Há 30 anos foi descoberto o Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH ou HIV, do inglês) causador de um conjunto de doenças/ sintomas conhecido globalmente por SIDA (Síndrome da ImunoDeficiência Adquirida).
Nesses tempos de aflição, ser portador de VIH era sinónimo de uma vida muito curta e de se ter tido comportamentos desviantes, como a toxicodependência ou a homossexualidade. Hoje, graças aos avanços da ciência, e em particular da medicina, os seropositivos têm, uma vez controlado o desenvolvimento do VIH, uma vida igual à dos seronegativos e, assim, ser portador de VIH não é sentença de morte (pelo menos de forma quase imediata).
Apesar disso, é importante não esquecer que a SIDA existe e é importante conhecer, e ser consciente, sobre o modo como pode ocorrer o contágio pelo VIH. Neste sentido, a Equipa de Educação para a Saúde, da Escola Secundária de Pombal, associou-se à comemoração do Dia Mundial de Luta contra a SIDA, dia 1 de dezembro, apresentando uma exposição alusiva à SIDA/VIH e outras doenças sexualmente transmissíveis, bem como esclarecendo sobre alguns métodos contracetivos.
Os trabalhos em exposição, no átrio de entrada da Escola Secundária de Pombal, foram realizados pelos alunos das turmas A, D e F do 9º ano e pelos alunos das turmas A e C do 12º ano de escolaridade.
Estiveram também disponíveis, no videowall da escola, informações sobre a SIDA/ VIH, alertando quem por aí passava.