Visita de estudo à OPTILINK


No dia 21 de junho, a turma 1ºTIS (Técnico de Informática-Sistemas) foi conhecer a empresa OPTILINK, em Pombal, que trabalha em soluções para fibra ótica.

Dividida em dois grupos, o responsável pela empresa deu a conhecer as instalações, os departamentos da empresa e as fases de desenvolvimento dos produtos.

Percebemos que a empresa está empenhada na inovação e ambiciona envolver-se em novos projetos. Trabalha em parcerias e a produção é feita por encomenda e sempre às necessidades do cliente.

Foi uma experiência enriquecedora para a nossa formação profissional, pois observámos o processo de fabrico de perto. A organização era excelente. A empresa já conta com 14 anos de serviço mas quer expandir e recrutar jovens.

Agradecemos a simpatia com que a empresa nos acolheu.

Os alunos do 1º TIS

1º TIS

Projeto do 1.º TAL no Hall da Escola Secundária de Pombal


Ao longo deste ano letivo, o curso 1.º TAL levou a cabo um interessante estudo sobre “Substâncias medicinais extraídas de plantas da serra de Sicó”, que envolveu todas as disciplinas da componente tecnológica e respetivas professoras.
No decurso do desenvolvimento do Projeto foram realizadas diversas operações unitárias e utilizados procedimentos e técnicas laboratoriais com vista à extração de essências de algumas espécies autóctones da serra de Sicó. Assim, foi realizado trabalho laboratorial, de campo e, ainda, entrevistas a especialistas.
Para terminar, o curso apresentou à comunidade uma exposição “aromática”, em que as fragrâncias de menta, orégãos, rosmaninho, alecrim, erva-de-Santa-Maria, erva cidreira e hipericão invadiram o hall de entrada da Escola Secundária de Pombal.
A concluir a atividade, houve ainda lugar a prova de cheiros e de sabores.
Os projetos de todo um ano foram, então, apresentados numa tarde em chei(r)o.

As professoras: Eduarda Azevedo e Marta Sá

Educar para uma cidadania livre e sustentável


No âmbito da Cidadania e Desenvolvimento, as turmas 2.º TD, 2.ºTEAC+TAL e 2.º TIS, na disciplina de Matemática trataram o tema “Educar para uma cidadania livre e sustentável”, abordando a subtemática “Sustentabilidade e educação ambiental”.

Partindo da visualização de filmes que retratam as problemáticas ambientais, os alunos foram convidados a refletir sobre os temas e impacto dos mesmos no planeta. As suas reflexões foram publicadas num mural de cada turma (Padlet).

Num segundo momento, e em trabalho de grupo, utilizaram a modelação matemática em conjunto com ferramentas tecnológicas para resolver problemas e fazer previsões sobre o impacto de algumas problemáticas, no ambiente e na vida humana.
Os trabalhos elaborados foram apresentados à turma por cada um dos grupos.

Os alunos revelaram sensibilidade aos temas tratados e vontade de mudança de comportamentos, reconhecendo que o futuro do planeta, em termos sociais e ambientais, depende da formação de cidadãs/ãos com competências e valores, na esperança de que contribuam para um desenvolvimento sustentável e inclusivo na sua vida futura.

Cliquem aqui para viajarem pelos trabalhos desenvolvidos pelos alunos. Em cada Padlet podem explorar as colunas dos trabalhos de cada um dos grupos.

 

Ana Francisco, Carla Dionísio e Teresa Pinto – Professoras de Matemática

Arte e gráficos de funções


No âmbito do módulo A3- Funções periódicas, os alunos do 2.ºTEAC e 2.º TAL criaram, com recurso a software de geometria dinâmica, obras de arte utilizando gráficos de funções em coordenadas polares.

A exposição virtual pode ser visualizada aqui.

 Carla Dionísio – Professora

Powered by emaze

International Day of Mathematics


No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Matemática (International Day of Mathematics [IDM]) foi colocado um desafio aos alunos de todo o mundo. O desafio consistia em criar um poster, usando a matemática como uma linguagem universal, para comunicar uma ideia de como tornar o mundo um pouco melhor.

Alguns alunos da nossa escola concorreram e o poster elaborado pela aluna Vânia Feijão do 2.º ano do Curso Profissional Técnico de Desporto, foi selecionado entre os mais de 2100 posters recebidos em todo o mundo para integrar a galeria online do site do projeto: 2021 Poster Challenge Gallery | International Day of Mathematics (idm314.org).

Ana Francisco – Professora de Matemática

Selo de Conformidade EQAVET



Em maio de 2019, a adesão do Agrupamento de Escolas de Pombal ao processo de alinhamento com o Sistema de Garantia da Qualidade da Educação e Formação Profissional (EFP), o Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais (quadro EQAVET) constituiu-se como mais um passo no caminho de melhoria constante e sustentada para a qualidade dos resultados de aprendizagem e a qualidade da empregabilidade.

Em julho 2020, foi atribuído o Selo de conformidade condicionado a um ano, sendo agora o objetivo trabalhar para o Selo de conformidade EQAVET por três anos.