Entrega de certificados do PLA – Testemunho de uma refugiada ucraniana


Numa parceria com o Gabinete de Acolhimento à Comunidade Ucraniana do Município de Pombal, rapidamente conseguimos constituir uma turma para dar resposta às refugiadas  que procuraram o Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Pombal nos meses de março e abril, com o objetivo de aprenderem a nossa língua. Foi a 9 de maio que teve início o curso de Português, Língua de Acolhimento – 150 horas – e no dia 28 de julho, no final de uma tarde de convívio, procedeu-se à entrega dos certificados.

Deixamos o testemunho de uma das candidatas, Ganna Romashcuk.

 

“A guerra trouxe-nos para Portugal. Acabámos a milhares de quilómetros de casa. O país em que vivem pessoas muito sensíveis e amigas, o país que nos deu abrigo chama-se Portugal. Uma língua estrangeira, costumes diferentes… Tudo era assustador e atraente ao mesmo tempo. Mas tínhamos que ir mais longe. Era necessário aprender Português, a simpática e doce Cristina ajudou-nos. E assim chegou o momento em que cruzámos, pela primeira vez, o limiar da escola portuguesa. Sentimentos e lembranças estranhas da minha própria infância simplesmente tomaram conta de mim no momento em que cruzei o portão da escola. Os meus colegas de turma eram agora de diferentes idades, desde meninas até senhoras. Acabámos por conhecer a nossa professora, uma senhora simpática, chamada Susete.

A primeira aula foi muito emocionante. Para nos aproximarmos, partilhámos músicas do nosso país que nos trouxeram lágrimas, mas precisamos viver.

Recordo como todos nós corríamos para a sala de aula atrás da professoras tentando ultrapassar-nos umas às outras para ocupar as primeiras carteiras, como, nos intervalos, no bar, procurámos pedir em português e ficávamos muito felizes quando a senhora que estava do outro lado do balcão nos entendia.

Não foi sempre fácil para nós nem para a professora. Ela recorria a todo um arsenal de jogos, música e danças e os momentos dos testes eram sempre de alguma angústia, mas o tempo voou muito rápido…

Querida Susete, queremos expressar os nossos sinceros agradecimentos pelo seu trabalho, pelo seu apoio que fomos sentindo ao longo destes três meses. Obrigada!”

 

Queridas formandas, que esta passagem pela Escola Secundária de Pombal seja um marco positivo nesta reviravolta da vossa vida e que vos ajude a concretizar os vossos sonhos de estabilidade.

Cristina Costa – Coordenadora do Centro Qualifica