Projeto Demokleos – partilha de boas práticas


Na sequência da divulgação do projeto Demokleos (Erasmus+ KA2) no passado dia 19 de junho de 2018, durante o Evento de disseminação de boas práticas, intitulado “Educar para o futuro: abordagens inovadoras para a implementação eficaz das Competências Democráticas Chave nas Escolas Europeias”, a equipa coordenadora do projeto foi desafiada para partilhar as boas práticas no âmbito do projeto com os colegas do Agrupamento Guardim Pais. O evento aconteceu durante a sessão de abertura do início do ano letivo, no dia 13 de setembro, na presença dos colegas do Agrupamento, da Diretora, Dr.ª Sara Rocha, do Sr. Presidente da Câmara de Pombal, Dr. Diogo Mateus, do Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Pombal, Dr. Pedro Pimpão, entre outros convidados. Aceitamos o desafio e mostramos aos nossos colegas alguns resultados do trabalho que as alunas e os alunos, professoras e professores dos Agrupamento de Escolas de Pombal conseguiram realizar durante os três anos do projeto. A partilha decorreu num ambiente muito agradável, que culminou com um delicioso almoço no refeitório da escola, acompanhado com uma conversa muito afável e alegre.

A partilha de experiências é sempre um momento muito importante e desafiante. As ideias, experiências, materiais e boas práticas em geral devem ser partilhados para garantir a sustentabilidade do projeto e para contribuir para a melhoria do ensino e da educação, na implementação de um novo paradigma de Flexibilidade de Gestão Curricular.

Equipa Demokleos

Dia Mundial da Coluna Vertebral


No passado dia 16 de outubro, na Escola EB 2,3 Marquês de Pombal, comemorou-se o Dia Mundial da Coluna Vertebral, tendo sido, por sugestão da Sociedade Portuguesa de Patologias da Coluna Vertebral, feita a exploração de um vídeo de sensibilização.

Assim, a fisioterapeuta do Centro de Saúde de Pombal, Dra. Carla Lemos, realizou esta abordagem, e outras relacionadas com os cuidados posturais, em quatro turmas do quinto ano (nas restantes turmas a mesma atividade realizar-se-á no final do 1.º período).

Os professores que acompanharam as turmas realçaram a pertinência e atualidade da temática e a atenção e colaboração dos alunos participantes. Por sua vez, a equipa de educação para a saúde endereça, desta forma singela, o seu muito Obrigada a todos os que participaram e tornaram possível mais esta aprendizagem aos nossos alunos.

Pela Equipa de Educação para a Saúde

Manter viva a tradição


Na passada 5.ª feira, dia oito de novembro, a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas de Pombal voltou a celebrar o S. Martinho. A chuva e o tempo frio foram momentaneamente esquecidos, em alegre convívio, no refeitório da Escola sede, à volta de castanhas e outras iguarias típicas da região. Quanto ao verão de S. Martinho, este surgiu espelhado nas pétalas dos magníficos girassóis que marcaram a decoração eleita e simpaticamente concretizada dela docente Sandra Diniz.

A tradição, vivenciada por todos os que puderam e quiseram estar presentes, contou, mais uma vez, com a entusiástica participação dos alunos e professores do Curso Profissional Técnico de Restauração Restaurante-Bar (TRRB) que, sempre na persecução de objetivos pedagógicos, concretizaram, com brio, as tarefas inerentes à sua área de formação.

Élia Vinhas – grupo 230

Dia Mundial da Alimentação na Marquês de Pombal


Mais uma vez, no passado dia dezasseis de outubro, a Escola Básica Marquês de Pombal realizou um conjunto de atividades no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação.

Um dos objetivos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura é consciencializar e promover uma ação global para aqueles que sofrem com a fome e a necessidade de garantir a segurança alimentar e dietas nutritivas para todos. Neste sentido, e porque qualquer pequeno gesto pode fazer a diferença, os docentes do grupo 230 promoveram a atividade “Cabazes Saudáveis”, que consistiu na recolha de alimentos saudáveis, não perecíveis, a fim de se fazer face a algumas necessidades das famílias carenciadas cujos educandos estudam no nosso Agrupamento. As turmas aderiram de forma extraordinária e cada uma delas organizou e identificou o seu cabaz.

