No processo RVCC, tive a oportunidade de visionar o filme “1984”, uma adaptação cinematográfica do livro Mil Novecentos e Oitenta e Quatro (no original, Nineteen Eighty-Four), romance distópico da autoria do escritor britânico George Orwell, publicado em 1949.
São inevitáveis as semelhanças entre o regime do romance “1984” e o regime nazista de Adolf Hitler (Alemanha 1934-1945). Por exemplo, tal como na Alemanha nazista, em que genericamente os judeus eram culpados de todos os problemas sociais e económicos, no filme, Goldstein é o inimigo do partido e, como tal, inimigo de toda a população.
Essas semelhanças são também transversais aos regimes fascistas, que vigoram ou vigoraram na Europa à data da publicação do romance (1949), tais como o de Benito Mussolini (Itália 1925-1943), de António Oliveira Salazar (Portugal 1933-1974), e Francisco Franco (Espanha 1938-1973). Do meu ponto de vista, este romance critica todos os regimes totalitários que sejam contra o livre arbítrio e liberdade de expressão, ou seja, que sejam uma ameaça à Democracia.
Creio que não será despiciente dizer que a inspiração para o personagem Big Brother, vem de Adolf Hitler:Lançado a 10 de outubro de 1984, sob a direção de Michael Radford, tem como intérpretes nos papeis principais John Hurt (Winston Smith), Suzanna Hamilton (Julia) e Richard Burton (O’Brien). Rodado em Londres e arredores, entre abril e junho de 1984, exatamente nos meses e locais imaginados por George Orwell, tenta ser uma adaptação fiel do livro, captando o ambiente, tanto a nível físico como psicológico, imaginado pelo autor do romance.
A ação desenrola-se no ano futuro de 1984, ficcionando uma Inglaterra futura chamada Oceânia, uma das três partes em que se divide este mundo que se encontra em estado de guerra perpétua. Esta sociedade vive subjugada à tirania ostensiva e omnipresente do Big Brother (Grande Irmão), líder do partido governante Ingsoc, acrónimo de English Socialist Party (Partido Socialista Inglês). Apesar de nunca ter sido visto pessoalmente, tem um olhar inquisitivo e punidor, um farto bigode preto e um rosto que inunda as telescreens, uma espécie de televisor bidirecional com que vigia constantemente a população.
O individualismo e a Liberdade de expressão são punidos como “crime de pensamento”, aplicada pela “Polícia do Pensamento”, que é controlada pela elite privilegiada do Partido Interno, uma fação do Partido Ingsoc. A própria linguagem é controlada pelo governo, através da publicação do dicionário Novilígua, tornando a sociedade inexpressiva e submissa.
“Quem controla o passado controla o futuro. Quem controla o presente controla o passado.”
A ação centra-se na personagem de Winston Smith, um humilde funcionário do Partido Exterior, outra fação do Partido Ingsoc, que trabalha no Ministério da Verdade. Este é responsável por reescrever a história e, o que não pode ser reescrito, é destruído de modo a apoiar a ideologia e a propaganda do regime.
“Guerra é Paz. Liberdade é Escravidão. Ignorância é Força.”
Apesar de ser um trabalhador diligente, Winston Smith começa a aperceber-se que a sociedade não está bem, não existe qualquer tipo de liberdade de expressão e livre-arbítrio. Escondido do olhar atento do Big Brother, vai anotando num diário secreto estes seus pensamentos.
Ao aproximar-se de Julia, que tem o mesmo espírito contestatário, o amor desenvolve-se entre ambos e um perigoso caso clandestino começa. O casal ilícito rapidamente é descoberto e têm que pagar pelo seu crime contra o estado. Presos e torturados, não resistem.
“Liberdade é a liberdade de dizer que dois mais dois são quatro”
Torturado por O’Brien, Winston Smith é forçado a acreditar que tudo o que ele percebeu sobre as mentiras contadas pelo partido, eram apenas coisas criadas por ele mesmo. Ele tem que acreditar naquilo que o partido diz e que, dois mais dois são cinco, se o partido assim o disser.
Luis Vilhena – Candidato do Processo RVCC – NS
Na semana em que a primavera renovou mais um dos seus ciclos, trazendo no dorso o rebentar da folha, as dos portefólios dos dois candidatos que no dia 23 de março concluíram o nível B3 (9.º ano) por via do processo de RVCC, também os desabrocharam.
Se durante as sessões – em que trilharam um caminho tão significativo de valorização de saberes previamente adquiridos como de autodescoberta e autoconfiança – os ganhos foram visíveis aos olhos dos próprios, não menos relevantes foram os momentos que fizeram a sessão de júri de certificação acontecer.
Qualquer fruto, para ser colhido no auge do seu desenvolvimento, passa por uma sequência de etapas que contribuem para que ganhe forma e identidade. Do mesmo modo, para que estes candidatos pudessem saborear, neste dia, o resultado das horas de construção de uma história de vida à qual nunca se haviam dedicado sob a forma escrita, das horas de formação complementar e de uma lente diferente com a qual olharam para si e que os ajudou a reencontrarem-se, foi necessário um processo de meses para crescimento e maturação. No entanto, estamos cientes de que este saber esperar para fazer acontecer trouxe a estes candidatos o rebentar de uma folha.
Isabel Moio – Técnica de ORVC
No dia 25 de março de 2023 decorreu, no Teatro-Cine de Pombal, a II Conferência Happy Schools em Portugal, onde foi possível compreender o caminho tendente no nosso país para a aferição da opinião de professores, alunos e encarregados de educação no que respeita à felicidade organizacional no contexto específico da educação.
Este tema afigura-se premente se pensarmos que as escolas são espaços vivos e dinâmicos, onde o coletivo tem um peso importante e a matéria-prima mais rica são precisamente as pessoas.
A educação integral vai ao encontro das evidências do mundo contemporâneo, estimulando o valor do conhecimento e a sua aplicação no dia-a-dia. No entanto, dentro desta gramática transformacional há que ter em conta a heterogeneidade, as respostas flexíveis e singulares, os espaços e os tempos em que a aprendizagem ocorre, a curiosidade, a voz dos vários agentes e o sentimento de pertença. Também na Educação e Formação de Adultos este deve ser o apanágio, pois apenas promovendo a autodescoberta e o autoconhecimento dos candidatos durante a fase de orientação e, posteriormente, de forma mais aprofundada durante o processo de reconhecimento de competências, poderemos contribuir para que quem entra pela porta do Centro Qualifica possa sair mais qualificado e com esperança num “amanhã” mais feliz.
Isabel Moio – Técnica de ORVC
No passado dia 16 de março, os candidatos do processo RVCC juntaram-se aos formandos do Curso EFA para assistir a uma sessão de esclarecimento: ”Riscos e dependências no século XXI: ciberbullying e violência no namoro”, dinamizada pela assistente social, Sandrina Mota, a psicóloga, Daniella Gonçalves do projeto “Quebrar Silêncios” da Associação APEPI (Associação de Pais e Educadores para a Infância) e ainda a agente da PSP, Célia da Escola Segura.
Foram abordados os temas da violência nas relações “amorosas” independentemente do tipo ou grau da relação, mas também o acosso digital (ciberbullying).
No tempo dos meus falecidos avós, a violência doméstica era algo banal e considerado mesmo de “necessário”. Todos temos conhecimento dos ditados ou provérbios que hoje chegam a ser ofensivos: “Entre marido e mulher não se mete a colher”, “Quem vive no convento é que sabe o que se passa dentro”.
Com as alterações ao código Penal, introduzidas pela Lei nº 7/2000, de 27 de maio, o crime de maus tratos passou a assumir a natureza de crime público, o que significa que o procedimento criminal não está dependente de queixa por parte da vítima, bastando uma denúncia ou o conhecimento do crime, para que o Ministério Público promova o processo. Tal situação confere ao cidadão comum a “obrigatoriedade moral” de denunciar
A violência é sempre um ato condenável, tanto pela lei, como perante os olhos do cidadão comum. Sendo doméstica, por norma, é menos conhecida de todos, e desta forma, torna-se ainda mais grave e perigosa. Quando alguém decide denunciar ou reportar às autoridades, aquilo que se passa dentro do seu relacionamento, fá-lo já depois de muito sofrimento. É um último grito de pedido de ajuda.
