Participação no 10th Iberian Meeting on Colloids and Interfaces


A aluna Lara Gonçalves do 3.º ano do curso de Técnico de Análise Laboratorial (3.º TAL) está a realizar a Formação em Contexto de Trabalho (FCT) no departamento de Química da Universidade de Coimbra, e resultado do excelente trabalho que está a desenvolver com os investigadores do Centro de Química, foi agraciada com o seu nome num poster científico que foi apresentado no “10th Iberian Meeting on Colloids and Interfaces”, em Coimbra, de 23 a 26 de junho, intitulado “Coupled diffusion of analgesic drugs and caffeine in polymeric solutions”.

POSTER RICI_junho2024

Parabéns à Lara Gonçalves.

A professora Eduarda Azevedo

Projeto Etwinning “MATH MASTERS”


Os alunos do 2.ºTCM, no âmbito da disciplina de Matemática, com a colaboração da disciplina de Inglês participaram com empenho no Projeto Etwinning “MATH MASTERS”. Neste projeto, participaram seis países (Turquia, Portugal, Espanha, Itália, Eslováquia e Moldávia). O principal objetivo do projeto foi analisar o impacto dos jogos matemáticos na aprendizagem da matemática e no desenvolvimento do pensamento abstrato/matemático. Os alunos realizaram várias atividades no âmbito do módulo B5 – Jogos e Matemática, sendo de destacar a Comemoração do Dia Internacional da Matemática (14/03/2024) no Átrio da Escola Secundária. Nesse dia os alunos promoveram uma atividade interativa, convidando a comunidade educativa a participar em diversos jogos matemáticos (hex, nim, pontos e quadrados, ouri, peões, charada de Sam Loyd, cães e gatos e solitário). Este projeto permitiu aos alunos aprenderem várias ferramentas web 2.0. ligadas à comunicação matemática e à apresentação dos trabalhos realizados e contribuiu para o desenvolvimento de competências académicas e sociais, elencadas no Perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória.

Alguns trabalhos realizados pelos alunos:

https://padlet.com/mihgit/s-t-a-r-t-etwinning-project-2023-2024-kfsjr8rmiane

https://padlet.com/mihgit/fractals-in-real-life-a8mfwkc5g67c

 

Uma viagem pelos países envolvidos no projeto:

https://view.genially.com/650778827d706000117e7b95/interactive-image-start-etwinning-project

Ana Francisco – Professora de Matemática

Projeto Etwinning “DCTMath – Development of Computational Thinking in Mathematics”


Os alunos do 2.ºTCM, no âmbito da disciplina de Matemática, com a colaboração das disciplinas de Inglês, Comunicação Publicitária e Criatividade e Comunicação Gráfica e Audiovisual participaram com empenho no Projeto Etwinning “DCTMath – Development of Computational Thinking in Mathematics”. Neste projeto, participaram sete países (Turquia, Portugal, Espanha, Sérvia, Croácia, França e Geórgia). O principal objetivo do projeto foi promover o desenvolvimento do pensamento computacional nos alunos. Os alunos realizaram várias atividades no âmbito do módulo B5 – Jogos e Matemática, sendo de destacar a participação dos alunos no Desafio Bebras, a criação de jogos e a partilha dos mesmos entre as escolas envolvidas no projeto. Os nossos alunos, com os jogos criados, dinamizaram a sala de matemática nos dias 8 e 9 de maio, no âmbito da semana aberta. Este projeto contribuiu para o desenvolvimento de competências académicas e sociais, elencadas no Perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória.

Algumas atividades realizadas pelos alunos:

https://view.genially.com/6665ef5513ffae0014ec8ba2/presentation-december-activities-dctmath

https://view.genially.com/666610dd13ffae0014098b63/interactive-content-january-activities-dctmath

https://view.genially.com/6660e3be455ba70015c3fb07/interactive-content-dctmaths-games

https://youtu.be/A_R88Ul2BU8

 

Uma viagem pelos países envolvidos no projeto:

