Concurso Nacional de Leitura – Fase Escola

Entre os dias 06 e 08 de janeiro, decorreram as provas da fase escola do Concurso Nacional de Leitura (CNL) em vários estabelecimentos de ensino do AEP. A iniciativa foi organizada pela Rede de Bibliotecas Escolares, cabendo aos professores bibliotecários do nosso agrupamento a responsabilidade da realização/ conceção das provas aplicadas no 1.º CEB e Ensino Secundário no concelho de Pombal. Este ano, no agrupamento de escolas de Pombal, o CNL contou com cerca de 260 inscrições de alunos dos diferentes ciclos de ensino. Desde já, o agradecimento especial a todos os professores e alunos envolvidos nesta fase do concurso, esperando-se o maior sucesso para os alunos participantes. Um bem-haja a todos pela colaboração, vontade e disponibilidade.

João Silvano

Da Escola à Biblioteca – Exposição “Rosa dos Ventos”

“Da Escola à Biblioteca” é o nome genérico de uma parceria entre a Biblioteca Municipal de Pombal (BMP) e o Agrupamento de Escolas de Pombal (AEP), com a mediação das Bibliotecas Escolares do Agrupamento. A iniciativa tem como objetivo expor, mostrar e dar a conhecer à comunidade trabalhos temáticos e de âmbito escolar realizados pelos alunos. Depois de expostos nas respetivas escolas, os trabalhos selecionados pelos professores promotores dos mesmos serão encaminhados para a BMP, com o intuito de serem expostos e de se alargar a possibilidade de serem vistos e apreciados por todos aqueles que ali se desloquem ou visitem o local. Crê-se que com esta inédita iniciativa, a visibilidade do trabalho de professores e alunos do AEP sai reforçada, bem como se consolida o trabalho colaborativo e de parceria que tem existido ao longo dos anos entre as duas instituições. “Rosa dos Ventos” foi o tema trabalhado no 2.º CEB, nas disciplinas de História e Geografia, dando origem a um vasto conjunto de criações que poderão ser apreciadas durante os meses de janeiro e fevereiro de 2021, na Biblioteca Municipal de Pombal.

João Silvano

Natal: Presentes, Sorrisos e Alegria!

Com a colaboração dos jardins de infância do agrupamento de escolas Gualdim Pais que, no âmbito da atividade “1 Cabaz 1000 Sorrisos”, elegeram a equipa de Intervenção Precoce para oferecer o seu cabaz de Natal destinados às crianças/famílias em condições económicas mais difíceis, foi possível alargar o número de famílias contempladas pela equipa nesta época natalícia.

Aos cabazes, compostos essencialmente por produtos alimentares e de higiene, foi juntado um brinquedo, por forma a tornar mais completo o Natal de todos.

Conscientes que poderão ser criadas oportunidades às crianças que lhes permitam participar ativamente na construção dum mundo mais solidário e sustentável, o grupo de Intervenção Precoce na Infância tem vindo a dinamizar e divulgar a atividade “Pequenos no tamanho, Grandes na partilha”, que se repete anualmente e durante todo o ano letivo.

Esta atividade visa educar as crianças para uma cidadania interveniente e participativa, incentivando-as à colaboração em campanhas solidárias bem como fomentar a importância das ações individuais e coletivas que possibilitem a diminuição das desigualdades sociais. É um gesto que assume uma importância ainda maior no contexto da pandemia em que vivemos, onde os gestos de carinho e afeto assumem proporções maiores.

O grupo de Intervenção Precoce na Infância agradece a todos os que fizeram a doação dos produtos, bem como, e especialmente, a todas as crianças que ajudaram a distribuir “sorrisos” e alegrias, proporcionando um Natal mais feliz aos destinatários desta atividade.

A todos, os nossos sinceros votos de um Feliz Natal.

Contratação de Técnico Especializado – Terapeuta da Fala – Horário n.º 46 – ano letivo 2020-2021

Contratação de Técnicos Especializados (ano letivo 2020-2021) – Terapeuta da Fala

Contratação de Técnico Especializado – Terapeuta da Fala (18 horas) – horário n.º 46

Aviso de abertura nº 3/2020-2021