Como (des)mentir com estatística


No dia 1 de junho, decorreu, no auditório da ESP, a palestra “Como (des)mentir com estatística”, dirigida aos alunos do 9.º ano e proferida pelos docentes do Ensino Superior Ana Mendes e João Martins.

Entre vários aspetos abordados, pretendeu-se sensibilizar os alunos para a importância de se ter espírito crítico relativamente à informação estatística que é veiculada na comunicação social.

Foram apresentados exemplos atuais em que não houve consenso, na plateia, quanto à informação que se pretendia transmitir, devido à ambiguidade de interpretação.

Foi ainda apresentado, em vídeo, o testemunho de um ex-aluno da nossa escola, Diogo Abreu, sobre o curso de Análise de Dados e Estudos de Mercado que frequenta.

Link para o vídeo.

Dinamização: Clube de Matemática

Lígia Matos