Visita de Estudo a Alcobaça e Nazaré


No dia 28 de junho realizou-se uma Visita de estudo envolvendo cem alunos do 2º ano dos Cursos Profissionais do Agrupamento de Escolas de Pombal, a Alcobaça e à Nazaré, acompanhados por oito professores e por uma Assistente Operacional (em apoio a uma aluna com mobilidade reduzida).

Tratou-se de uma experiência centrada, essencialmente, nos conteúdos dos Módulos da disciplina de Português, porém teve, também, uma vertente de articulação entre as diversas disciplinas curriculares destes alunos, ou seja, promoveu-se a interdisciplinaridade (Português, Inglês, Área de Integração, Aplicações Informáticas e Educação Física). Por conseguinte, as professoras de Português responsáveis pela sua planificação e concretização (Graciosa Gonçalves, Margarida Rafael e Natália Joaninho) estabeleceram os seguintes objetivos: desenvolver o espírito de observação e o espírito crítico; estimular o gosto pelo património linguístico-cultural português; contextualizar textos literários portugueses do século XX em função de grandes marcos históricos e culturais; evocar os conhecimentos relativos à relação entre o mar e a literatura portuguesa: Módulo 3 (Os Lusíadas de Luís de Camões – episódio de Inês de Castro); Módulo 5 (Sermão de Santo António aos Peixes de Padre António Vieira); motivar para o estudo da obra Mensagem de Fernando Pessoa (Módulo 8); participar em atividades interpessoais e de grupo, respeitando regras e critérios de atuação e de convivência em diversos contextos; aplicar estratégias para a organização do trabalho de grupo (Tema 7: Trabalho em equipa – Capacitação e Qualificação Profissional).

Considera-se que os objetivos delineados foram atingidos, uma vez que os alunos vivenciaram momentos de aprendizagem bastante enriquecedores, em contexto informal, fora da sala de aula, nomeadamente com a experiência do percurso pedestre com Guias do Município de Alcobaça (Rota do Amor-percurso camoniano, em articulação temática com o Canto III d´“Os Lusíadas”/amores trágicos de Inês de Castro e com outros textos sobre a mesma temática, nomeadamente da autoria de Miguel Torga; Rota da Água – ligações entre o mar e a Literatura Portuguesa). Sublinham-se, ainda, os momentos de são convívio e de lazer, tão necessários nestes tempos que se vivem, pelo que o balanço é extremamente positivo.

Graciosa Gonçalves, Margarida Rafael, Natália Joaninho – Professoras

Exploração da natureza


No dia 8 de junho de 2021, os alunos da turma do 1.º ano de Técnico de Desporto, realizaram uma visita de estudo ao Parque Aventura, na Figueira da Foz.

As docentes de Teresa Pinto e Carla Leitão, de Matemática e Desportos Individuais, respetivamente, prepararam a atividade que proporcionou aos alunos uma sessão de esclarecimento sobre as saídas profissionais que existem para a sua área e sobre as tarefas a desempenhar nesta área de trabalho e realizaram atividades de exploração da natureza – arborismo.

Os alunos foram acompanhados pela professora Aida Antunes e participaram com um espírito de interajuda muito grande, comportamento exemplar e superando os obstáculos/desafios encontrados.

 Aida Antunes, Carla Rodrigues e Teresa Pinto – Professoras

Visita de estudo à OPTILINK


No dia 21 de junho, a turma 1ºTIS (Técnico de Informática-Sistemas) foi conhecer a empresa OPTILINK, em Pombal, que trabalha em soluções para fibra ótica.

Dividida em dois grupos, o responsável pela empresa deu a conhecer as instalações, os departamentos da empresa e as fases de desenvolvimento dos produtos.

Percebemos que a empresa está empenhada na inovação e ambiciona envolver-se em novos projetos. Trabalha em parcerias e a produção é feita por encomenda e sempre às necessidades do cliente.

Foi uma experiência enriquecedora para a nossa formação profissional, pois observámos o processo de fabrico de perto. A organização era excelente. A empresa já conta com 14 anos de serviço mas quer expandir e recrutar jovens.

Agradecemos a simpatia com que a empresa nos acolheu.

Os alunos do 1º TIS

1º TIS

Projeto do 1.º TAL no Hall da Escola Secundária de Pombal


Ao longo deste ano letivo, o curso 1.º TAL levou a cabo um interessante estudo sobre “Substâncias medicinais extraídas de plantas da serra de Sicó”, que envolveu todas as disciplinas da componente tecnológica e respetivas professoras.
No decurso do desenvolvimento do Projeto foram realizadas diversas operações unitárias e utilizados procedimentos e técnicas laboratoriais com vista à extração de essências de algumas espécies autóctones da serra de Sicó. Assim, foi realizado trabalho laboratorial, de campo e, ainda, entrevistas a especialistas.
Para terminar, o curso apresentou à comunidade uma exposição “aromática”, em que as fragrâncias de menta, orégãos, rosmaninho, alecrim, erva-de-Santa-Maria, erva cidreira e hipericão invadiram o hall de entrada da Escola Secundária de Pombal.
A concluir a atividade, houve ainda lugar a prova de cheiros e de sabores.
Os projetos de todo um ano foram, então, apresentados numa tarde em chei(r)o.

 Eduarda Azevedo e Marta Sá – Professoras

Educar para uma cidadania livre e sustentável


No âmbito da Cidadania e Desenvolvimento, as turmas 2.º TD, 2.ºTEAC+TAL e 2.º TIS, na disciplina de Matemática trataram o tema “Educar para uma cidadania livre e sustentável”, abordando a subtemática “Sustentabilidade e educação ambiental”.

Partindo da visualização de filmes que retratam as problemáticas ambientais, os alunos foram convidados a refletir sobre os temas e impacto dos mesmos no planeta. As suas reflexões foram publicadas num mural de cada turma (Padlet).

Num segundo momento, e em trabalho de grupo, utilizaram a modelação matemática em conjunto com ferramentas tecnológicas para resolver problemas e fazer previsões sobre o impacto de algumas problemáticas, no ambiente e na vida humana.
Os trabalhos elaborados foram apresentados à turma por cada um dos grupos.

Os alunos revelaram sensibilidade aos temas tratados e vontade de mudança de comportamentos, reconhecendo que o futuro do planeta, em termos sociais e ambientais, depende da formação de cidadãs/ãos com competências e valores, na esperança de que contribuam para um desenvolvimento sustentável e inclusivo na sua vida futura.

Cliquem aqui para viajarem pelos trabalhos desenvolvidos pelos alunos. Em cada Padlet podem explorar as colunas dos trabalhos de cada um dos grupos.

 

Ana Francisco, Carla Dionísio e Teresa Pinto – Professoras

Arte e gráficos de funções


No âmbito do módulo A3- Funções periódicas, os alunos do 2.ºTEAC e 2.º TAL criaram, com recurso a software de geometria dinâmica, obras de arte utilizando gráficos de funções em coordenadas polares.

A exposição virtual pode ser visualizada aqui.

 Carla Dionísio – Professora

Powered by emaze