A Semente é o Blog do Agrupamento de escolas de Pombal. Neste espaço poderá encontrar todas as notícias e novidades acerca das diferentes escolas do Agrupamento.
Tertúlia “Laços sem Fronteiras”
O Gabinete Aprender sem Fronteiras (GASF) realizou no dia 12 de março à tarde uma Tertúlia com o tema “Laços sem Fronteiras”, promovido pela equipa do GASF (Carina Oliveira e Marisa Duarte), no Espaço Memória da Escola Secundária de Pombal. A ideia partiu da Direção do AEP e veio ao encontro da necessidade de incluir plenamente os alunos de diferentes nacionalidades – 22 atualmente – que têm chegado de todas as partes do mundo. Teve também a preciosa colaboração da aluna Karla Alves do 11.ºE2, que auxiliou a equipa mobilizando as suas aprendizagens para fazer o cartaz de divulgação, o alinhamento das intervenções e dando muito de si e da sua experiência pessoal no sentido de tornar a Tertúlia num momento de fortalecimento de relações interpessoais.
Na verdade, nem sempre a chegada a um país culturalmente diferente e a um sistema de ensino que pode ser um grande desafio é tarefa fácil. Proporcionar aos alunos uma tarde de partilha de histórias de vida de alunos do AEP, que se têm mostrado muito resilientes, que têm obtido bons resultados escolares e cuja inclusão tem sido bem-sucedida, foi muito saudável e motivador. Estes alunos-oradores aceitaram o desafio de partilhar com os colegas, que estão na mesma situação de viver num novo país, a ideia de que é possível vencer os obstáculos e sentir-se plenamente integrado.
Após o momento de boas-vindas por parte da Direção, o aluno Manuel Katunda, do 2.ºTIS, abriu o espaço de partilha com a leitura de um poema e fê-lo com tal confiança, dedicação e positivismo que deu o mote para o que se seguiu.
Ao longo da tarde, houve diversos momentos de animação musical e de dança proporcionados por alunos de etnia cigana e pelos próprios oradores, que envolveram todos os presentes.
No sentido de mostrar que não há fronteiras para alcançar os sonhos, a Tertúlia teve a participação muito especial de Yasmin Cuel, aluna de mestrado da Universidade de Coimbra, que tem ultrapassado todas as vicissitudes relacionadas com as vivências num país de acolhimento.
O balanço desta iniciativa ultrapassou as melhores expectativas, pelas partilhas motivadoras e por cada aluno ter trazido a identidade do seu povo para esta tertúlia – gastronomia, dança, usos e costumes – sempre condimentadas com humor e boa disposição. No final houve quem dissesse que “deveríamos ter uma tertúlia destas todas as semanas!”.
Dados os novos desafios da multiculturalidade, o GASF encontra-se já a preparar outras iniciativas neste âmbito, desde logo a possibilidade de criação de um clube com mentores e mentorandos, onde haverá um espaço de aprendizagem lúdica do português, com fortalecimento das relações interpares e que seja indutor de novas aprendizagens conducentes ao sucesso escolar.
Gabinete “Aprender sem Fronteiras”: Carina Oliveira – Educadora Social e Marisa Duarte – Assistente Social
À descoberta do Castelo de Pombal – Uma viagem no tempo com o 5.ºA
No dia 26 de março, os alunos do 5.ºA, acompanhados pela Diretora de Turma, a professora de Português e três Encarregadas de Educação, foram ao Castelo de Pombal. Esta visita guiada teve como objetivo conhecer a história do castelo desde as suas origens até aos tempos de hoje. Também visualizaram dois vídeos: um sobre a história do castelo, em 3D, e outro sobre a lenda do Al-Palomar. Esta atividade foi programada no âmbito do projeto DAC da turma.
Os alunos mostraram bastante interesse e foram convidados para participarem nos dias 4 e 6 de abril, na Feira Medieval.
Notícia redigida pela turma do 5.ºA nas aulas de Português.
25 anos do Dia Mundial do Cancro
“Unidos por cada Um”
Em 2025 assinalam-se os 25 anos do Dia Mundial do Cancro, uma iniciativa mundial liderada pela União Internacional de Controlo do Cancro (UICC), da qual a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) é Full Member.
O Agrupamento de Escolas de Pombal aceitou, mais uma vez, o convite da LPCC e juntou-se a esta iniciativa que constitui uma oportunidade para se unirem esforços numa maior consciencialização do cancro e encorajamento para a sua prevenção, deteção precoce e tratamento adequado.
As atividades de sensibilização foram dirigidas essencialmente às turmas do sexto e nono anos (embora também tivesse havido a participação de outros anos de escolaridade), envolveu disciplinas como Português, Francês, Inglês, Ciências Naturais, Educação Física, e Educação Visual e Tecnológica e Cidadania e Desenvolvimento, pretendendo-se relembrar comportamentos saudáveis, salientar fatores de risco para o cancro, incluindo outras doenças e, ao mesmo tempo, chamar a atenção para o acesso a tratamentos e cuidados oncológicos.
