Mérito e distinções



Os Quadros de Honra, de Mérito e de Valor instituem o reconhecimento e valorização do mérito, dedicação e esforço no trabalho escolar, bem como das ações meritórias desenvolvidas na comunidade.

Os Quadros de Honra, de Mérito e de Valor inserem-se numa conceção de ensino-aprendizagem em que se pretende destacar os alunos e as turmas, quer pelo seu aproveitamento, quer pelas suas atitudes. Não visando somente premiar bons resultados, mas antes estimular o gosto por aprender e a vontade de se superarem, as menções atribuídas pretendem incentivar permanentemente os alunos e as turmas em busca da excelência

Os alunos do 5º ao 12º ano de escolaridade que se distinguirem pelo seu desempenho escolar e pela sua dedicação farão parte do Quadro de Honra.

Os alunos do 4º ao 12º ano de escolaridade que se distinguirem, no decorrer do ano letivo, por um desempenho positivo, evidenciando valores como solidariedade/altruísmo e liderança, em favor da comunidade em que estão inseridos no Agrupamento ou fora dele farão parte do Quadro de Mérito.

Os alunos do 5º ao 12º ano de escolaridade que, face a constrangimentos e dificuldades, se destacarem, no decorrer do ano letivo, pela persistência e pelo empenho na vontade de superar situações de insucesso, alcançando, por mérito próprio, um desempenho positivo, quantificado quantitativamente ou qualitativamente, em todas as disciplinas, farão parte do Quadro de Valor.

Em cada ano de escolaridade, do 4º ao 12º ano, a turma que se destacar, no decorrer do ano letivo, pela assiduidade/pontualidade, pela disciplina e pelos resultados escolares obterá a «Menção Melhor Turma».


Alunos premiados e distinguidos

2010-11   |   2011-12   |   2012-13   |   2013-14   |   2014-15   |   2015-16   |    2016-17   |    2017-18   |    2018-19


Registo fotográfico das cerimónias

Anteriores a 2014   |   2014   |   2015   |   2016   |   2017   |  2018  |  2019


 

 


Cerimónia de entrega dos Certificados e Diplomas aos alunos que terminaram o Ensino Secundário.


Distinção de mérito dos melhores alunos e registos fotográficos das cerimónias

2013   |   2014   |   2015   |   2016   |  2017  |  2018  |  2019  |



Livro digital de divulgação do mérito, dedicação e esforço no trabalho Escolar, bem como das ações meritórias desenvolvidas na comunidade em que o aluno está inserido.

 

.

 

 


Desporto Escolar

1º Lugar em Juvenis Masculinos – Campeonatos Nacionais juvenis de Futsal – Viseu 2018

Titulo europeu conquistado pela equipa campeã nacional de Futsal Masculino, representante de Portugal nos FISEC Games Bucharest, que decorreram de 15 a 21 de julho de 2019, na Roménia.

.

.

.

 

 

eTwinning

Selo Nacional de Qualidade eTwinning Live 2015 atribuído ao projeto “Igualdad de Genero en Francia, Italia Y Portugal: Sueno O Realidad?

Selo Nacional de Qualidade eTwinning Live 2016 atribuído ao projeto “Un año con Pocoyo y Mafalda!

Selo Nacional de Qualidade eTwinning Live 2016 atribuído ao projeto “Descubriendo a nuestros vecinos…”.

Selo Nacional de Qualidade eTwinning Live 2016 atribuído ao projeto “E-magazine en écriture collaborative sur la vie des adolescents en Europe

Selo Nacional de Qualidade eTwinning Live 2017 atribuído ao projeto “Reporteros sin fronteras”,

Selo Europeu de Qualidade e Selo Nacional de Qualidade eTwinning Live 2018 atribuído ao projeto “Todos contra el acoso escolar!”,

Selo Nacional de Qualidade eTwinning Live 2018 atribuído ao projeto “Dieta Mediterránea un estilo de vida”.

Selo Europeu de Qualidade e Selo Nacional de Qualidade eTwinning Live 2018 atribuído ao projeto “Every day is Earth Day”.

Selo Nacional de Qualidade eTwinning Live 2018 atribuído ao projeto “Connaître, protéger e favoriser la biodiversité”.

Selo Nacional de Qualidade eTwinning Live 2019 atribuído ao projeto “Every day is Earth Day II”.

Selo Nacional de Qualidade eTwinning Live 2019 atribuído ao projeto “Celebrating the day of European Languages”.

Selo Nacional de Qualidade eTwinning Live 2019 atribuído ao projeto “El acoso”.

 

 

Todos Contam

2014
Prémio melhor projeto de formação financeira para o 1CEB, atribuído na 4ª edição do concurso Todos Contam, promovido pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros e Ministério da Educação e Ciência, no quadro do Plano Nacional de Formação Financeira. – Escola EB1 de Pombal.
.

2018
Os alunos do terceiro ano da Escola Básica de Pombal, participaram na 6ª edição do Concurso Todos Contam, com o projeto “A contar e a poupar, o Planeta vou salvar” e obtiveram o primeiro prémio do primeiro ciclo do ensino básico.
Notícia do portal Todos Contam

 

 

Selo Escola Saudável

Atribuído, em 2018, o Selo Escola Saudável – Nível II (intermédio).
Será válido pelo período de dois anos, conforme o Regulamento.

Vivemos hoje num mundo com problemas globais como são as alterações climáticas, os extremismos, as desigualdades no acesso aos bens e direitos fundamentais (em particular na saúde e na educação) acrescidos das crises humanitárias. A nossa Comunidade Educativa mostrou ter crianças e jovens que se empenham na construção de uma Escola que promove a saúde e o bem-estar, refletindo-se igualmente a preocupação em termos sociais e ambientais pelo planeta, compreendendo o que as rodeia e procurando soluções que contribuam para colocar o Mundo na rota de um desenvolvimento saudável, sustentável e inclusivo.

Bandeira Eco-Escolas 2014/2015

Escola do 1ºCEB do Louriçal

.

Bandeira Eco-Escolas 2017/2018

Escola Secundária de Pombal

EB Marquês de Pombal

EB Almagreira,

EB Louriçal,

EB Moita do Boi

EB Vila Cã

.

Portal Eco-Escolas

 

 

Selo Escola Amiga da Criança

Atribuído, em 2018, pela
Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP),
com o apoio da LeYa Educação, no ano letivo 2017/2018.

Os projetos distinguidos visam promover a criação de contextos educativos favoráveis, melhorar a consciência cívica dos seus alunos e tornar a experiência escolar mais interventiva e mais feliz.

Foi atribuído o Selo Escola Amiga da Criança à Escola Básica de Pombal e Escola Básica Conde Castelo Melhor, do Agrupamento de Escolas de Pombal, decorrente da apresentação dos projetos: “CAS- Crianças Ativas e Solidárias” e “A Brincar também se aprende!”.

 

Selo de Segurança Digital de grau BRONZE

O eSafety Label (Selo de Segurança Digital) é uma iniciativa European Schoolnet, lançada em 2012. Trata-se de um serviço europeu de certificação e de apoio às escolas, que visa promover um ambiente seguro e enriquecedor e o acesso seguro às tecnologias digitais, como parte da experiência de ensino e aprendizagem.