Promoção e Educação para a Saúde


Dia Mundial da Alimentação

“Não deixe ninguém para trás” é o tema do Dia Mundial da Alimentação 2022.
Para os líderes internacionais e chefes de agências da Organização das Nações Unidas (ONU), o momento é de alerta com uma crise global de segurança alimentar e um recorde de pessoas em grave risco de fome na Ásia e na África.
Na mensagem para este ano, o secretário-geral da ONU, António Guterres, exorta as partes interessadas a cooperarem para passar do desespero à esperança e à ação.
O diretor-geral da Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO), Qu Dongyu, referiu que diante de uma iminente crise alimentar global, é preciso aproveitar a solidariedade e o impulso coletivo para construir um futuro melhor.

Partilhe materiais de interesse:

Manual de Recomendações para um Estilo de Vida Saudável e Seguro (destina-se aos pais e cuidadores de crianças e jovens, mas também aos jovens que pretendem ter mais informação).
Consultar aqui

Receitas Saudáveis (aqui são disponibilizadas receitas práticas, saborosas e equilibradas)
Consultar aqui

Vídeo “Dieta Mediterrânica em Meia Dúzia de Estratégias” (suporte digital de promoção da Dieta Mediterrânica)
Ver o vídeo aqui

Campanha #EUChooseSafeFood (para tomar decisões informadas sobre as escolhas alimentares diárias e explicar a ciência por detrás da segurança alimentar da União Europeia)
Consultar aqui

Alimentar o futuro: uma reflexão sobre sustentabilidade alimentar (e-book que permite refletir sobre a sustentabilidade alimentar e a importância desta na alimentação diária dos cidadãos)
Consultar aqui

Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável 2022-2030 (em consulta pública)
Consultar aqui

Dia Mundial da Saúde Mental

10 de outubro de 2022 celebra-se o Dia Mundial da Saúde Mental, com o tema “TORNAR A SAÚDE MENTAL E O BEM-ESTAR UMA PRIORIDADE GLOBAL PARA TODOS”, escolhido por uma votação global aberta ao público, promovida pela World Federation Mental Health (WFMH).

O Secretário-Geral da WFMH, professor Gabriel Ivbijaro, alerta que “o nosso mundo está a sofrer com os efeitos da pandemia de coronavírus, guerras e emergência climática, todos com consequências para o bem-estar dos cidadãos do mundo. (…) O estigma e a discriminação continuam a ser uma barreira à inclusão social e ao acesso aos cuidados adequados. No entanto, existem algumas mensagens de boas notícias. Há evidências crescentes de que a prevenção da doença mental é possível usando intervenções baseadas em evidências gerais e direcionadas. Isto pode melhorar os resultados para os indivíduos em todo o espectro de transtorno mental e curso de vida. Todos nós podemos fazer a nossa parte para aumentar a consciencialização sobre como funcionam as intervenções preventivas de saúde mental”.

O tema do Dia Mundial da Saúde Mental de 2022 oferece-nos a oportunidade de reavivar os nossos esforços para tornar o mundo um lugar melhor.

Partilhe sites de interesse:
Escola Saudavelmente  (Ordem dos Psicólogos)
Eu sinto-me (Informação e recursos sobre Saúde Psicológica e Bem-estar)
Eu sinto-me: Saúde Psicológica na escola – Pais  (Informação credível e de qualidade sobre como pode apoiar e orientar o seu filho para o sucesso escolar, sobre como comunicar com os filhos sobre diversos temas ou sobre problemas de Saúde Psicológica na infância e adolescência)
Eu sinto-me: Saúde Psicológica na escola – Diretores, professores e assistentes operacionais (Se é um agente educativo e quer saber mais sobre como pode contribuir para construir uma Escola Saudável, encontra nesta página recursos úteis)

Invista no Autocuidado:
Eu sinto-me: Autocuidado e resiliência – porquê e como devemos cuidar de nós (Porquê e como devemos cuidar de nós?)

Equipa de Educação para a Saúde
Serviços de Psicologia e Orientação (SPO)

Desinformação em Contexto de Guerra!

Esta campanha visa sensibilizar crianças e jovens para a problemática da desinformação, num momento em que a guerra assola a Europa.
Promovida no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet e no quadro da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, domínio Media, é constituída por um conjunto de ilustrações, animações, webinares, testemunhos de uma professora da Ucrânia e de diversos especialistas.
Mais informações em: www.seguranet.pt/

Férias: um lugar tecno saudável!

