Alunos do 3º ano dos Cursos Profissionais do Agrupamento de Escolas de Pombal visitam a zona de Cantanhede/Anadia


No passado dia 24 de abril, cerca de uma centena de alunos do 3.º ano dos Cursos Profissionais do Agrupamento de Escolas de Pombal participaram numa visita de estudo à região de Cantanhede e Anadia, numa iniciativa de elevado interesse pedagógico.

A atividade incluiu a passagem por diversos espaços de referência, nomeadamente a Casa-Museu Carlos de Oliveira, em Febres/Cantanhede (no âmbito das disciplinas de Português e de Área de Integração), o Velódromo Nacional de Sangalhos (3º TDESP), a Incubadora de Empresas do Tecnoparque da Cúria (3º TCM), a Adega Cooperativa de Cantanhede (3º TAL) e a empresa Lightenjin (3º TGEI, 3º TIS e 3º TEAC). Estes locais proporcionaram aos alunos um contacto direto com realidades ligadas às suas áreas tecnológicas de formação.

As visitas decorreram em dois turnos (manhã e tarde). Assim, num dos períodos temporais, os estudantes visitaram empresas ou instituições relacionadas com as disciplinas da componente tecnológica do seu Curso e, no outro período, tiveram uma visita guiada à Casa – Museu Carlos de Oliveira, centrada na consolidação dos conhecimentos relativos ao Neorrealismo Português e ao processo de escrita como percurso de (re)construção contínua, persistente e paciente: nas palavras de Carlos de Oliveira, plasmadas numa das paredes da sua casa, “Correções, rasuras, acrescentos, são o meu forte (e o meu fraco).”. Posteriormente, as docentes de Português dinamizaram, no pátio da Casa, um Jogo Literário, que permitiu, de uma forma interativa e lúdica, proceder à revisão/consolidação dos conteúdos abordados durante este ano letivo (poética pessoana, conto Neorrealista e Memorial do Convento de José Saramago).

Mais do que uma simples saída escolar, esta iniciativa revelou-se uma experiência enriquecedora e inspiradora, aproximando os alunos da literatura de forma viva e significativa. Ficou evidente que a arte literária ultrapassa os limites dos manuais, ganhando vida nos espaços, nas memórias e nas interpretações de quem a vivencia. A atividade foi dinamizada pelas professoras Cecília Costa, Cristina Santos e Graciosa Gonçalves, que acompanharam os alunos ao longo deste percurso de descoberta e aprendizagem.

Globalmente, a experiência foi avaliada de forma muito positiva por alunos e docentes, destacando-se o contacto direto com o património cultural e histórico, bem como a oportunidade de refletir sobre o futuro académico e profissional. A iniciativa reforçou, ainda, a importância de aliar a educação à valorização do património, constituindo uma verdadeira viagem no tempo e uma ocasião única de aprendizagem fora da sala de aula, permitindo, aos alunos, contactarem de forma direta com o mundo do empreendedorismo e da inovação, tendo impacto direto no desenvolvimento de competências essenciais para a integração no mercado de trabalho.

 

As Professoras: Graciosa Gonçalves, Cecília Costa e Cristina Santos

Alunos do 1º ano dos Cursos Profissionais do Agrupamento de Escolas de Pombal visitam Coimbra


No dia 18 de fevereiro, os cento e dois alunos do 1.º ano do ensino profissional do Agrupamento de Escolas de Pombal realizaram uma visita de estudo ao Penedo da Saudade e ao INE – Instituto Nacional de Estatística (no âmbito das disciplinas de Português e de Matemática, respetivamente, envolvendo todos os alunos), ao estádio Universitário (1º TDE), às empresas “Coletivo criativo” (1º TCM) e “Feedzai” (1º TPI), ao Exploratório (1º TAE), ao Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Universidade de Coimbra (1º TGE) e à ETA da Boavista (1º TAL), espaços de grande relevância pedagógica.

As visitas decorreram em dois turnos (manhã e tarde). Assim, num dos períodos temporais, os estudantes visitaram empresas ou instituições relacionadas com as disciplinas da componente científica (INE) e tecnológica do seu Curso e, no outro período, tiveram uma atividade no Penedo da Saudade, centrada no desenvolvimento de competências alicerçadas na poesia, memória e descoberta. Deste modo, a visita integrou-se no domínio da Educação Literária, incidindo na poesia lírica de Luís de Camões, e decorreu com base num Guião, previamente preparado pelas docentes, que orientou a exploração do espaço e promoveu uma aprendizagem ativa, sensível e participada.

