Promoção e Educação para a Saúde


 

 

 

 

 

ACHA QUE SABE TUDO SOBRE ANTIBIÓTICOS?   Clique aqui.

Comemoração do Dia Mundial da Alimentação

Notícia da Semente.

OUTUBRO ROSA- Mês da Prevenção do Cancro da MamaOutubro Rosa | Mês de Prevenção do Cancro da Mama

Noticias na Semente

 

 

É com orgulho que comunicamos que o Agrupamento de Escolas de Pombal foi distinguido com o “Nível avançado”, o mais elevado, da Menção Selo Escola Saudável”, válido por dois anos.
O certificado, atribuído pelo Diretor-Geral de Educação, reconhece o AEP como um agrupamento que ” Integra e assume nas suas práticas quotidianas a promoção da saúde e do bem-estar da comunidade educativa”.
A equipa da saúde agradece o reconhecimento e dedica-o à Comunidade Educativa, a todos os que são chamados a colaborar, direta ou indiretamente, ciente de que este é um trabalho que continuará a precisar da colaboração de TODOS: Parabéns!

Férias: um lugar tecno saudável!

O Professor Daniel Sampaio, a Professora Ivone Patrão e a Direção-Geral da Educação, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, com o apoio da Geração Cordão e do Instituto de Apoio à Criança, lançam a Campanha “Férias: um lugar tecno saudável!”, que visa sensibilizar crianças e jovens para o uso saudável da tecnologia durante o período das férias escolares.

Esta campanha, dirigida a pais/encarregados de educação e a todos os agentes educativos, propõe uma viagem a esse lugar especial, onde todos poderão desfrutar de férias em segurança, e onde é privilegiado o bem-estar físico e mental. A grande novidade: através de uma brochura informativa, de um conjunto de dicas e de vídeos de sensibilização, podem encontrar tudo o que todos, em família, precisam!

Consulte a brochura com recomendações para o uso saudável da tecnologia.

Mais informações em
www.seguranet.pt/

Webinar
“Agenda da Juventude para a Saúde 2030”
15 de julho, das 11h30m às 12h30m

Programa:

11h30m – Boas-vindas pelo Sr. Presidente do Conselho Nacional de Saúde, Professor Doutor Henrique Barros
11h40m – Apresentação da Agenda da Juventude para a Saúde 2030 – Vice-Presidente do Conselho Nacional de Saúde, Professora Doutora Isabel Loureiro
12h – Debate e discussão de estratégias
12h25m – Encerramento dos trabalhos

O documento “Agenda da Juventude para a saúde 2030” está acessível aqui

.

PROJETO ED. CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO do 12.º A 2020-2021

DIZ BASTA À VIOLÊNCIA!

Vídeo realizado pelos alunos da turma 12ºA da Escola Secundária de Pombal do Agrupamento de Escolas de Pombal.
Com este vídeo pretendemos sensibilizar as pessoas para o tão grave e preocupante problema que é a Violência no Namoro.

.

Heróis do Sol Saudável

O Agrupamento de Escolas de Pombal, no âmbito do Projeto de Educação para a Saúde, abraçou o projeto “Heróis do Sol Saudável”, uma iniciativa da Liga Portuguesa Contra o Cancro e da Direção-Geral da Educação.
De uma forma lúdica e educativa as crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico realizaram jogos de sensibilização para uma exposição solar saudável e aprenderam, de forma divertida, as regras de proteção solar.
Esta iniciativa pretendeu mostrar às crianças/alunos que o Sol em excesso é perigoso, ensinando-os a distinguir entre exposição solar benéfica e exposição solar excessiva e perigosa.
JI de Barrocal

No âmbito do projeto de Educação para a Saúde, os alunos relembraram os cuidados a ter na exposição ao Sol. Após este diálogo, ouviram a canção “Joni (Lagostim)”, dos D.A.M.A. e jogaram ao jogo “Heróis do Sol Saudável”. Este jogo, por ser grande e permitir que os alunos fossem os peões no tabuleiro, tornou-se mais apelativo e envolveu todo o grupo.
Os alunos gostaram muito das atividades dinamizadas e participaram com interesse, demonstrando conhecer os benefícios e os cuidados a ter com a exposição ao Sol.
EB de Redinha

 

 