A violência pode ser exercida de diversas formas sobre o outro. Vai desde a violência verbal, com agressões esporádicas ou constantes, à violência física através de maus tratos corporais visíveis ou não, ao controlo de liberdades pessoais como o controlo do telefone, amizades e até mesmo circulação.
Em 2013, ficou também incluído no Código Penal, a Violência no Namoro como crime de Violência Doméstica e todos os presentes na sessão de sensibilização foram conduzidos para uma reflexão sobre o tema do acosso digital (ciberbullying), largamente infundido, especialmente nos mais jovens, nomeadamente através de fotografias intimas de cada um (nudes), tiradas enquanto durou a relação, e usadas como chantagem com o fim da relação.
Em Portugal, existem vários organismos que proporcionam auxílio, informações, sobre apoios úteis a todas as vitimas de violência independentemente da idade, sexo , orientação sexual, religião ou estatuto social. Temos, por exemplo, o Gabinete de Apoio à Vitima de Violência (GAVV), Apoio à Vitima (APAV), Gabinete de Apoio às Vitimas de Violência de Pombal. Existem ainda alguns números de telefone que podem ser de utilidade pública: Linha de Emergência Social – 144 (gratuito), Linha de Informação às Vitimas – 800202148 (gratuito) e mais na zona de Pombal – GNR – 236212011 – PSP – 236210190.
É tempo de eliminar definitivamente do nosso quotidiano, palavras como: Violência Doméstica, mas também Machismo; Feminismo uma vez que desde que nascemos, os direitos e deveres entre pessoas são equânimes.
Esta sessão foi uma oportunidade de clarificar conceitos e de tomada de consciência dos meus direitos, mas também deveres para com o outro. Posso e devo alertar as autoridades competentes quando o bem estar físico ou psicológico de um vizinho está em risco. Devo passar a palavra.
João Ribeiro – Candidato do processo de RVCC de NS
Conhece os seus direitos enquanto consumidor? Sabe quais são os direitos dos consumidores que estão contemplados na Constituição e na Lei em Portugal? Sabe como pode tomar as melhores decisões em termos de consumo?
Estas e outras questões serão alvo de debate no webinar “Os direitos do Consumidor em Portugal”, a realizar no dia 23 de março, às 19h, por Zoom.
Este webinar está inserido nas comemorações do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor (15 de março) e é promovido pelo Município de Ansião e pelo Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta em Ansião, com o apoio da AEDA – Associação Empresarial de Ansião.
A abertura está a cargo de Cristina Bernardino – do Pelouro do Apoio ao Munícipe e Defesa do Consumidor do Município de Ansião.
As intervenções serão asseguradas por Mário Negas, da Universidade Aberta, que irá abordar o tema “A importância da educação e literacia do consumo”, e por Ana Catarina Fonseca, da Direção Geral do Consumidor do Ministério da Economia e do Mar, que irá falar sobre “ Os direitos do consumidor em Portugal”.
Hugo Bairrada, da Associação Empresarial de Ansião, fará a moderação do debate.
A inscrição é gratuita, mas obrigatória por meio do link https://forms.gle/nS5Aea7Aq6EWpgjz5
Dúnia Palricas
Coordenadora do CLAde Ansião da Universidade Aberta
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O Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Pombal realizará um workshop – Tecnologia nas atividades de MCT no próximo dia 23/02/2023, das 16:30 às 18:30, na BE da Escola Secundária e dinamizada pelo professor Pedro Almeida.
Este encontro de formação destina-se preferencialmente aos formadores de MCT e coordenadores ou técnicos de ORVC ou ainda professores de Matemática que se queiram juntar a nós. Pretende ser um espaço de exploração das ferramentas Polypad, Geogebra e Google Earth na resolução de situações de vida dos candidatos do processo de RVCC, mas também uma oportunidade de encontro e de partilha de experiências.
Quem puder juntar-se a nós, deverá proceder à sua inscrição aqui.
A M. veio bater-nos à porta poucas semanas depois de chegar a Portugal. Vinha de um país onde construiu a sua vida e a sua família, mas onde a instabilidade e a insegurança política não lhe permitiam sonhar e, muito menos, colher frutos.
Com o castelhano a circular-lhe nas veias, pretendia melhorar não apenas a sua proficiência na língua portuguesa, como também aumentar as suas qualificações escolares para que o mundo laboral lhe fosse mais generoso.
Assim que foi convidada a traduzir numa imagem o que representava, para si, o processo de RVCC, respondeu prontamente que era como uma árvore em que cada folha significava uma experiência da sua vida. Desde então, todo o seu portefólio foi construído à luz do ciclo de vida de uma árvore, começando pela germinação (metáfora do seu nascimento), pelas flores e perfume que exalam (os seus tempos de menina a mulher e os seus momentos de lazer), pelos frutos (resultantes do seu casamento, com o nascimento dos filhos), pela mudança da folha ao decidir vir, definitivamente, para Portugal, e pelas sementes, em sonhos e projetos transformadas.
O processo de RVCC da M. foi especial. Especial porque se mais cedo não o terminou foi por ser uma pessoa que semeia oportunidades e não confia que elas lhe apareçam, como um dado garantido, nas suas mãos. Precisamente por isso, a reinserção no mercado de trabalho afigurou-se uma prioridade. Foi especial porque a M. de cada oportunidade extrai uma essência, habilidade que não está ao alcance de qualquer pessoa. Mas foi também especial para a equipa do Centro, que viu no perfil da M. o espelho do RVCC: pessoas que a vida tirou precocemente dos bancos da escola, provando que é lá fora, nos vários ciclos, vi(r)agens e mudanças que tanto se aprende e conquista.
Isabel Moio – Técnica de ORVC
Nos momentos finais do processo de RVCC os olhares brilham e os sorrisos tímidos ganham um vigor que mistura tranquilidade, esperança e orgulho. Para trás, mas não esquecido, fica o suor e o sacrifício. A conciliação, nem sempre suave, das responsabilidades familiares como pais, mães e cuidadores com as sessões do processo de RVCC que, embora se paute pela flexibilidade, também requer compromisso, presença e trabalho.
Porém, falta o exercício final: resumir a vida e o que significou, nela, o processo de RVCC para daí emergir o título do portefólio parece uma tarefa simples, mas afigura-se um desafio.
‒ Sinto-me feliz porque consegui chegar aqui! Serve?
‒ É um ponto de partida… Agora, que imagem lhe sugere?
‒ Não tenho ideias, só sei que dei o melhor de mim!
Eis, “O melhor de mim”. Sabemos que, tal como a fadista Mariza canta, “hoje a semente que dorme na terra e que se esconde no escuro que encerra… amanhã nascerá uma flor”. Também compreendemos que existem dias mais escuros, mas é importante ter presente a semente que cada candidato é. E foi com esta mensagem que terminou a sessão de júri de certificação do dia 4 de janeiro de 2023.
Isabel Moio – Técnica de ORVC
A idade é um dos escudos de proteção de muitos candidatos. Refugiam-se atrás dela para justificar aquela que acreditam ser a sua falta de capacidade para absorver novos conteúdos, para aprender ou imprimir mudanças nas suas vidas.
No entanto, com o curso natural das sessões do processo de RVCC, qual rio que segue, determinado, em direção ao mar, tomam lugar as expressões de fascínio perante cada novidade e conquista, o despertar para o mundo em redor e a assunção de compromissos concretos de intervenção. O denominador comum é, simultaneamente, o elemento mais distintivo de cada processo: a história de vida.