O percurso iniciou-se junto à estátua de João de Deus, poeta e pedagogo maior das nossas letras, e, a partir desse ponto de encontro com a palavra e com a memória, os alunos foram convidados a observar, a sentir e a registar por escrito as emoções despertadas pelo espaço. Entre descrições sensoriais e reflexões pessoais, deambularam pelo jardim à descoberta de outros poetas portugueses.

Ao longo da atividade, os alunos procederam à recolha de excertos poéticos à sua escolha, ensaiaram a recriação de poemas, leram inscrições poéticas nas pedras e, mesmo com chapéus e alguns pingos de chuva, culminaram a experiência com a declamação de um poema de Luís de Camões, num exercício de voz e presença que uniu tradição e juventude naquele recanto simbólico.

Mais do que uma saída da sala de aula, esta visita constituiu uma experiência de aproximação viva à poesia, demonstrando que a literatura não habita apenas os manuais: respira nos lugares, ecoa nas pedras e renasce na voz de quem a lê. A atividade foi dinamizada pelas professoras Dália Santos, Graciosa Gonçalves e Helena Baptista, que acompanharam os alunos neste encontro entre literatura e paisagem, memória e descoberta.

A experiência, na sua globalidade, foi considerada enriquecedora pelos alunos e pelos docentes, proporcionando um contacto direto com o património histórico e cultural, bem como uma reflexão sobre o futuro académico e profissional dos discentes. A visita reforçou, ainda, a importância da educação aliada à descoberta/preservação do património, tornando-se uma verdadeira viagem no tempo e uma oportunidade única de aprendizagem fora da sala de aula.

 

As Professoras: Graciosa Gonçalves e Helena Baptista

 

Vídeo 1

Vídeo 2

Visita de Estudo à Preceram


No dia 28 de março, os alunos do 2ºano do Curso Técnico de Análises Laboratoriais, acompanhados pela professora Susana Bugalho tiveram a oportunidade de realizar uma visita de estudo à Preceram, uma das principais empresas de cerâmica em Pombal. A visita teve como objetivo proporcionar aos alunos uma visão prática sobre os processos industriais e a importância das análises químicas na produção de cerâmica.
Os alunos foram recebidos por uma responsável da empresa que iniciou a visita com uma apresentação sobre a história da Preceram, as suas instalações e os diferentes tipos de produtos que fabricam.
Após a introdução teórica, os alunos visitaram as instalações da fábrica, onde observaram as máquinas em funcionamento e as diferentes etapas da produção, assim como o laboratório onde se faz ensaios químicos e físicos.
O balanço final da visita foi bastante positivo, pois proporcionou aos alunos uma aprendizagem prática e enriquecedora para o seu futuro académico e profissional.

A professora responsável por esta visita destacou a relevância de experiências como esta para complementar a aprendizagem em sala de aula, permitindo que os alunos relacionem a teoria à prática de maneira significativa.

                                                                       A Professora: Susana Bugalho

Alunos dos Cursos Profissionais do Agrupamento de Escolas de Pombal visitam Tomar


No dia 21 de março, os noventa e oito alunos do 2.º ano do ensino profissional do Agrupamento de Escolas de Pombal realizaram uma visita de estudo ao Convento de Cristo, ao Instituto Politécnico de Tomar e à secção de Hóquei em Patins do Sporting Clube de Tomar, locais de grande relevância histórica e edu

A visita ao Politécnico de Tomar decorreu em dois turnos (manhã e tarde). Os estudantes participaram numa sessão informativa no auditório, esclarecendo dúvidas sobre candidaturas ao ensino superior e explorando as diferentes formações disponíveis. Durante o percurso pelos laboratórios de Química, no turno da manhã, dois alunos do Politécnico apresentaram alguns dos trabalhos práticos desenvolvidos, incluindo a produção de papel e sabonetes. Os estudantes tiveram a oportunidade de observar de perto os equipamentos e materiais utilizados, como balanças, medidores de pH e reagentes, proporcionando uma visão mais concreta das atividades laboratoriais. Para os alunos do turno da tarde, foi possível visitarem os laboratórios de Informática (com experiências na área da Inteligência Artificial e com acesso a projetos digitais inovadores, designadamente para auxílio a pessoas com mobilidade reduzida e com problemas de comunicação) e de Marketing. Simultaneamente, os alunos do curso Técnico de Desporto, visitavam o Sporting Clube de Tomar, especificamente a secção de Hóquei em Patins, com o objetivo de aprenderem, in loco, mais sobre a implementação desta modalidade desportiva no referido clube.