Sob o lema “Unidos por cada Um”, os alunos escreveram, em papel colorido, palavras/ frases relativas às emoções associadas ao cancro (prevenção, tristeza, dor, amor, acreditar, força, …) que afixaram num mapa mental colocado na entrada do bloco C da E.B. Marquês de Pombal e no átrio da Escola Secundária, concluindo que, apesar de os sentimentos serem comuns, eles são vividos de forma especial por cada pessoa.
O desafio “O Cancro Virou a Minha Vida De Pernas para o Ar” permitiu aos alunos, em Educação Física, a realização de exercícios físicos numa posição invertida, tomando, assim, consciência de que o cancro muda a perspetiva sobre tudo: a vida, as relações, o futuro e que o ambiente de companheirismo e de apoio é mesmo fundamental. Em Educação Visual/ Tecnológica, a realização de ilustrações “invertidas”, que poderiam estar associadas a uma emoção/ história do(a) aluno(a) (por ex., o arco-íris, a sua família).
Este dia prefigurou uma ocasião para ponderar sobre a carga associada às doenças e ao cancro, seja a nível económico, social e emocional, entre outros, refletir sobre a importância da literacia em saúde e a identificação de fake news e explorar a importância da participação cívica de Todos por cada UM.
A equipa de Educação para a Saúde
AE de Pombal renova Selo Escola Saudável (Nível Avançado)
Decorreu no dia 17 de março de 2025, na Escola Secundária Inês de Castro, em Vila Nova de Gaia, a cerimónia de entrega do Selo Escola Saudável 2025, concedido às escolas que integrem e assumam, nas suas práticas quotidianas, a promoção do bem-estar da comunidade educativa.
Nesta cerimónia, a Direção-Geral da Educação (DGE), através do seu Diretor de Serviços de Projetos Educativos, Dr. José Carlos Sousa, reconheceu o mérito do Agrupamento de Escolas de Pombal, com a renovação do Nível Avançado do Selo Escola Saudável.
Agradecemos a disponibilidade, a colaboração e o empenho dos inúmeros parceiros, locais (dos quais queremos destacar a Equipa Local de Saúde Escolar, do Centro de Saúde de Pombal), regionais e nacionais que, anualmente, disponibilizam os seus técnicos especializados para que executemos um trabalho colaborativo e consistente nesta área e que nos permite estar atentos e preparados para novas realidades e novos desafios.
Felicitamos toda a comunidade educativa, docentes, assistentes operacionais/ técnicos, outros técnicos especializados, alunos, pais e encarregados de educação!
Contamos com Todos(as) para dar continuidade a um trabalho realizado com dedicação, empenho e perseverança em prol do bem-estar e da saúde da comunidade educativa deste Agrupamento de Escolas de Pombal.
A equipa de Educação para a Saúde
Aluna do AEP na Fase Nacional das Olimpíadas de Economia
É com grande orgulho que anunciamos que a aluna Mariana Gomes, do 11.º I, foi selecionada para participar na fase nacional das Olimpíadas de Economia.
As Olimpíadas de Economia são uma competição académica, organizada pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, destinada a alunos do ensino secundário de todo o país. O objetivo é promover o interesse pela economia e pelas ciências sociais, testando conhecimentos e incentivando o pensamento crítico sobre temas económicos atuais.
A Mariana Gomes destacou-se na fase regional, garantindo assim um lugar na fase nacional, que decorrerá nos dias 9, 10 e 11 de maio, em Coimbra. Nesta fase, os alunos apurados de todo o país terão a oportunidade de demonstrar os seus conhecimentos e capacidades na área da Economia.
Parabéns à Mariana por esta conquista! Desejamos-lhe muito sucesso na próxima etapa!
A professora, Paula Santos
Visita de estudo a Leiria
No dia 25 de março de 2025, os alunos dos cursos Técnico/a de Informática de Gestão e Técnico de Programação Informático rumaram a Leiria para visitar a ROCA, a VOID e o Museu MIMO.
A Roca ocupou toda a manhã e permitiu aos alunos acompanhar todo o processo de fabricação de uma loiça sanitária, neste caso sanitas. Tiveram oportunidade de ver que a apesar de ainda ser necessário muito trabalho humano, as tarefas que acarretam deslocação de pesos e alguma vidragem de peças já são feitas por robots, facilitando a vida aos operários e reduzindo doenças laborais. Também tiveram oportunidade de saber como é feita a gestão de stocks e o processamento de encomendas.
Na parte da tarde visitariam a VOID, onde ficaram a saber que os programadores são “super heróis” porque podem, entre outras coisas, otimizar a utilização de recursos ou reduzir o desperdício e a burocracia.
Por fim, no museu MIMO, assistiram a uma pequena apresentação e puderam contactar com algumas máquinas e equipamentos que fazem parte da história do cinema. Foi ainda possível ver uma exposição sobre a exploração do trabalho infantil na indústria vidreira e dos cimentos no distrito de Leiria, nos meados do séc. XX.
A docente, Maria Teresa Varela