Academia do Pensamento Complexo: Desafios da Complexidade


No passado dia 12 de fevereiro, na sala 312 da Escola Secundária de Pombal, teve lugar uma aula de Filosofia muito diferente e muito dinâmica, que contou com a presença da Dra. Ana Teixeira de Melo e do Dr. Leo Caves, do CES (Centro de Estudos Sociais) da Universidade de Coimbra. O objetivo desta aula era sobretudo desenvolver um pensamento complexo. Para isso, começou por ser apresentada aos alunos a colónia imaginária “ComplexCidade”, criada no espaço em anos vindouros com caraterísticas muito sui generis. Esta colónia imaginária apresentava vários problemas, alguns comparáveis com os existentes no nosso planeta e outros nem tanto e o desafio era desenvolver o pensamento de forma a detetar esses problemas, em primeiro lugar e, depois, encontrar uma solução para eles.
De início não foi fácil, ficamos um pouco perplexos, mas com a ajuda da Dra. Ana e das questões que lhe íamos colocando fomos desbravando terreno, compreendendo o que era solicitado e a pequenos passos resolvendo alguns desses problemas. Quando demos conta estávamos a analisar conceitos complexos: igualdade, solidariedade, justiça e outros e a relacioná-los entre si. Com pequenos materiais disponibilizados pelos dinamizadores da atividade, à medida que íamos resolvendo os problemas e desenvolvendo o raciocínio íamos construindo puzzles mentais e físicos.
Foi uma atividade muito interessante que abordou um tema fora do comum e todos consideramos ter aprendido muito. Gostámos desta aula diferente e queríamos que elas fossem mais frequentes.

Daniela Dias, Carolina Mendes e Beatriz Nunes/11º D

Jornadas “Comunicar na demência… Encontrar tempo!”


Os alunos do 10ºD deslocaram-se, na manhã do dia 20 de fevereiro, ao Teatro-Cine para assistirem a duas conferências no âmbito das Jornadas “Comunicar na demência… Encontrar tempo!”, promovidas pelo Município de Pombal e pela Rede Social.
Os estudantes refletiram sobre a importância da relação interpessoal para uma melhor qualidade de vida e os efeitos da comunicação não verbal, através da apresentação da Dra. Catarina Alvarez (Alzheimer Portugal).
Nesta abordagem centrada na pessoa com demência, foram destacadas várias estratégias repartidas pelas seguintes vertentes: antes de comunicar; como comunicar e o que dizer; escutar e linguagem corporal.
De seguida, o Dr. Fernando Ferreira (Centro DiaPositivo) focou a necessidade de preservar a saúde mental dos cuidadores, destacando as vantagens que resultariam da aprovação do Estatuto do Cuidador Informal. Evocou práticas inovadoras que observou, em países nórdicos, no âmbito da gerontologia, há vinte anos, tendo comparado com as que são praticadas atualmente em Portugal.
Durante a sessão, o palestrante dirigiu-se diretamente aos jovens presentes e incentivou-os a inspirarem-se no que aprenderam nestas palestras, reforçando laços afetivos com os familiares, nomeadamente com os mais idosos.

Lídia Ribeiro, Projeto Young VolunTeam

“Namorar com fair play”


No Dia de São Valentim, a Escola Secundária de Pombal recebeu a ação “Namorar com Fair Play”, coordenada pelas Técnicas do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), Dra. Paula Gomes e Dra. Célia Caseiro, e dinamizada pela Voluntária pombalense, Dra. Adriana Marques.
Os alunos das turmas 9º D, 10º A, 12ºA, B e G foram alertados para os diferentes tipos de violência no namoro, com relatos e exemplos esclarecedores. Foram referidos números verdadeiramente perturbantes de vítimas, cabendo-nos – a todos – um papel ativo para evitar que continuem a aumentar. Não deve ser tolerado um “amor” violento, porque “quem te ama não te agride!”, como pudemos ouvir num dos vídeos apresentados durante a sessão.
Agradecemos a intervenção das representantes do IPDJ que nos deram a oportunidade de esclarecer os estudantes, com vista à prevenção da violência.

Fátima Marques, Clube dos Direitos Humanos, GAAF
Lídia Ribeiro, Projeto Young VolunTeam
Marta Mota, Coordenadora da Equipa de Promoção e Educação para a Saúde (PES)

Ação de sensibilização: métodos contracetivos; infeções sexualmente transmissíveis; consequências da gravidez na adolescência


No dia 12 de fevereiro, os alunos do 12º ano, das turmas B, E, F e G, tiveram a oportunidade de assistir a uma excelente apresentação, dinamizada pela Drª Fernanda Santos, médica especialista de ginecologia e obstetrícia, a exercer funções na maternidade Bissaya Barreto, em Coimbra. Os presentes foram alertados para as consequências físicas e psicológicas de uma gravidez na adolescência, para as várias infeções sexualmente transmissíveis, com imagens muito reais e referência aos métodos contracetivos existentes no mercado, frisando que só o médico poderá indicar o mais adequado a cada um. Realçou-se o preservativo como sendo um método que deve estar sempre na primeira linha, uma vez que é o único que previne as infeções sexualmente transmissíveis. No final da apresentação, os alunos colocaram dúvidas muito pertinentes que foram esclarecidas.

Marta Mota – Serviço de apoio à saúde

EB de Pombal – Entrega do prémio da 7ª edição do Concurso “Todos Contam”


No passado dia 1 de fevereiro de 2019, a biblioteca da EB de Pombal foi palco da cerimónia de entrega do prémio da 7ª edição do Concurso “Todos Contam”.
É já a terceira vez que o agrupamento é agraciado com o prémio de melhor projeto de literacia financeira para o 1º ciclo (2015-16, 2017-18 e 2018-19) atribuído pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros – Banco de Portugal, da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões. Para além das entidades promotoras da iniciativa, o evento contou também com a presença de um representante do Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação. O valor do prémio (1000 euros) servirá para dotar a biblioteca de livros e de outros materiais pedagógicos.
Foi uma tarde especial, durante a qual os alunos dos 2º e 3º anos da EB de Pombal tiveram a oportunidade de mostrar o trabalho que têm vindo a realizar ao longo destes últimos meses. Para além de uma exposição de trabalhos, os alunos também fizeram a leitura dramatizada da obra “O menino que não gostava de sopa” e mostraram os seus dotes artísticos com uma canção sobre a importância da fruta na alimentação.
Helena Reis

EB de Pombal-atividades de novembro e dezembro


Depois de um início de ano letivo marcado pelo reconhecimento do trabalho realizado, a Escola Básica de Pombal encerrou o 1º período com um conjunto de atividades não menos atrativas e importantes para as crianças.

Veja aqui o vídeo que resume o trabalho realizado em novembro e dezembro!

 

As docentes