Esta campanha pretende sensibilizar crianças e jovens para o uso saudável da tecnologia durante o período das férias escolares. Propõe uma viagem a esse lugar especial, onde todos poderão desfrutar de férias em segurança, e onde é privilegiado o bem-estar físico e mental. A grande novidade: nesse lugar vai lá estar tudo o que todos, em família, precisam!
Desenvolvida no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, com o apoio da Geração Cordão e do Instituto de Apoio à Criança, é constituída por uma brochura com recomendações para o uso saudável da tecnologia e um conjunto de dicas e vídeos de sensibilização.
Mais informações em: www.seguranet.pt/

Colheita de sangue na Escola Secundária de Pombal | 2 de maio das 9.00 às 13:00

Webinar

“Porque é que vocês e os vossos filhos devem dormir bem?“

Professora Doutora Teresa Paiva

Neurologista e investigadora, CENC & ISAMB, Universidade de Lisboa

4 de abril | 18h30m

Inscrição até 2 de abril [aqui]

CRESCER em AFETOS

A equipa de Educação para a Saúde do Agrupamento de Escolas de Pombal colaborou de forma efetiva na atividade “CRESCER em AFETOS”, tendo promovido a realização de sessões de sensibilização no âmbito do projeto “Quebrar o Silêncio”, dinamizadas pela Associação de Pais e Educadores para a Infância (APEPI) / Gabinete de Apoio às Vítimas de Violência, de Promoção da Igualdade de Género e de Prevenção da Violência no Namoro e da Violência Doméstica, destinadas aos alunos do quinto ao décimo segundo ano.
Unidos pela necessidade de sensibilizar, informar, prevenir e travar a Violência no Namoro, Violência Doméstica e ainda promover a Igualdade de Género, os alunos das turmas I do nono ano e B do décimo primeiro ano e dos cursos Técnico de Desporto dos primeiro, segundo e terceiro anos e Técnico de Comunicação e Marketing (TCM) do segundo ano, acompanhados pelos respetivos professores, João Silvano e Fátima Couto, Anabela Afonso, Joel Vieira, Bruno Folgado, Carla Leitão e Alexandra Ferreira, levaram a cabo algumas iniciativas relacionadas com estas questões tão presentes na comunidade. Para o efeito, usando uma t-shirt branca e uma máscara com um X vermelho na boca, os discentes realizaram vários flash mobs tais como a dança ou, simplesmente, o permanecer de forma estática e em silêncio, empunhando cartazes alusivos ao tema, em diversos pontos mais centrais da cidade e nas Escolas Secundária de Pombal e Básica Marquês de Pombal.
O centro de Atividades Tempos Livres (ATL) Marquês de Pombal, equipamento da Cáritas de Coimbra, em articulação com a equipa de Educação para a Saúde, comemorou a Semana dos Afetos, realizando um grande painel onde cada criança e adolescente respondeu/escreveu apenas com uma palavra, à questão: O que é o Amor? Também foi improvisado na Sala de Convívio um “estendal” com Palavras de Afeto em forma de coração. Estas mensagens em forma de coração também estiveram presentes na Escola Secundária afixadas nas portas das salas de aula.
“O Amor transforma” é a mensagem que permanece nos alunos dos vários ciclos de ensino do Agrupamento de Escolas de Pombal e na comunidade escolar.
A equipa de Promoção para a Saúde

#namorosaudavel #namorosemviolencia

No Dia dos Namorados, a Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida, sensibiliza os/as mais jovens para a importância da promoção das relações saudáveis.

Divulgam-se dicas para que saibam identificar sinais de relacionamentos amorosos saudáveis, prevenindo situações tóxicas e abusivas, incluindo através do uso das tecnologias, dado o forte impacto na sua saúde física e mental.

Reforça-se igualmente o importante papel das famílias, dos/as profissionais com atividades relacionadas com os/as mais novos/as, profissionais de saúde e de toda a comunidade, na prevenção e deteção precoce de indicadores de violência no namoro, enquanto prática abusiva que a literatura tem vindo a reforçar como fator de risco para a violência doméstica na conjugalidade e parentalidade futuras.

Consultar

Ebook Emoções, Relações e Outras Complicações

 

21 dias para a mudança

A incidência de cancro tende a aumentar em todo o mundo, morrendo anualmente cerca de 10 milhões de pessoas, o equivalente à população de Portugal. Os especialistas estimam que, se nada for feito, em 2030 as mortes por cancro atinjam 13 milhões de pessoas.
No entanto, mais de um terço dos casos de cancro pode ser evitado. Outro terço pode ser curado se detetado precocemente e tratado adequadamente. Ao implementar estratégias apropriadas, e recursos para a prevenção, deteção precoce e tratamento, podemos salvar até 3,7 milhões de vidas todos os anos.
https://www.ligacontracancro.pt/dmc/

Assim, propomos 21 desafios em que se pretende proporcionar oportunidades de aprendizagem e reflexão que permitam a mudança (clique aqui)

No mês de fevereiro, celebra-se o Dia da Internet Mais Segura (8 de fevereiro de 2022). Ao longo dos anos, o Dia da Internet Mais Segura tornou-se um evento marcante, sendo hoje comemorado em mais de 150 países e em todos os continentes.
Leia o PDF sobre Pais, filhos & tecnologia

ACHA QUE SABE TUDO SOBRE ANTIBIÓTICOS?   Clique aqui.

s.2021.PES Sonia II

Comemoração do Dia Mundial da Alimentação

Notícia da Semente.

