9ºJ : Da sala de aula para o palco

Em contexto ainda natalício, os alunos do 9ºJ apresentaram uma peça teatral aos alunos do 4º ano, na biblioteca do Centro Escolar de Pombal. Tratou-se de uma adaptação do conto 0 suave milagre, de Eça de Queirós.

Esta representação foi o culminar de um processo que incluiu a leitura do conto, a selecção de informação mais importante, a adaptação para texto dramático, a preparação da representação (tom de voz, ritmo, entoação, movimentação em palco, seleção de adereços) e, finalmente, a representação teatral!

O público esteve muito atento e, face à excelente atuação de um dos atores, até deu umas valentes gargalhadas!

Após a representação, um dos alunos conduziu o diálogo com os mais pequenos, cujas intervenções mostraram que a mensagem intemporal do conto tinha sido plenamente compreendida.

No final, todos cantaram uma canção de Natal, selecionada em função do tema do conto (“ Eu este Natal queria um presente diferente, diferente, diferente”), e que contou na marcação do ritmo com objetos sonoros criativos: pedrinhas e garrafas de água recortadas.

Esta atividade do Laboratório de Comunicação e Expressão, integrada no projeto da Biblioteca Escolar “Histórias Partilhadas”, permitiu o desenvolvimento de aprendizagens essenciais nos domínios da leitura, da oralidade, da expressão musical, mas também o fortalecimento do espírito de equipa e a corresponsabilização no planeamento, organização e apresentação de um projeto à comunidade.

Professores do Laboratório de Comunicação e Expressão de 9ºano

Cecília Costa

Fátima Couto

Jorge Rodrigues

Concurso Nacional de Leitura, fase Municipal

Após prestação de provas internas, encontram-se apurados os candidatos que  irão representar o nosso agrupamento na 2.ª fase do Concurso Nacional de Leitura, a realizar no próximo dia 2 de março,  na Biblioteca Municipal de Pombal:

Ensino Secundário: Leonor Caetano, 10º ano;  Dalila Bernardino, 11º ano; Lara Beatriz Machado, 12º ano; Luna Ribeiro, 10º ano e Cristóvão Gonçalves, 10º ano

3º Ciclo do Ensino Básico: Diogo  Seco, 7º ano; Rafael Lopes, 8º ano e Guilherme Rodrigues, 7º ano.

2º Ciclo do Ensino Básico: Catarina Soares, 6º ano; Leonor Latães, 6º ano; Nelson Mota, 6º ano; Lara Simões, 6º ano;  Miguel Fernandes, 5º ano e Abigail Ferreira, 5º ano.

1º Ciclo do Ensino Básico: Guadalupe Marques, 4.º.ano) – EB Louriçal; Violeta Silva, 4.ºano – EB Barrocal; José Martins, 4.º ano – EB Pombal; Santiago Joaninho, 4.º ano – EB Vicentes; Martim Anjo, 4.º ano – EB Almagreira; Íris Simões, 4.º ano – EB Vila Cã e António Silva, 4.ºano – EB Machada.

As obras selecionadas para esta nova fase são as que constam da imagem inicial. Oportunamente, partilharemos as respetivas orientações de participação.

Agradecemos o empenho de todos os participantes. Parabéns a tod@s e em particular aos vencedores!

Com votos de boas leituras e de muito sucesso para tod@s!

F. Gomes

Semana da Literacia Financeira na EB Pombal

Culminando na Semana da Formação Financeira 2022, criou-se um momento de partilha sob o mote “Esbanja no Ser, Poupa no Ter”, na Biblioteca Escolar da EB de Pombal, tendo sido convidados a assistir alunos da EB Conde Castelo Melhor, até porque se tratava de recordar o tema trabalhado ao longo do ano transato,  pelos alunos do 4.º ano e sensibilizar os alunos do 3.º ano para questões pertinentes contempladas nos cadernos literários, como “bens necessários vs bens supérfluos; saber gastar vs saber poupar… A colaboração entre professores bibliotecários e as professoras Denise Valente, Sandra Ferreira e Paula Alves  resultou na declamação de quadras criadas pelos discentes, na apresentação de moedas representativas dos diversos países de origem dos alunos, provérbios, na adaptação teatral do capítulo XIII de O Principezinho, de Saint-Exupéry, por alunos da professora Alexandra Ferreira e ainda na canção “Porquinho Mealheiro”.

A Equipa de PB

Dia da Biblioteca Escolar na EB de Abiul

Foi com grande o entusiasmo e alegria que os alunos do Centro Escolar de Abiul receberam a escritora Manuela Castro Neves na sua Biblioteca, como forma de comemoração do Dia da Biblioteca Escolar, no dia 24 de outubro. Ouviram e participaram nas histórias da autora, colaborando com a satisfação e o prazer que os livros e as histórias oferecem.
A PB Olívia das Neves

Concurso Nacional de Leitura – 16.ª Edição – inscrições para a fase escolar

1.ª fase- obras selecionadas

Encontram-se abertas as inscrições para a 1.ª fase do Concurso Nacional de Leitura- 16.ª Edição, até ao próximo dia 27 de novembro.

Podem consultar o regulamento ou dirigir-se à Biblioteca escolar e/ou ao vosso Professor de Português/Professor Titular de Turma, para mais informações.

Com votos de boas leituras!

A Coord.ª das BE AEP,

Fernanda Gomes