Indumape – Visita de Estudo


No passado dia 26 de janeiro todos os alunos do curso de Técnico de Análise Laboratorial (TAL), 1.º TAL, 2.º TAL e 3.º TAL, participaram na Visita Estudo à unidade fabril “Indumape”, hoje a maior transformadora de fruta portuguesa, com recolha a nível nacional, e localizada Parque Industrial Manuel da Mota, em Pombal.

A Visita de Estudo foi enriquecedora e teve como objetivo proporcionar aos visitantes o contacto com uma unidade fabril e as suas diversas dinâmicas, quer ao nível industrial, laboratorial ou técnico.

Permitiu ainda estabelecer o diálogo com os profissionais desta unidade e conectar as aprendizagens ao mundo fabril e industrial, tornando mais fácil a sua compreensão, quer pela sequência de processos e transformações químicas que exploram os vários conceitos, quer pelo conhecimento e caracterização dos métodos, técnicas e equipamentos associados ao laboratório desta fábrica. Visitamos instalações tecnologicamente bem equipadas com equipamentos de vanguarda, maioritariamente para a produção de concentrados de maçã e de pera rocha. Foi muito interessante.

 

 Eduarda Azevedo, Glória Pereira, Ana Domingues e Cláudia Santos – Professoras

3.º TDESP_ Cardiofitness e musculação no Fitness Factory


Foi através de uma pequena deslocação a pé, no dia 25 de janeiro, que no âmbito da disciplina de Atividade Físicas de Manutenção e Lazer, os alunos do 3.º TDESP foram ao Ginásio Fitness Factory de Pombal.

Esta visita permitiu exercitar e consolidar alguns conteúdos da UFCD 9459_ 9460_CARDIOFITNESS & MUSCULACÃO e Treino, efetuando uma análise dos equipamentos existentes, o seu funcionamento e o grupo muscular que cada uma desenvolve. Os alunos realizaram ainda alguns exercícios de pernas, braços e peito nas máquinas.

Esta iniciativa tem em conta a colaboração do ginásio com a escola, onde se pretende que os alunos possam desenvolver algumas das aulas na referida instituição, para um maior conhecimento, e melhorar a abordagem pedagógica das Unidades de Formação de curta duração.

Agradecemos à instituição e em especial à professora Diana Filipe, a sua disponibilidade em receber-nos.

Manuela Beirão – Professora de Educação Física

 

Selo Europeu de Qualidade eTwinning


O projeto eTwinning  “DigiMath-Digital Education in Mathematics “ , desenvolvido no ano letivo 2022/2023, foi distinguido, no dia 15 de janeiro de 2024, com o  SELO EUROPEU  DE QUALIDADE ETWINNING . O projeto foi dinamizado na turma 2.ºTEAC/TAL e num grupo do ensino secundário do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA), no âmbito da disciplina de matemática, lecionada pela professora Ana Francisco. O projeto envolveu dezassete professores e sete países ( Turquia, Geórgia, Portugal, Croácia, Espanha, Sérvia e Jordânia). O principal objetivo do projeto foi desenvolver competências e aptidões ao nível da utilização dos ambientes digitais como ferramenta na aprendizagem da matemática.

O Selo Europeu de Qualidade eTwinning (https://etwinning.pt/site/selo-europeu-de-qualidade ) é concedido pelo Serviço Central de Apoio (SCA) a professores com excelentes projetos eTwinning, significa que o projeto atingiu um determinado padrão a nível nacional e europeu e avalia o trabalho de todos os professores e alunos que são os melhores classificados entre aqueles que receberam o Selo Nacional de Qualidade. Estes projetos apresentam exemplos de colaboração europeia bem-sucedida.

 

Ana Francisco – professora de Matemática

Rio Maior – Cidade do Desporto


Com o objetivo de mobilizar e consolidar os conhecimentos das disciplinas tecnológicas, os alunos dos cursos de Técnico de Desporto e Técnico de Apoio à Gestão Desportiva do nosso Agrupamento foram à intitulada Cidade do Desporto – Rio Maior, fomentando assim o convívio entre alunos e professores.

Para além da visita guiada às instalações e apresentação da oferta formativa Escola Superior de Desporto de Rio Maior, os estudantes experimentaram atividades de fitness que contaram com a coordenação do Prof. Miguel Serra Silva da ESDRM e apoio de alunos finalistas do curso de Desporto, Condição Física e Saúde.

Durante a manhã, foi também possível conhecer as diferentes instalações do Rio Maior Sports Centre (DESMOR) – Centro de Estágios, Piscinas, Polidesportivo e Estádio.

