Outubro: Mês Internacional da Biblioteca Escolar

O tema para o International School Library Month (ISLM) em 2019 é “Let’s Imagine”.

São múltiplas as atividades que constam da agenda do Agrupamento.
Deixamos algumas sugestões e destacamos:
– A elaboração e troca de marcadores subordinada a temas enquadrados na Educação para os Valores;
– O encontro com a autora Florbela Oliveira,
Vamos imaginar!
E, vamos concretizar!
F.Gomes

Setembro contou com… “coisas bonitas” na Biblioteca

Sons e imagens que nos trazem alguns do momentos realizados na Biblioteca Escolar, durante o mês de setembro.

Cliquem sobre o filme e deixem-se levar pelas “coisas bonitas” …

(Re)vejam as atividades do DEL (Dia Europeu das Línguas), o envolvimento de alunos do Centro Qualifica, na sessão de escrita criativa em torno de anagramas, trava línguas e a surpresa da criação de histórias singulares com o próprio nome, no âmbito do SMAL (Setembro Mês da Alfabetização e das Literacias). E, em parceria com a Área Disciplinar de Filosofia, a Democracia e a Cidadania, através do Jogo da Glória, foram mote de abertura deste novo ano letivo.

Junte-se a nós na criação de mais “atividades bonitas” que se avizinham|

F.Gomes

“Plasticologia Marinha” nas bibliotecas do Agrupamento

Entre os dia 28 de maio  e 7 de julho, as bibliotecas escolares do Agrupamento receberam a iniciativa “Plasticologia Marinha”.

“Plasticologia” é um termo que provém do grego plastikos («plástico») e logos («estudo»), ou seja, é a ciência que estuda os plásticos: o caminho que percorrem no oceano e a sua interação e impacto, no planeta e no Homem.

Estas oficinas, dinamizadas pelo Oceanário de Lisboa, pretenderam sensibilizar para o impacto dos plásticos nos organismos e ecossistemas marinhos. Recorrendo a  atividades hands-on, ferramentas criativas e meios audiovisuais, procurou-se  dar conselhos práticos e sustentáveis que promovam a alteração de comportamentos e a procura de alternativas mais sustentáveis e amigas do ambiente. Desta forma é mais fácil minimizar e  mudar o rumo deste flagelo de plástico.

Relembramos que, atualmente, o problema dos plásticos no oceano pesa cerca de oito milhões de toneladas por ano. Apesar do plástico ter uma grande variedade de utilizações, é importante alertar para o seu uso descontrolado e para o impacto no planeta. Mais do que tudo, é urgente mudar a nossa relação com este material.

Helena Reis

Cientificamente Provável aconteceu na EStEsC

Visita Estudo ESTeSC

ESTeSC – visita de estudo

No âmbito do Programa Cientificamente Provável, promovido pela Rede de Bibliotecas, os alunos do 10ºB, acompanhados pelas professora Marta Sá e Fernanda Gomes, participaram numa visita de estudo à ESTeSC (Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra) para assistir à interessantíssima palestra sobre Cidadania em Saúde, proferida pelo Dr. Rui Cruz, e beneficiar de Divulgação Científica .

Amavelmente recebidos e acompanhados pela Dr.ª Anabela Henriques, Bibliotecária desta instituição, e pela Dr.ª Sandra Ferreira, tivemos ainda a honra de contar com os preciosos esclarecimentos do Dr. Hélder Santos sobre a especificidade de cada curso e respetivas saídas profissionais. Mais do que a apresentação dos diferentes espaços, onde são ministradas as aulas, e a explicação da finalidade/utilidade dos múltiplos equipamentos, facultou-nos, sempre que possível, a oportunidade de experiências práticas, sob a orientação quer de professores, quer de alunos, de quem destacamos o excelente profissionalismo.

Assim, todos tiveram a possibilidade de visitar  laboratórios, salas específicas de trabalho e de dialogar com investigadores, professores e alunos da ESTeSC, aprofundando conhecimentos, satisfazendo alguma curiosidade e até pondo em prática noções veiculadas sobre Cidadania, porque, depois de definir o conceito, de todos observarmos que temos uma noção do que engloba, vimos que nem sempre adotamos as tais “atitudes simples (que) movem o mundo”. Atitudes essas que nos foram efetivamente apresentadas por todos quantos nos acolheram, a “empatia” foi exemplar.

Para certos alunos, tratou-se, talvez, do seu primeiro contacto com a sua profissão de futuro: da audiologia, à biomedicina, farmácia, radiologia, dietética e nutrição, fisiologia clínica, fisioterapia saúde ambiental, entre outras… o leque é vasto e as saídas profissionais múltiplas.

E, porque tal vivência só foi possível graças à união de esforços quer dos nossos parceiros em rede, quer do setor da Educação, cumpre-nos um especial agradecimento ao Município de Pombal por nos facultar meios para que tal acontecesse.

Fernanda Gomes

(Coord.ª PB do AEP)

Rumo à fase Intermunicipal do CNL – 30 de abril

CNL – Fase Municipal

Depois de assegurar, no dia 14 de fevereiro, na fase Municipal da 13ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL),  pelo menos um 1º lugar em todos os ciclos de ensino, chegou o momento de rumarmos, no próximo dia 30 de abril, à fase Intermunicipal, em Pedrogão Grande, e, porque não, a repetir a proeza?

O desafio está lançado a todos os nossos vencedores do AEP que já estão de parabéns:

1º Ciclo

João Miguel Santos (AE de Pombal

Carolina Fernandes (AE de Pombal)

2º Ciclo

Cristóvão Gonçalves (AE de Pombal)

Maria Leonor Ponte (AE de Pombal)

3º Ciclo

Miguel Mendes (AE de Pombal)

Ensino Secundário

Paulo Miranda (AE de Pombal)

Pedro Santos (AE de Pombal)

As obras selecionadas são:

1º CICLO: O Tesouro, Manuel António Pina

2º CICLO: Vinte Cinco a Sete Vozes, Alice Vieira

3º CICLO: Uma Questão de Cor, Ana Saldanha;

SECUNDÁRIO: Os livros que devoraram o meu pai,  A estranha e mágica história de Vivaldo Bonfim, Afonso Cruz

Informo que o nosso ponto de encontro para a saída em autocarro será nesse dia, na Biblioteca Municipal de Pombal, pelas 10h00.

Até lá, uma Feliz Páscoa, com excelente leituras!

Uma vez mais, felicito os candidatos e agradeço aos professores que contribuíram para este sucesso!