Dia Eco-Escolas na EB Conde de Castelo Melhor


No dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, a Escola Básica Conde de Castelo Melhor comemorou o seu Dia Eco-Escolas.

Neste dia foram dinamizadas atividades/ateliers de sensibilização ambiental: “Plasticologia”, “Do Rio ao Mar sem Lixo”, “Voa Voa Joaninha”, “Vamos Criar uma Horta”, “Leitura às Escuras”, “Falco – Pulseira de Conchas”, “Músicas do Ambiente”, “Um plano para Salvar o Planeta”, “Vamos Construir um Fogão Solar”, com os objetivos de desenvolver uma atitude criativa, crítica, responsável e sustentável; desenvolver a sensibilidade ambiental; alertar e despertar para os desastres naturais.
O balanço do Dia Eco-Escolas foi bastante positivo, a escola deu um passo para tornar os alunos mais conscientes ao nível da Educação Ambiental.

A escola agradece a todos os intervenientes e técnicos do Oceanário de Lisboa, da Câmara Municipal de Pombal, do Museu de Arte Popular Portuguesa; da Biblioteca Municipal de Pombal; da PSP de Pombal; encarregados de educação e professores, que colaboraram para que este dia fosse significativo e inesquecível para os nossos alunos!

Ver vídeo aqui

A EB Conde de Castelo Melhor

Rádio Miúdos: “O Herói da Tua Terra”


A turma 4º F da Escola Básica Conde Castelo Melhor, realizou, no dia 7 de junho, a oficina pedagógica e emissão em direto, a partir de Pombal, para 176 países e territórios, com o apoio do município de Pombal, a apresentação do tema trabalhado, selecionado a nível nacional.

Esta experiência é a materialização do prémio arrecadado por estes alunos que, em conjunto com a professora Fátima Perdigão e a bibliotecária Helena Reis, trabalharam a temática da 2ª edição do concurso: Põe a tua Terra nos Píncaros – “ O Herói da Tua Terra”, dedicando-se à investigação da vida e obra do Marquês de Pombal.

A oficina e emissão, conduzidas pelo coordenador pedagógico da Rádio Miúdos, João Pedro Costa visa, segundo este, dar voz efetiva e livre às crianças proporcionando-lhes uma experiência enriquecedora e a vivência prática da preparação e lançamento de uma emissão em direto.

O Agrupamento de Escolas de Pombal aprecia a transdisciplinaridade, articulação e intencionalidade pedagógica da atividade, a coberto das competências e valores enunciados no perfil do aluno.

A Adjunta (responsável do 1º ciclo): Fernanda Duarte

“Alterações Climáticas: Reverter o Aquecimento Global”


“Alterações Climáticas: Reverter o Aquecimento Global” foi o tema em debate no Concurso Parlamento dos Jovens do Ensino Secundário o ano letivo de 2018/2019. Neste concurso participaram 474 escolas de todo o país, de escolas portuguesas dos círculos da Europa e de Fora da Europa. Nas Sessões Distritais e Regionais foram eleitas 65 escolas, sendo a Escola Secundária de Pombal uma delas.

Na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens do Ensino Secundário que decorreu nos dias 20 e 21 de maio, na Assembleia da República, estiveram presentes 130 deputados das 65 escolas eleitas nas Sessões Distritais e Regionais, acompanhados dos seus professores e dos alunos jornalistas para fazerem a reportagem do momento. Ao todo, estiveram em debate vinte e dois projetos de recomendação sobre “Alterações Climáticas: Reverter o Aquecimento Global”, dos diferentes círculos eleitorais, do continente, das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, da Europa (Reino Unido) e de Fora da Europa (Estados Unidos da América).

A cerimónia de abertura do Plenário, no dia 21, na Sala das Sessões, contou com as intervenções do Vice-Presidente da Assembleia da República, Jorge Lacão, em representação do Presidente da Assembleia da República, do Presidente da Comissão de Educação e Ciência, Alexandre Quintanilha, e do Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Mendes. Seguiram-se as perguntas aos Deputados da Assembleia da República, que participam nas várias etapas do Programa desde o início do ano letivo, quer em debates nas escolas, quer nas Sessões Distritais e Regionais.

No final de cada edição do Parlamento dos Jovens, as recomendações aprovadas pelos jovens deputados são apreciadas pela Comissão de Educação e Ciência e as medidas tomadas pelo Governo e pelos Grupos Parlamentares no seu âmbito são anualmente publicadas na página Internet do Parlamento dos Jovens. O Projeto de Recomendação aprovado este ano nesta Sessão pode ler-se no seguinte link:

http://www.jovens.parlamento.pt/2018_2019/docs/recomendacao-aprovada-sessao-secundario.pdf

A  coordenadora do Clube Europeu: Maria de Lurdes Abadesso

 

Clube de Robótica – apuramento para o Concurso Nacional


O Clube de Robótica do Agrupamento de Escolas de Pombal participou no evento regional de Clubes de Programação e Robótica, realizado no passado dia 1 de junho em Lisboa, tendo sido selecionado para o concurso nacional. O evento promovido pela Direção Geral de Educação, para além de contribuir para o desenvolvimento da comunidade dos Clubes de Programação e Robótica (CPR) e demonstrar as dinâmicas que estes clubes desenvolvem nas suas comunidades educativas, pretende distinguir os melhores CPR que estarão presentes no evento nacional a realizar no dia 3 de julho de 2019.

O CPR do Agrupamento de Escolas de Pombal participou com projetos desenvolvidos no Clube, ao longo do ano, e com projetos desenvolvidos por alunos dos cursos profissionais TIIGR/TEAC.

Os professores: Lino Simões e Pedro Martins

 

Comemoração do Dia Internacional da Biodiversidade com o livro Água Doce, Fluir com o Rio


No dia 23 de maio, a nossa turma (G da escola E.B. Conde de Castelo Melhor), comemorou o Dia Internacional da Biodiversidade no Açude, à beira do Rio Arunca. O convite para celebrar este dia foi-nos feito pela Câmara Municipal de Pombal e no âmbito do Projeto Água Doce, Fluir com o Rio.

A Catarina Soares recolheu alguns seres vivos das águas do Rio Arunca, macroinvertebrados e plantas, que nós observámos e identificamos, sentimos e cheiramos as plantas. Os macroinvertebrados são bioindicadores da qualidade da água. A água do nosso rio tem vindo a melhorar, significa que estamos no bom caminho.

O Nelson Pedrosa contou-nos a história do Rio Arunca, as suas lendas, a biodiversidade e as suas riquezas.

A Danuta Wojciechowska coautora e ilustradora do livro Água Doce, Fluir com o Rio, falou-nos do seu livro, do lápis e do pincel mágicos que usou para o ilustrar e transformar objetos da natureza em seres vivos. Em seguida, desenvolveu uma atividade de expressão artística connosco. Transformámos paus e pequenos galhos em peixes, cobras, aves, algas,… enfim, o que a nossa imaginação criou!

Uma vez mais, tivemos uma aula diferente, ao ar livre, num local agradável e com uma excelente avaliação.

Agradecemos a todos os que organizaram e nos proporcionaram este momento. Assim aprendemos e crescemos felizes!

Alunos da turma G

(Texto coletivo)

EB Conde de Castelo Melhor