Agradecer à ESDRM por nos ter tão bem recebido!

Cristina Carvalho – Professora de Educação Física

Programar Letras Reativas – Oficina


No dia 13 de dezembro, a turma do 3.ºTEAC do nosso Agrupamento teve a oportunidade de participar na  oficina intitulada “Programar Letras Reativas”. Esta atividade, promovida pela disciplina de Matemática em articulação com a disciplina de Tecnologias Aplicadas, foi dinamizada pelo Doutor Tiago Martins, docente do Departamento de Engenharia Informática e investigador no Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra.

Durante a oficina, os alunos foram desafiados a criar letras e caracteres que mudavam de forma dinamicamente em resposta a ruídos sonoros captados através de um microfone. Para isso, utilizaram o programa “Processing” (disponível em processing.org) para implementar o desenho paramétrico das letras e o mapeamento de dados externos para as características visuais das mesmas, em tempo real.

Além de proporcionar uma experiência prática e divertida aos alunos, esta atividade permitiu-lhes também perceber o papel fundamental da Matemática no desenvolvimento de outras ciências e domínios da atividade humana e social. Ao lidarem com situações que envolviam a Matemática, os estudantes puderam compreender como esta disciplina está presente e é aplicada no seu dia a dia.

Uma das principais vantagens desta oficina foi a sua integração com a disciplina de Tecnologias Aplicadas, proporcionando uma atividade “On the Job” aos alunos. Com esta abordagem interdisciplinar, os estudantes puderam também valorizar o papel da Matemática no desenvolvimento das outras áreas, mostrando-lhes como as competências matemáticas são essenciais na resolução de problemas e no avanço tecnológico.

Para além do tema principal da oficina, os alunos tiveram ainda a oportunidade de conhecer o projeto  da moeda criada por Inteligência Artificial (Museu Casa da Moeda). A moeda tem o nome de  “Mundo Digital”, é uma moeda de coleção, em prata, e  ficou disponível a 11 de dezembro.  Neste projeto, foi apresentado aos alunos como a inteligência artificial está a influenciar a criação e desenvolvimento da moeda, uma área em que a Matemática desempenha também um papel crucial.

No final da atividade, os alunos saíram entusiasmados e com uma nova perspetiva sobre o impacto da Matemática nas diversas áreas da sua vida e do mundo à sua volta. Com a experiência adquirida, certamente ficarão mais conscientes da relevância desta disciplina e da importância de continuar a desenvolver as suas competências matemáticas.

Uma viagem pelas aprendizagens da oficina:

 

Ana Francisco  – Professora de matemática

No banco da minha escola – Planeamento e Gestão ​do Orçamento Familiar 


Os alunos de todas as turmas do curso profissional do 3.º ano do Agrupamento participaram no dia 6 de dezembro numa sessão muito educativa e esclarecedora do programa “No Banco da minha Escola”. O tema desta sessão foi “Planeamento e Gestão do Orçamento Familiar” e foi dinamizada pelo gerente Vitor Duarte, da agência de Pombal do banco Eurobic, em representação da Associação Nacional de Bancos. Na sessão também estiveram presentes as turmas do 10.ºE2, 10.ºH e 10.ºI. Esta atividade foi proposta no âmbito da modelação matemática, uma vertente importante da matemática financeira abordada no módulo A8 da disciplina de matemática e enquadrada no tema “Risco” de Cidadania e Desenvolvimento.

Durante a sessão, foi abordada a importância de planear e gerir o orçamento familiar, assim como as diferentes fases da elaboração de um orçamento familiar. Houve também um caso prático em que os alunos tiveram a oportunidade de visualizar a elaboração de um orçamento fictício, o que lhes permitiu compreender os desafios e as decisões que envolvem o planeamento familiar. Outro tema explorado foi a definição de objetivos de poupança, uma prática fundamental para um bom planeamento financeiro. Foi, ainda, apresentado aos alunos um Simulador de Poupança, disponível no site Todos Contam, Simulador da Poupança | Todos Contam, que lhes permite simular diferentes estratégias de poupança e ver os possíveis resultados a longo prazo.

Esta sessão foi muito enriquecedora para os alunos, pois permitiu-lhes adquirir conhecimentos e competências essenciais para a sua vida futura.

Este tipo de atividades é fundamental para uma educação financeira sólida e responsável dos nossos  alunos. Através de sessões práticas e interativas como estas, os alunos são preparados para tomar decisões financeiras informadas e equilibradas ao longo das suas vidas, minimizando os riscos financeiros.

Ana Francisco – Professora de Matemática