Centro Qualifica em itinerância

Garantir respostas de proximidade face às necessidades de qualificação da população adulta portuguesa implica, frequentemente, a adoção de práticas de atuação em regime de itinerância. Foi o que aconteceu com um grupo de São João da Ribeira.

Durante cerca de nove meses, a equipa técnico-pedagógica do Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Pombal deslocou-se duas a três vezes por semana à Associação Cultural e Desportiva de São João da Ribeira para dar resposta a um grupo de candidatos interessado em desenvolver um processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de competências (RVCC) escolar.

Para a maioria o processo representou uma oportunidade de concluir uma escolaridade interrompida precocemente, mas a grande motivação foi sustentada na necessidade de acompanhar as evoluções tecnológicas, na busca da valorização e desenvolvimento pessoal.

A experiência evidenciou, uma vez mais, o papel do associativismo local  em domínios como a qualidade de vida da população, a coesão social e a identidade socio-territorial. Foi no  espaço da Associação Cultural e Desportiva de São João da Ribeira que decorreu quase todo o processo e foi este mesmo espaço que se engalanou, no dia 21 de junho, para a Festa das provas de certificação.

Cristina Costa – Coordenadora do Centro Qualifica