Visita de Estudo à Mitsubishi e à Central Termoelétrica do Pego


No âmbito das disciplinas da Área Tecnológica, no dia 13/01/2023, os alunos do 2.º TEAC e do 3.º TEAC realizaram uma visita de estudo à Mitsubishi (Fábrica do Tramagal) e à Central Termoelétrica do Pego.

No período da manhã realizou-se a visita às instalações da Mitsubishi onde os alunos tiveram a oportunidade de assistir à montagem integral de um veículo. Durante a visita os alunos foram acompanhados por três engenheiros pertencentes à equipa de produção onde lhes foi explicado todo o processo de produção e montagem do veículo e foram esclarecendo todas as dúvidas /questões colocadas ao longo da visita.

Durante o período da tarde, os alunos visitaram a Central Termoelétrica do Pego. Foram recebidos num auditório onde assistiram a um pequeno vídeo sobre os procedimentos de segurança adotados na Central e foram-lhes distribuídos os EPIs a utilizar durante a visita. Os alunos viram todo o processo de produção de energia eléctrica e visitaram um dos grupos de produção a Gás.

Destacamos e agradecemos toda disponibilidade e a forma como nos receberam nas diferentes instituições visitadas.

João Almeida e Luís Santos – Professores de Eletrotecnia

Bordalo I/II e Saramago: três olhares sobre o mundo


De acordo com o previsto no Plano Anual de Atividades do Departamento de Português realizou-se, no dia doze de janeiro, uma Visita de Estudo a Caldas da Rainha e Mafra (“Bordalo I/II e Saramago: três olhares sobre o mundo”), dinamizada pelas professoras de Português, Graciosa Gonçalves e Isabel Vicente, envolvendo oitenta alunos do terceiro ano dos Cursos Profissionais do Agrupamento de Escolas de Pombal, acompanhados por seis professores.

Esta “aula fora da escola” teve o seu foco principal nos conteúdos do Módulo 9 da disciplina de Português, contudo abrangeu, também, uma vertente de articulação entre as diversas disciplinas curriculares destes alunos, isto é, promoveu-se a interdisciplinaridade (Português, História de Arte, Área de Integração e Inglês), designadamente na experiência da Rota bordaliana (Caldas da Rainha), uma lição de cultura popular portuguesa (sublinhe-se a intemporalidade da crítica social subjacente às figuras caricaturais do Zé Povinho e da esposa, Maria Paciência).

Deste modo, as professoras de Português responsáveis pela sua planificação e concretização estabeleceram os seguintes objetivos: desenvolver o espírito de observação e o espírito crítico; estimular o gosto pelo património linguístico-cultural português; contextualizar a obra Memorial do Convento, de José Saramago (histórica e culturalmente); motivar para a leitura da obra saramaguiana; participar em atividades interpessoais e de grupo, respeitando regras e critérios de atuação e de convivência em diversos contextos; aplicar estratégias para a organização do trabalho de grupo (Tema 7: Trabalho em equipa) e para a definição de um percurso profissional/pessoal (Tema 8- definir o caminho a percorrer) – Projeto de Qualificação e Capacitação Profissional.

Em suma, considera-se que os objetivos delineados foram atingidos, uma vez que os alunos vivenciaram momentos de aprendizagem bastante enriquecedores, em contexto informal, permitindo uma preparação eficaz para o estudo da obra Memorial do Convento em sala de aula, em metodologia de Projeto, de acordo com as linhas orientadoras estabelecidas no PQCP do terceiro ano dos Cursos profissionais (Projeto de Qualificação e Capacitação Profissional). Assim, o balanço desta atividade é francamente positivo.

 

Graciosa Gonçalves e Isabel Vicente – Professoras de Português

 

Empregabilidade e mobilidade – Palestra


No dia 16 de dezembro realizou-se no Auditório Dra. Gabriela Coelho/Escola Secundária de Pombal, uma Palestra testemunhal subordinada ao tema “Empregabilidade e mobilidade”, no âmbito do tema 5 da Qualificação e Capacitação Profissional dos Formandos (“A entrada no mundo do trabalho”).

A palestra teve como público-alvo todos os alunos dos 2º e 3º anos dos Cursos Profissionais do Agrupamento de Escolas de Pombal e realizou-se em duas sessões. A palestrante foi a jovem Inês Gonçalves, ex-aluna do Curso de Artes Visuais do Agrupamento de Escolas de Pombal, que exerce a sua atividade profissional em Bruxelas, como membro da equipa da Direção-Geral de Economia e Finanças da Comissão Europeia, responsável pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR, vulgo “Bazuca”).

Foram sessões de exposição e partilha do percurso académico e profissional desta jovem, bem como da sua ampla experiência em projetos de voluntariado, dentro e fora de Portugal (França, Cabo Verde e México). Os objetivos, amplamente atingidos, centraram-se na motivação dos formandos para a importância da pesquisa abrangente de percursos profissionais condizentes com os gostos/projetos pessoais de cada um (“sair da zona de conforto”, construindo um caminho, com os  olhos postos numa meta), nomeadamente contactando com pessoas que exercem a sua atividade profissional na área de preferência de cada um e tendo experiências profissionais fora da zona geográfica habitual (saindo da cidade/comunidade de origem para outra, em Portugal, se não for possível ir para outro país).

