Respostas formativas

Enquadramento legal:

– Portaria nº 230/2008, de 7 de março, alterada pela Portaria nº 283/2011, de 24 de outubro.

– Idade igual ou superior a 18 anos

– Idade igual ou superior a 23 anos (percursos de nível secundário em regime diurno)

– Idade inferior a 18 anos, só a título excecional desde que comprovadamente inseridos no mercado de trabalho.

Promovido por Escolas (públicas e privadas), Escolas profissionais, Centros de Formação profissional e entidades formadoras certificadas.

Condições mínimas de acesso (idade):

– Idade igual ou superior a 18 anos.

Enquadramento legal:

– Portaria nº 1262/2009, de 15 de outubro.

Destinatários:

– Adultos estrangeiros que residem em Portugal

– Adultos que pretendem adquirir a nacionalidade portuguesa e a concessão de autorização de residência permanente e estatuto de residente de longa duração, tendo que comprovar requisitos do conhecimento da língua portuguesa.

Certificação:

A conclusão com aproveitamento das UFCD confere um nível de certificação A1, A2, B1 e B2 de proficiência linguística.

Promovido por Escolas (públicas e privadas) e Centros de Formação profissional .

Enquadramento legal:

– Portaria nº 1100/2010, de outubro.

Condições mínimas de acesso (idade):

– Idade igual ou superior a 18 anos.

– Habilitações < 1º Ciclo do ensino básico ou equivalente ou sem competências básicas de leitura, escrita e cálculo.

Certificação:

– Certificado de Qualificações (sem atribuição de escolaridade ou nível do QNQ)

– Esta formação visa criar condições para a integração dos adultos em cursos EFA B1 ou B1+B2 ou em processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) de nível básico.

Promovido por Escolas (públicas e privadas), Escolas profissionais e Centros de Formação profissional

Enquadramento legal:

– Decreto-Lei  nº 357/2007, de 29 de março, retificado pela Declarção de Retificação nº 117/2007, de 28 de dezembro.

Condições mínimas de acesso (idade):

– Idade igual ou superior a 18 anos que tenham frequentado, sem concluir, planos de estudo já extintos anteriores ao DL 74/2004 (até seis disciplinas/ano).

Promovido por Escolas (públicas e privadas)  e entidades formadoras de cursos EFA de nível secundário.