Escola de Almagreira Conquista 2.º lugar no Concurso de Mensagens de Sensibilização Ambiental


É com imensa alegria e orgulho que venho partilhar uma notícia maravilhosa sobre os talentosos alunos da Escola de Almagreira. No Concurso de Mensagens de Sensibilização Ambiental, os nossos alunos dedicaram-se com empenho e criatividade, e o seu esforço foi recompensado com a conquista do segundo lugar!

Este concurso, que tem como objetivo promover a consciência ambiental entre os jovens, desafiou os participantes a criar mensagens inspiradoras que destacassem a importância da preservação do nosso planeta – “O Mar Precisa de Líderes: a praia é a tua causa!”. Os nossos alunos não só aceitaram o desafio, mas também superaram as expetativas com as suas ideias inovadoras e impactantes.

A participação neste concurso é um reflexo do compromisso da nossa escola em educar para a cidadania e para a sustentabilidade. Cada mensagem criada pelos alunos foi uma demonstração clara da sua compreensão e preocupação com os problemas ambientais que enfrentamos atualmente.

Este prémio é uma celebração coletiva da nossa comunidade escolar e um incentivo para continuarmos a trabalhar juntos na construção de um futuro mais sustentável.

Com gratidão e orgulho,

Lucília Jardim

Participação na final na 6.ª Edição dos Prémios MILAGE APRENDER+


A professora de Espanhol, Carla Silva, foi convidada pelo professor Mauro Figueiredo, coordenador do projeto Milage Aprender+, a participar na final na 6.ª Edição dos Prémios MILAGE APRENDER+, que decorreu no dia 8 de julho em Lisboa, no Centro Ismaili.

O recurso criado foi selecionado para a categoria «Professor-autor- Espanhol ».

A aplicação Milage, já muito usada na disciplina de Matemática, está agora a iniciar na língua espanhola e visa incentivar aprendizagens ativas e práticas pedagógicas inovadoras tornando os alunos mais autónomos e construtores da sua aprendizagem ao seu ritmo.

A professora considera muito importante adequar os seus métodos de ensino aos interesses dos seus alunos e seguir a linha orientadora do projeto educativo do meu Agrupamento «Erguer Futuros», integrando a avaliação como uma ferramenta de regulação e de orientação do percurso escolar.

As escolas estão em plena mudança de paradigma da avaliação e os alunos cada vez mais precisam de ser motivados para aprender. É um público que está sempre mais sedento de tecnologia pelo que, com a Milage, esta professora percebeu que está no caminho certo para os cativar.

Com a Milage, a professora espera poder ajudar o aluno a crescer por ele, apenas sendo guiado, certificando-se dos conhecimentos adquiridos e das capacidades desenvolvidas pelo aluno.

O aluno compreende que tem de aprender, é apoiado na sua aprendizagem, é informado sobre o seu progresso e é-lhe dada a oportunidade de revelar as suas capacidades atitudes e saberes.

A professora garante que este é apenas o início desta caminhada em busca de inovação e de melhores práticas educacionais que são fundamentais para o desenvolvimento dos estudantes e da sociedade como um todo.

Poderão ver o vídeo da candidatura e apreciar algumas fotografias tiradas no evento: link para o vídeo e imagens

A docente, Carla Sofia Silva

Participação no 10th Iberian Meeting on Colloids and Interfaces


A aluna Lara Gonçalves do 3.º ano do curso de Técnico de Análise Laboratorial (3.º TAL) está a realizar a Formação em Contexto de Trabalho (FCT) no departamento de Química da Universidade de Coimbra, e resultado do excelente trabalho que está a desenvolver com os investigadores do Centro de Química, foi agraciada com o seu nome num poster científico que foi apresentado no “10th Iberian Meeting on Colloids and Interfaces”, em Coimbra, de 23 a 26 de junho, intitulado “Coupled diffusion of analgesic drugs and caffeine in polymeric solutions”.