Considerou, também, a humildade e a resiliência como características indispensáveis para singrar no mundo académico e profissional noutros países e referiu, como essenciais, as experiências no mercado de trabalho (por exemplo, trabalho em “part-time”), em paralelo com o tempo de formação académica, uma vez que trabalhou durante todo o seu percurso de formação (e.g. numa padaria, como baby-sitter), o que lhe permitiu adquirir ferramentas que se revelaram preciosas, mais tarde,  quando entrou formalmente no mercado de trabalho (e.g. a capacidade de trabalhar em equipa).

Sublinha-se, por fim, os momentos das questões muito pertinentes colocadas pelos formandos, o que propiciou um tempo real de aprendizagem em torno dos assuntos abordados.

Graciosa Gonçalves – Coordenadora da Equipa Pedagógica do 2º ano-CP

Comunicação: Passado, Presente e Futuro – Palestra


A turma do 2.º ano do Curso Profissional de Técnico/a de Comunicação – Marketing, Relações Públicas e Publicidade (TCM) da Escola Secundária de Pombal organizou uma palestra sobre o tema “Comunicação: Passado, Presente e Futuro”, no passado dia 14 de dezembro. A palestra destinou-se às turmas dos três anos do curso de TCM, num total de 74 alunos, tendo quatro oradores convidados:

https://tvi.iol.pt/noticias/equipatvi24/emanuel-monteiro/56bf72a70cf25dc1853a52be

Jorge Ramos (Diretor Artístico do Artelier JRamos – Pombal)

http://www.artelierjramos.com/index

Tiago Pereira (Creativination – produção de conteúdos digitais)

https://www.instagram.com/creativination/

Rita Burmester Moreira (Diretora Artística)

https://www.cronicapitoresca.pt/inicio-a

Este evento contou com o apoio de: pastelaria Pombal Doce, Sicodrink, pastelaria Flôr de Trigo e Loja Serra da Estrela.

Tendo em conta a organização e os conteúdos apresentados, esta palestra teve um enorme sucesso.

Fernando Silva – Professor de Artes Visuais

 

Escalada e manobras de cordas


Cerca 70 jovens oriundos de várias zonas do país estiveram, no dia 17 de dezembro, em Soure para disputar a última prova do ano do Circuito Nacional de Escalada de Bloco – DINO SOURE BLOC FEST.

É com muito orgulho que o Agrupamento de Escolas de Pombal pode contar com a participação dos seus alunos do 3.º ano do Curso Profissional Técnico de Desporto, em funções de juízes de prova.

No âmbito das suas competências curriculares, integradas no módulo “Escalada e Manobras de Cordas”, os alunos realizaram previamente uma formação técnica para o desempenho das funções de juiz, e o saldo da sua participação foi muito positivo.

A competição, a contar para o ranking nacional, distinguiu os três primeiros lugares nos escalões feminino e masculino de seniores, juniores, juvenis e iniciados.

 

                                                                                Cristina Carvalho – Professora e Educação Física

Curta Metragem “CASO ARQUIVADO”


A curta-metragem “Caso Arquivado”, desenvolvida em contexto de workshop escolar, incluído nas atividades do Cineclube de Pombal, foi realizada por nós, alunos do 3º ano do Curso Técnico de Comunicação e Marketing- Relações Públicas e Publicidade (TCM).

Durante um mês e meio, recebemos formação teórica e técnica sobre cinema com o realizador Carlos Calika. Este workshop dividiu-se em várias fases: a introdução; a pré-produção; a rodagem; a edição e pós-produção. Estes conteúdos abordados enquadraram-se na disciplina de Comunicação Gráfica Audiovisual de Formação Tecnológica, ministrada pelo Professor Fernando Silva.

As filmagens decorreram no passado dia 5 de novembro, nas instalações da Escola Secundária de Pombal, tendo “Caso Arquivado” sido filmado com o apoio técnico do Cineclube de Pombal e de formadores convidados. Os cargos técnicos e criativos foram, no entanto, assumidos por nós, os alunos e alunas da turma. O Teatro Amador de Pombal também colaborou com este projecto, disponibilizando os atores Gabriel Bonifácio e Humberto Pinto.

O filme foi exibido no passado dia 19 de novembro 2022, no Cineteatro de Pombal, no Âmbito do festival HaHaArt FilmFestival. Os feedbacks não poderiam ter sido mais positivos e foi com muito agrado que participámos neste projeto. Queremos agradecer em particular ao professor Fernando Silva, à professora Isilda Gameiro, ao realizador Carlos Calika e a todos os restantes elementos técnicos e aos professores da turma que nos apoiaram e estiveram presentes no Festival. Obrigada pela oportunidade e pelo que aprendemos.

Carolina Pereira, 3ºTCM

Foto tirada por: Bruno Raposo