Projeto Dia Verde – Jardim de Infância de Vila Cã


Hoje, sexta-feira dia 7 de fevereiro, vivenciamos mais uma manhã do nosso Projeto “Dia Verde” e assim lá fomos nós de galochas até ao nosso pedacinho de terra onde todas as semanas nos divertimos muito. Desta vez resolvemos utilizar alguns elementos da Natureza que tínhamos recorrido num dos nossos passeios…e com eles construir “ Apanha Sonhos”.
Depois de feitos… todos nós pedimos sonhos bons, para que estes ficassem nas nossas obras de arte…sim porque ficaram mesmo umas verdadeiras obras de arte. Querem ver? Vamos partilhar convosco!

As Educadoras,

Semana da Leitura na EB Louriçal


A semana da leitura decorreu de 09 a 13 de março.
Na segunda-feira, dia 09, pelas 11:11, teve lugar a atividade SOL (Só Ouvir
Ler). Tratou-se de uma atividade de leitura em todas as unidades escolares do
concelho de Pombal, à mesma hora.
Ao longo da semana, houve “Poesias partilhadas”, cada grupo/turma elaborou
um cartaz alusivo e leu poemas para outro grupo/turma.
O professor bibliotecário, João Silvano, animou a biblioteca escolar com
algumas leituras e foi surpreendido com as leituras de alguns alunos.
“A leitura é uma porta aberta para um mundo de descobertas sem fim.” (Sandro
Costa)
As docentes

Ver vídeo aqui
Fátima Lopes e Sílvia Oliveira

Aniversário da BE da EB1/JI de Almagreira


No passado dia 02 de março, no âmbito da comemoração da Semana da Leitura 2020, celebrou-se mais um aniversário (12º) da Biblioteca Escolar da EB1/JI de Almagreira. O dia foi marcado com a representação da peça “A Girafa que Comia Estrelas”, pela companhia AtrapalhArte, de Coimbra. Baseada no livro com o mesmo nome, de José Eduardo Agualusa, a peça contou a história sobre a amizade de uma girafa que andava sempre com a cabeça nas nuvens e uma galinha do mato com a cabeça cheia de frases feitas e que, juntas, salvaram a savana da seca.

Tratou-se de uma manhã divertida que a par do momento festivo e de celebração da leitura, também primou pela vertente educativa chamando à atenção para as alterações climáticas, preservação do ambiente, das espécies e dos ecossistemas.

O momento contou ainda com a presença de uma dezena de Pais e Encarregados de Educação e com as crianças e Educadora do JI da Assanha da Paz.

João Silvano

COVID-19 – Avaliações do 2º Período


Comunicado

NOTA INFORMATIVA – COVID-19

Avaliações do 2º Período

Exmos. Senhoras/es,

Decorrida uma semana sobre o encerramento das aulas, a prioridade antes da pausa da Páscoa tem sido estabelecer mecanismos de trabalho não presenciais com os alunos.

Este processo exigiu a todos nós novos desafios. Num quadro de grande incerteza, tivemos de encontrar soluções, recorrendo às ferramentas existentes. Sabemos que nem todas as famílias têm computador ou internet e a banda larga não chega a todo o lado. No entanto, apesar destas condicionantes, estamos a desenvolver mecanismos para que os nossos jovens não fiquem sem apoio. Também não podemos esquecer que a utilização de chats, plataformas digitais e de aulas virtuais exige vasta logística e preparação. Recordo as aulas do propedêutico, no remoto ano de 1979, cuja extinção foi tão rápida como o seu nascimento.

Compreendemos o desagrado de alguns pais com tantas “fichas e trabalhos de casa”; para disciplinar esta nova modalidade de trabalho não presencial, o Conselho Pedagógico vai reunir, na presente semana, para balizar as tarefas não presenciais a realizar durante o terceiro período.

Pelas notícias veiculadas na imprensa e canais oficiais, a pandemia conhecerá o seu pico em meados de abril e, no melhor dos cenários, só em finais de maio a situação poderá estar sob controlo. Assim, as avaliações sumativas internas do segundo período letivo vão decorrer durante a interrupção letiva da Páscoa, podendo vir a corresponder às avaliações de final de ano. Recomenda-se que os conselhos de turma tenham em atenção toda a informação recolhida ao longo do percurso do aluno e a traduzam na formulação de um juízo globalizante sobre as aprendizagens desenvolvidas pelos discentes, tendo como objetivos a classificação e a certificação.

A terminar, não podemos esquecer que as escolas são organizações complexas, nas quais se entrecruzam diversas lógicas de ação, diferentes dimensões da organização escolar e múltiplas práticas pedagógicas. A forma de organizar os tempos e os espaços de ensino e aprendizagem, o modo de agrupar os alunos, de alocar professores a diferentes grupos ou turmas, de gerir o currículo, de fazer aprender e de avaliar são apenas algumas das inúmeras variáveis que contribuem para essa complexidade. Para que exista uma transformação sistémica, é imprescindível a participação de todos, num compromisso coletivo pela renovação da educação.

Por isso, apelo à calma, pois não podemos esquecer que a mudança traz uma nova realidade que cada um vai ter de enfrentar e que implica, normalmente, tensões, porque obriga a alterações de prioridades, do sistema de valores e abdicar de práticas que estamos rotinados.

Agrupamento de Escolas de Pombal, 22 de março de 2020

O Diretor,

Fernando Augusto Quaresma Mota


Documentos/informações:

COVID-19 – Refeições e Acolhimento de Filhos de Pessoal Hospitalar e Emergência


Comunicado

NOTA INFORMATIVA – COVID-19

Refeições e Acolhimento de Filhos de Pessoal Hospitalar e Emergência

Escola Secundária de Pombal (escola de referência)

Exmos. Senhoras/es,

faço saber que a Escola Secundária de Pombal, sede do agrupamento, integrará a rede de escolas que respondem ao serviço de  Refeições e Acolhimento de Filhos de Pessoal Hospitalar e Emergência, no âmbito da operacionalização do art.º 10º do DL n.º 10-A/2020.

 

Agrupamento de Escolas de Pombal, 16 de março de 2020

Fernando Augusto Quaresma Mota

Diretor


Contactos

  • telefone – 236 212 169
  • email: geral@aepombal.edu.pt

“Biodiversidade e Nós” – Dr. Jorge Paiva conversa com os alunos do 6.º ano


No dia 28 de fevereiro, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais em articulação com as disciplinas de Português e das Tecnologias de Informação e Comunicação, da turma do 6.º A, com a colaboração da Engenheira Catarina Soares, do Município de Pombal, os alunos de todas as turmas do 6.º ano da Escola Básica Marquês de Pombal e da Escola EBI Gualdim Pais, por convite daquela técnica, assistiram a uma palestra sobre “A Biodiversidade e Nós”, proferida pelo ilustre Professor Doutor Jorge Paiva, no Auditório do Teatro-Cine de Pombal. Durante a palestra, os alunos mostraram-se muito interessados e motivados, tendo sido cativados pelas palavras do Professor que, através de exemplos e relatos da sua experiência como investigador, os levou a refletir sobre a importância de todos os outros seres vivos para a nossa sobrevivência, pelo que é fundamental promover o respeito por todos. São sábias as suas palavras: “Cuidar e limpar a nossa Gaiola é urgente e imperativo para a nossa sobrevivência” e “Dar o exemplo com ações”.

O nosso muito obrigado ao Professor Dr. Jorge Paiva e a todos quantos colaboraram para que os alunos pudessem usufruir da sua presença e alargar os seus conhecimentos.

A professora, Fátima Pessa