Campanha “Setembro dourado”


            Cancro significa incerteza. Significa luta. Significa amor à vida. Cancro na criança significa ACREDITAR que tudo isto resultará em futuro.  A Acreditar tem 25 anos. É uma associação que faz Acreditar que uma rede de partilha feita de crianças, jovens, pais e amigos faz a diferença na vida de todos os que (con)vivem com o cancro. Que faz Acreditar que o impacto da doença pode ser minorado e alguns desafios têm solução.

A Acreditar lança agora mais uma forma de luta: a campanha “Setembro Dourado” é um grito de alerta numa sociedade que tende a esquecer, talvez esmagada por tantas preocupações emergentes. Setembro é o mês internacional de sensibilização para o cancro infantil e o Agrupamento de Escolas de Pombal aliou-se a esta iniciativa que decorrerá até dia 30 de setembro com o objetivo de despertar consciências.

Setembro é recomeço para as famílias e as escolas, é caminho novo que se abre à nossa frente. Setembro é transição dos longos dias dourados de sol para o carinhoso dourado das árvores outonais. Dourado simboliza Força, Coragem e Resiliência, virtudes que habitam em nós mas que podem ser maximizadas por quem nos dá a mão, principalmente na doença. Acreditar nesta renovação e numa vida dourada é fundamental para as crianças com cancro.   Na oncologia pediátrica, os progressos abrem caminhos de esperança: dos cerca de 400 novos casos diagnosticados por ano, 80% são curáveis! É ainda pouco…

Segundo a Acreditar, há muitas batalhas que continuam a exigir compromissos, decisões e mudanças: o diagnóstico precoce; a falta de um sistema de saúde forte, ágil e bem apetrechado; o preconceito e a desinformação relativamente à doença; o apoio destas famílias através de leis mais protetoras e adjuvantes da cura; a falta de investimento estatal nos registos oficiais, na investigação e nos tratamentos inovadores, que afastam Portugal dos avanços europeus; a feliz sobrevivência e o “depois” (a qualidade de vida, a inclusão e readaptação destas crianças e jovens na vida escolar e profissional, o tratamento das sequelas físicas e emocionais).

A Acreditar pede a nossa ajuda nesta corrente conjunta de esforços. Não podemos silenciar. O Agrupamento de Escolas de Pombal deseja a todas as crianças um futuro … de ouro!

Equipa de Educação para a Saúde