Muitas vezes familiarizadas com adversidades, encontram no humor e na boa disposição a força para avançar. Afinal, nem sempre os ventos são favoráveis e o importante é saber ajustar as velas para chegar a porto seguro e recordar que na tempestade há sempre uma âncora que nos traz ao presente: a nossa respiração. Além disso, numa embarcação é fundamental que exista trabalho em equipa para se conseguir remar no mesmo sentido e, para isso, por vezes basta que um elemento motive e incentive os outros. Foi o que aconteceu durante as sessões.
Desejamos que as três candidatas que obtiveram a certificação do 9.º ano, no dia 21 de dezembro, nela vejam um dos seus melhores presentes, que respirem para tomar balanço para seguir e que uma das mais valiosas lições que daqui levem seja o facto de não existir idade para aprender… porque toda a idade é uma oportunidade de aprendizagem.
Isabel Moio – Técnica de ORVC
No dia 30 de novembro decorreu o Encontro Nacional de Centros Qualifica, com o título “Uma agenda PRR transformadora para as qualificações em Portugal. Qualifica: passado, presente e futuro”, no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém.
Deste encontro constou uma apresentação sobre o Programa Qualifica e um painel de discussão subordinado ao tema “O Qualifica no Programa de Recuperação e Resiliência (PRR): transformar pessoas, empresas e o país através das qualificações”.
Se durante muitos anos Portugal viveu uma situação penalizadora, nomeadamente antes do 25 de abril de 1974, que condicionou muitas das opções que o país não abraçou por falta de qualificações, o Programa Qualifica veio responder de forma ambiciosa e estrutural a esse desafio. A este respeito, João Costa, Ministro da Educação, sublinhou que quando falamos do histórico de baixas qualificações estamos a falar de injustiça social. Por isso, os profissionais que dão rosto à Educação e Formação de Adultos têm de abraçar um duplo lema: por um lado, não desistir de ninguém; por outro, encetar esforços para promover uma sociedade mais justa.
No entanto, mais do que apenas momentos (in)formativos, estes Encontros refletem o pulsar de todos os agentes que, no terreno, se dedicam à causa pública da Educação e Formação de Adultos. Estreitam laços, porque é disso que somos feitos. E, por esse motivo, um dos pontos fortes foi o reencontro dentro do Encontro. E as pessoas. Porque são elas que fazem acontecer quando se encontram e quando encontram sentido(s) no que fazem.
Isabel Moio – Técnica de ORVC
História A
Quando questionada, no final do processo, sobre que expressão o descreveria, a A. respondeu-nos que “a cada passo, uma semente germina”. Apesar de já nos ter chegado com frutos colhidos de outros percursos formativos que lhe permitiram certificar algumas das unidades de competências-chave, teve de regar aquelas em que ainda não a tinha obtido para que também estas germinassem. E foi com a facilidade característica de quem é audaz na sua aprendizagem que o fez, colhendo assim o tão esperado resultado.
História B
A B. assume-se feita de afetos e foi com afetos que desenvolveu o processo de RVCC e que teceu o seu portefólio. Habituada a trabalhos manuais e a desencantar obras de arte dos dotes e da sensibilidade das suas mãos, foi também assim que bordou cada página que nos apresentou. “Crescimento” e “mudança” foram duas palavras que a mobilizaram, fazendo-a crescer, ciente de que a transformação mais significativa aconteceu do lado de dentro, onde a força e o afeto devem sempre morar.
História C
Se nas primeiras sessões o C. descrevia as suas experiências com superficialidade, rápido compreendeu que a natureza do processo de RVCC requer uma viagem interior mais profunda. E não foram os contratempos nem os desafios familiares que o desmoralizaram ou fizeram desistir. Pelo contrário, fortaleceram-no e contribuíram para ganhar mais imunidade aos ventos fortes que, por vezes, sopram lá fora.
Embora com impulsos, caminhos e dificuldades diferentes, cada história de vida que culminou nos dias 10 e 24 de novembro em sessão de certificação, prima pela singularidade e as aprendizagens não são unidirecionais, porque também a equipa do Centro Qualifica cresce com o que cada candidato lhe transmite. Porém, todas têm também algo em comum: se algumas pessoas veem as coisas como são e perguntam “porquê?”, a capacidade e a destreza de sonharem com as coisas que nunca foram e perguntarem “porque não?”.
Isabel Moio – Técnica de ORVC
Eu chamo-me Juan David Ochoa Cardenas. Sou colombiano, tenho 25 anos e estou em Portugal há um ano e três meses.
Foi com muito agrado que, no dia 8 de novembro, participei no debate: “Expetativas e desafios ao chegar a Pombal” numa atividade conjunta com o Curso EFA.
Foi muito bom partilhar e ouvir as experiências das pessoas que moram em Portugal. Há muitas nacionalidades aqui! Acho muito interessante que algumas pessoas do país tenham o interesse de saber qual é o pensamento que temos de Portugal e das diferenças de cultura.
Eu vou falar um pouco de minha experiência… A verdade é que tinha pouca informação de Portugal, não sabia do grande país que é! Sou Barbeiro Profissional com oito anos de experiência. Na Colômbia, tinha o meu salão e conheci alguém que morava no estrangeiro. Era também um rapaz colombiano que estava a morar há dezoito anos em Portugal. Ele fez-me uma proposta de emprego, chegámos a um acordo e eu fiz a viagem. Foi uma aventura porque, naquela data, Portugal tinha fechado as fronteiras por causa da Pandemia. Apanhei o voo Bogotá (Colômbia) – Paris (França) e depois um autocarro para chegar a Lisboa – foram 28 horas de viagem!
Quando cheguei, aquele rapaz mudou tudo e explorou-me, foi uma situação muito difícil. Eu tinha deixado tudo à procura de uma melhor qualidade de vida e estava sozinho noutro país, mas sempre fui corajoso e guerreiro no meu país e agora noutro país não seria diferente… Pesquisei ofertas de emprego pela Internet e, graças a Deus, tive a sorte de arranjar um lugar com uma oportunidade de ensinar as minhas capacidades como profissional. Cheguei a Pombal há um ano e estou a gostar muito da zona e das pessoas. A verdade é que só tenho palavras de agradecimento por Portugal e por Pombal. Foi a melhor decisão que tomei de emigrar da Colômbia: agora consigo ajudar melhor a minha família!
Juan David Ochoa Cardenas – Formando de Português Língua de Acolhimento B1 B2
No dia 25 de outubro de 2022, no Auditório Dra. Gabriela Coelho da Escola Secundária de Pombal, decorreu uma Videoconferência intitulada “HÁ DES CÁ BIR! ou porque é que escrever bem não consiste apenas em evitar erros ortográficos”, teve como orador o Professor Doutor Paulo Nunes da Silva, da Universidade Aberta.
Esta Videoconferência integra-se numa parceria dos Centros Qualifica de Anadia, Ansião, Cantanhede, Pombal, Sertã e Vagos com a Universidade Aberta.
O Professor Paulo Silva, através de um discurso acessível e objetivo, deu a conhecer a importância do saber escrever e dos erros habitualmente cometidos. Não propriamente os erros ortográficos, mas principalmente a estarmos atentos a outras competências, como a seguir se referirá. Tratou-se sobretudo de uma reflexão sobre a expressão escrita em contexto escolar e académico.
Assim, devemos ter em conta alguns aspetos quando redigimos um texto. Utilizar/redigir frases curtas, que não ultrapassem as 2/3 linhas; ordenar e articular as ideias do texto; ter presente/compreender a gramática, o estilo, a estruturação e o conteúdo, pois “Um bom texto é gramaticalmente correto, estilística e estruturalmente adequado.”; evitar erros gramaticais e erros de sintaxe. Importante também, ler e reler várias vezes e de preferência em voz alta. Isto, determina a qualidade do texto que se escreve. Evitar repetições e sonoridades.
No que respeita à estruturação de um texto, a ordenação, o parágrafo e uma boa articulação das ideias entre si, são aspetos a reter, bem como a importância dos conetores, pois como dizia o Professor Paulo Silva, “Quem escreve bem, usa muito os conetores”.
