“Paper Crane Event” – Os TSURUS levaram o nosso desejo de PAZ no mundo!


O Agrupamento de Escolas de Pombal foi desafiado pela UNESCO a associar-se à organização japonesa Nihon Hidankyo, um movimento popular de sobreviventes da bomba atómica de Hiroshima e Nagasaki, a quem foi atribuído, em 2024, o Prémio Nobel da Paz.

Com o objetivo de difundir a consciência da paz no mundo e nas gerações futuras, a proposta feita a escolas de todo o mundo é a de construção de “Paper Crane Event”. O objetivo seria o de permitir, com a criação desta obra de arte, a reflexão conjunta, dos alunos, sobre a paz e a esperança num mundo diferente.

Considerei aderir a este repto, pois são vários os momentos em que falamos sobre a PAZ. E não é pelo facto de a localidade onde se encontra o nosso Jardim de Infância se chamar Assanha da Paz, mas pela consciência que vou tendo de como as crianças reagem, falam e emitem opinião sobre temas difíceis: a morte, a Paz, a Guerra, a Separação, a Liberdade, os Direitos Humanos. Provocar conversas sobre este género de temas é desafiador, e também deveras estimulante para o Educador, pelas respostas inesperadas, inofensivas, ingénuas e por vezes impregnadas de realidade despida de preconceitos, de ideias pré-feitas.

Pela importância que encontro na abordagem de temas que provoquem o pensamento, que as obriguem a pensar, não hesitei!

E novamente olhámos o nosso “Planeta Sorridente”, o que desejamos, e falámos sobre a Paz!

A questão surge “Porquê”?

Para as boas perguntas nunca temos a resposta na ponta da língua. Então, socorremo-nos de livros para que a reflexão fosse ainda mais rica, mais introspetiva. O livro “ Why?” de Nikolai Popov, serviu-nos de âncora para o projeto. Havia que encontrar respostas e levá-las bem longe! Nada melhor que pássaros! Surgem os TSURUS, leves pássaros em origami, que nos ajudaram a concretizar os desejos que cada um tinha para o Mundo!

E foram os TSURUS que voaram pelo mundo, encontrando soluções e respondendo à questão “Why?”

Educadora de Infância

Ana Maria Cabral

( Jardim de Infância de Assanha da Paz, Agrupamento de Escolas de Pombal )

Reciclar, Reutilizar, Reduzir – Jardim de Infância de Assanha da Paz


No dia 9 de janeiro, acolhemos, a campanha Ecovalor “Produzido com Lixo!” que nos trouxe as respostas às questões que as crianças iam fazendo, após a vinda do veículo da «Valorlis» a recolher os resíduos recicláveis… “E agora, o que acontece ao lixo?”

O nosso Jardim de Infância está inscrito no programa Programa  “Ecovalor”, promovido pela  Valorlis – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, SA, desde 2022. Este programa está direcionado para a importância da separação dos resíduos recicláveis no dia-a-dia de cada família e de cada escola ou instituição.

O compromisso que assumimos com as famílias levou-nos, em 2024, a ser uma das três escolas premiadas, na região da Alta Estremadura (Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós). Foram recolhidos 4.137,04 kg de resíduos recicláveis o que significa que foi alcançado um valor de 275,80 kg por aluno.

Recebemos, com muito orgulho, o prémio que permitiu adquirir materiais pedagógicos para crianças. Mas, na nossa perspetiva o maior prémio vem desde o dia em que nos assumimos como uma escola Amiga do Ambiente, que quer um “Planeta Sorridente”, um compromisso assumido entre nós (crianças, docente e auxiliares) mas também com o envolvimento das famílias! Foi um querer que nos tem levado por múltiplos caminhos na valorização de comportamentos individuais e coletivos ambientalmente responsáveis.

Em 2025 temos como objetivo envolver a comunidade, levando uma mensagem positiva aos que vivem junto do nosso Jardim de Infância.

Acreditamos que se cada um de nós alterar um pouco os hábitos de separação de resíduos recicláveis e/ou na reutilização teremos um Planeta Terra mais sorridente.

A pensar nas nossas crianças, recomendo que devemos consumir, e utilizar os recursos que a Terra nos oferece, da melhor forma possível, a mais inteligente e eficiente, para garantirmos que no futuro esses recursos continuam a existir!

 

A Educadora

Ana Maria Cabral

O Planeta Sorridente – Jardim de Infância de Assanha da Paz


As crianças do Jardim de Infância de Assanha da Paz foram pequenas escritoras e viram a sua história, «O Planeta Sorridente» publicada no Livro de 2024 das Histórias da Ajudaris, que teve como tema central, neste ano, O PLANETA.

Dar a voz às crianças sobre temas que, num primeiro momento, nos podem parecer complexos, é dar-lhes a oportunidade de pensarem para além de si mesmas.

A oportunidade de, terem participado, em 25 de novembro, na cerimónia do lançamento do Livro 202, no Auditório Municipal de Pombal, organizada pela Biblioteca Municipal de Pombal, foi a oportunidade de darem a conhecer, aos pais, o produto de um processo criativo e de aprendizagem.

Obrigada a todas as famílias que estiveram presentes.

