Promoção e Educação para a Saúde

O AEP congratula-se pelo forte contributo para a elaboração do documento Agenda da Juventude para a Saúde 2030, vendo reconhecidas no documento as propostas veiculadas pela voz dos alunos.

Veja aqui

Inscreva-se AQUI até 13 de maio

O confinamento visto pelos alunos do 5.°G.

Participação dos alunos do AEP na atividade “Agenda da Juventude para a Saúde na próxima década 2020-2030”

Veja aqui

.

Trabalhos realizados pelos alunos do Pré-escolar na atividade “Dia Mundial da Saúde 2021 | Agenda da Juventude para a Saúde na próxima década 2020-2030”

Dia Mundial da Saúde 2021: Uma Agenda da Juventude para a Saúde na próxima década (2020-2030).
O Departamento de Educação Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas de Pombal, através da educação à distância (E@D) promoveu a atividade – Dia Mundial da Saúde 2021_ Uma Agenda da Juventude para a Saúde na próxima década, em estreita colaboração com as famílias.
Através de vários recursos e estratégias de concretização os educadores de Infância desafiaram as crianças e famílias a ter uma intervenção ativa na promoção da sua saúde.
À pergunta: Quais são para ti as prioridades e as políticas para uma melhor saúde e bem-estar das crianças e dos jovens, para os próximos 10 anos, em Portugal?
As crianças de cinco/seis anos de todos os Jardins de Infância que participaram (10), referiram que uma Alimentação saudável é o principal fator para se ter saúde no futuro. A sopa/legumes, a fruta e a água são considerados os alimentos principais na dieta a seguir.
Em segundo lugar, as crianças enunciaram a importância da atividade física, nomeadamente caminhadas/passeios pela natureza. O sono e a higiene são também enunciados pelas crianças como fatores que condicionam a saúde e bem-estar.
Através de registos da orais e gráficos, as crianças transmitiram ainda que, “apanhar sol”, “ajudar as pessoas”, “passear a animal estimação” “ter uma casa” e “Brincar Muito” contribuem para que no futuro possamos ser mais saudáveis.

05/03/2021
O Departamento de Educação Pré-Escolar

.

Ciclo de Webinars: “E tu, estás ON?”

.

O CNS, em parceria com a Direção-Geral da Educação e a FNAJ (Federação Nacional das Associações Juvenis), promove o ciclo de webinares E tu, estás ON?, que decorre de 6 a 9 de abril de 2021, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde.

Estes debates permitirão recolher contributos para construir a Agenda da juventude para a Saúde na Próxima Década, uma iniciativa que visa reunir as prioridades dos jovens relativamente às políticas de saúde que lhes são dirigidas.

Segue os debates no YouTube e participa, enviando-nos também os teus contributos através deste formulário ou através do email geral.cns@cns.min-saude.pt

Programa dos debates (via YouTube):
6 de abril (1 Oh30-12h)
Saúde mental: sei reconhecer?
7 de abril (1 Oh30- 12h)
Cyberbullying: este problema é meu?