Tal como a visita ao Politécnico, a visita ao Convento de Cristo também obedeceu a dois turnos. Os alunos tiveram a oportunidade de usufruir de uma visita guiada ao Convento, um dos monumentos mais emblemáticos de Portugal, classificado como Património Mundial da UNESCO. A visita guiada permitiu explorar a riqueza arquitetónica do convento, destacando-se a Charola, a capela templária de inspiração medieval, e a famosa Janela Manuelina, projetada por Diogo de Arruda no início do século XVI. A guia explicou detalhadamente os elementos simbólicos da janela, como as cordas e nós, representando a navegação e os Descobrimentos, as esferas armilares associadas ao rei D. Manuel I, as cruzes da Ordem de Cristo e os detalhes inspirados no mar e na expansão portuguesa, permitindo, assim, consolidar conhecimentos relacionados com os conteúdos das disciplinas de Português e de Área de Integração.

Os alunos também exploraram os claustros do convento, como o Claustro de D. João III, de estilo renascentista, e o Claustro da Lavagem, onde os monges realizavam rituais de purificação. Outros espaços visitados incluíram o refeitório, onde um monge lia textos religiosos enquanto os restantes comiam em silêncio, e a cozinha, que permitiu uma imersão na vida quotidiana monástica da época.

A experiência foi considerada enriquecedora pelos alunos, proporcionando um contacto direto com o património histórico e cultural de Portugal, bem como uma reflexão sobre o futuro académico e profissional. A visita reforçou a importância da educação aliada à preservação do património, tornando-se uma verdadeira viagem no tempo e uma oportunidade única de aprendizagem.

 

Os alunos do 2.ºTEAC e do 2.ºTAL

As Professoras: Fátima Rodrigues e Graciosa Gonçalves

Visita de Estudo horizontal a Leiria/Marinha Grande


No dia catorze de fevereiro, os alunos do terceiro ano do Ensino Profissional realizaram uma Visita de Estudo a Leiria e à Marinha Grande, no âmbito dos conteúdos e das disciplinas das componentes sociocultural e tecnológica.

O período da manhã foi dedicado às visitas enquadradas nas disciplinas da componente tecnológica de cada um dos Cursos. Assim, os alunos tiveram a oportunidade de contactar com profissionais de várias instituições/empresas e de experimentar/ vivenciar a realidade do Ensino Superior e/ou do mercado de trabalho: Start up Leiria e empresa “Get digital” (3º TCM), Instituto Politécnico de Leiria (3º TIS e 3º TIIGR), estádio e piscinas municipais de Leiria (3º TAGD), AL – Fábrica de Material Elétrico na Marinha Grande (3º TEAC) e Allmicroalgae-Natural Products SA- Pataias (3º TAL).

Após o almoço na Escola Secundária Domingos Sequeira, as atividades centraram-se nos conteúdos da disciplina de Português, com o Roteiro literário “Miguel Torga”, guiados pela Dra. Ângela Pereira, da Câmara Municipal de Leiria, o que permitiu passear pela cidade, por forma a contactar com os locais onde o poeta viveu e trabalhou. Os alunos tiveram uma verdadeira “aula de campo”, com a distribuição de excertos da obra A Criação do Mundo a vários alunos, que os leram expressivamente nos locais neles referidos. Viram o edifício perto da Praça Rodrigues Lobo onde o médico e escritor teve o seu consultório e de onde foi levado pelos agentes da PIDE. De seguida, subiram até ao edifício onde esteve preso durante alguns dias até seguir para Lisboa.

