Participação no 10th Iberian Meeting on Colloids and Interfaces
A aluna Lara Gonçalves do 3.º ano do curso de Técnico de Análise Laboratorial (3.º TAL) está a realizar a Formação em Contexto de Trabalho (FCT) no departamento de Química da Universidade de Coimbra, e resultado do excelente trabalho que está a desenvolver com os investigadores do Centro de Química, foi agraciada com o seu nome num poster científico que foi apresentado no “10th Iberian Meeting on Colloids and Interfaces”, em Coimbra, de 23 a 26 de junho, intitulado “Coupled diffusion of analgesic drugs and caffeine in polymeric solutions”.
Parabéns à Lara Gonçalves.
A professora Eduarda Azevedo
Projeto Etwinning “MATH MASTERS”
Os alunos do 2.ºTCM, no âmbito da disciplina de Matemática, com a colaboração da disciplina de Inglês participaram com empenho no Projeto Etwinning “MATH MASTERS”. Neste projeto, participaram seis países (Turquia, Portugal, Espanha, Itália, Eslováquia e Moldávia). O principal objetivo do projeto foi analisar o impacto dos jogos matemáticos na aprendizagem da matemática e no desenvolvimento do pensamento abstrato/matemático. Os alunos realizaram várias atividades no âmbito do módulo B5 – Jogos e Matemática, sendo de destacar a Comemoração do Dia Internacional da Matemática (14/03/2024) no Átrio da Escola Secundária. Nesse dia os alunos promoveram uma atividade interativa, convidando a comunidade educativa a participar em diversos jogos matemáticos (hex, nim, pontos e quadrados, ouri, peões, charada de Sam Loyd, cães e gatos e solitário). Este projeto permitiu aos alunos aprenderem várias ferramentas web 2.0. ligadas à comunicação matemática e à apresentação dos trabalhos realizados e contribuiu para o desenvolvimento de competências académicas e sociais, elencadas no Perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória.
Alguns trabalhos realizados pelos alunos:
https://padlet.com/mihgit/s-t-a-r-t-etwinning-project-2023-2024-kfsjr8rmiane
https://padlet.com/mihgit/fractals-in-real-life-a8mfwkc5g67c
Uma viagem pelos países envolvidos no projeto:
https://view.genially.com/650778827d706000117e7b95/interactive-image-start-etwinning-project
Ana Francisco – Professora de Matemática
Projeto Etwinning “DCTMath – Development of Computational Thinking in Mathematics”
Os alunos do 2.ºTCM, no âmbito da disciplina de Matemática, com a colaboração das disciplinas de Inglês, Comunicação Publicitária e Criatividade e Comunicação Gráfica e Audiovisual participaram com empenho no Projeto Etwinning “DCTMath – Development of Computational Thinking in Mathematics”. Neste projeto, participaram sete países (Turquia, Portugal, Espanha, Sérvia, Croácia, França e Geórgia). O principal objetivo do projeto foi promover o desenvolvimento do pensamento computacional nos alunos. Os alunos realizaram várias atividades no âmbito do módulo B5 – Jogos e Matemática, sendo de destacar a participação dos alunos no Desafio Bebras, a criação de jogos e a partilha dos mesmos entre as escolas envolvidas no projeto. Os nossos alunos, com os jogos criados, dinamizaram a sala de matemática nos dias 8 e 9 de maio, no âmbito da semana aberta. Este projeto contribuiu para o desenvolvimento de competências académicas e sociais, elencadas no Perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória.
Algumas atividades realizadas pelos alunos:
https://view.genially.com/6665ef5513ffae0014ec8ba2/presentation-december-activities-dctmath
https://view.genially.com/666610dd13ffae0014098b63/interactive-content-january-activities-dctmath
https://view.genially.com/6660e3be455ba70015c3fb07/interactive-content-dctmaths-games
Uma viagem pelos países envolvidos no projeto:
Map of Schools in the Project DCTMath (padlet.com)
https://www.youtube.com/watch?v=GC3oFVGPXAE
Ana Francisco – Professora de Matemática
Vamos Visitar um Laboratório – Ciência Divertida
Projeto Etwinning “S.T.A.R.T (Sciences, Technology, Arts, Research, Teamwork)”
Os alunos do 3.ºTEAC/TAL, no âmbito da disciplina de matemática, participaram com empenho no Projeto Etwinning “S.T.A.R.T (Sciences, Technology, Arts, Research, Teamwork)”. Neste projeto, participaram oito países (Turquia, Portugal, Croácia, Espanha, Polónia, Moldávia, Roménia e Macedónia do Norte). O principal objetivo do projeto foi ligar os alunos à vida real através do estudo interdisciplinar e transdisciplinar da ciência, da tecnologia e das artes. Neste projeto a Matemática foi a ferramenta básica e a ligação com as outras ciências, o que ajudou os alunos a questionar, a pensar criticamente, a analisar, a encontrar soluções e a aplicá-las com sucesso. Foram realizados trabalhos enquadrados nos conteúdos curriculares dos módulos A8 – Modelos Discretos, A9 – Funções de Crescimento e A10 – Otimização. Foram realizadas atividades de resolução de problemas, de forma a preparar os alunos para enfrentarem desafios de desenvolvimento profissional e para desenvolverem o espírito de iniciativa, integrando a tecnologia e o desenvolvimento de competências para o século XXI. Este projeto permitiu aos alunos aprenderem várias ferramentas web 2.0. ligadas à comunicação matemática e à apresentação dos trabalhos realizados; criarem trabalhos comuns, através da colaboração e da cooperação com alunos de outros países; e contribuiu para o desenvolvimento de competências académicas e sociais, elencadas no Perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória.
Alguns trabalhos realizados pelos alunos:
https://padlet.com/mihgit/s-t-a-r-t-etwinning-project-2023-2024-kfsjr8rmiane
https://padlet.com/mihgit/fractals-in-real-life-a8mfwkc5g67c
Uma viagem pelos países envolvidos no projeto:
https://view.genially.com/650778827d706000117e7b95/interactive-image-start-etwinning-project
Ana Francisco – Professora de Matemática
Projeto Etwinning “Key Of The World: MATH”
Os alunos do 3.ºTEAC/TAL, no âmbito da disciplina de matemática e do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) de matemática, frequentado por um aluno da turma, participaram com empenho no Projeto Etwinning “Key Of The World: MATH ”. Neste projeto, participaram oito países (Turquia, Portugal, Itália, Sérvia, Bulgária, Roménia, Moldávia e Bósnia e Herzegovina). O principal objetivo do projeto foi “abrir as portas da matemática para os alunos” e desenvolver sentimentos positivos em relação à matemática, desenvolvendo nos alunos competências académicas e sociais, elencadas no Perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória. Foram realizadas atividades de pesquisa e de resolução de problemas, integrando os conteúdos dos módulos em estudo, a tecnologia e o desenvolvimento de competências para o século XXI. Este projeto permitiu aos alunos aprenderem várias ferramentas web 2.0. ligadas à comunicação matemática e à apresentação dos trabalhos realizados.
Ana Francisco – Professora de Matemática