O Dia Mundial da Saúde Mental é comemorado no dia 10 de outubro, com o objetivo de aumentar a consciencialização sobre questões de Saúde Mental em todo o mundo e mobilizar esforços para o apoio à Saúde Mental.
Este ano, o tema “Acesso a Serviços – Saúde Mental em Catástrofes e Emergências”, lançado pela Federação Mundial da Saúde Mental (WFMH), enquadra-se na situação atual do Mundo, onde prevalecem situações de catástrofes e constantes situações de emergência.
A este propósito, a equipa de Promoção e Educação para a Saúde (PES) lançou o seguinte desafio à comunidade educativa: visionar o webinar “Clima Escolar Positivo: Estratégias Socioemocionais para a Mudança”, promovido pela DGE e dinamizado pela Dr.ª Joana Alexandre, doutorada em psicologia social pelo ISCTE.
Pretende-se, assim, refletir sobre o papel que as competências socioemocionais podem ter para um clima escolar mais positivo, com base em estudos realizados a nível nacional e internacional.
Foram ainda divulgados materiais dirigidos aos alunos, no âmbito do Plano de Promoção de Competências Socioemocionais, constante do Projeto na área da Promoção e Educação para a Saúde do AEP.
Promovido no âmbito de um dos projetos de intervenção comunitária, em parceria com o Instituto Português de Oncologia de Coimbra (IPO), a associação “A Pedrinhas” lançou um desafio criativo, inclusivo e repleto de significado com vista à criação de um espaço especial onde doentes oncológicos poderão escolher uma pedrinha pintada e adotá-la como símbolo de conforto e esperança durante o tratamento.
Nesse sentido, as turmas do segundo ciclo colaboraram neste projeto através das seguintes ações:
Pintura de pedrinhas (fornecidas pela associação Pedrinhas), nas aulas de Educação Visual;
Escrita de mensagens de carinho, coragem e esperança que acompanharão cada pedra, nas aulas de Português e Inglês;
Embalamento das pedrinhas para entrega no IPO, nas aulas de Educação Tecnológica.
Esta atividade, integrada no projeto PES, no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular (DAC) de cada turma, promoveu, simultaneamente, a expressão artística e o desenvolvimento de valores essenciais como a empatia, solidariedade, voluntariado, interajuda e sentido de comunidade.
A equipa do Projeto PES