Fomos ouvir o Sermão de Santo António (aos peixes)!


No dia 30 de outubro, as turmas dos cursos TPI, TAE, TIG-TGE do segundo ano assistiram a uma representação teatral do Sermão de Santo António aos peixes no Celeiro do Marquês, numa iniciativa artística da Casa Varela.

O ator Marcelo encarnou a figura do Padre António Vieira num exercício de oratória absolutamente extraordinário que nos fez perceber como tudo o que é dito é metafórico e muito atual. Ao longo da apresentação, o orador deu exemplos contemporâneos como, por exemplo, da Nau Vingança que ainda hoje nos caracteriza. Referiu que esse sentimento origina guerras como a de Israel e Palestina ou Rússia e Ucrânia. Quando no Sermão se refere que os peixes se deixam iludir por um pano, mostrou que ainda hoje gostamos de vestir marcas e há quem gaste grande parte do seu orçamento para ostentação e exibicionismo. Esta correspondência constante entre os temas evocados no Sermão e os temas da atualidade tornou a representação muito cativante e esclarecedora.

Tocou-nos particularmente perceber o grande humanismo de Vieira tendo em conta que viveu no século XVII. O ator confidenciou-nos no final que Vieira se preocupava mais com o Homem, em corrigir as suas atitudes, do que com Deus.

Quanto à encenação, destaca-se o uso de adereços como a figura de Santo António, um hábito religioso longo, e o facto de o ator se movimentar numas andas. Deste modo, houve uma representação visual da pregação no púlpito, um local mais elevado nas igrejas, mas também do poder da palavra. Ao nível da sonoplastia, os efeitos sonoros e técnicos despertaram a atenção do público porque estavam bem coordenados com o que era dito pelo ator. De referir que o cenário, na sua simplicidade e minimalismo, se tornou num ambiente acolhedor e bastante intimista.

As turmas participantes – 2º ano – TPI, TAE, TIG-TGE

 

 

Projeto Etwinning “Mathematics Mastery: Bridging Mathematical Literacy and Citizenship Education”


Os alunos do 2.ºTCM, no âmbito da disciplina de Matemática, participaram com empenho no Projeto Etwinning “Mathematics Mastery: Bridging Mathematical Literacy and Citizenship Education”. Neste projeto, participaram cinco países (Turquia, Espanha, Croácia, Portugal e Polónia.). Os objetivos principais do projeto foram: fomentar a literacia matemática; permitir que os alunos apliquem o pensamento matemático para resolver problemas do dia à dia; .demonstrar aplicações interdisciplinares da matemática, ligando-a a questões sociais e cívicas; promover a Educação para a Cidadania; integrar valores europeus fundamentais, como democracia, igualdade e direitos humanos, em atividades matemáticas; desenvolver competências digitais e colaborativas e utilizar ferramentas da Web 2.0 para facilitar a produção criativa e colaborativa de projetos. Os alunos realizaram atividades no âmbito do módulo B5 – Jogos e Matemática, sendo de destacar a participação dos alunos na criação de um jogo internacional, tendo um dos jogos construídos pelos alunos da turma sido selecionado. Este projeto contribuiu para o desenvolvimento de competências académicas e sociais, elencadas no Perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória.

Uma viagem pelo jogo criado por todos os países:

Ana Francisco – professora de Matemática

Projeto Etwinning “Funny Math”.


Os alunos do 1.ºTPI, no âmbito da disciplina de Matemática participaram com empenho no Projeto Etwinning “Funny Math”. Neste projeto, participaram sete países (Turquia, Portugal, Sérvia, Nova Macedónia, Itália, França e Roménia). O principal objetivo do projeto foi destacar a vertente divertida da matemática. Os alunos realizaram várias atividades no âmbito dos diferentes módulos, sendo de destacar a participação dos alunos no Codeweek 2024 e a criação de uma história recorrendo à Inteligência Artificial abordando tópicos de Literacia Financeira. Este projeto contribuiu para o desenvolvimento de competências académicas e sociais, elencadas no Perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória.
Uma viagem pela história criada por todos os países:

 

FUNNY MATH | Genially

Ana Francisco – Professora de Matemática

Projeto Erasmus 2024/2025


Regressaram no passado dia 14 de junho, os formandos do 3º ano dos cursos profissionais em funcionamento no corrente ano letivo do Agrupamento de Escolas de Pombal, que estiveram a realizar a segunda parte da Formação em Contexto de Trabalho (63 dias) na cidade de Barcelona, Espanha ao abrigo do programa Erasmus+. A alegria do regresso e o reencontro com as famílias, aliadas ao sentimento geral de regressarem com uma visão europeia do mercado de trabalho, são sinais evidentes de que esta experiência cumpriu todos os objetivos inicialmente traçados.