Map of Schools in the Project DCTMath (padlet.com)

https://www.youtube.com/watch?v=GC3oFVGPXAE

Ana Francisco – Professora de Matemática

Vamos Visitar um Laboratório – Ciência Divertida


 Nos dias 21 e 22 de maio todos os alunos do 3.º ano do Agrupamento visitaram o Laboratório de Química da Escola Secundária de Pombal, acolhidos pelos alunos do 1.º TAL (Técnico de Análise Laboratorial) e do 8.º E.
A atividade “Vamos Visitar um Laboratório – Ciência Divertida” no âmbito do PAA e do “Clube Ciência Viva Marquês Pombal” teve como objetivos consciencializar os alunos do 3.º ano para a importância da Ciência no desenvolvimento da sociedade, instigar o gosto pela ciência nas gerações mais novas, dar a conhecer um laboratório de Ciências Experimentais, mostrar alguns materiais de laboratório e permitir a realização de experiências simples.
Divididos por 4 estações, puderam experimentar a “Dança das cores”, o “Cocktail Químico”, a “Areia movediça”, a “Pilha de limão”, a “Erupção Vulcânica”, “Micróbios … à distância” e “Que cores esconde o verde”.
Os mais pequenos puderam meter “As mãos na massa”, uma vez que foram envolvidos em todas as atividades. Participaram com entusiasmo e aplaudiram os “Cientistas” pelo que estes lhes proporcionaram.
Foram momentos enriquecedores para todos, de partilha e criatividade, vê em Atividades Divertidas
Os alunos do 1.º TAL e do 8.º E tiveram o apoio dos docentes Ana Domingues, Anabela Ralha, Bruno Rodrigues, Conceição Assunção e Eduarda Azevedo.

Projeto Etwinning “S.T.A.R.T (Sciences, Technology, Arts, Research, Teamwork)”


Os alunos do 3.ºTEAC/TAL, no âmbito da disciplina de matemática, participaram com empenho no Projeto Etwinning  “S.T.A.R.T (Sciences, Technology, Arts, Research, Teamwork)”. Neste projeto, participaram oito países (Turquia, Portugal, Croácia, Espanha, Polónia, Moldávia, Roménia e Macedónia do Norte). O principal objetivo do projeto foi ligar os alunos à vida real através do estudo interdisciplinar e transdisciplinar da ciência, da tecnologia e das artes. Neste projeto a Matemática foi a ferramenta básica e a ligação com as outras ciências, o que ajudou os alunos a questionar, a pensar criticamente, a analisar, a encontrar soluções e a aplicá-las com sucesso. Foram realizados trabalhos enquadrados nos conteúdos curriculares dos módulos A8 – Modelos Discretos, A9 – Funções de Crescimento e A10 – Otimização. Foram realizadas atividades de resolução de problemas, de forma a preparar os alunos para enfrentarem desafios de desenvolvimento profissional e para desenvolverem o espírito de iniciativa, integrando a tecnologia e o desenvolvimento de competências para o século XXI. Este projeto permitiu aos alunos aprenderem várias ferramentas web 2.0. ligadas à comunicação matemática e à apresentação dos trabalhos realizados; criarem trabalhos comuns, através da colaboração e da cooperação com alunos de outros países; e contribuiu para o desenvolvimento de competências académicas e sociais, elencadas no Perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória.

Alguns trabalhos realizados pelos alunos:

https://padlet.com/mihgit/s-t-a-r-t-etwinning-project-2023-2024-kfsjr8rmiane

https://padlet.com/mihgit/fractals-in-real-life-a8mfwkc5g67c

Uma viagem pelos países envolvidos no projeto:

https://view.genially.com/650778827d706000117e7b95/interactive-image-start-etwinning-project

Ana Francisco – Professora de Matemática

 

Projeto Etwinning “Key Of The World: MATH”


Os alunos do 3.ºTEAC/TAL, no âmbito da disciplina de matemática e do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) de matemática, frequentado por um aluno da turma, participaram com empenho no Projeto Etwinning  “Key Of The World: MATH ”. Neste projeto, participaram oito países (Turquia, Portugal, Itália, Sérvia, Bulgária, Roménia, Moldávia e Bósnia e Herzegovina). O principal objetivo do projeto foi “abrir as portas da matemática para os alunos” e desenvolver sentimentos positivos em relação à matemática, desenvolvendo nos alunos competências académicas e sociais, elencadas no Perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória. Foram realizadas atividades de pesquisa e de resolução de problemas, integrando os conteúdos dos módulos em estudo, a tecnologia e o desenvolvimento de competências para o século XXI. Este projeto permitiu aos alunos aprenderem várias ferramentas web 2.0. ligadas à comunicação matemática e à apresentação dos trabalhos realizados.

Ana Francisco – Professora de Matemática