Palavras que Limpam…a Escola!


Em janeiro de 2021, na Escola Básica Marquês de Pombal, as turmas do 5ºD,E e F queriam começar a “limpar” a Escola com palavras que estão a ficar esquecidas pelos alunos, em geral. Esta atividade está integrada no Plano Anual de Atividades do Agrupamento

Mas acontece que a Covid chegou e mandou para casa todos os alunos, professores e funcionários. Por isso, o projeto ficou interrompido: apenas foram escritas as tiras com as palavras mágicas: ”Bom dia”, ”Por Favor”, “ Obrigado(a)”, “Com Licença”, “ Desculpa “ e “ Posso ajudar? “.

Agora, que se iniciou o 3º Período, o trabalho foi concluído, colando-se as tiras das “Palavras mágicas “nos degraus dos blocos A, B e D, onde todos circulam com frequência. De acordo com o que já se ouviu pelo recinto escolar, “é giro ver” e “era bom que a mensagem passasse”.

O objectivo é que, ao passar por elas todos os dias, estas “palavras mágicas” de boa educação voltem a ser utilizadas, diariamente, por todos.

Os alunos do 5.º F

Tenho Química com a … Estátua da Liberdade!


Que figura mitológica representa a Estátua da Liberdade? Que motivo levou França a oferecê-la aos Estados Unidos da América? Quanto custou? Que altura tem? Qual o seu estilo arquitetónico? Quem a projetou? Porque apresenta uma cor esverdeada? Teve sempre a mesma cor?

Este conjunto de questões representa apenas uma pequena parte das perguntas que os alunos de Física e Química do 2.º ano dos cursos profissionais procuraram responder no trabalho de investigação sobre a Estátua da Liberdade, realizado ao longo do 2.º período, numa parceria com a Biblioteca Escolar, no âmbito do projeto “Tenho Química com a BE”.

Na investigação, para além das vertentes cultural, histórica e mitológica que se promoveram, aplicaram-se, também, conhecimentos adquiridos no estudo do módulo Q5 (equilíbrio de oxidação-redução), a fim de se conseguir explicar as mudanças de cor da referida estátua, ao longo dos anos, uma vez que, embora revestida de cobre, apresenta hoje uma tonalidade esverdeada. Os trabalhos foram analisados pelos professores, antes de serem apresentados, tendo sido possível aos alunos, em face das sugestões e dos comentários, proceder a diversas melhorias, o que incrementou a qualidade do trabalho final. Embora a temática comum remetesse para aspetos como a construção, as dimensões, os materiais utilizados, os projetistas, a simbologia, entre outros pormenores de interesse, verificou-se que os diferentes grupos de alunos realçaram outros como, por exemplo, a indicação de curiosidades relacionadas com edificação da estátua (angariação fundos para a tocha, transporte, a mãe como “musa” inspiradora de um dos autores), enriquecendo e tornando singular cada uma das apresentações, algumas delas com apontamentos divertidos, a par dos conhecimentos.

MS e JS

Competição Internacional de Posters estatísticos 2020-2021


Os alunos Alexandra Manata, Ana Margarida e Cristiano Ferreira do 9.ºH participaram na “Competição Internacional de Posters estatísticos 2020-2021” e obtiveram o 4.º lugar a nível nacional. Esta competição é organizada pelo ISLP (International Statistical Literacy Project), que convida os estudantes das escolas e universidades de todo o mundo a criarem um poster estatístico que reflita ou ilustre o uso de estatísticas na resolução de problemas em qualquer área do conhecimento.

O Projeto Internacional de Literacia Estatística (International Statistical Literacy Project – ISLP) é uma iniciativa do IASE (International Association for Statistical Education), a Associação Internacional de Educação Estatística do Instituto Internacional de Estatística (International Statistical Institute – ISI). O principal objetivo do ISLP é apoiar, criar e promover atividades estatísticas em todo o mundo.

Em Portugal, esta iniciativa é organizada e dinamizada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Este ano, os temas eram: Ambiente, Biologia e Desenvolvimento sustentável. Os alunos escolheram o tema “Ambiente” e participaram com um estudo estatístico que tinha como objetivo refletir até que ponto as pessoas estão sensibilizadas com os diferentes problemas ambientais.

Ana Francisco, professora de Matemática

“De mãos dadas com o Planeta”


Porque no contato com a natureza e com o meio ambiente se desperta a curiosidade, o interesse, surgem aprendizagens livres e espontâneas, nasce também o gosto e o desejo de a preservar.

Nesse sentido fomos à descoberta da primavera e da sua beleza e de tudo o que nos oferece.

No exercício de uma cidadania ativa plantámos árvores com a colaboração do Município de Pombal e da Junta de Freguesia de Almagreira, no sentido de deixar o nosso contributo para preservação e qualidade do meio ambiente.

Atividades da área do Conhecimento do Mundo, no âmbito do desenvolvimento sustentável – “De mãos dadas com o Planeta”.

As crianças do JI Assanha da Paz

Educadora

Mª João Ferreira

Grupo de Intervenção Precoce na Infância assinala Dia Mundial do Sono


A alteração na rotina familiar e a falta de socialização durante o período de confinamento, aliadas a um aumento da exposição aos ecrãs, provocaram, em muitas famílias, alterações no sono das crianças.

Na comemoração do Dia Mundial do Sono, que este ano se assinalou a 19 de março, o grupo de Intervenção Precoce na Infância partilhou, com as famílias das crianças acompanhadas e docentes do grupo da educação pré-escolar, uma publicação que visa sensibilizar os pais para a importância do sono no bem-estar e saúde das crianças. Nesta publicação, para além de informações e recomendações, os pais poderão ainda encontrar algumas estratégias para ajudar as crianças a dormir melhor.

Os bons hábitos de sono na infância são essenciais para um bom desenvolvimento cognitivo, comportamental, emocional e físico. A ausência de hábitos de sono adequados tem repercussões no comportamento da criança, com consequência na vida familiar. Quando não dormem o tempo necessário, o comportamento das crianças sofre alterações: maior irritabilidade, mais cansaço, menor capacidade de atenção e concentração, afetando o seu desempenho escolar e desenvolvimento geral.

Torna-se, pois, prioritário promover rotinas e hábitos de sono. O Dia Mundial do Sono é uma iniciativa da Associação Mundial de Medicina do Sono, que se comemora anualmente, e que tem como objetivo celebrar o sono e alertar para importância do sono regular diário.

Bons sonhos!

E@D – Pré-escolar


Olá

Cá estamos com uma nova noticia desta vez, sobre “as nossas andanças”. É verdade, vivenciámos mais um período de ensino à distância, E@D, estivemos em casa. Dividimo-nos entre a continuidade das aprendizagens realizadas no JI e as rotinas diárias na família.

Nem imaginam o que fizemos! Explorámos cada um dos cantos da casa. Ajudámos a preparar refeições saborosas e sobremesas originais. Produzimos teatros, magia e experiências. Usámos disfarces, bem engraçados. Elaborámos, fantásticas, construções em 3D. Lemos e contámos histórias. Não ficámos parados. Sabemos que a atividade física é fundamental para a saúde e bem-estar fizemos, também, caminhadas e passeios de bicicleta.

Cuidámos da horta, plantámos morangos, semeámos batatas e lavámos o carro do pai. Ainda tivemos tempo para brincar com o cão e alimentar os cabritinhos.

Uff…exaustos, mas divertidos!

Regressámos! Estamos prontos para continuarmos os desafios e abraçarmos as novidades, agora no jardim de infância.

Educadora

Aidé dos Santos

Sala A do JI do CE de Almagreira