Na redação de um texto/trabalho há que ter presente três fases: planificar, redigir e rever.
Cada um terá o seu próprio estilo mais ou menos formal, técnico ou neutro, pessoal ou impessoal de acordo com a situação e o contexto em que o mesmo se insere.
Esta sessão alertou e ensinou para a importância do saber escrever e dos erros a evitar.
Os formandos do curso EFA escolar – nível secundário
No âmbito da atividade integradora “Trilhar caminhos de cidadnia e inclusão em Pombal”, de 07 a 10 de novembro, os formandos do curso de Educação e Formação de Adultos (EFA) vão levar a cabo uma série de atividades abertas a toda a comunidade educativa que os ajudará a refletir sobre os desafios de uma sociedade multicultural. Contaremos com a intervenção do Diretor da AMI, Dr. Paulo Pedreira, mas também o escritor Paulo Moreira com a apresentação da sua mais recente obra “Caminho do Burro”. Teremos uma sessão de cinema para despertar para a reflexão e ainda um espaço de debate que juntará formandos do curso EFA com os formandos dos cursos de Português para Falantes de Outras Línguas (PLA). Encerraremos as atividades com um momento de convívio numa partilha de sabores: “Sons e Sabores da Multimulturalidade”.
Deixamos o link para a videoconferência do dia 07 de novembro.
Junte-se a nós!

No dia 21 de outubro realizou-se no Auditório Municipal de Mirandela, sob chancela da Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos, o VIII Seminário Nacional subordinado ao tema “Educação de Adultos, Democracia, Liberdade”.
Sob este mote, foram partilhadas ideias, sentimentos e opiniões pelo facto de, nos últimos 48 anos de democracia, estranhamente ainda não ter sido criada uma política de Educação de Adultos sólida e coerente, assumida como prioridade nacional, sem medidas avulsas e de acordo com os tempos.
Se durante o Estado Novo a escola promoveu a domesticação do pensamento, formatando as mentes, castigando e condenando o erro, atualmente os estudos realizados pela equipa do POCH revelam o claro impacto da educação e formação na vida das pessoas desempregadas (maior taxa de inserção no mercado de trabalho) e das empregadas (maior produtividade e rentabilidade).
O envolvimento das pessoas é fundamental para edificar uma sociedade mais equilibrada e esclarecida. Contudo, é necessário ter presente que as decisões que conduzem as pessoas adultas a participarem (ou não) em atividades formativas depende também de barreiras silenciosas associadas aos seus papéis sociais, quantas vezes subtis. Por isso, se a verdadeira Educação visa a liberdade, esta deve ser educada, função que compete (não só, mas também) à Educação e Formação de Adultos.
Isabel Moio – Técnica de ORVC

As turmas do Português, Língua e Acolhimento (A1/A2 e B1/B2) celebraram o Dia Europeu das Línguas.
Foi com entusiasmo que os formandos responderam ao desafio das formadoras de fazerem um vídeo com uma apresentação pessoal.
Este dia comemora-se todos os anos a 26 de setembro e celebra a diversidade de línguas existente na Europa. A mesma diversidade que encontramos no grupo de formandos que frequenta estes cursos no nosso Agrupamento. Saber comunicar em Português é fundamental para que consigam integrar-se na nossa comunidade e no mundo do trabalho.
Paula Teixeira e Gina Ribeiro – Formadora do PLA
“’Há des cá bir!’ Ou porque é que escrever bem não consiste apenas em evitar erros ortográficos” é o título da próxima conferência do ciclo 6aoCentro.
A conferência realiza-se em formato híbrido, online (zoom) e presencial (Auditório da Escola secundária Lima-de-Faria, Cantanhede), no dia 25 de outubro de 2022 às 19h00.
O orador convidado é o Professor Paulo Nunes da Silva, docente de Linguística na Universidade Aberta.
Ao longo da sessão, refletir-se-á acerca de múltiplos aspetos que devem ser considerados durante a redação de textos, em particular, de textos académicos. O objetivo principal, assumido no título, consiste em rebater a tese segundo a qual escrever bem equivale simplesmente a não cometer erros de ortografia. De facto, a escrita de textos requer um conjunto diversificado de competências e, embora seja indispensável, não é suficiente o conhecimento das regras de ortografia da língua portuguesa.
Entre os conteúdos e as competências a contemplar quando se escreve um texto académico, incluem-se a correção a nível da ortografia, da acentuação, da pontuação, da morfologia e da sintaxe, assim como a adequação a nível do estilo adotado, da ordenação e articulação dos conteúdos e da segmentação em parágrafos. Gramática, estilo e estruturação dos conteúdos constituem, então, as três dimensões da escrita académica que serão destacadas na sessão.
A participação é gratuita com inscrição obrigatória até dia 24 de outubro. A sessão presencial está limitada a 80 lugares. Faça a sua inscrição para participar de forma presencial ou online em: https://forms.gle/z2hBVtaZGLCb8R6k8
Esta iniciativa encerra o ciclo de conferências 6aoCentro promovido pelos Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta em Ansião e em Cantanhede em parceria com os Centros Qualifica dos concelhos de Anadia, Ansião, Cantanhede, Pombal, Sertã e Vagos.
Dúnia Palricas – Coordenadora do Centro Local de Aprendizagem
Dentro de minutos na BE da Escola Secundária de Pombal.

No próximo dia 29 de setembro, pelas 19h, o auditório do Centro Qualifica da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó (Avelar, Ansião), irá acolher a sessão dedicada ao tema “A origem do pensamento simbólico”, dinamizada pela Professora Carla Alexandra Gonçalves da Universidade Aberta.
Este ciclo de conferências híbridas (presenciais com transmissão online) e em itinerância, é promovido pelos Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta em Ansião e em Cantanhede e conta com o apoio dos Centros Qualifica dos concelhos de Anadia, Ansião, Cantanhede, Pombal, Sertã e Vagos.
Segundo Carla Alexandra Gonçalves, uma das capacidades mais relevantes que a humanidade possui traduz-se na possibilidade de atribuir sentidos e significados a significantes, ou de usar significantes para referir, para representar, para evocar, para comunicar, imaginar ou, por outras palavras, para lidar com o real.
É por meio do pensamento simbólico que nos expressamos, que ideamos e que criamos, pelo que é esta via que permite conceber obras de arte.
Nesta sessão pretende-se debater sobre o que é o pensamento simbólico para, regressando às origens, ou à ancestralidade, e através da articulação de hipóteses, encontrar eixos que permitam revelar como se desenvolveu.
As pessoas interessadas em participar, de forma presencial ou online, poderão inscrever-se através do link https://bit.ly/3qjkwOx até ao dia 28 de setembro.
Evento no Facebook https://www.facebook.com/events/649556356396088
Dúnia Palricas – Coordenadora do Centro Local de Aprendizagem de Ansião da Universidade Aberta
Setembro trouxe-nos novos elementos à equipa do Centro Qualifica que acolhemos com entusiasmo para continuarmos a abraçar o desafio da educação de adultos.
Desejando a toda a comunidade educativa um excelente ano letivo, partilhamos um poema de Manuel António Pina:
O regresso
Como quem, vindo de países distantes fora de
si,chega finalmente aonde sempre esteve
e encontra tudo no seu lugar,
o passado no passado, o presente no presente,
assim chega o viajante à tardia idade
em que se confundem ele e o caminho.
Entra então pela primeira vez na sua casa
e deita-se pela primeira vez na sua cama.
Para trás ficaram portos, ilhas, lembranças,
cidades, estações do ano.
E come agora por fim um pão primeiro
sem o sabor de palavras estrangeiras na boca.
Manuel António Pina

Cristina Costa – Coordenadora do Centro Qualifica

Como poderemos preparar-nos a nós mesmos e aos nossos filhos para um mundo de transformações inéditas e incertezas radicais?
Yuval Harari
Chegou o tempo para avaliar o caminho de um ano de conquistas, desafios e oportunidades de melhoria.
