Visita de Estudo ao Porto- alunos do 2º ano dos Cursos profissionais


No dia três de maio, os alunos de segundo ano do ensino profissional realizaram uma Visita de Estudo ao Porto, com o tema “O Porto multidimensional: da literatura camiliana ao mundo académico e empresarial”, no âmbito das disciplinas das componentes sociocultural e tecnológica.

No período da manhã, os alunos visitaram a antiga Cadeia da Relação do Porto, atual Centro Português de Fotografia e a Alfândega do Porto. A Cadeia da Relação do Porto é um espaço relacionado com os conteúdos de Português, mais especificamente com a obra Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco. A sessão expositiva e a visita guiada proporcionaram-lhes, não só o aprofundamento de conhecimentos biográficos do autor, como também uma viagem até ao passado, permitindo uma melhor perceção sobre as vivências sociais do século XIX e, em particular, aqueles que dizem respeito à clausura, aos espaços reservados a cada classe social e às condições de salubridade existentes em cada um dos pisos da referida Cadeia. Também foi possível apreciarem a exposição permanente de máquinas fotográficas e aprenderem acerca da evolução deste tipo de equipamentos desde o século XIX até à atualidade.

A visita à Alfândega do Porto permitiu, por um lado, percorrerem este monumental edifício neoclássico do Porto, identificando na toponímia dos espaços as funções aduaneiras de outrora, entrando na antiga Tesouraria ou conhecendo os centenários guindastes do seu cais fluvial e ramal ferroviário. Por outro lado, descobriram como a praia de Miragaia desapareceu aquando da construção do Edifício da Alfândega Nova e, entre tubos de ensaio e microscópios, imaginando o «tic-tac» dos relógios e o «teclar» das máquinas de escrever, os alunos puderam observar, na exposição “Metamorfoses de um lugar”, esquissos da renovação do edifício e registos ímpares da atividade cultural que faz deste espaço uma autêntica «Casa da Comunicação».

O período da tarde foi dedicado às visitas relacionadas com a componente tecnológica de cada curso. Deste modo, o 2º TAL visitou o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto e o 2º TAGD visitou o “Jumpers Trampolim Parque”. Quanto ao 2ºTIS, os alunos visitaram a empresa de software “IPBrick e o 2º TCM visitou o Museu do Holocausto. Relativamente ao 2ºTEAC, a visita foi ao Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Universidade do Porto.

Em suma, feita a avaliação deste dia de aprendizagens “fora da sala de aula”, é de sublinhar a sua enorme relevância, quer por alargar horizontes e reforçar as relações interpessoais, quer por permitir o contacto com o património cultural e com diferentes instituições de ensino superior ou ligadas ao mundo empresarial.

 

Graciosa GonçalvesCoordenadora da Equipa Pedagógica do 2º ano dos Cursos Profissionais,