo ao tema “Pensar o Mundo”.

Os alunos gostaram da atividade desenvolvida e consideraram-na muito original e criativa.

Da Educação Especial, Ana Raquel Matos

Comemoração do Dia Mundial do Solo

No dia 5 de dezembro assinala-se o Dia Mundial do Solo. O solo é fundamental para a sustentação da vida na Terra, pois constitui a base para o desenvolvimento agrícola, para as funções dos ecossistemas e segurança alimentar. Reconhece-se particularmente o seu contributo para a biodiversidade, a agricultura sustentável e o combate às alterações climáticas.

Os alunos do 8.º ano, em conjunto com os professores da disciplina de Ciências Naturais, associaram-se a esta comemoração, realizando em aula uma atividade prática que lhes permitiu compreender a função de filtro natural desempenhada pelo solo, uma vez que este retém partículas e substâncias, inclusive poluentes.

A atividade foi enriquecedora e permitiu perceber, de uma forma simples, como o solo funciona como filtro de água, evidenciando desta forma uma das suas muitas funções nos ecossistemas.

Os Professores dinamizadores: Luís Augusto, Maria Adelaide Ramos, Helena Lento e Estefânia Pires