Da formação à reinvenção de si


A formação está sempre, de algum modo, imbuída de sentido(s) e de significado(s). Há sempre uma motivação para a realizar: extrínseca, se é frequentada em contexto profissional, visando, por exemplo, a melhoria de destrezas e competências específicas ou a progressão profissional; intrínseca, se na base está o interesse, a curiosidade ou a valorização pessoal, desvinculada do contexto laboral, sem qualquer ligação a este. É como se no DNA humano estivesse inscrita a necessidade de (re)atualização de conhecimentos, que proporciona a adaptação a uma sociedade heterogénea, desafiante e em constante movimento.

A Portaria n.º 232/2016, de 29 de agosto, que rege o funcionamento e a dinâmica dos Centros Qualifica, estipula, no âmbito do processo de RVCC, a obrigatoriedade de os candidatos frequentarem, no mínimo, cinquenta horas de formação complementar.

No início, a ideia de dedicar duas ou três noites (ou tardes) ao processo – democraticamente repartidas entre sessões de balanço de competências e sessões de formação complementar – vem agitar as agendas e os mapas de compromissos dos candidatos. Há quem tenha trocado precocemente o lápis de pedra ou a caneta de aparo por uma enxada – a escrita passou a ser a da terra. Há ainda candidatos cujos horários de trabalho são flutuantes e variam de semana para semana, entre turnos que, quantas vezes, iniciam mais cedo e terminam mais tarde do que o previsto.

A formação assusta porque foge aos seus padrões de vida e faz recordar os bancos da escola, onde o sucesso académico, frequentemente, estava comprometido devido aos vários afazeres que se somavam e os esperavam em casa. Surge, muitas vezes, a questão “serei capaz?”. Mas a equipa do Centro não duvida: sim, são todos capazes!

Se aquando das primeiras semanas do processo, as reticências e a insegurança predominavam, dissipam – como o nevoeiro matinal dos meses mornos – à medida que as sessões se desenrolam e a Equipa desmistifica conceitos inerentes às áreas de competências-chave e aos referenciais que as sustentam.

Assim, o fluir do tempo traz à tona sentimentos de autoconfiança e de autoestima. Agora, os candidatos começam a conhecer a resposta àquela questão inicial, tendencialmente retórica. Ganham em saberes, em atitude perante diversas áreas da vida e introduzem mudanças em algumas práticas do seu dia-a-dia. Sentem que passam a gravitar em torno de uma sede de saber mais e aquelas cinquenta horas (no início tantas e tão assustadoras) transformam-se num trampolim para uma procura de mais (formação e saberes). Chegam a sorrir-nos enquanto dizem que afinal souberam a pouco. Enriquecem-se e crescem, sobretudo, enquanto cidadãos. E essa é tanto a matriz como o elixir da Educação de Adultos: proporcionar a conscientização e a libertação.

Isabel Moio – Técnica de ORVC