Fomos ouvir o Sermão de Santo António (aos peixes)!


No dia 30 de outubro, as turmas dos cursos TPI, TAE, TIG-TGE do segundo ano assistiram a uma representação teatral do Sermão de Santo António aos peixes no Celeiro do Marquês, numa iniciativa artística da Casa Varela.

O ator Marcelo encarnou a figura do Padre António Vieira num exercício de oratória absolutamente extraordinário que nos fez perceber como tudo o que é dito é metafórico e muito atual. Ao longo da apresentação, o orador deu exemplos contemporâneos como, por exemplo, da Nau Vingança que ainda hoje nos caracteriza. Referiu que esse sentimento origina guerras como a de Israel e Palestina ou Rússia e Ucrânia. Quando no Sermão se refere que os peixes se deixam iludir por um pano, mostrou que ainda hoje gostamos de vestir marcas e há quem gaste grande parte do seu orçamento para ostentação e exibicionismo. Esta correspondência constante entre os temas evocados no Sermão e os temas da atualidade tornou a representação muito cativante e esclarecedora.

Tocou-nos particularmente perceber o grande humanismo de Vieira tendo em conta que viveu no século XVII. O ator confidenciou-nos no final que Vieira se preocupava mais com o Homem, em corrigir as suas atitudes, do que com Deus.

Quanto à encenação, destaca-se o uso de adereços como a figura de Santo António, um hábito religioso longo, e o facto de o ator se movimentar numas andas. Deste modo, houve uma representação visual da pregação no púlpito, um local mais elevado nas igrejas, mas também do poder da palavra. Ao nível da sonoplastia, os efeitos sonoros e técnicos despertaram a atenção do público porque estavam bem coordenados com o que era dito pelo ator. De referir que o cenário, na sua simplicidade e minimalismo, se tornou num ambiente acolhedor e bastante intimista.

As turmas participantes – 2º ano – TPI, TAE, TIG-TGE