Procurámos não deixar ninguém para trás.
Apoiámos no desenvolvimento na autoconsciência de potencialidades e de literacias através da realização do processo de RVCC; deligenciámos no sentido da plena integração de cidadãos estrangeiros com a criação de cursos de PLA e possibilitámos a transição para o ensino superior com o curso EFA escolar de nível secundário,..
Apoiados numa rede de parcerias, a todos propocionámos momentos de reflexão, de desenvolvimento de uma consciência humana num mundo cada vez mais dominado(r) pela tecnologia.
Obrigada pelo contributo de cada um para o cumprimento da nossa missão e BOAS FÉRIAS!
Cristina Costa – Coordenadora do Centro Qualifica
Numa parceria com o Gabinete de Acolhimento à Comunidade Ucraniana do Município de Pombal, rapidamente conseguimos constituir uma turma para dar resposta às refugiadas que procuraram o Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Pombal nos meses de março e abril, com o objetivo de aprenderem a nossa língua. Foi a 9 de maio que teve início o curso de Português, Língua de Acolhimento – 150 horas – e no dia 28 de julho, no final de uma tarde de convívio, procedeu-se à entrega dos certificados.
Deixamos o testemunho de uma das candidatas, Ganna Romashcuk.
“A guerra trouxe-nos para Portugal. Acabámos a milhares de quilómetros de casa. O país em que vivem pessoas muito sensíveis e amigas, o país que nos deu abrigo chama-se Portugal. Uma língua estrangeira, costumes diferentes… Tudo era assustador e atraente ao mesmo tempo. Mas tínhamos que ir mais longe. Era necessário aprender Português, a simpática e doce Cristina ajudou-nos. E assim chegou o momento em que cruzámos, pela primeira vez, o limiar da escola portuguesa. Sentimentos e lembranças estranhas da minha própria infância simplesmente tomaram conta de mim no momento em que cruzei o portão da escola. Os meus colegas de turma eram agora de diferentes idades, desde meninas até senhoras. Acabámos por conhecer a nossa professora, uma senhora simpática, chamada Susete.
A primeira aula foi muito emocionante. Para nos aproximarmos, partilhámos músicas do nosso país que nos trouxeram lágrimas, mas precisamos viver.
Recordo como todos nós corríamos para a sala de aula atrás da professoras tentando ultrapassar-nos umas às outras para ocupar as primeiras carteiras, como, nos intervalos, no bar, procurámos pedir em português e ficávamos muito felizes quando a senhora que estava do outro lado do balcão nos entendia.
Não foi sempre fácil para nós nem para a professora. Ela recorria a todo um arsenal de jogos, música e danças e os momentos dos testes eram sempre de alguma angústia, mas o tempo voou muito rápido…
Querida Susete, queremos expressar os nossos sinceros agradecimentos pelo seu trabalho, pelo seu apoio que fomos sentindo ao longo destes três meses. Obrigada!”
Queridas formandas, que esta passagem pela Escola Secundária de Pombal seja um marco positivo nesta reviravolta da vossa vida e que vos ajude a concretizar os vossos sonhos de estabilidade.
Cristina Costa – Coordenadora do Centro Qualifica

O H. e o P. obtiveram a certificação do 9.º ano de escolaridade no dia 14 de julho, pelo processo de RVCC. Para o H., este momento foi um troféu. Para o P., uma conquista. O denominador comum reside no facto de se tratar de uma vitória e ambos estavam cientes de que teriam de passar por algumas provas até ao momento da certificação. O portefólio e a formação complementar eram apenas duas delas, mas a maior estava do lado dos candidatos: persistência, compromisso e superação.
Foi sobretudo nas sessões de formação complementar de matemática que, mediante sugestões da formadora, o H. teve sede de ir mais longe. Não se limitou a compreender e a aplicar o Teorema de Pitágoras, mas a pesquisar sobre a vida do filósofo e matemático grego. Não se contentou em compreender o que são as probabilidades, mas com espírito atento passou a interpretar criticamente a informação do verso das raspadinhas, onde são indicadas as probabilidades de sair prémio.
Para o P., focado na indústria 4.0, na melhoria contínua e em equipamentos e automatismos amigos do ambiente, muitos dos poucos momentos de lazer são passados em jogos no telemóvel. Se há linguagem que domina é precisamente essa e não tanto a Linguagem e Comunicação como é trabalhada, sobretudo na forma escrita, neste jogo que é o processo de RVCC. No entanto, e porque se deixou viciar por ele, de forma a ultrapassar as suas dificuldades sentiu-se impulsionado para a compra de dois livros, encontrando-se já a ler um deles, intitulado ‘Start STOP’.
Tal como neste livro, que ensina o leitor a parar, a recuperar e a repor o equilíbrio necessário entre a vida pessoal e profissional, no sentido de melhorar a qualidade de vida sem comprometer a produtividade, desejamos que o H. e o P. saibam parar quando necessário, sem desistir, e recomeçar sempre que as energias lhes permitam para que as vitórias, como o foi esta conquista e este troféu, continuem a ser uma realidade.
Isabel Moio – Técnica de ORVC
“Eu quero aprender a ler e a escrever melhor” é a frase que ouço repetidamente no Centro Qualifica.
As vicissitudes da vida levaram muitos dos nossos candidatos para bem longe dos bancos da escola onde tiveram que aprender a crescer rapidamente.
Afastados do mundo dos livros e dos cadernos, é com muito entusiasmo que regressam à escola para adquirir os saberes que lhes proporcionarão mais segurança, mais conhecimento e uma melhor qualificação.
Tendo deixado a escola do primeiro ciclo ainda muito jovens, por motivos bem díspares, alguns candidatos retomam, no processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, a leitura já um pouco “adormecida”. Com persistência e muita força de vontade, é gratificante observar os progressos na leitura que deixou de ser um simples balbucio e hesitação para dar lugar a uma voz confiante que projeta palavras bem articuladas.
Estes “10 minutos a ler” proporcionam aos nossos candidatos momentos agradáveis de fruição estética, dando asas à imaginação e à criatividade.
Como disse Mário Quintana “Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem.”
Gina Ribeiro – Formadora de Cultura, Língua e Comunicação
No passado dia 22 de junho, mais uma candidata concluiu o seu percurso formativo de nível secundário no nosso Centro Qualifica.
Compreendendo que teria que “agarrar” a oportunidade que a vida lhe estava a dar, apesar de ainda jovem, foi com grande maturidade e dedicação que trilhou o seu caminho pelo processo RVCC, construindo de forma assídua e entusiasta o seu portefólio. Decidida a concluir o mais depressa possível, envidou todos os esforços para conseguir alcançar este seu objetivo que lhe poderá abrir novos horizontes a nível profissional e formativo. Se o investimento foi grande, os frutos também rapidamente foram surgindo e um deles foi o despertar do gosto pela escrita.
Concluída esta etapa, desejamos que o nível secundário seja a âncora para continuar a desbravar novos caminhos de aprendizagens olhando sempre cada uma delas como uma oportunidade para o crescimento pessoal e profissional.
Patrícia Amado – Técnica de ORVC
Quem nos chega às mãos traz as suas calejadas dos ofícios da vida. Inicialmente podem não saber ao que vêm. Mas trazem uma determinação que com facilidade lhes lemos nos olhos: aumentar as qualificações escolares é um dos seus propósitos.
As canetas? Trocadas por outras ferramentas e artes. Os bancos da escola? Abandonados por quem, desde então, raramente se senta para descansar. As disciplinas? Substituídas pelo singular: disciplina, aquela que a vida lhes ensina a exercer com mestria para que cada dia seja bem planeado e todos os recursos bem geridos, entre tarefas e responsabilidades.