POSTER RICI_junho2024

Parabéns à Lara Gonçalves.

A professora Eduarda Azevedo

Prémios para futuros líderes…


A atividade “Mensagens de Sensibilização Ambiental”, promovida pelo Município de Pombal, no âmbito da candidatura da Praia do Osso da Baleia ao Programa Bandeira Azul 2024, consiste na criação de materiais de sensibilização ambiental, com o objetivo de despertar a população para a necessidade da adoção de boas práticas ambientais, de modo a contribuir ativamente para a preservação e melhoria do ambiente. Estas mensagens de sensibilização deveriam ser elaboradas tendo em conta o lema, deste ano, do Programa Bandeira Azul 2024, “O Mar Precisa de Líderes: a praia é a tua causa!”.

A turma A da educação pré-escolar e a turma do 2.º ano da EB de Pelariga participaram na atividade e obtiveram o 2.º lugar, na categoria pré-escolar, e o 1.º lugar, na categoria 1.º ciclo.

No dia 28 de junho, as docentes envolvidas e duas crianças de cada turma, deslocaram-se à praia do Osso da Baleia para assistir à cerimónia de hastear das Bandeiras Azul, Praia Acessível e Qualidade de Ouro e receber os respetivos certificados e brindes.

A partir deste dia, os trabalhos ficarão expostos na Praia do Osso da Baleia, durante a época balnear de 2024, com o intuito de sensibilizar os veraneantes para as questões ambientais.

 

As docentes

Isabel Simões e Sílvia Oliveira

Alunos do 3º e 4º anos visitam Quinta Pedagógica Inclusiva


           No passado dia 14 de junho, a turma do 3º e 4º anos da EB de Pelariga visitou a Quinta Pedagógica CASCI, na zona de Ílhavo.
      À chegada, realizou-se um lanche no antigo estábulo bovino da quinta. A visita iniciou-se com a visita à carpintaria, onde os carpinteiros montavam a estrutura de uma casinha de madeira. Os restinhos de madeira eram guardados num cubo com a capacidade de um metro cúbico, para depois ser vendida. Seguidamente, foi possível observar a habilidade do Sr. João para pintar casinhas de barro, características da Costa Nova. Ainda durante a manhã, construíram-se pequenos vasos com rolos de papel higiénico e pasta de papel.
      Depois do almoço, foi possível visitar as vacas e plantar um tomilho num vaso semelhante ao que tinha sido construído anteriormente. Continuando a visita à Quinta, observou-se o local onde são confecionados os famosos e deliciosos biscoitos “bacalhau”.
      Foi um dia fantástico, cheio de aprendizagens sobre plantas, animais e solidariedade.
A Turma Pel-C

Alunos do 3º e 4º anos da Pelariga “alistam-se” por um dia


No passado dia 7 de junho, a turma de 3º e 4º anos visitou a exposição alusiva às comemorações do dia 10 de junho, que este ano se realizou na região de Leiria. Foi um dia cheio de desafios, dinamizados pelas diversas vertentes das forças armadas. Sempre com muita curiosidade e responsabilidade, foi possível experimentar tarefas e falar sobre a marinha, o exército e a força aérea. Foi possível explorar algumas das muitas atividades propostas no recinto: entrada em viaturas, observação de armamento, entrada num F16 e num helicóptero, experimentação de instrumentos de visão noturna, escalada, simulação de navegação de um helicóptero e de um barco, prova de piza numa padaria de campanha, visita ao laboratório nacional do medicamento, visita à tenda de apoio militar de emergência… Fomos ainda brindados com uma apresentação do Grupo de Intervenção Cinotécnico da GNR, onde os cães e os respetivos treinadores puderam mostrar as suas habilidades… Tivemos ainda a oportunidade de cantar o Hino Nacional durante o hastear da Bandeira de Portugal.
      Foi um dia recheado de boas experiências e algumas aventuras!
A docente
Natália da Silva Almeida Caeiro