Projeto BeBlue distinguido no Concurso ODS Local


O Projeto BeBlue, iniciado no ano letivo 2024/25, um projeto de educação ambiental na área da preservação dos oceanos, ganhou uma de 7 Menções Honrosas, em mais de 1600 projetos nacionais, no Concurso ODS Local. A Cerimónia de Entrega dos Prémios decorreu no final de novembro no Cadaval.

BeBlue é um projeto de educação ambiental, coordenado pela docente de Biologia e Geologia Maria Assunção, desenvolvido em parceria com o Município de Pombal e cujo objetivo principal é alertar para a poluição marinha, especialmente por microplásticos.

Alunos de diversas faixas etárias foram envolvidos nas atividades, quer como agentes ativos ou em sessões de sensibilização dinamizadas no 1ºciclo por alunos mais velhos. Destacam-se diversas ações de limpeza costeira em parceria com o Projeto Coastwatch, saídas de campo na Praia do Osso da Baleia para recolha de amostras de areia e a pesquisa laboratorial de microplásticos em amostras de areia recolhidas. Os alunos do 11ºA e D, no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, elaboraram pósteres científicos para divulgação de resultados obtidos e envolveram-se na construção de exposição temática na Escola Secundária de Pombal, para comemorar o Dia Mundial do Ambiente. Durante o Verão, o espólio desta exposição foi utilizado pelo Município para realizar Campanha de Sensibilização na Praia do Osso da Baleia. Na entrada da Praia, os veraneantes puderam ficar a conhecer mais sobre o problema dos plásticos como agentes poluentes marinhos e ficar a conhecer um pouco mais do trabalho científico realizado pelos nossos alunos. Uma iniciativa de consciencialização para a importância de reduzir o consumo de plástico de utilização única e de sensibilização para a problemática da poluição marinha.

Estamos muito orgulhosos da distinção obtida no Concurso ODS Local, uma iniciativa que promove a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU ao nível municipal e local em Portugal, e que permite a municípios, empresas e cidadãos registar, partilhar e monitorizar projetos sustentáveis, criando uma rede de boas práticas para um futuro mais justo e verde.

Um agradecimento especial à Chefe da Unidade de Ambiente do Município de Pombal, Engenheira Catarina Soares, pelo envolvimento, disponibilidade e apoio que se revelaram essenciais para o sucesso deste projeto. O Prémio, a distinção obtida, é da Escola Secundária e do Município!

A Coordenadora do Projeto BeBlue, Maria Assunção