Não foram necessárias muitas sessões para que a autoestima e a autoconfiança das candidatas começassem a ganhar uma nova cor e um novo vigor. Voltaram a criar afinidade com as canetas e com os bancos da escola. E, neles, encontraram o impulso não apenas para refletir sobre os seus ímpares percursos de vida, mas também para fortalecer conhecimentos no âmbito das sessões de formação complementar. À medida que a sua história de vida ganhava corpo confidenciaram, não raras vezes, que “se não fosse o processo, já nem me lembrava disto” e, com esta constatação, a equipa procurou que cultivassem a capacidade de valorizar o que comporta os seus trajetos e a forma como impactaram na pessoa que, hoje, são.
Se sempre foi macio? Cremos que não. Se sempre foi harmoniosa a conciliação de compromissos familiares e profissionais? Também. Mas acreditamos que há mais soluções para problemas do que problemas para soluções. Por isso, que a capacidade de superação e de alcance de projetos seja, para as candidatas, a prova disso.
Isabel Moio – Técnica de ORVC
O conhecimento da língua portuguesa é essencial para uma plena integração dos imigrantes que escolheram Pombal para trazer tranquilidade à sua história de vida. Assim, no dia 13 de junho de 2022, celebrámos o final de mais um curso de Português Língua de Acolhimento (PLA).
Retomámos a atividade “Sons e Sabores da Multiculturalidade” pois acreditamos que os sons e os sabores ajudam a construir pontes no meio da diversidade linguística e cultural.
Cristina Costa – Coordenadora do Centro Qualifica
Dando continuidade ao ciclo “6 ao Centro”, os Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta em Ansião e em Cantanhede estão a organizar com os Centros Qualifica dos concelhos de Anadia, Ansião, Cantanhede, Pombal, Sertã e Vagos um ciclo de conferências híbridas (presenciais com transmissão online) e em itinerância.
O Centro Qualifica da Sertã, irá acolher esta sessão no dia 28 de junho, pelas 19h, no auditório do Agrupamento de Escolas da Sertã e com transmissão online dedicada à temática da guerra na Ucrânia, sendo dinamizada por João Caetano, Pró-Reitor para os Assuntos Jurídicos e Diretor da Delegação de Coimbra da Universidade Aberta.
O Professor João Caetano começará por dar uma explicação geral sobre as origens da Guerra na Ucrânia, mostrando que o conflito não começou em 2022, mas quando a Rússia tomou a Crimeia pela força, em 2014. Esqueceu-se o mundo de que existia uma guerra, ainda que apenas latente no plano militar. Em 24 de fevereiro de 2022, o conflito tornou-se militar em toda a sua força. Procurará mostrar se há ou não razões para que a guerra tenha sido desencadeada e as consequências políticas, humanitárias e económicas do conflito. No final fica a pergunta fulcral que é a de saber se no tempo em que vivemos ainda existe alguma justificação possível para a guerra.
A sessão será feita em diálogo com os participantes.
Os interessados/as em participar, de forma presencial ou online, poderão inscrever-se através do link https://shre.ink/vzo até ao dia 27 de junho.
Evento no Facebook https://fb.me/e/3wlVVdsCK
Dúnia Pelrica – Universidade Aberta – CLA de Ansião
Foi interessante no dia 3 de maio de 2022 assistir ao Webinar “Aprender e comunicar complexidade online com jogos e ambientes imersivos” no Auditório da Escola Secundária de Pombal.
Este evento foi promovido pelos Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta em Ansião e em Cantanhede que estão a organizar com os Centros Qualifica da zona centro (Anadia, Ansião, Cantanhede, Pombal, Sertã e Vagos) um ciclo de conferências híbridas (presenciais com transmissão online) e em itinerância, intitulado “6 ao Centro”.
O Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Pombal acolheu a primeira sessão, que foi dinamizada pelo Professor Leonel Morgado, da Universidade Aberta.
O que ouvi nesta sessão faz-me concluir que os jogos ajudam a desenvolver a nossa agilidade. Facilmente, descarregamos do Play Store os jogos que quisermos. Nenhum traz manuais com as regras, pois subentende-se que qualquer jogador as aprende jogando. O lado menos bom disto é que se as pessoas não se controlarem, podem ficar viciadas. Outro aspeto que tenho reparado é que durante os jogos aparecem muitos anúncios e para poder continuar a jogar tenho de vê-los até ao final.
Foi interessante assistir a este Webinar porque me revi em algumas dos aspetos que foram ali falados.
Recordei as longas horas passadas com o “Global city”, um jogo de estratégia e de construção de cidades. Para ganhar pontos é preciso fazer crescer os prédios. Depois, os pontos podem ser utilizados para passar de nível, mas para o conseguir temos de cumprir algumas tarefas. ´muito intuitivo.
O “Top Eleven” é também um jogo de estratégia, mas de futebol. Aqui, também tenho de comprar jogadores e é definida, pelo próprio jogo, uma determinada hora para eu poder jogar com as duas equipas. Se pretender progredir mais rapidamente de nível posso aceder à “Loja” do jogo e adquirir “Tokens” para poder jogar na Liga, Liga dos Campeões e Taça.
O “War Machines” é um jogo de guerra, em que os jogadores podem ser de diferentes países. Quando entro no jogo costumo escolher a opção “Batalha” e com o meu canhão tenho de conseguir escapar sem morrer e destruir os canhões dos outros jogadores. Cada jogo tem um tempo limite para se conseguir vencer e cada vez que um disparo de outro jogador nos atinge, perdemos uma vida. Em função da posição em que se fica, recebe-se diamantes e é com eles que conseguimos novas vidas. Se não tivermos diamantes temos de aguardar cerca de uma hora para voltar a receber diamantes.
Paulo Santos – Candidato do processo RVCC de nível básico – B3
Retomamos a nossa atividade de partilha de pratos típicos, lendas e cantares num convívio multicultural e que este ano marcará o fim do curso de Português Língua de Acolhimento com a entrega de diplomas.
Cristina Costa – Coordenadora do Centro Qualifica

Sob pena de podermos ficar um pouco desfasados da realidade que nos rodeia, torna-se necessário ter competências digitais e conhecer recursos como os CQCode que já são usados nas mais diversas situações como, por exemplo, nos restaurantes para acesso à ementa, em alguns supermercados, etc. Assim, no processo e RVCC, com a formadora Rita Silva, fiquei a saber o que é o QRCode e rapidamente, consegui criar dois QRCode, uma para o link do Centro Qualifica e outro para a reflexão da sobre a própria atividade.
Eulália Marques – Candidata do Processo de RVCC – Nível B3
“Nunca é tarde para aprender” é uma das expressões mais ouvidas pela equipa por parte dos candidatos que realizam o Processo de RVCC. No entanto, mais do que o despertar de novas competências, o Processo de RVCC é a tomada de consciência de que em qualquer momento da nossa vida podemos aprender e de que, quando reunimos todos os esforços, somos capazes de alcançar os nossos objetivos.
Os dois candidatos certificados no passado dia 26 de maio foram exemplo disso pois, inúmeras vezes tiveram de abdicar dos seus compromissos familiares e até profissionais para poderem cumprir com os desafios propostos pela equipa.
Foi com enorme orgulho que verificámos que a conclusão deste Processo lhes aguçou o desejo de continuarem a investir no seu percurso formativo e, por isso, desejamos que a conclusão de ensino secundário seja apenas o primeiro passo para um percurso formativo desafiante e enriquecedor.
Afinal, como referiu Leonardo da Vinci “aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende”.
Patrícia Amado – Técnica de ORVC
A caminhada de formadora de Matemática para Vida (MV)/ Matemática, Ciências e Tecnologias (MCT) no processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) é complexa, mas gratificante. Cada candidato apresenta-se com o seu património ao nível de competências, edificadas no seu percurso escolar e profissional, concomitantemente, com a sua vida sociofamiliar. Recordo ainda as primeiras palavras da coordenadora quando cheguei ao Centro em finais de setembro: “O acolhimento é essencial para motivar para o processo”. Na prática, acolho os interesses de cada um, no enquadramento do Referencial de Competências-Chave, e em cada sessão vou transmitindo o meu gosto por esta área que considero tão cativante. Temos candidatos mais entusiasmados por dinâmicas tecnológicas e outros para as tradicionais e procuro ir respondendo a estas apetências. Partilho duas estratégias que considero terem sido muito positivas: o estudo de polígonos recorrendo ao Google Earth e frações numa análise do indicador do nível de combustível do automóvel.
