1.º lugar no concurso nacional de matemática – Prémio Pedro Matos Júnior


O nosso Agrupamento, no dia 12 de julho de 2019, recebeu uma placa de distinção no Instituto Politécnico de Leiria pelo trabalho “Game ECA” classificado em 1.º lugar no concurso nacional de matemática – 11.ª Edição do Prémio Pedro Matos na categoria Prémio Pedro Matos Junior, elaborado pelos alunos do 7.º H: Alexandra Manata, Cristiano Ferreira e Érica Bondarenko sob a orientação da professora de Matemática, Ana Francisco, e com a  colaboração do professor de TIC, Pedro Martins. O agrupamento recebeu, também, o livro “Da Falsificação de Euros aos Pequenos Mundos” da autoria de Jorge Buescu ( oferta da spm). Os alunos foram premiados com 500 euros (1/3 para cada aluno), montante que será transferido pelo IPL para as respetivas contas bancárias dos alunos.
O concurso referido tem como objetivo fomentar a criatividade e o interesse pela matemática e suas aplicações, bem como despontar novos jovens talentos. Nesta 11.ª edição do Prémio Pedro Matos, o tema foi “Matemática e Inteligência Artificial”. Alunos e professores foram desafiados a refletirem sobre os contributos da Matemática nas várias aplicações da Inteligência Artificial. Tendo como mote a “Matemática e Inteligência Artificial”, os alunos criaram o jogo “ECA”, desenvolvido na plataforma ScPatch, cujo objetivo é testar a perícia dos jogadores e alguns conteúdos de matemática do 7.º ano.
Mais informações sobre o Prémio Pedro Matos podem ser consultadas em:
Game ECA:
Ana Francisco – professora de Matemática

EB Pombal- Atividades do 3º período


E assim termina mais um ano letivo! Um ano exigente e repleto de trabalho, mas muito gratificante pelo contributo que demos na formação de crianças que se tornarão adultos capazes de marcar a diferença no futuro. Sentimo-nos gratas por fazermos parte do seu percurso e publicamos mais um vídeo que retrata o empenho e o trabalho realizado ao longo deste período.

Boas férias para todos!!!

As docentes

À descoberta do tecido empresarial da região


No dia 15 de junho de 2019, os formandos do curso EFA de nível secundário da Escola Secundária de Pombal, acompanhados pelos seus formadores, fizeram uma visita de estudo integrada no cumprimento da Atividade Integradora número três intitulada “O impacto do tecido empresarial no desenvolvimento socioeconómico da região de Pombal”.

O dia começou com a visita à “Queijaria Prado do Sicó”, em Santiago da Guarda, uma das empresas que produz e promove produtos da região, a qual já foi galardoada cinco vezes com a distinção de “Melhor queijo de Portugal” e recebeu também outras menções honrosas.

Acompanhados pelo proprietário e empreendedor, o Senhor José Sá, o grupo fez uma visita guiada à empresa, começando pelo cais onde o leite é recebido, passando pelos laboratórios de análise do mesmo, conservação, pasteurização, processo de confeção e embalamento. Tudo foi explicado com minúcia e entusiasmo!

No final, houve lugar para a degustação dos diferentes tipos de queijo produzidos na fábrica. Uma autêntica iguaria!

Mas, a visita não estava completa. O grupo dirigiu-se, em seguida, ao Complexo Monumental da mesma localidade.

O Complexo Monumental de Santiago da Guarda é um monumento nacional desde 1978 e único exemplar de arquitetura manuelina na região. Na sua origem, foi uma vila tardo-romana dos séculos IV e V, mas descoberta apenas em 2002. Contém 17 conjuntos de mosaicos  policromáticos dessa época, descobertos em pleno século XXI. Um está eximiamente exposto na área de acolhimento e é um dos maiores que são conhecidos na Península Ibérica.

Este Complexo integra o Paço dos Vasconcelos, Condes de Castelo Melhor, e a vila tardo-romana dos séculos IV-V, reunindo, assim, diferentes épocas históricas num espaço único e três estilos arquitetónicos: arte romana, gótica e manuelina. Foi também a residência de campo dos Condes de Castelo Melhor, no séc. XIX.

Antes do regresso, realizou-se um convívio com piquenique no parque de merendas de Santiago da Guarda. Descubra o nosso e-book.

Os formandos do curso EFA

Concurso Desafios Seguranet


Mais uma vez, o nosso Agrupamento participou no concurso Desafios Seguranet na categoria 2º e 3º Ciclos.

Este concurso consiste em desafios lançados com uma periodicidade mensal, compostos por cinco questões, sobre várias situações e problemáticas que ocorrem no uso da internet.

A participação neste concurso pretende alertar os alunos para os perigos existentes na Internet, assim como outras temáticas relacionadas com a utilização segura e informada da mesma.

A nossa escola foi considerada uma escola vencedora, o que requeria  uma pontuação superior a 3000 pontos e nós obtivemos mais de 12000.

Participaram nestes desafios as turmas C, D, E, F, G, H e I, do 5º ano; as turmas E, F e H, do 7º ano; as turmas D e E, do 8º ano, e ainda um grupo CEI do secundário.

A equipa dos “4Bananas”, do 8º E, composta pelos alunos Miguel Silva, Flora Falcão, Diogo Brandão e Toni Sousa ficou em primeiro lugar na nossa Escola. Parabéns à equipa.

Os professores: Lino Simões, Pedro Martins e Teresa Varela

Contratação – 3 (três) Assistente Operacional – tempo indeterminado (NOVO)


Ano letivo 2018/2019

Contratação – 3 (três) Assistente Operacional – tempo indeterminado (NOVO) *

Diário da República n.º119/2019, Série II de 2019-06-25 – Aviso (extrato) n.º 10473/2019

Informamos que se encontra aberto, pelo período de 10 dias úteis, a contar de 26/06/2019, o NOVO procedimento concursal de contratação de escola para o preenchimento de 3 (três) postos de trabalho em regime de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado para carreira e categoria de assistente operacional, a exercer no Agrupamento de Escolas de Pombal.

Aviso e anexos:

Candidatos admitidos e excluídos:

Métodos de Seleção (Aviso de Abertura do Concurso – integral) – ponto 13:

 

Seleção:

  • Lista ordenada final
  • Pronúncia dos interessados (formulário DGAEP)

Homologação:

  • Lista Final de Ordenação HOMOLOGADA