1.º Prémio de uma Aventura Literária 2024 atribuído a JI do AEP


O AEP está uma vez mais de parabéns por mais uma distinção a nível nacional. Desta vez, a participação do Jardim de Infância da escola Básica do Louriçal, no “Concurso Uma Aventura Literária 2024”, na modalidade – texto original com a história -”A aventura dos Planetas” – inventada por cinco crianças da turma B, da educadora Mª. Teresa Cruz, foi distinguida com a atribuição do 1.º lugar (ex-aequo).

Vide: https://www.uma-aventura.pt/index.php?s=concursos&concorrente=28

A aventura dos Planetas

Um dia o planeta Terra acordou muito feliz… espreguiçou-se, bocejou e levantou-se da cama. Lavou os dentes e preparou o pequeno-almoço: ovos mexidos com leite e uma torrada. Saiu de casa e foi ter com os irmãos, os outros Planetas. Lá estavam eles prontos para realizar uma atividade muito importante – limpar o planeta Terra. Era preciso limpar e arrumar tudo e pôr o lixo nos ecopontos corretos.

O Saturno apanhou garrafas de vidro e foi colocá-las no Vidrão.

O Júpiter e o Marte apanharam todos os papéis e as caixas e colocaram no Papelão.

O Vénus viu muitos balões rebentados apanhou-os e levou-os para o amarelo – Embalão.

O Úrano apanhou as pilhas para o Pilhão.

O Neptuno apanhou os restos de comida, cascas de maçãs, de banana e foi levar ao Compostor.

Só faltava apanhar o lixo comum e pôr no contentor do lixo comum.

Todos ajudaram e o planeta Terra ficou limpo e com ar puro para as pessoas poderem respirar.

Começou a anoitecer e juntaram-se todos em casa do planeta Terra. Foram para a cozinha fazer chá e um bolo de chocolate com a cara do planeta Terra limpo e com um sorriso. Convidaram os animais para a festa.

Fizeram um espetáculo com música, histórias, teatro, danças… estavam muito contentes e felizes.

No fim da festa o planeta Terra disse: Obrigado, meus amigos, todos fizemos um bom trabalho. Agora precisamos de descansar para amanhã termos mais força para voltar a ajudar!

Cuidar do planeta é o nosso dever. Se ele estiver limpinho, nós crianças, vamos agradecer!

Muitos parabéns e obrigado a todos os que persistem e apostam nos trabalhos de promoção do livro e da leitura na escola, no conto e reconto de histórias, bem como nas tarefas concernentes à exploração e desenvolvimento da criatividade das crianças.

O docente, João Silvano