Ana Maria Ribeira – Formadora de MV/MCT
A energia nuclear é a mais controversa de todas as fontes de energia. O sonho dos anos 1950 de uma energia limpa e barata transformou-se em pesadelo com os acidentes de Three Mile Island, Tchernobyl e Fukushima, que trouxeram de volta os fantasmas de Hiroshima e Nagasaki.
E no entanto a energia nuclear é a menos poluente de todas as fontes de energia, abaixo até da solar e da eólica, e com fatalidades que, tudo somado, estão ao nível daquelas e bem abaixo das mortes por doenças pulmonares originadas na energia fóssil.
Mas o bem maior da energia nuclear é a sua capacidade para agir como regulador dos fluxos renováveis, injetando ou retirando da rede elétrica o necessário para fazer encontrar a oferta e a procura de eletricidade.
Num mundo em que é cada vez mais evidente que o futuro terá de ser elétrico e movido a fontes renováveis, o nuclear pode jogar um papel fundamental no controle das intermitências dessas fontes e assim agir como tecnologia de transição entre o passado carbónico e um futuro limpo, até que as intermitências sejam resolvidas.
Se quer saber mais sobre estes desafios que a atualidade nos impõe, inscreva-se até 30 de maio através do link: https://forms.gle/H7ggEC8KDyw5MuEa9
Acompanhe este evento no Facebook através do link https://fb.me/e/1MXoD9kXX
Organização: Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta em Ansião e em Cantanhede e Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Anadia; com o apoio dos Centros Qualifica do Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria (Cantanhede), Pombal, Sertã, da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos e da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó.
Dúnia Palricas – CLA de Ansião
Procurando apoiar na integração de refugiados ucranianos, o Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Pombal articulou com o Gabinete de Acolhimento à Comunidade de Ucranianos do Município de Pombal, e promoveu a criação de um curso de Português Língua e Acolhimento (PLA). Rapidamente foi autorizada a contratação de uma professora e, no passado dia 9 de maio, 18 formandos deram início a um percurso formativo de 150 horas que lhes irá conferir o nível A1 e A2 do domínio da língua de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência (QECR). Até finais do mês de julho, prevê-se que desenvolvam competências de expressão e compreensão da língua portuguesa que lhes facilitem a integração social, profissional e cívica na nossa sociedade.
A docente, Susete Bicho, destaca que “apesar de ser uma experiência completamente nova, este desafio tem-se revelado extremamente desafiante e gratificante, pois os formandos são muito cordiais, sociáveis, curiosos e empenhados, o que se tem refletido na sua rápida evolução e aprendizagem”.
Cristina Costa – Coordenadora do Centro Qualifica
Muitos têm sido os candidatos do processo RVCC de nível básico que aceitam o desafio de desenvolver o seu raciocínio lógico-dedutivo e aprender alguns jogos lúdicos no âmbito da Matemática.
Embora o nome tenha origem japonesa, o aparecimento do Sudoku deve-se ao físico e matemático suíço Leonhard Euler (1707-1783) que combinou os conceitos de Quadrado Latino e Quadrado Mágico para criar um sistema matemático de análise estatística. Em cada quadrado interior, cada linha e cada coluna não se podem repetir algarismos (de 1 a 9).
Partilhamos alguns das reações dos candidatos do processo de RVCC ao jogo nas sessões de RVCC.
“O raciocínio que fiz foi colocar todos os algarismos de 1 a 9 em cada linha, em cada coluna e em cada subquadrado, sem nunca os repetir. Precisei de muita concentração e algum tempo, mas no fim fiquei muito feliz por ter conseguido!” – Donzília Gaspar.
“Apesar de não ser necessário fazer cálculos, achei o jogo muito exigente em concentração e raciocínio. Já o tinha visto em jornais e revistas, mas nunca tinha tentado fazer. Foram precisas várias tentativas e muita paciência, mas ao fim de duas horas consegui fazer corretamente o Sudoku.” – Kátia Lopes.
“Já tinha visto este jogo no telemóvel mas não sabia jogá-lo (desconhecia as regras). Aprendi e esforcei-me por conseguir preencher corretamente. Confesso que foi difícil e demorado mas tive paciência e não quis desistir: agora sinto-me feliz por ter conseguido!” – Suse Marques.
Telma Madeira – Formadora de Matemática para a Vida
A maioria dos candidatos, que iniciam um processo de Reconhecimento de Competências no nosso Centro Qualifica, apresentam algum receio respeitante à Matemática, anteriormente denominada por “Matemática para a Vida” e recentemente, “Matemática, Ciências e Tecnologias”.
O nosso trabalho passa por levá-los a perceber que a Matemática vai além da nossa sala de trabalho e tem uma relação direta com a vida individualmente e em sociedade. Aos poucos, os nossos Candidatos são conquistados e orientados para a descoberta desta realidade nas mais simples situações/objetos do dia a dia e até em momentos de descontração, como num simples desafio matemático ou algo lúdico como o sudoku.
Conhecer conceitos matemáticos permitirá aos Candidatos desenvolver importantes competências visando o seu crescimento pessoal para além de abrir oportunidades a nível profissional.
Ana Maria Ribeiro – Formadora de Matemática para a Vida
A UNESCO publica Relatórios alusivos à Educação de Adultos sensivelmente de 25 em 25 anos. Recentemente, publicou o terceiro: “Reimaginar os nossos futuros juntos: um novo contrato social para a Educação”. Neste sentido, a Cátedra UNESCO da Educação de Jovens e Adultos convidou para o Diálogo Inter/Nacional sobre a Aprendizagem e Educação de Adultos, com a presença do Professor Doutor António Nóvoa, membro integrante da Comissão Internacional e do Comité Consultivo da VII CONFINTEA.
Este momento decorreu com transmissão online no dia 28 de abril e, partindo do título do Relatório, António Nóvoa destacou três palavras elementares, mas que alicerçam todos os esforços da Educação: juntos, pois a Educação precisa do Outro e da participação de cada um, não se tratando apenas de “juntos dentro da Escola”, mas em estreita ligação com a sociedade; futuro, na medida em que urge equacionar vários futuros possíveis que são construídos concomitantemente por educadores, professores, alunos e adultos; e contrato social, assentando na criação de novos ambientes de aprendizagem e no desenvolvimento de projetos em equipa que tenham em consideração o efetivo contributo de todos.
Foi ainda destacada a necessidade de inscrever o direito à Educação efetivamente como algo consagrado a todas as pessoas, sem esquecer várias revoluções em curso nas nossas sociedades, com especial destaque para as seguintes: revolução demográfica, responsável por elevar a esperança média de vida, o que se repercute na mudança de conceção da Educação de Adultos; revolução no/do trabalho, pois sempre houve uma relação muito forte entre a Educação e o trabalho, mas esta relação pode conduzir nas próximas décadas à falta de trabalho devido à automatização, não se podendo antecipar o que será a Educação de Adultos numa sociedade em que poderá não existir trabalho para todos; e revolução digital, sendo que aqui não se fala apenas de tecnologia, mas da necessidade de pensar que estão a caminho novas fraturas, novas formas de controlo e de vigilância, novos riscos e novos desafios que vão mudar a nossa relação com a Educação.
Assistir a momentos de partilha e de debate como este contribuem para revigorar a crença nos valores que norteiam a Educação de Adultos, que está longe de ser algo meramente institucionalizado entre quatro paredes, mas que deve alimentar-se (e alimentar) as dinâmicas locais e territoriais num verdadeiro trabalho em rede e colaborativo.
