Teatro-debate sobre Saúde Sexual e Reprodutiva


No dia vinte e oito de novembro realizou-se, no espaço memória, um teatro-debate no âmbito do projeto “Cuida-te” do IPDJ (Instituto Português do Desporto e da Juventude), subordinado ao tema da saúde sexual e reprodutiva – #Liberdade.

Nesta sessão, proposto pela equipa Saúde do Agrupamento, os alunos foram confrontados com alguns estereótipos, preconceitos e inseguranças ligados à sexualidade.

Depois da apresentação, em que ficámos a conhecer o moderador e os papéis dos quatro atores, houve um primeiro sketch teatral em que, de forma divertida, se representaram assuntos sérios. A seguir, o moderador promoveu interações com os alunos no sentido de interpretar a representação, saber quem concordava ou discordava desta ou daquela atitude da personagem e até estabelecer paralelismos com as experiências dos jovens na atualidade. Foram abordados tópicos como o consentimento, a linguagem usada para nos referirmos à sexualidade, ou a desigualdade de género quanto à perceção moral dos comportamentos.

A turma do 1ºTCM faz um balanço bastante positivo, considerando que esta atividade foi extremamente enriquecedora, abordada livremente, sem juízos de valor, e de forma a estimular uma visão crítica sobre o tema abordado.

Os formandos do 1ºTCM

Selo Euriopeu de Qualidade eTwinning


Os projetos “MATH MASTERS; “DCTMath – Development of Computational Thinking in Mathematics”; “S.T.A.R.T (Sciences, Technology, Arts, Research, Teamwork)”” Key Of The World: MATH ”, desenvolvidos no ano letivo 2023/2024, pela professora Ana Francisco, foram distinguidos, no dia 12 de novembro de 2024, com o SELO EUROPEU DE QUALIDADE ETWINNING EQL winners 2024 | European School Education Platform).

O projeto “Key of the World:MATH” foi desenvolvido na turma 3.ºTEAC/TAL, no âmbito da disciplina de matemática e do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) de matemática – professora Helena Jesus, frequentado por um aluno da turma 3.º TEAC. Neste projeto, participaram oito países (Turquia, Portugal, Itália, Sérvia, Bulgária, Roménia, Moldávia e Bósnia e Herzegovina). O principal objetivo do projeto foi “abrir as portas da matemática para os alunos” e desenvolver sentimentos positivos em relação à matemática, desenvolvendo nos alunos competências académicas e sociais, elencadas no Perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória.

O projeto “2. S.T.A.R.T (Sciences, Technology, Arts, Research, Teamwork)” foi desenvolvido no 3.ºTEAC/TAL, no âmbito da disciplina de matemática. Neste projeto, participaram oito países (Turquia, Portugal, Croácia, Espanha, Polónia, Moldávia, Roménia e Macedónia do Norte). O principal objetivo do projeto foi ligar os alunos à vida real através do estudo interdisciplinar e transdisciplinar da ciência, da tecnologia e das artes.

O projeto  “DCTMath – Development of Computational Thinking in Mathematics” foi desenvolvido no  2.ºTCM,no âmbito da disciplina de Matemática, com a colaboração das disciplinas de Inglês, Comunicação Publicitária e Criatividade e Comunicação Gráfica e Audiovisual. Neste projeto, participaram sete países (Turquia, Portugal, Espanha, Sérvia, Croácia, França e Geórgia). O principal objetivo do projeto foi promover o desenvolvimento do pensamento computacional nos alunos.

O projeto “Math Masters, desenvolvido no 2.ºTCM” no  âmbito da disciplina de Matemática, com a colaboração da disciplina de Inglês. Neste projeto, participaram seis países (Turquia, Portugal, Espanha, Itália, Eslováquia e Moldávia). O principal objetivo do projeto foi analisar o impacto dos jogos matemáticos na aprendizagem da matemática e no desenvolvimento do pensamento abstrato/matemático.

O Selo Europeu de Qualidade eTwinning é concedido pelo Serviço Central de Apoio (SCA), em Bruxelas, a professores com excelentes projetos eTwinning, significa que o projeto atingiu um determinado padrão a nível nacional e europeu e avalia o trabalho de todos os professores e alunos que são os melhores classificados entre aqueles que receberam o Selo Nacional de Qualidade. Estes projetos apresentam exemplos de colaboração europeia bem-sucedida.

Ana Francisco – Professora de Matmática

Empreendedorismo/ programas de apoio à criação do próprio emprego


No âmbito da disciplina de Capacitação Profissional (módulo 3 – Rumo ao Sucesso), decorreu no auditório Dra. Gabriela Coelho, da Escola Secundária de Pombal, no dia 27 de novembro, entre as 12h40 e as 14h30, a palestra/sessão de esclarecimento sobre empreendedorismo e programas de apoio à criação do próprio emprego. A referida sessão contou com a presença da Dra. Sónia Clemente da NERLEI (Associação Industrial da Região de Leiria) e os representantes da Startup Leiria (Incubadora e aceleradora de empresas), João Ramos e Luís Fonseca.

A Dra. Sónia Clemente iniciou a sessão apresentando conceitos relacionados com o empreendedorismo, nomeadamente, perfil do empreendedor, tipos de empreendedores, empreendedorismo na prática e casos de sucesso na região. De seguida, os representantes da Startup Leiria, João Ramos e Luís Fonseca dinamizaram junto dos alunos atividades relacionadas com a importância da inovação e criatividade na criação do próprio emprego, levando os discentes, de forma colaborativa a apresentarem um Pitch de uma ideia de sucesso, com base em problemas identificados previamente.