Houve ainda a oportunidade formativa de visitar o M(I)MO, Museu da Imagem em Movimento. Na sala pré-cinema, os alunos puderam conhecer vários objetos, nomeadamente câmaras fotográficas e máquinas de projeção de imagens, que configuram uma enriquecedora viagem aos primórdios da projeção de imagens e da ilusão do movimento. Seguidamente, entraram da Oficina do Olhar, que oferece múltiplas atividades de experimentação, sendo, deste modo, transportados até ao mundo do cinema, do ponto de vista das técnicas usadas. Finalmente, visitaram a exposição “Artistas na fábrica” que apresenta obras de Tereza Arriaga, Jorge de Oliveira e Manuel Filipe, três artistas fundamentais do Neorrealismo português, que utilizaram a arte como forma de resistência e de denúncia, designadamente da exploração de mão-de- obra infantil na indústria vidreira da Marinha Grande, no período de 1943 a 1945.

Em suma, feita a avaliação deste dia de aprendizagens “fora da sala de aula”, é de sublinhar a sua enorme relevância, quer por alargar horizontes literários/culturais e reforçar as relações interpessoais, quer por permitir o contacto com diferentes instituições de ensino superior ou ligadas ao mundo empresarial.

 

A Coordenadora-Adjunta das Ofertas Formativas, Graciosa Gonçalves

Visita de estudo Cysco Systems e Museu da Eletricidade


No dia oito de janeiro de 2025, os alunos do 1º e 2º ano do curso profissional Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos e 2º e 3º ano curso profissional Técnico de Eletrónica Automação e Computadores, acompanhados pelos professores Anabela Coelho, João Almeida,  Rosa Monteiro e Rui Coelho, realizaram uma Visita de Estudo a Lisboa, no âmbito das disciplinas da componente tecnológica.

No período da manhã, os alunos visitaram a empresa Cysco Systems, ficando a conhecer as áreas de atuação da mesma, as formações a realizar para trabalhar na Cisco e como é a cultura da empresa. Sendo esta umas das melhores empresas para trabalhar em Portugal e no mundo.

Durante o período da tarde, os alunos fizeram uma visita guiada ao Museu da Eletricidade, tendo oportunidade de participar em experiências de fenómenos elétricos e de produção de eletricidade. Aprenderam também como funcionava a central e como era realizada a produção de energia.

Este foi um dia de aprendizagens fora da escola, onde além de alargarem horizontes a nível de conhecimentos, como produção de energia e o mundo empresarial, também permitiu trabalhar outros aspetos relacionados com competências emocionais e relações interpessoais.

 

 

Maria Anabela Coelho – Professora de Informática

 

Roteiro literário Miguel Torga e Museu da imagem em movimento – Visita de Estudo


No dia 15 de fevereiro, rumámos até Leiria e Marinha Grande. Chegara o dia da nossa visita de estudo!

No período da manhã, fizemos diferentes atividades no âmbito das respetivas áreas técnicas e, à tarde, depois do almoço na escola secundária Domingos Sequeira, iniciámos o roteiro literário “Miguel Torga”, guiados pela Dra. Ângela, da Câmara Municipal de Leiria. Foi interessante o facto de ter distribuído excertos da obra A criação do mundo a diversos alunos, que os leram quando foi solicitado. Não sabíamos que Miguel Torga, no início da sua vida profissional como otorrinolaringologista, tinha tido um consultório em Leiria. Por causa de uma viagem que fez pela Europa e sobre a qual escreveu no seu livro, mostrando como os europeus viviam sob regimes fascistas – como o Franquismo em Espanha -, foi preso pela PIDE assim que saiu a primeira edição do livro. Vimos o edifício perto da praça Rodrigues Lobo onde ele teve o seu consultório e de onde foi levado pelos agentes, e, em seguida, subimos até ao edifício onde outrora esteve preso. A Dra. Ângela contou-nos uma história excecional sobre amizade, que decorreu ao longo do percurso no autocarro que o transportou até à cadeia do Aljube. Os amigos seguiram-no de carro e em cada paragem entrava um que se sentava atrás dele sem lhe dizer uma palavra. Deste modo, mostravam a Torga que ele não estava sozinho. Em momentos de repressão das liberdades individuais, o ser humano pode mostrar o melhor de si!

