Turma do 4º C da EB1 Redinha celebra Dia Mundial da Terra com versos!

Os  alunos do  4ºC da  EB1 Redinha, sob a orientação da professora Aida Mateus, elaboraram alguns poemas para celebrar o Dia Mundial da Terra.

Esta é uma das atividades que  integram o  projeto “Entre rios”  e  que vai ao encontro do  projeto de Literacia Financeira dinamizado pela professora Helena Reis. Para aceder aos trabalhos,clique aqui

Com rimas a mensagem queremos passar: a terra temos que salvar!Dia Mundial da Terra - Poemas

Vencedores da 1.ªfase do CNL premiados no Dia Mundial do Livro

Assinalou-se o Dia Mundial do Livro na Biblioteca da Escola Secundária com a entrega de prémios aos vencedores da 1.ªfase do Concurso Nacional de Leitura. Agradecemos a honrosa e generosa presença de representantes da RBE, do Município de Pombal e da BMP , respetivamente Dr. José Saro;  Dr.ª Paula Cardoso e  ainda Dr. Nelson Pedrosa e Daniela Martins. A conjugação de esforços tornou o momento singular, até porque houve, entre outras, uma animação “do Diabo”, com Mariana Machado acompanha à guitarra por Quim Zé. O público mais jovem primou pela sua viva interação e toda a assistência esteve muito animada.

Ao serão, marcou-se encontro com “O Carteiro de Pablo Neruda”. Com os ensinamentos da Dr.ª Lídia Ribeiro,  os candidatos do processo RVCC e os formandos do curso EFA partiram à descoberta de metáforas e do poder das palavras sobre os sentimentos, as ações e sobre o “mundo  que todo ele é uma metáfora”. Encerrou-se a semana com chave de ouro em torno de poesia e iniciou-se a semana seguinte do mesmo modo com “Abril Nosso de Cada Dia”. As professoras Ana Moço, Lígia Bugalho, Lina Oliveira e alguns alunos voluntários declamaram fervorosos versos alusivos à revolução dos cravos e à liberdade plena do ser, despertando consciências e relembrando conquistas no caminho da dignidade do ser humano.

Em abril, acontecimentos mil, na biblioteca escolar!

F.G.

Eu Conto – Dia Mundial da Língua Portuguesa

Podcasts de Contos e Lendas para celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa

Com vista à celebração do dia Mundial da Língua Portuguesa, dia 5 de maio,  foram muitos os alunos e professores a responder ao desafio lançado pelo PNL2027. Desde o 1º Ciclo ao Ensino Secundário, passando ainda pela participação do Centro Qualifica, contos e lendas variados foram enviados para engrossar o repositório que consta no portal do PNL, e, “o  resultado ouve-se aqui”.

Agradecemos a participação da professora Lídia Ribeiro que, com o apoio da professora Fernanda Gomes, incentivou os alunos do 11º E – o que resultou na criação de  duas dezenas de podcasts.

Agradecemos também a participação  das professoras Catarina Pedrosa e Isabel Catarino e respetivos alunos e famílias (EB 1 de Pombal) que, com o apoio e incentivo professora Helena Reis, se traduziu na submissão de 34 podcasts  (9 do 3º E e 25 do  4º F).

Quem desejar, poderá ouvir o “seu podcast”, a sua lenda ou conto de eleição.

F.G.

Conheces este livro?- Este livro é mágico!

No âmbito do projeto E-twinning “ Conheces este livro?”, dinamizado em parceria com escolas do distrito de Coimbra, o 3º D da EB 1 de Pombal desenvolveu o projeto “Este livro é mágico”.

Esta iniciativa pretende criar um espaço de partilha e de socialização da leitura, convidando os alunos e encarregados de educação a dar a conhecer as obras de que mais gostam. O desafio é criar um “Clube de Leitur@s” que possa incentivar o prazer e o gosto pelos livros.

Assim , ao longo das semanas, iremos dar a conhecer os testemunhos que nos vão chegando. Esperemos que  eles potenciem agradáveis leituras!

pf. clique nos icons interativos dos livrinhos e verá/ouvirá os nossos leitores mágicos!

H.R.