Isabel Moio – Técnica de ORVC
Os Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta em Ansião e em Cantanhede estão a organizar com os Centros Qualifica da zona centro: Anadia, Ansião, Cantanhede, Pombal, Sertã e Vagos um ciclo de conferências híbridas (presenciais com transmissão online) e em itinerância, intitulado “6 ao Centro”.
O Centro Qualifica de Pombal, irá acolher a primeira sessão dedicada ao tema “Aprender e comunicar complexidade online, com jogos e ambientes imersivos”, dinamizada pelo Professor Leonel Morgado, da Universidade Aberta, no dia 03 de maio, às 20h, no Auditório da Escola Secundária de Pombal, com transmissão online (Colibri Zoom).
Os interessados/as em participar, de forma presencial ou online, poderão inscrever-se através do link https://url.gratis/5Haizr até ao dia 2 de maio.
Evento no Facebook https://fb.me/e/3rdoCcI4G
Dúnia Palricas – CLA de Ansião
Foi perante o desafio de um novo Referencial de Competências-Chave de Nível Básico e um prazo muito apertado que a equipa do Centro Qualifica se teve que reinventar durante estes últimos meses. Debruçou-se sobre as novas competências a evidenciar, redefiniu estratégias e instrumentos de mediação, procurou o equilíbrio entre a tendência para a escolarização do processo e a sua essência , deu os primeiros passos na realização de Processos de RVCC com outras exigências e nos dias 7 e 12 de abril, aconteceram as duas primeiras certificações de nível B3.
A obrigatoriedade de demonstrar competências em língua inglesa parecia uma barreira que as candidatas teriam que vencer mas, com perseverança e empenho, tanto por parte das próprias como da equipa, conseguiram alcançar os objetivos propostos. Rapidamente, recordaram os conhecimentos adquiridos nos bancos da escola, nas formações e no quotidiano. Numa articulação com a área de Competências Digitais evidenciaram as suas competências de forma criativa.
Desejamos que a certificação do 9ºano seja o primeiro passo para alcançar novos voos, lembrando sempre que qualquer de nós pode voar. Basta dar asas ao que o nosso coração nos diz.
Patrícia Amado – Técnica de ORVC
Na sessão de júri de certificação do dia 7 de abril de 2022 encontraram-se três vidas diferentes, mas comungando o mesmo desígnio, depois de diferentes motivos estarem na origem do afastamento, em crianças, da escola: ou porque os lavores familiares chamaram mais alto ou porque aspetos culturais se sobrepuseram.
Desde então, habituados a Saber-Fazer, souberam durante as sessões dar vida aos seus portefólios para que estes lhes dessem o que tanto pretendiam: a segurança de um nível de qualificação escolar superior ao que tinham como salvaguarda de um “amanhã” de que ninguém é dono.
Com facilidade para absorver novas ideias e novas informações, os candidatos integraram-nas de forma tranquila nos seus mapas mentais, levando a equipa a acreditar que de cada sessão terão retirado a matéria-prima com que foram edificando cada página do seu portefólio. Foi assim que numa peregrinação contínua e num vai e vem entre as primeiras páginas e as finais, os seus portefólios foram construídos com o intuito de sensibilizá-los para a forma como aquilo que poderiam parecer-lhes peças soltas seriam introduzidas nas suas histórias de vida.
Findo este processo, não se inibiram em mostrar-se surpreendidos com o trabalho que realizaram. É esta constante (re)descoberta e (auto)conhecimento que desejamos que continue a fazer parte dos seus dias para que possam extrair de cada um o pólen com que fertilizarão novos trilhos e novas conquistas.
Isabel Moio – Técnica de ORVC
No passado dia 17 de março de 2022, decorreu no Auditório Dra. Gabriela Coelho, na Escola Secundária de Pombal, mais um momento de dramatizações e leituras que fizeram as delícias do público, constituído por formandos do curso EFA (Educação e Formação de Adultos) do PLA (Português Língua de Acolhimento), candidatos ao processo RVCC e alunos do ensino diurno da turma F do 8.º ano com as respetivas famílias.
O serão começou com a intervenção da docente Fernanda Gomes, responsável pela Biblioteca Escolar, que deu as boas vindas a todos os presentes, apresentou a atividade e sensibilizou para a importância da leitura nas nossas vidas. Os alunos do 8.º F procederam à apresentação de “Leitura Simbólicas”, uma dramatização de símbolos nacionais e locais como “O Mar”, “O Fado”, “Rafael Bordalo Pinheiro”, “Marquês de Pombal”, “José Saramago” e “Fernando Pessoa”. O momento encheu corações, mesmo aos que estão a contactar com a língua portuguesa pela primeira vez. Seguiram-se “leituras a Fio”, desenrolando e partilhando um novelo, foi dada voz a diversos autores, destacando a sua importância na cultura nacional e/ou internacional. Por último, “Laços de Leitura”, uma homenagem sentida à Ucrânia e ao seu povo, através da declamação de um poema em ucraniano e português.
Uma noite diferente onde o aprender passou pelo sentir!
Alexandra Goreti Ferreira
São desconhecidos os rostos que entram pela porta do Centro Qualifica pela primeira vez. Contudo, com o decorrer do que aqui identificam como um “caminho de sucesso”, “degrau a degrau”, “concretizações” e “caminho de luz”, vão-se dando a conhecer através de laços que criam com a equipa, à semelhança do que ensinou “O Principezinho”.
No início, nem sempre se revela pacífico introduzir as horas de formação complementar nas suas agendas, harmonizando-as com as suas responsabilidades pessoais e familiares. Porém, a revisitação a conceitos e a conteúdos com os quais deixaram de contactar com o término do percurso escolar e o gosto pela aprendizagem acabam por deixar um travo a saudade, facilmente denunciado pelo brilho dos olhares e até pelas vozes trémulas de emoção.
O momento da certificação não representa o fim de nada, apenas um ponto de chegada. E um ponto de chegada é um excelente ponto de partida. É desta forma que a equipa lê o processo de RVCC dos quatro candidatos que a contactaram em virtude do trabalho em rede com o projeto municipal 3ESC (Educação, Saúde e Cidadania) e que obtiveram a certificação de nível básico nos dias 10 e 17 de fevereiro. A todos, desejamos que este ponto de partida alavanque novos começos, novos sonhos e novos projetos porque a vida é esse…
…milagre aos olhos de quem a tem
e a certeza de uma luta
para um dia ser mais do que ninguém
num mundo onde todos são alguém.
Isabel Moio – Técnica de ORVC
Foi sob o tema Missão Saramago que, no dia 11 de fevereiro de 2022, os 25 candidatos do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), certificados em 2021, aceitaram o convite para desfilar pela passadeira vermelha e receberem o seu diploma.
Juntando a celebração da conquista da certificação de nível básico ou secundário com a celebração dos 100 anos do nascimento do escritor José Saramago, procurámos desafiar os sentidos e estimular a reflexão dos candidatos sobre os grandes diálogos do nosso tempo à luz da obra do nosso Prémio Nobel da Literatura.
Com um momento musical proporcionado pelo Ensemble de Clarinetes da Filarmónica Artística Pombalense, um momento de leitura animada pela coordenadora da Biblioteca Escolar, Fernanda Gomes, e um Escape Game, fomos entrando um pouco na lucidez de José Saramago que denuncia a cegueira humana num mundo pejado de informação irrelevante.
“Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara.”
Epígrafe de Ensaio sobre a cegueira
Cristina Costa – Coordenadora do Centro Qualifica

Propomos um olhar sobre o concelho de Pombal, focando de modo particular as práticas voltadas para a melhoria da qualidade de vida da sua população, o desenvolvimento económico tendo em conta a preservação do meio ambiente.
Esta descoberta será conduzida pela Vice-Presidente da Câmara Municipal de Pombal na quarta-feira, dia 26 de janeiro, às 20:00, no auditório Dra Gabriela Coelho – Escola Secundária de Pombal, tendo a duração prevista de 1h.
Junte-se a nós!
Cristina Costa – Coordenadora do Centro Qualifica