OUTUBRO ROSA- Mês da Prevenção do Cancro da Mama

Outubro Rosa | Mês de Prevenção do Cancro da Mama

Noticias na Semente

É com orgulho que comunicamos que o Agrupamento de Escolas de Pombal foi distinguido com o “Nível avançado”, o mais elevado, da Menção Selo Escola Saudável”, válido por dois anos.
O certificado, atribuído pelo Diretor-Geral de Educação, reconhece o AEP como um agrupamento que ” Integra e assume nas suas práticas quotidianas a promoção da saúde e do bem-estar da comunidade educativa”.
A equipa da saúde agradece o reconhecimento e dedica-o à Comunidade Educativa, a todos os que são chamados a colaborar, direta ou indiretamente, ciente de que este é um trabalho que continuará a precisar da colaboração de TODOS: Parabéns!

É com orgulho que comunicamos que o Agrupamento de Escolas de Pombal foi distinguido com o “Nível avançado”, o mais elevado, da Menção Selo Escola Saudável”, válido por dois anos.
O certificado, atribuído pelo Diretor-Geral de Educação, reconhece o AEP como um agrupamento que ” Integra e assume nas suas práticas quotidianas a promoção da saúde e do bem-estar da comunidade educativa”.
A equipa da saúde agradece o reconhecimento e dedica-o à Comunidade Educativa, a todos os que são chamados a colaborar, direta ou indiretamente, ciente de que este é um trabalho que continuará a precisar da colaboração de TODOS: Parabéns!

Férias: um lugar tecno saudável!

O Professor Daniel Sampaio, a Professora Ivone Patrão e a Direção-Geral da Educação, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, com o apoio da Geração Cordão e do Instituto de Apoio à Criança, lançam a Campanha “Férias: um lugar tecno saudável!”, que visa sensibilizar crianças e jovens para o uso saudável da tecnologia durante o período das férias escolares.

Esta campanha, dirigida a pais/encarregados de educação e a todos os agentes educativos, propõe uma viagem a esse lugar especial, onde todos poderão desfrutar de férias em segurança, e onde é privilegiado o bem-estar físico e mental. A grande novidade: através de uma brochura informativa, de um conjunto de dicas e de vídeos de sensibilização, podem encontrar tudo o que todos, em família, precisam!

Consulte a brochura com recomendações para o uso saudável da tecnologia.

Mais informações em
www.seguranet.pt/

Webinar
“Agenda da Juventude para a Saúde 2030”
15 de julho, das 11h30m às 12h30m

Programa:

11h30m – Boas-vindas pelo Sr. Presidente do Conselho Nacional de Saúde, Professor Doutor Henrique Barros
11h40m – Apresentação da Agenda da Juventude para a Saúde 2030 – Vice-Presidente do Conselho Nacional de Saúde, Professora Doutora Isabel Loureiro
12h – Debate e discussão de estratégias
12h25m – Encerramento dos trabalhos

O documento “Agenda da Juventude para a saúde 2030” está acessível aqui

.

PROJETO ED. CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO do 12.º A 2020-2021

DIZ BASTA À VIOLÊNCIA!

Vídeo realizado pelos alunos da turma 12ºA da Escola Secundária de Pombal do Agrupamento de Escolas de Pombal.
Com este vídeo pretendemos sensibilizar as pessoas para o tão grave e preocupante problema que é a Violência no Namoro.

.

Heróis do Sol Saudável

O Agrupamento de Escolas de Pombal, no âmbito do Projeto de Educação para a Saúde, abraçou o projeto “Heróis do Sol Saudável”, uma iniciativa da Liga Portuguesa Contra o Cancro e da Direção-Geral da Educação.
De uma forma lúdica e educativa as crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico realizaram jogos de sensibilização para uma exposição solar saudável e aprenderam, de forma divertida, as regras de proteção solar.
Esta iniciativa pretendeu mostrar às crianças/alunos que o Sol em excesso é perigoso, ensinando-os a distinguir entre exposição solar benéfica e exposição solar excessiva e perigosa.
JI de Barrocal

