Serviço de Intervenção Precoce na Infância – décimo aniversário


O serviço de Intervenção Precoce assinalou, no passado dia 7 de outubro, o décimo aniversário da criação do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância. O aniversário de 10 anos constituiu uma ocasião para celebrar, para rever o passado, fazendo o balanço dos últimos anos de atividade da equipa, e para olhar para os novos desafios do futuro, sempre com o objetivo de prestar um serviço cada vez melhor às crianças, famílias e comunidade.

A investigação já demonstrou que a intervenção nos primeiros anos de vida é decisiva para o desenvolvimento global da criança. O Serviço de Intervenção Precoce na Infância, disponibilizado pelo Agrupamento de Escolas de Pombal e sediado no Centro de Saúde, abrange todas as crianças, entre o nascimento e os seis anos, com incapacidades estabelecidas ou adquiridas que limitam a sua participação nas atividades, com atraso de desenvolvimento, mas também as que se encontram em situação de risco de natureza biológica, social ou psicológica, podendo comprometer o seu processo de desenvolvimento e aprendizagem, independentemente do contexto em que estão inseridas.

Com a comemoração do décimo aniversário, a ELI apostou na prevenção e na intervenção precoces, atribuindo especial importância às creches e unidades de saúde familiar, entidades referenciadoras onde é possível a deteção precoce das dificuldades apresentadas no desenvolvimento da criança e um despiste atempado de situações de risco.

O nosso olhar atento é um dever… É importante não esperar para intervir!

Carla Araújo

Dia Internacional da Geoética


No dia 17 de outubro, assinalou-se o Dia Internacional da Geoética, iniciativa promovida pela IAPG – International Association for Promoting Geoethics (http://www.geoethics.org) que tem como objetivo consciencializar a sociedade para a importância de aspetos éticos, sociais e culturais do conhecimento, pesquisa, prática, educação e comunicação das Geociências.

No âmbito da área disciplinar de Ciências Naturais, um grupo de alunos dos 7.º e 8.º anos de escolaridade aceitou o desafio lançado pela IAPG à comunidade internacional, o qual consistiu em:

1) semear e/ou plantar árvores, flores, plantas ou arbustos;

2) usar a etiqueta IAPG com a frase: “Esta é a contribuição do IAPG para melhorar o nosso futuro na Terra” para assinalar o que se plantou;

3) tirar fotos e publicar nas redes sociais, usando a hashtag “# geoethicsday2019”.

Neste contexto, foi também lido o poema de Sophia de Mello Breyner Andresen “A Forma Justa” in “O Nome das Coisas”.

Este evento está incluído na Earth Science Week 2019 e no Global Ethics Day 2019.

Estefânia Pires e Raquel Ferreira

Aviso de Abertura de Concurso – Assistentes Operacionais (grau 1) – 20 (12+8) x 3,5h/dia


Contratação de Assistentes Operacionais (ano letivo 2019/20) {NOVO 11/10/2019}

Contratação – Assistente Operacional (grau 1) – 20 (12+8) AO’s (3,5 h/dia )

DR n.º 181,  2ª Série, Aviso n.º 14690/2019 de 20/09/2019 

Informamos que se encontra aberto, pelo período de 10 dias úteis, a contar de 23/09/2019, o procedimento concursal de contratação de escola para o preenchimento de vinte (12+8) postos de trabalho em regime de contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo a tempo parcial, com a duração de 3,5 horas/dia, na categoria de Assistente Operacional, de grau 1, a exercer no Agrupamento de Escolas de Pombal.

Obs.: Este concurso é válido para eventuais contratações que ocorram durante o ano escolar 2019/20.