DIA VERDE

– Fizemos o jogo dos Heróis do Sol. Tomás

– Aprendemos que temos que usar protetor solar. Duarte P. Duarte

– Porque o sol está muito forte. Simão Santos

– Aprendemos que não podemos estar ao sol a todas as horas. Duarte P. Duarte

– Há horas que são perigosas, da hora do almoço à hora do lanche. Simão Santos

– Aí temos que estar debaixo do guarda-sol. Duarte P. Duarte

– Também aprendemos que se a nossa sombra for grande podemos estar ao sol. Duarte P. Duarte

– Se a sombra for pequena não podemos estar ao sol porque é a hora perigosa. Simão Santos

– E temos sempre que pôr protetor todos os dias. Camila

– Para não ficar com a pele queimada e não apanharmos um escaldão. Simão Santos

– Para não ficarmos com a pele doente. Duarte P. Duarte

– Também temos que usar boné. Simão Santos

– E óculos de sol. Simão Nunes

– E usar uma camisola. Simão Santos

– E temos que ir pondo protetor solar mais vezes quando estivermos na praia. Duarte P Duarte

– E quando formos à água também temos que voltar a pôr protetor. Camila

JI ASSANHA DA PAZ
REGISTO DE GRUPO
28 – 6 -2021

.

O AEP congratula-se pelo forte contributo para a elaboração do documento Agenda da Juventude para a Saúde 2030, vendo reconhecidas no documento as propostas veiculadas pela voz dos alunos.

Veja aqui

.

Inscreva-se AQUI até 13 de maio

O confinamento visto pelos alunos do 5.°G.

Participação dos alunos do AEP na atividade “Agenda da Juventude para a Saúde na próxima década 2020-2030”

Veja aqui

.

Trabalhos realizados pelos alunos do Pré-escolar na atividade “Dia Mundial da Saúde 2021 | Agenda da Juventude para a Saúde na próxima década 2020-2030”

Dia Mundial da Saúde 2021: Uma Agenda da Juventude para a Saúde na próxima década (2020-2030).
O Departamento de Educação Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas de Pombal, através da educação à distância (E@D) promoveu a atividade – Dia Mundial da Saúde 2021_ Uma Agenda da Juventude para a Saúde na próxima década, em estreita colaboração com as famílias.
Através de vários recursos e estratégias de concretização os educadores de Infância desafiaram as crianças e famílias a ter uma intervenção ativa na promoção da sua saúde.
À pergunta: Quais são para ti as prioridades e as políticas para uma melhor saúde e bem-estar das crianças e dos jovens, para os próximos 10 anos, em Portugal?
As crianças de cinco/seis anos de todos os Jardins de Infância que participaram (10), referiram que uma Alimentação saudável é o principal fator para se ter saúde no futuro. A sopa/legumes, a fruta e a água são considerados os alimentos principais na dieta a seguir.
Em segundo lugar, as crianças enunciaram a importância da atividade física, nomeadamente caminhadas/passeios pela natureza. O sono e a higiene são também enunciados pelas crianças como fatores que condicionam a saúde e bem-estar.
Através de registos da orais e gráficos, as crianças transmitiram ainda que, “apanhar sol”, “ajudar as pessoas”, “passear a animal estimação” “ter uma casa” e “Brincar Muito” contribuem para que no futuro possamos ser mais saudáveis.

05/03/2021
O Departamento de Educação Pré-Escolar

.

Ciclo de Webinars: “E tu, estás ON?”

.

O CNS, em parceria com a Direção-Geral da Educação e a FNAJ (Federação Nacional das Associações Juvenis), promove o ciclo de webinares E tu, estás ON?, que decorre de 6 a 9 de abril de 2021, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde.

Estes debates permitirão recolher contributos para construir a Agenda da juventude para a Saúde na Próxima Década, uma iniciativa que visa reunir as prioridades dos jovens relativamente às políticas de saúde que lhes são dirigidas.

Segue os debates no YouTube e participa, enviando-nos também os teus contributos através deste formulário ou através do email geral.cns@cns.min-saude.pt

Programa dos debates (via YouTube):
6 de abril (1 Oh30-12h)
Saúde mental: sei reconhecer?
7 de abril (1 Oh30- 12h)
Cyberbullying: este problema é meu?