![]() |
2024-2025 (PESSOAS-FSE+-01840800) 2023-2024 (PESSOAS-FSE+-00998500) [Fichas de Operação] |
Neste espaço poderá encontrar todas as notícias e novidades acerca dos diversos cursos do Ensino Profissional do Agrupamento.
![]() |
2024-2025 (PESSOAS-FSE+-01840800) 2023-2024 (PESSOAS-FSE+-00998500) [Fichas de Operação] |
Neste espaço poderá encontrar todas as notícias e novidades acerca dos diversos cursos do Ensino Profissional do Agrupamento.
Partiram para Malta, acompanhadas pela docente Maria Graciosa Rodrigues Ladeira Gonçalves, ao abrigo do programa ErasmusPro de longa duração (96 dias), no dia 11 de janeiro 2026 duas ex-alunas do Agrupamento de Escolas de Pombal, Mariana Antunes Marques e Stéphane Regina Rodrigues Dias que concluíram o curso profissional Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade no ano letivo passado. É uma experiência que lhes irá dar a possibilidade de terem contacto com um novo mercado de trabalho que vai ser uma mais-valia para o seu futuro profissional, quer optem pelo mercado internacional, quer prefiram trabalhar em Portugal. Num tempo em que a internacionalização é uma realidade, uma experiência através do programa Erasmus+ é cada vez mais valorizada.
O aspeto pessoal é também um grande desafio para estas duas jovens porque estarem longe da sua zona de conforto, da família e dos amigos, é um grande desafio. No entanto, é nos maiores desafios que surge a oportunidade de aprofundarmos o conhecimento que temos de nós mesmos, das nossas capacidades, gostos e limites. Para além desta possibilidade, a distância permite o desenvolvimento de soft skills, tais como a autonomia, a capacidade de adaptação, a resiliência perante obstáculos e a capacidade de gestão financeira. Vai ser certamente uma experiência que estas duas jovens jamais irão esquecer.
Jorge Rodrigues – Coordenador do Projeto:
Em Portugal, temos três jornais desportivos diários. Três! Fomos analisar os do dia seis de janeiro, numa análise comparativa que comprovou que o futebol tem a primazia sobre todas as outras modalidades. Embora tenhamos encontrado artigos sobre voleibol, basquetebol, ténis, rali, atletismo, hóquei e ciclismo, o total de páginas nunca excede as duas. Além disso, não têm qualquer manchete e a imagem ilustrativa é pequena e passa despercebida. Já o futebol ocupa, podemos dizê-lo, 90% do espaço em qualquer um dos jornais!
Esta falta de pluralidade desportiva incomodou-nos, porque todos os atletas de todas as modalidades devem ser valorizados pelo seu trabalho, esforço e empenho. Por outro lado, até compreendemos, pois o futebol faz parte da identidade cultural e emocional portuguesa. É a modalidade mais democrática, já que qualquer pessoa, pobre ou rica, o pode praticar. Qualquer criança começa por dar uns pontapés na bola e tem início aí o seu gosto por este desporto. Os jornais refletem esta adesão nacional. Mas há outros motivos! Na verdade, é uma questão de dinheiro porque há no futebol milhões de euros em causa, com transferências milionárias, direitos televisivos, patrocínios, publicidade e até merchandising. Podemos ainda acrescentar que os três grandes clubes, mais ou menos associados aos três jornais analisados, têm muito poder e agências de comunicação que alimentam esta máquina mediática.
Concluímos, pois, que não podemos ficar de braços cruzados. O futuro tem de ser diferente, mais plural e inclusivo, e a imprensa deverá procurar dar mais voz a outras modalidades.
Curso Técnico de Desporto – 2ºano
No dia 15 de dezembro, os alunos de todas as turmas do 1.º ano dos cursos profissionais do Agrupamento participaram numa sessão educativa no âmbito do programa “No Banco da Minha Escola”, subordinada ao tema “Planeamento e Gestão do Orçamento Familiar”.
A sessão foi dinamizada por Dominique Gonçalves, gerente da agência de Pombal do banco ABANCA, em representação da Associação Portuguesa de Bancos. Esta atividade foi promovida pelo Clube Ciência Viva da Marquês, desenvolvida no âmbito do módulo P1 – Modelos Matemáticos para a Cidadania, da disciplina de Matemática e enquadrou-se no tema Literacia Financeira e Empreendedorismo, integrado na Estratégia de Educação para a Cidadania.
Durante a sessão, foi destacada a importância do planeamento e da gestão do orçamento familiar, bem como as diferentes etapas da sua elaboração. Os alunos tiveram ainda a oportunidade de acompanhar um caso prático, no qual foi apresentado um orçamento familiar fictício, permitindo compreender melhor os desafios e as decisões associadas ao planeamento financeiro.
