Dia Internacional em memória das vítimas do Holocausto


27 de janeiro – Dia Internacional em memória das vítimas do Holocausto
O Holocausto desencadeou-se através das palavras. Na era da Internet e das redes sociais, o poder da propaganda é mais devastador do que nunca. Mas a educação e o conhecimento podem desempenhar um papel vital na prevenção do genocídio.

Juntos podemos e devemos condenar o esquecimento, a negação e o revisionismo histórico. Devemos condenar a relativização dos crimes e o regresso dos estereótipos que alimentam o ódio. Oponhamo-nos à manipulação dos factos, dizendo a verdade.

Ousemos opor-nos ao racismo e ao antissemitismo. Em todos os momentos, desafiemos a propaganda e a falsificação da história. Não aceitemos nenhuma das falsas verdades que alimentam a negação do Holocausto. O ensino da história do Holocausto deve ser uma espécie de antídoto. Quanto mais soubermos sobre a nossa própria história e a história dos outros, mais fortes serão os nossos laços com a humanidade. A transmissão da história encoraja a solidariedade e forma uma humanidade mais unida, justa e pacífica.

Junte-se a nós hoje na homenagem aos 6 milhões de judeus assassinados durante o Holocausto e às muitas outras vítimas de atos deliberados e sem precedentes de crueldade e horror. 🏛️

#unesco #rememberanceday #holocaustremembranceday