A Educadora de Infância

Ana Maria Cabral

 

Paper Crane Event 2025


Paper Crane Event 2025turu

O Agrupamento de Escolas de Pombal foi desafiado pela UNESCO a associar-se à organização japonesa Nihon Hidankyo, um movimento popular de sobreviventes da bomba atómica de Hiroshima e Nagasaki, a quem foi atribuído, em 2024, o Prémio Nobel da Paz.

Com o objetivo de difundir a consciência da paz no mundo e nas gerações futuras, a proposta feita a escolas de todo o mundo é a de construção de “Paper Cranes”. O objetivo é o de permitir, com a criação desta obra de arte, a reflexão conjunta, dos alunos, sobre a paz e a esperança num mundo diferente.

Conta a lenda japonesa que o tsuru pode viver até mil anos. É considerado o pássaro companheiro dos eremitas que se refugiavam nas montanhas para meditar, acreditando possuírem poderes sobrenaturais para não envelhecer.

Diz a lenda japonesa que se a pessoa fizer 1000 tsurus, usando a técnica do origami – arte secular de dobrar o papel, com o pensamento voltado para um desejo, ele poderá se realizar.

Legenda das fotos: Tsuru – ave sagrada do Japão, símbolo da saúde, da boa sorte, felicidade, longevidade e da fortuna.

Créditos: Ana Guerra, Aa Cabral, Filomena Miranda, Isilda Gameiro

 

Dezembro, na EB de Pelariga


O mês de dezembro, na EB de Pelariga, foi repleto de comemorações!

No âmbito do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, e depois de algumas atividades dinamizadas em sala de aula, uma Encarregada de Educação sugeriu a vinda do Paulo Azevedo à nossa escola para deixar o seu testemunho, encontro que se realizou no dia 17 de dezembro. Foi uma conversa descontraída, com partilha de situações vivenciadas enquanto criança e satisfação de algumas curiosidades acerca do seu dia-a-dia.

No dia 19 de dezembro, realizou-se a cerimónia de hastear a Bandeira Verde Eco-Escolas 2023-2024, símbolo do compromisso que a escola assumiu em prol da educação para o desenvolvimento sustentável, na presença de docentes, não docentes, crianças/alunos, de alguns encarregados de educação e familiares e da engenheira Ana Catarina Soares, representante do Município de Pombal.

Após apresentação do Eco-código, que é uma declaração de objetivos, traduzidos por ações concretas, que todos os membros da comunidade deverão seguir, constituindo assim o código de conduta ambiental da escola, a bandeira foi hasteada ao som da canção “É só preciso mudar, o planeta mudar”, letra da autoria dos professores de Música da Academia de Música Big’s School, com o instrumental da música “Só fé”.

Nesse mesmo dia, ocorreu o primeiro Conselho Eco-Escolas, deste ano letivo, formado por alunos, docentes, pela coordenadora das AEC, pela coordenadora da CAF, uma assistente operacional, por representantes dos pais/encarregados de educação e do município.

À tarde, reuniram-se alunos, professores, assistentes operacionais e familiares dos alunos para a festa de Natal, um evento animado que contou com uma representação teatral levada a cabo por alguns pais/encarregados de educação e apresentações musicais e de dança pelos alunos. Por fim, chegou a tão aguardada visita do Pai Natal, que distribuiu presentes às crianças.

Encerrou-se, assim, um mês repleto de celebrações e momentos especiais, a escola reforça o compromisso de cultivar valores, união e alegria em cada atividade realizada.

 

A docente

Sílvia Oliveira

Projeto BeBlue vai ao 1ºCiclo


No dia 19 de dezembro, os alunos da turma do 10ºA realizaram uma sessão no âmbito do Projeto BeBlue no Centro Escolar de Pombal.

BeBlue é um projeto de Educação Ambiental que pretende consciencializar os alunos para os impactos dos microplásticos no ambiente marinho e na vida humana e que visa formar cidadãos conscientes, críticos e preparados para atuar como multiplicadores do cuidado com o ambiente marinho promovendo ações sustentáveis.

Ao longo do ano, para além de sessões de divulgação e sensibilização, os alunos do 10ºano, no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, irão recolher amostras de areia da Praia do Osso da Baleia e realizar pesquisa laboratorial de microplásticos em colaboração com a Universidade de Coimbra e com o apoio da Divisão de Ambiente do Município de Pombal.

Os alunos do 10ºA desenvolveram com enorme entusiasmo a primeira ação do projeto com esta sessão sobre a importância dos oceanos e da sua preservação. Depois da apresentação foi declamado um poema sobre o Mar escrito por alunos do 1ºciclo num momento de partilha e de emoção. Por fim, foi oferecido o Kit de Ciência “Salvar os Oceanos” a cada turma do 1ºciclo do Centro Escolar! Agradece-se a colaboração e participação todos, em especial o acolhimento, a recetividade dos docentes e o entusiasmo dos alunos. Que continuemos a desenvolver a cidadania ativa em prol da proteção dos oceanos, de um planeta mais sustentável!

O Projeto BeBlue está integrado nos Programas Eco-Escolas e Ciência Viva da Escola Secundária do nosso Agrupamento.

A Coordenadora do programa Eco-escolas da Secundária de Pombal, Maria Assunção