Concurso Desafios de Leitura| alunos apurados


cartaz No passado dia 17 de dezembro foi a vez dos candidatos do ensino secundário realizarem as provas do concurso “Desafios de Leitura”. Encontram-se agora apurados os vencedores, dos diferentes níveis de ensino, que passam à fase Municipal a realizar no dia vinte e sete de fevereiro de dois mil e vinte cinco:

1CEB – 
EB Pombal- Kunashe Munava;
EB Vicentes- Matilde Nogueira Domingues;
EB Machada – Vicente Gomes;
EB Barrocal – Diogo Lourenço Rufino;
EB Vila Cã – Eva Monteiro Rodrigues;
EB Almagreira – Francisca Cordeiro;
EB Louriçal-  Sofia Costa
2.ºCEB
Bruna Neve da Costa dos Santos Nunes – 6.ºG;
Miguel Bernardo Faro Moreira – 5.ºG;
Francisco Rodrigues Victória – 5.ºG;
Duarte Rodrigues; Antunes Gonçalves – 5.ºA;
Matilde Neves Barros – 6.ºD;
José Pedro Ferreira Martins – 6.ºF.
3.ºCEB
Liana de Jesus Simões – 8ºI;
Madalena Coelho – 8.ºC;
Carolina Fernandes – 9.ºF;
Catarina Xavier Soares – 8.ºF;
Maria Pereira – 9.ºE;
Alícia Pedro; Marcelino – 8.ºF
Ensino Secundário: 
Luna Prainer Ribeiro; 12ºG;
Carolina Mendes  Nogueira; 12ºG;
Leonor Caetano; 12ºE;
Matilde Serra e Silva; 12º A;
Sarah Rockenbach; 12ºG
Laura Fernandes; 11º D
Cristóvão Gonçalves; 12º A
Suplentes: Joana Marta Nobre, 11ºDuarte Palhais Ferreira da Silva, 10ºD
Parabéns a todos os participantes e particularmente aos vencedores!
Oportunamente divulgaremos as obras a serem contempladas para a próxima fase.
Aproveitamos para agradecer a participação de todos e desejar umas Festas felizes e um Próspero Ano Novo, repleto de realizações e de muitas leituras engrandecedoras!
A coordenadora das BE AEP,
Fernanda Gomes

Antes de Abril, palavras mil…


No âmbito da comemoração dos 50 anos do 25 de abril de 1974, a Biblioteca Escolar promoveu uma atividade de recitação de poemas alusivos a este momento marcante da nossa História contemporânea, “A Revolução dos Cravos”.

Ao longo dos meses de fevereiro, março e abril, as seis sessões ocorreram à segunda-feira das 10:40 às 13:30 horas, nas salas de aula da Escola Secundária e da Escola Básica Marquês de Pombal.

Num formato de “curta-metragem” e atendendo à faixa etária do público, as docentes Ana Moço e Fátima Rodrigues selecionaram textos de fácil compreensão que, apoiados por alguma teatralidade, cumprissem a dupla função de estimular e deliciar. Assim, numa primeira fase, foram declamados os poemas “Poema de agradecimento à corja”, de Joaquim Pessoa, “Os medos”, de José Cutileiro, e “Quem a tem”, de Jorge de Sena. Numa segunda fase, foram apresentados dois poemas de Manuel Alegre, “Variações sobre ‘O poema pouco original do medo’ de Alexandre O’Neill” e “Abril de abril”, e o terceiro de João Apolinário, “É preciso avisar toda a gente”.

A selecção de poemas visou retratar o ambiente social pré-revolução (o medo, a perseguição politica, a censura…), a força da resistência ao Estado Novo e o florescer de um Portugal libertado do jugo da prisão da ditadura.

Para uma geração que não possui a vivência dessa memória, surpreendeu-nos que as mensagens fossem escutadas pelos nossos alunos com tanta atenção e até alguma emoção, visível nos olhares e nos aplausos das turmas.

Agradecemos o acolhimento nas aulas e a pausa, tão gentilmente cedida, para darmos a nossa voz aos poetas de Abril. Há sementes de cravo que precisam de luz…

As Professoras,

Ana Moço

Fátima Rodrigues