No âmbito do projeto de Educação para a Saúde, os alunos relembraram os cuidados a ter na exposição ao Sol. Após este diálogo, ouviram a canção “Joni (Lagostim)”, dos D.A.M.A. e jogaram ao jogo “Heróis do Sol Saudável”. Este jogo, por ser grande e permitir que os alunos fossem os peões no tabuleiro, tornou-se mais apelativo e envolveu todo o grupo.
Os alunos gostaram muito das atividades dinamizadas e participaram com interesse, demonstrando conhecer os benefícios e os cuidados a ter com a exposição ao Sol.
EB de Redinha

 

 

DIA VERDE

– Fizemos o jogo dos Heróis do Sol. Tomás

– Aprendemos que temos que usar protetor solar. Duarte P. Duarte

– Porque o sol está muito forte. Simão Santos

– Aprendemos que não podemos estar ao sol a todas as horas. Duarte P. Duarte

– Há horas que são perigosas, da hora do almoço à hora do lanche. Simão Santos

– Aí temos que estar debaixo do guarda-sol. Duarte P. Duarte

– Também aprendemos que se a nossa sombra for grande podemos estar ao sol. Duarte P. Duarte

– Se a sombra for pequena não podemos estar ao sol porque é a hora perigosa. Simão Santos

– E temos sempre que pôr protetor todos os dias. Camila

– Para não ficar com a pele queimada e não apanharmos um escaldão. Simão Santos

– Para não ficarmos com a pele doente. Duarte P. Duarte

– Também temos que usar boné. Simão Santos

– E óculos de sol. Simão Nunes

– E usar uma camisola. Simão Santos

– E temos que ir pondo protetor solar mais vezes quando estivermos na praia. Duarte P Duarte

– E quando formos à água também temos que voltar a pôr protetor. Camila

JI ASSANHA DA PAZ
REGISTO DE GRUPO
28 – 6 -2021

.

O AEP congratula-se pelo forte contributo para a elaboração do documento Agenda da Juventude para a Saúde 2030, vendo reconhecidas no documento as propostas veiculadas pela voz dos alunos.

Veja aqui

.

Inscreva-se AQUI até 13 de maio

O confinamento visto pelos alunos do 5.°G.

Participação dos alunos do AEP na atividade “Agenda da Juventude para a Saúde na próxima década 2020-2030”

Veja aqui

.

Trabalhos realizados pelos alunos do Pré-escolar na atividade “Dia Mundial da Saúde 2021 | Agenda da Juventude para a Saúde na próxima década 2020-2030”

Dia Mundial da Saúde 2021: Uma Agenda da Juventude para a Saúde na próxima década (2020-2030).
O Departamento de Educação Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas de Pombal, através da educação à distância (E@D) promoveu a atividade – Dia Mundial da Saúde 2021_ Uma Agenda da Juventude para a Saúde na próxima década, em estreita colaboração com as famílias.
Através de vários recursos e estratégias de concretização os educadores de Infância desafiaram as crianças e famílias a ter uma intervenção ativa na promoção da sua saúde.
À pergunta: Quais são para ti as prioridades e as políticas para uma melhor saúde e bem-estar das crianças e dos jovens, para os próximos 10 anos, em Portugal?
As crianças de cinco/seis anos de todos os Jardins de Infância que participaram (10), referiram que uma Alimentação saudável é o principal fator para se ter saúde no futuro. A sopa/legumes, a fruta e a água são considerados os alimentos principais na dieta a seguir.
Em segundo lugar, as crianças enunciaram a importância da atividade física, nomeadamente caminhadas/passeios pela natureza. O sono e a higiene são também enunciados pelas crianças como fatores que condicionam a saúde e bem-estar.
Através de registos da orais e gráficos, as crianças transmitiram ainda que, “apanhar sol”, “ajudar as pessoas”, “passear a animal estimação” “ter uma casa” e “Brincar Muito” contribuem para que no futuro possamos ser mais saudáveis.

05/03/2021
O Departamento de Educação Pré-Escolar

.

Ciclo de Webinars: “E tu, estás ON?”

.

O CNS, em parceria com a Direção-Geral da Educação e a FNAJ (Federação Nacional das Associações Juvenis), promove o ciclo de webinares E tu, estás ON?, que decorre de 6 a 9 de abril de 2021, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde.

Estes debates permitirão recolher contributos para construir a Agenda da juventude para a Saúde na Próxima Década, uma iniciativa que visa reunir as prioridades dos jovens relativamente às políticas de saúde que lhes são dirigidas.

Segue os debates no YouTube e participa, enviando-nos também os teus contributos através deste formulário ou através do email geral.cns@cns.min-saude.pt

Programa dos debates (via YouTube):
6 de abril (1 Oh30-12h)
Saúde mental: sei reconhecer?
7 de abril (1 Oh30- 12h)
Cyberbullying: este problema é meu?