Terem participado no programa Erasmus é algo que os vai acompanhar toda a vida porque é, sem dúvida, uma oportunidade única! Os participantes Erasmus+ beneficiam de uma experiência muito gratificante a nível académico, profissional e pessoal, que se traduz​ num crescimento pessoal e intelectual; no conhecimento de novas culturas, línguas, novos métodos de trabalho e novas tecnologias; em maior empregabilidade futura, não só em mercados estrangeiros, mas também nacionais; numa maior capacidade de adaptação, flexibilidade, autonomia, iniciativa e espírito empreendedor e ainda num alargar de horizontes, contribuindo, assim, para a construção de uma Europa cada vez mais unida na diversidade cultural, linguística e educacional. Com o regresso ao nosso país destes formandos, ficou concluída a mobilidade prevista no nosso projeto que agora termina; mas a experiência repete-se nos próximos dois anos letivos visto que temos acreditação até 2027.

O Coordenador: Jorge Rodrigues

Estatística Descritiva com o Software Jamovi – Workshop


No dia 12 de maio, os alunos do 1.º TPI, do 1ºTIG e do 1.º TGEI tiveram uma aula de Matemática diferente. No âmbito do módulo OP6: Estatística Computacional, nos 100 minutos de aula, participaram no Workshop: “ Estatística Descritiva com o Sofware Jamovi, dinamizado pelos docentes Fernando Sebastião e Leonel Vicente do Departamento de Matemática do Instituto Politécnico de Leiria. O Workshop pretendeu sensibilizar os alunos para as vantagens da utilização do Jamovi na análise preliminar de dados e utilizar as potencialidades do Jamovi para apresentar tabelas de frequências, calcular indicadores estatísticos (medidas de localização e medidas de dispersão) e construir gráficos.  Partindo de uma base de dados que continha informações sobre 195 dos empreendimentos turísticos do distrito de Leiria, existentes em março de 2025, foram tratadas as variáveis “Denominacao” (nome do empreendimento turístico); “TipologiaET” (tipologia do empreendimento turístico); “NrCamasFixas” (número de camas fixas do empreendimento turístico); “NrQuartos” ( número de quartos do empreendimento turístico);  “Estrelas” ( classificação em termos de estrelas do empreendimento turístico );”NrSuites” (número de suites do empreendimento turístico) e “SPA” (indica se o empreendimento turístico tem ou não SPA).

Os alunos realizaram com empenho todas as tarefas propostas e com a base de dados apresentada ilustraram, de forma sucinta e apelativa, a informação mais relevante de um conjunto de dados; exploraram ferramentas básicas do software Jamovi para organizar e tratar dados de forma rápida e cómoda, quer ao nível da elaboração de tabelas de frequências, cálculo de média, desvio padrão, variância e percentis, quer na construção de gráficos. Tiiveram a oportunidade de aplicar os conhecimentos já trabalhados nas aulas num caso real usando a tecnologia Jamovi. Este wokshop foi uma experiência bastante enriquecedora para os alunos, pois foram conduzidos nas aprendizagens por dois especialistas na “ Estatística Descritiva com o software Jamovi” e puderam desenvolver competências consagradas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

 

As docentes de matemática, Ana Francisco e Helena Alonso.

Planeta Matemático


No dia 15 de maio, as turmas do 1.ºTAE e do 1.ºTDE participaram, durante cem minutos, na atividade “Planeta Matemático”, promovida pela docente de matemática Ana Francisco e dinamizada pela docente Raquel Caseiro do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. O ”Planeta matemático” ́ é um jogo de tabuleiro desenvolvido no âmbito do Ano Internacional da Matemática do Planeta Terra por uma equipa de docentes e alunos estagiários do Mestrado em Ensino da Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra (EJML_atas2018-1.pdf). O jogo envolve questões matemáticas relacionadas com o planeta Terra, incluindo questões de cultura, habilidade, sorte e estratégia. Os alunos aprenderam como jogar o jogo e fizeram um campeonato entre equipas, em que cada uma teve de completar provas de vários tipos, como resolver problemas simples, desenhar ou utilizar a expressão gestual. Esta atividade permitiu desenvolver nos alunos as seguintes áreas de competências elencadas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: linguagens e textos, raciocínio e resolução de problemas, relacionamento interpessoal, desenvolvimento pessoal e autonomia, sensibilidade estética e artística, saber científico, técnico e tecnológico e consciência e domínio do corpo.

Os alunos participaram com muito interesse e empenho e ganhou a equipa que conseguiu completar a lista de missões mais rapidamente.

As docentes, Ana Francisco e Helena Alonso