AEP – Membro oficial da Rede de Escolas Associadas da UNESCO (ASPnet)
A Comissão Nacional UNESCO – Portugal aprovou em abril de 2022 a candidatura do AEP à Rede de Escolas Associadas da UNESCO (Programa Associated Schools Project Network), a qual integrou, recentemente, mais 18 estabelecimentos de ensino, num total de 151 no nosso país.
A Rede de Escolas Associadas da UNESCO foi criada em 1953 (a mais antiga Rede da UNESCO), com 11.500 estabelecimentos de ensino espalhados em 182 Estados, prossegue de forma ativa o ideário e os princípios estabelecidos no Ato Constitutivo da UNESCO.
Esta Rede trabalha em prol de três (3) grandes áreas:
– Cidadania Global e uma cultura de paz e não violência;
– Desenvolvimento Sustentável e estilos de vida sustentáveis;
– Aprendizagem intercultural e a valorização da diversidade cultural e do património.
O AEP tem desenvolvido uma linha de ação continuada em atividades e projetos, que se enquadram nas três áreas suprarreferidas, cuja divulgação interna e externa contribui para fomentar os valores democráticos consignados na carta das Nações Unidas em prol de uma educação de qualidade, nomeadamente: uma cultura de paz, liberdade de expressão, solidariedade, igualdade de género, defesa dos direitos humanos, valorização da diversidade cultural e do património, divulgação do conhecimento e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, de acordo com a Agenda 2030.
O trabalho de uma Escola Associada da UNESCO
Uma Escola Associada da UNESCO pratica um ensino intercultural e deve ser democrática e participativa nas suas estruturas e métodos. Deverá igualmente adotar como critérios o trabalho de equipa, um elevado padrão de qualidade, um ambiente criativo e empreendedor e num sentido ético. Cabe a cada escola desenvolver o seu conceito de participação na Rede, partindo das atividades promovidas ao longo de cada ano letivo e da participação em projetos, concursos e campanhas propostos pela CNU.
Os quatro (4) pilares do conhecimento:
“Para poder dar resposta ao conjunto das suas missões, a educação deve organizar-se à volta de quatro aprendizagens fundamentais que, ao longo de toda a vida, serão de algum modo para cada indivíduo, os pilares do conhecimento: aprender a conhecer, isto é adquirir os instrumentos da compreensão; aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; finalmente aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.”
In Educação – Um Tesouro a Descobrir, Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI
Dias Internacionais
As Nações Unidas elegem dias específicos para marcar acontecimentos ou assuntos relevantes com o objetivo de promover, através da consciencialização e da ação, os objetivos da Organização. Geralmente, são um ou mais Estados membros que propõem estas comemorações e a Assembleia Geral estabelece-as através de uma resolução. Ocasionalmente, estas datas são declaradas pelas agências especializadas das Nações Unidas, quando se referem a questões que se enquadram no âmbito das suas competências. Algumas datas podem ser posteriormente adotadas pela Assembleia Geral.