Os alunos das turmas 1TDE e 1TCM participaram de forma empenhada na sessão, colaborando positivamente na resolução dos desafios apresentados pelos oradores, o que contribuiu de forma significativa para o processo ensino aprendizagem.

As professoras, Paula Santos e Isabel Figueiredo

 Hora da Literacia Financeira nas Escolas


No dia 7 de outubro pelas 11h, a turma do 1.º TPI, no âmbito do módulo P1 – Modelos Matemáticos para a Cidadania, participou na “Hora da Literacia Financeira nas Escolas”, dinamizada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e pela  Direção-Geral da Educação (DGE). Esta iniciativa, promovida pela Organização Internacional das Comissões de Valores Mobiliários (IOSCO, na sigla inglesa), tem como objetivo sensibilizar e alertar para a importância da educação financeira da população em geral e da proteção dos investidores.

A Atividade estava inserida nas iniciativas da Semana Mundial do Investidor, que decorreu a nível nacional nas escolas, com o objetivo de abordar temas de Literacia Financeira, através de um quiz (realizado à mesma hora a nível nacional) e debate em aula.

Os alunos participaram com empenho na realização do quiz e foram bastante participativos no debate que envolveu questões como “Que produtos financeiros escolherias para investir as tuas poupanças?”; “O que é uma Bolsa de Valores?”; “Quando os produtos financeiros têm um retorno muito elevado geralmente estão expostos a mais riscos”; “Quem investe em criptoativos corre o risco de perder todo o dinheiro” e “Recebes uma mensagem por WhatsApp, que diz que a tua conta bancária está bloqueada e tens 24 horas para regularizar a situação para não perder o dinheiro depositado e outras aplicações. O que deves fazer?”

 

Informações sobre Literacia Financeira disponíveis nos links:

CMVM (PORTAL DO INVESTIDOR )

https://investidor.cmvm.pt/PInvestidor/?Input_language=pt-PT

PLANO DE FORMAÇÃO FINANCEIRA (PORTAL TODOS CONTAM)

https://www.todoscontam.pt/

 

Prof. Ana Francisco – Professora de Matemática

Planeamento e Gestão ​do Orçamento Familiar 


Os alunos de todas as turmas do curso profissional do 1.º ano do Agrupamento participaram no dia 31 de outubro numa sessão do programa “No Banco da minha Escola”. O tema desta sessão foi “Planeamento e Gestão do Orçamento Familiar”, enquadrada no tema “Matemática nos salários” do módulo P1 – Modelos Matemáticos para a Cidadania. A sessão foi dinamizada pelo gerente Vitor Duarte, da agência de Pombal do banco Eurobic, em representação da Associação Nacional de Bancos.

Durante a sessão, foi abordada a importância de planear e gerir o orçamento familiar, assim como as diferentes fases da elaboração de um orçamento familiar. Houve também um caso prático em que os alunos tiveram a oportunidade de visualizar a elaboração de um orçamento fictício, o que lhes permitiu compreender os desafios e as decisões que envolvem o planeamento familiar. Outro tema explorado foi a definição de objetivos de poupança, uma prática fundamental para um bom planeamento financeiro. Foi, ainda, apresentado aos alunos um Simulador de Poupança, disponível no site Todos Contam, Simulador da Poupança | Todos Contam, que lhes permite simular diferentes estratégias de poupança e ver os possíveis resultados a longo prazo.

Esta sessão foi muito enriquecedora para os alunos, pois permitiu-lhes adquirir conhecimentos e competências essenciais para o futuro.

Ana Francisco, professora de Matemática

Participação do 1.º TPI e do 2.ºTCM no EUCodeWeek


Nos dias 17 e 21 de outubro de 2024, os alunos do 1.º TPI e do 2.º TCM, respectivamente, no âmbito da disciplina de matemática participaram no EUCodeWeek. Os alunos exploraram o universo da matemática de forma  inovadora e criativa.

A turma do 1.º TPI destacou-se com uma atividade em Excel, onde realizaram cálculos de percentagens, no âmbito do tema “Matemática nos salários” do módulo P1 – Modelos Matemáticos para a Cidadania, e culminou na geração de uma palavra, evidenciando o potencial da matemática na vida quotidiana. Esta atividade está inserida no projeto eTwinning “Funny Math”, que visa aproximar os alunos da matemática de forma lúdica e divertida.

 

Por sua vez, os alunos do 2.º TCM criaram imagens utilizando inteligência artificial, recriando jogos que já tinham estudado no módulo B5 “Jogos e Matemática”. Esta atividade não só consolidou os conhecimentos já adquiridos durante o módulo, como também possibilitou aos alunos explorar a relação entre a matemática e  a tecnologia. A atividade do 2.º TCM faz parte do projeto “Mathematics is all around us”, que incentiva a percepção da matemática presente no quotidiano dos alunos.

Ambas as turmas demonstraram empenho na realização da atividade, mostrando que a matemática vai muito além dos números e que pode ser uma ferramenta poderosa para a cidadania e para a compreensão do mundo que nos rodeia.

A atividade CodeWeek é uma atividade da Semana Europeia da Programação (link: https://codeweek.eu/ ), que é uma iniciativa que visa levar a programação e a literacia digital a todos de uma forma divertida e atrativa.

Prof. Ana Francisco – Professora de Matemática