Aviso e anexos:

Seleção: 

Homologação:

  • Lista Final de Ordenação HOMOLOGADA
  • DR n.º ???, 2ª Série, Aviso n.º ???/2019 de dd/mm/2019

Contratação – 3 (três) Assistente Operacional – tempo indeterminado (NOVO)


Ano letivo 2018/2019

Contratação – 3 (três) Assistente Operacional – tempo indeterminado (Atualizado. 08out.2019) *

Diário da República n.º119/2019, Série II de 2019-06-25 – Aviso (extrato) n.º 10473/2019

Informamos que se encontra aberto, pelo período de 10 dias úteis, a contar de 26/06/2019, o novo procedimento concursal de contratação de escola para o preenchimento de 3 (três) postos de trabalho em regime de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado para carreira e categoria de assistente operacional, a exercer no Agrupamento de Escolas de Pombal.

Aviso e anexos:


[Fase 1] Candidatos admitidos e excluídos ao Procedimento Concursal:


[Fase 2] Métodos de Seleção (Aviso de Abertura do Concurso – integral) – ponto 13:


[Fase 3] Seleção:

[Fase 4] Homologação:

  • Lista Final de Ordenação HOMOLOGADA

27 de setembro de 2019 – Dia Europeu do Desporto na Escola


Integrado na Semana Europeia do Desporto, que decorreu de 23 a 30 de setembro de 2019, comemorou-se, no dia 27, o Dia Europeu do Desporto na Escola (®European School Sport Day). Assim, e pelo segundo ano, o Agrupamento de Escolas de Pombal aderiu à iniciativa, tendo neste dia promovido a prática da atividade física, durante cerca de 150 minutos, com atividades de Escalada, Dança e Torneio de Basquetebol 3×3, nas quais participaram 201 alunos/as do 3.º CEB, Ensino Secundário e Ensino Profissional. Foi uma manhã cheia de emoção e atividade física, onde não faltou também a sensibilização para as questões ambientais, nomeadamente, e em particular, para a limpeza do espaço escolar.

Os Professores: Arlindo Araújo e Ricardo Gaspar

Dia do Diploma


A sessão formal de entrega dos diplomas aos alunos que concluíram o ensino secundário no ano letivo de 2018/2019 ocorreu no dia 20 de setembro, pelas 15.30 horas, no átrio da escola sede. Escola, alunos e encarregados de educação celebraram o momento especial na vida dos cento e setenta e cinco estudantes que receberam formalmente, pela mão da subdiretora do Agrupamento e na presença do Diretor, Eng.º Fernando Mota, o seu DIPLOMA de conclusão do ensino secundário.

A cerimónia foi animada pelas memórias de momentos vividos, entre reencontros, abraços, sorrisos com histórias que construíram saberes e afetos, cimentaram valores e amizades, concretizaram sonhos e desenharam projetos de vida. Visivelmente emocionados, o contentamento espelhava-se no rosto de alunos e encarregados de educação que quiseram marcar presença. Entre parabéns, aplausos e saudações, o Diretor da escola felicitou os seus alunos num espírito de missão cumprida. Nas suas breves palavras, agradeceu a todos: alunos, encarregados de educação, docentes, assistentes operacionais e técnicos que têm dado o seu prestimoso e inegável contributo para o bem-estar e sucesso educativo dos seus alunos, expressando o desejo de que o sucesso  continue a ser uma constante, seja na futura vida académica, seja na vida profissional destes jovens.

O aluno Edgar Neves Mendes, matriculado no Curso de Ciências e Tecnologias, obteve a distinção de mérito da melhor média obtida nos Cursos Cientifico-Humanísticos, com 18,6 valores. Nos Cursos Profissionais, a distinção de mérito da melhor média foi alcançada pelo aluno do Curso Profissional Técnico de Análise Laboratorial, Ricardo Costa Silva que concluiu o ensino secundário com a média final de 17,8 valores.

Numa nota final e em jeito de despedida, a subdiretora falou aos alunos na voz do poeta:

«Segue o teu destino / Rega as tuas plantas / Ama as tuas rosas / O resto é a sombra / De árvores alheias»  Fernando Pessoa

Manuela Pinto – Subdiretora