Ao final do dia fomos ao MIMO, Museu da Imagem em Movimento. Na sala pré-cinema, vimos vários objetos que nos transportam aos primórdios da projeção de imagens e da ilusão do movimento. A guia explicou-nos, recorrendo a um rudimentar projetor, como é que antigamente o lanternista andava pelo país a projetar imagens com placas de vidro ilustradas. Conseguia contar uma história projetando imagens durante 20 minutos. No interior do “projetor” estava azeite e um pavio que ia ardendo e permitia a existência de luz no interior. O objeto tinha uma pequena chaminé por onde saía o fumo. Mais tarde, com a máquina fotográfica, já foi possível uma sequência. Foi a partir deste conhecimento que evoluiu o cinema, quando os irmãos Lumière criaram a ilusão do movimento. Em todos os casos e, ainda hoje, cinema e luz têm sempre de coexistir. Pudemos deambular pelos diferentes espaços e gostámos especialmente da Oficina do Olhar, que oferece diferentes atividades de experimentação, que nos fazem entrar no mundo do cinema, do ponto de vista da técnica.

Foi, pois, um dia bem passado, de muita aprendizagem e confraternização, quer com os colegas de todos os cursos profissionais quer com os nossos professores.

 

Os alunos dos cursos profissionais de 3ºano

Visita de Estudo ao Ginásio PULSE – Pombal


A turma do 2º Ano do Curso Profissional Técnico de Desporto realizou, no dia 11 de abril, uma visita de estudo ao ginásio Pulse, em Pombal, no âmbito do disciplina AFML (Atividades Físicas de Manutenção e Lazer).

Os formandos da turma foram acompanhados e orientados pelo formador Cesário Madeira, responsável pela disciplina e orientador de Curso.

Durante a atividade, os alunos tiveram a oportunidade de realizar uma visita a todos os espaços do ginásio e verificar as dinâmicas do mesmo, realizaram uma aula de Step e uma aula de Ginástica Aeróbica, e ainda, puderam exercitar-se nos vários equipamentos disponíveis na sala de treino cardiovascular.

Esta visita teve como objetivo principal desenvolver o espírito de companheirismo, proporcionando momentos de convívio entre os alunos e o professor, assim como, a oportunidade de os alunos poderem realizar aulas de step e ginástica aeróbica ministradas por um profissional da área.

De destacar o empenho, a alegria e o espírito de companheirismo entre todos os elementos da turma.

De salientar ainda, a colaboração de todo o Staff do ginásio Pulse e amabilidade e simpatia com que nos receberam, proporcionando-nos um dia diferente, eloquente e muito produtivo a nível de aprendizagens.

 

 Cesário Madeira  – Professor de Educação Física

Visita de estudo a Espanha dos alunos de espanhol


Entre os dias 27 e 29 de abril, no âmbito da disciplina de Espanhol, um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas de Pombal participou numa visita de estudo a Espanha. A viagem à região da Costa de Huelva, na Andaluzia, integrou 115 alunos, dos diversos níveis de escolaridade, desde o 7º ao 11º anos. Foram acompanhados por 10 professoras e pela psicóloga da escola.

No primeiro dia, os alunos visitaram o Cais das Caravelas em Palos de la Frontera. Puderam subir às  réplicas das caravelas com as quais Cristóvão Colombo descobriu a América, a Pinta, a Niña e a Santa Maria. Reza a história que partiram à conquista da América desde La Rábida.

No segundo dia, os alunos viajaram para Río Tinto até ao Parque Mineiro que também conta com um museu sobre a mineração, uma casa da época vitoriana que foi a moradia de muitos dos trabalhadores da mina, e um importante arquivo histórico que reúne mais de 5.000 anos de história desta indústria.

Um comboio minerador restaurado no qual percorremos 12 quilómetros da antiga linha comercial da mina, o museu e a mina permitiram conhecer a tradição mineradora da província de Huelva. Foi finalista do programa EDEN (Destinos Europeus de Excelência) da Comissão Europeia, em reconhecimento à sua proposta de turismo sustentável.

À tarde, fomos conhecer a praia de Islantilla e passamos o final da tarde na piscina do hotel.

No último dia, foi dia de conhecer a cidade de Sevilha. Percorremos a cidade a pé para conhecer os principais monumentos e, da parte da tarde, fomos até ao Parque Temático da Isla Mágica. Todos os alunos puderam desfrutar das atrações e espetáculos que o parque dispõe.

Foi uma visita de estudo inesquecível que decorreu com toda a normalidade e que permitiu aos alunos aplicar os conhecimentos linguísticos e culturais ao vivo.

As professoras Carla Silva, Elisabete Martins e Margarida Gomes aproveitam para agradecer, publicamente, ao supermercado Intermarché, bem como à Verihortas, pela ajuda que facultaram com a oferta de águas, bolachas e maçãs para todos os alunos.