A Biblioteca da Marquês de Pombal também se associou à comemoração desta efeméride e promoveu, no próprio dia, entre as 08.25h e as 13.10h, sessões de sensibilização/ leituras para os alunos.

De igual forma, o COJ começou por comemorar o dia, divulgando o slogan “ A Vida é feita de escolhas, escolhe ser Saudável”, que se espalhou por toda a comunidade escolar. Aproveitando o dia de sol e o espaço exterior, colocou em prática vários exercícios físicos (salto à corda, tiro ao alvo e estafeta) e como “prémio” de participação ofereceu uma tacinha de gelatina e uma maçã com frutos secos.

Também os alunos do curso profissional de Técnico de Restauração, orientados pelo seu professor/formador Filipe Matos, brindaram todos os utentes do refeitório com alimentos saudáveis, que foram servidos duma forma criativa e original.

O desenrolar e sucesso de todas estas atividades, que proporcionaram a envolvência dos alunos e tiveram um eco muito positivo junto dos mesmos, só foi possível com o envolvimento e entusiasmo de toda a comunidade escolar a quem a Equipa da Educação para a Saúde presta um reconhecido agradecimento.

Pela Equipa de Educação para a Saúde

Educação Mindfulness para professores


No dia 25 de outubro de 2018, no Auditório da Escola Secundária de Pombal, realizou-se o  workshop “Educação Mindfulness para professores”, organizado pelo departamento de Matemática, em articulação com a equipa de Educação para a Saúde e dinamizado pela professora Suzana Gil, coordenadora do projeto de Educação Mindfulness – Agrupamento de Escolas de Colmeias e Facilitadora de Educação Mindfulness – Escola de Desenvolvimento Transpessoal.

O Mindfulness foi apresentado como sendo o estado de estar atento, de estar consciente, foi  definido como a consciência do momento presente, quando fixamos nele a nossa atenção voluntária, suspendendo qualquer julgamento sobre o que aparece no nosso fluxo de consciência e deixando fluir as experiências ao longo do tempo.  O objetivo da prática de Mindfulness é  treinar a atenção voluntária, a atenção consciente sem julgamentos, pois envolve a aceitação das coisas como são no momento presente.  O conceito de plena consciência (mindfulness) traduz-se numa prática que ajuda a construir a autoconsciência no momento presente, reconhecendo e aceitando as emoções e as ideias próprias, assim como as sensações físicas.

Concluiu-se que o desenvolvimento de mindfulness ajuda os professores a compreenderem melhor as próprias emoções, a comunicarem melhor com os alunos, a lidarem melhor com alunos mais difíceis, a prepararem um ambiente de ensino positivo e a fortalecerem a relação com os discentes.

Neste workshop, os vinte e três educadores/ professores presentes tiveram ainda oportunidade de conhecer a aplicação do Mindfulness em alunos com défice de atenção e concentração, exercícios passíveis de ser implementados, bem como projetos desenvolvidos noutras escolas.

Ana Cristina Francisco

EB de Pombal premiada na 7ª edição do concurso “Todos Contam”


No âmbito do concurso “Todos Contam”, o Agrupamento de Escolas de Pombal recebeu, pela terceira vez, o prémio de melhor projeto de educação financeira para o 1º ciclo. Este projeto é da responsabilidade da Biblioteca Escolar e tem como destinatários os alunos do 2º e 3º anos da EB de Pombal.

O concurso, promovido pelo Conselho Nacional dos Supervisores Financeiros – Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões – e pelo Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação e da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, distingue anualmente os melhores projetos de educação financeira a implementar nas escolas.

A Escola Secundária de Pombal foi palco da sessão solene de entrega dos prémios da 7ª edição do concurso e acolheu também um conjunto de atividades integradas nas comemorações da Semana da Formação Financeira. Assim, ao longo do dia 29 de outubro, os supervisores financeiros, em conjunto com o Ministério da Educação e outros parceiros do Plano, promoveram uma “feira financeira” com oficinas de formação temáticas para alunos do ensino básico. Através de jogos e atividades lúdicas, os estudantes puderam analisar e discutir conceitos financeiros relacionados com a poupança, prevenção de situações de risco e o funcionamento do sistema financeiro.

O envolvimento de toda a escola mostrou, uma vez mais, que, na educação financeira, “todos contam”!

Helena Reis