Outro aspeto abordado foi a definição de objetivos de poupança, considerada fundamental para uma gestão financeira responsável. Foi também apresentado o Simulador de Poupança, disponível no site Todos Contam, Simulador da Poupança | Todos Contam, que permite simular diferentes estratégias de poupança e analisar os seus resultados a longo prazo.
Esta sessão revelou-se muito enriquecedora, contribuindo para o desenvolvimento de conhecimentos e competências essenciais para a vida pessoal e profissional futura dos alunos.
P` CCV
Ana Francisco, docente de Matemática.
No dia 30 de outubro, as turmas dos cursos TPI, TAE, TIG-TGE do segundo ano assistiram a uma representação teatral do Sermão de Santo António aos peixes no Celeiro do Marquês, numa iniciativa artística da Casa Varela.
O ator Marcelo encarnou a figura do Padre António Vieira num exercício de oratória absolutamente extraordinário que nos fez perceber como tudo o que é dito é metafórico e muito atual. Ao longo da apresentação, o orador deu exemplos contemporâneos como, por exemplo, da Nau Vingança que ainda hoje nos caracteriza. Referiu que esse sentimento origina guerras como a de Israel e Palestina ou Rússia e Ucrânia. Quando no Sermão se refere que os peixes se deixam iludir por um pano, mostrou que ainda hoje gostamos de vestir marcas e há quem gaste grande parte do seu orçamento para ostentação e exibicionismo. Esta correspondência constante entre os temas evocados no Sermão e os temas da atualidade tornou a representação muito cativante e esclarecedora.
Tocou-nos particularmente perceber o grande humanismo de Vieira tendo em conta que viveu no século XVII. O ator confidenciou-nos no final que Vieira se preocupava mais com o Homem, em corrigir as suas atitudes, do que com Deus.
Quanto à encenação, destaca-se o uso de adereços como a figura de Santo António, um hábito religioso longo, e o facto de o ator se movimentar numas andas. Deste modo, houve uma representação visual da pregação no púlpito, um local mais elevado nas igrejas, mas também do poder da palavra. Ao nível da sonoplastia, os efeitos sonoros e técnicos despertaram a atenção do público porque estavam bem coordenados com o que era dito pelo ator. De referir que o cenário, na sua simplicidade e minimalismo, se tornou num ambiente acolhedor e bastante intimista.
As turmas participantes – 2º ano – TPI, TAE, TIG-TGE
Os alunos do 2.ºTCM, no âmbito da disciplina de Matemática, participaram com empenho no Projeto Etwinning “Mathematics Mastery: Bridging Mathematical Literacy and Citizenship Education”. Neste projeto, participaram cinco países (Turquia, Espanha, Croácia, Portugal e Polónia.). Os objetivos principais do projeto foram: fomentar a literacia matemática; permitir que os alunos apliquem o pensamento matemático para resolver problemas do dia à dia; .demonstrar aplicações interdisciplinares da matemática, ligando-a a questões sociais e cívicas; promover a Educação para a Cidadania; integrar valores europeus fundamentais, como democracia, igualdade e direitos humanos, em atividades matemáticas; desenvolver competências digitais e colaborativas e utilizar ferramentas da Web 2.0 para facilitar a produção criativa e colaborativa de projetos. Os alunos realizaram atividades no âmbito do módulo B5 – Jogos e Matemática, sendo de destacar a participação dos alunos na criação de um jogo internacional, tendo um dos jogos construídos pelos alunos da turma sido selecionado. Este projeto contribuiu para o desenvolvimento de competências académicas e sociais, elencadas no Perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória.
Uma viagem pelo jogo criado por todos os países:
Ana Francisco – professora de Matemática
Os alunos do 1.ºTPI, no âmbito da disciplina de Matemática participaram com empenho no Projeto Etwinning “Funny Math”. Neste projeto, participaram sete países (Turquia, Portugal, Sérvia, Nova Macedónia, Itália, França e Roménia). O principal objetivo do projeto foi destacar a vertente divertida da matemática. Os alunos realizaram várias atividades no âmbito dos diferentes módulos, sendo de destacar a participação dos alunos no Codeweek 2024 e a criação de uma história recorrendo à Inteligência Artificial abordando tópicos de Literacia Financeira. Este projeto contribuiu para o desenvolvimento de competências académicas e sociais, elencadas no Perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória.
Uma viagem pela história criada por todos os países:
Ana Francisco – Professora de Matemática