EB de Pombal a formar para o futuro


A Escola Básica de Pombal iniciou mais um ano letivo com grande alegria!

Em setembro foi distinguida com o “Selo Escola Amiga da Criança”, no âmbito do projeto CAS-Crianças Ativas e Solidárias e em outubro sagrou-se, pela segunda vez, vencedora do Concurso de Literacia Financeira “Todos Contam”. Duas distinções que se revelam um incentivo para quem diariamente se entrega e dedica com o intuito de formar crianças capazes de marcar a diferença no futuro.

Dois meses marcados pelo reconhecimento do trabalho realizado e dois meses repletos de atividades que contribuem para o desenvolvimento integral das crianças.

Veja aqui o vídeo das nossas atividades!

 

As docentes

Na EB do Louriçal – Iguarias e Leituras Deliciosas


Na EB do Louriçal, comemoramos datas festivas no âmbito da alimentação saudável. No sentido de conhecer vivências e tradições realizamos pesquisas, partilhando em todos os momentos a sabedoria dos nossos pais e avós!

Visitamos os campos, observamos a colheita e a secagem do arroz e confecionamos o tradicional arroz doce, com cheirinho a canela!

Revivemos a tradição do dia do bolinho/bruxas com disfarces, broinhas, brincadeiras, guloseimas e belíssimas vassouras que agradecemos aos nossos artistas!

Com o passar dos tempos as tradições mantêm-se e o magusto fez as delícias de todos! Para mais tarde recordar compilamos um livro de atividades realizadas pelos alunos do pré-escolar e primeiro ciclo.

Para assinalar o dia/mês das bibliotecas escolares, os pais e o professor bibliotecário, João Silvano, mimaram-nos com histórias de encantar… Já sabemos porque gostamos da nossa biblioteca!… A elaboração de um livro foi o culminar das sensações vividas, onde contamos e transmitimos os momentos descontraídos e repletos de emoções!

Alunos e docentes

Dia Mundial da Filosofia


No âmbito da celebração do Dia Mundial da Filosofia, instituído pela UNESCO em 2002 em data correspondente à terceira quinta-feira do mês de novembro de cada ano civil, realizou-se no Auditório Drª Gabriela Coelho, no passado dia 13, um Workshop com duas sessões, subordinado ao tema “Filosofia e Felicidade”.  Esta atividade foi  desenvolvida pelo filósofo  Jorge Humberto Dias, docente na Universidade Lusófona da cadeira de Filosofia Aplicada ao Ator e consultor filosófico, que amavelmente acedeu ao convite da professora Elisabete Viais. Participaram neste evento sete turmas da Escola Secundária de Pombal (11ºD e G; 10º D,F,G,H,I), acompanhadas pelos seus respetivos professores.

Os alunos foram desafiados a entrar numa interessante “viagem” de descoberta da Filosofia enquanto atividade intelectual, na qual os conceitos, problemas e teorias filosóficas são a base do desenvolvimento de um pensamento autónomo, capaz de mobilizar o conhecimento racional para uma leitura crítica do real e como ensejo para a construção apaixonada de um projeto de vida pessoal, baseado no autoaperfeiçoamento e na felicidade.

Recorrendo ao método fenomenológico, que valoriza a experiência subjetiva dos indivíduos a partir da sua consciência individual, bem como a técnicas de aconselhamento filosófico, o Dr. Jorge Dias colocou os alunos na situação de aprendentes ativos e responsáveis na construção da sua felicidade, fazendo-os questionar-se de forma lúdica e crítica sobre o significado deste conceito no contexto dos seus projetos, valores e filosofia de vida.Ler mais…

Dia de S. Martinho no Barrocal


No passado dia 9 de novembro, o Jardim de Infância e a Escola Básica de Barrocal reuniram para festejar o dia de S. Martinho com a realização do Magusto.

Para que a tradição não se quebre, fez-se a tradicional fogueira com agulhas de pinheiro, foram entoadas canções alusivas ao S. Martinho e partilhadas castanhas quentinhas.

Este ano a celebração não teve a presença do sol a brilhar, como reza a lenda do verão de S. Martinho, mesmo assim as crianças puderam reencontrar os amigos e criaram instantes de partilha, degustação e preconizaram momentos de muita diversão.

 

Os Docentes

Oficina “Little Dresses for Africa”


Sábado, dia 17 de novembro, o espaço do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família preparou-se para receber uma oficina do projeto “Little Dresses for Africa”, à qual acorreram as voluntárias que arregaçaram as mangas para confecionar roupas e afetos.
Graças a todas as dádivas da comunidade escolar e local, vários tecidos e materiais aguardavam impacientemente, nas estantes, a oportunidade de se transformarem em peças costuradas com fios de solidariedade.
Nas largas mesas, associaram-se criativamente vários padrões e, com a ajuda dos moldes, iam nascendo vestidos e sorrisos, numa combinação de cores que vão colorir a Vida!
A postos, as máquinas de costura trabalharam energicamente para unir as alegrias em forma de tecido. À medida que as peças iam ganhando forma, as fotografias registavam a expressão de contentamento, imaginando-se já a satisfação das crianças ao receberem este vestuário feito com grande carinho.
Agradecemos os donativos e as partilhas – doces e reconfortantes – de saberes, relatos e bolos, que animaram e aqueceram os corações nesta tarde tão produtiva e generosa.

Fátima Marques, Clube dos Direitos Humanos
Isabel Vicente, Projeto “Comboio da Memória”
Lídia Ribeiro, Projeto Young VolunTeam

Projeto Demokleos – partilha de boas práticas


Na sequência da divulgação do projeto Demokleos (Erasmus+ KA2) no passado dia 19 de junho de 2018, durante o Evento de disseminação de boas práticas, intitulado “Educar para o futuro: abordagens inovadoras para a implementação eficaz das Competências Democráticas Chave nas Escolas Europeias”, a equipa coordenadora do projeto foi desafiada para partilhar as boas práticas no âmbito do projeto com os colegas do Agrupamento Guardim Pais. O evento aconteceu durante a sessão de abertura do início do ano letivo, no dia 13 de setembro, na presença dos colegas do Agrupamento, da Diretora, Dr.ª Sara Rocha, do Sr. Presidente da Câmara de Pombal, Dr. Diogo Mateus, do Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Pombal, Dr. Pedro Pimpão, entre outros convidados. Aceitamos o desafio e mostramos aos nossos colegas alguns resultados do trabalho que as alunas e os alunos, professoras e professores dos Agrupamento de Escolas de Pombal conseguiram realizar durante os três anos do projeto. A partilha decorreu num ambiente muito agradável, que culminou com um delicioso almoço no refeitório da escola, acompanhado com uma conversa muito afável e alegre.

A partilha de experiências é sempre um momento muito importante e desafiante. As ideias, experiências, materiais e boas práticas em geral devem ser partilhados para garantir a sustentabilidade do projeto e para contribuir para a melhoria do ensino e da educação, na implementação de um novo paradigma de Flexibilidade de Gestão Curricular.

Equipa Demokleos