O dia 8 de abril está consagrado no calendário de efemérides como o Dia Internacional das Pessoas Ciganas. Pretende-se com este dia dar a conhecer a especificidade deste povo e da sua cultura, bem como a sua integração na comunidade nacional e local.
O Agrupamento, através do Clube dos Direitos Humanos, dinamizou um conjunto de atividades em que a participação de alunos da etnia que frequentam as nossas escolas foi o ponto alto. Assim, no intervalo das 9:50h realizou-se no pátio da Escola Básica Marquês de Pombal um pequeno espetáculo de músicas e danças ciganas, interpretadas por alunos e alunas. Este espetáculo foi depois repetido na Escola Secundária no intervalo das 11:50h. Também na Escola Secundária esteve patente uma exposição de rollups sobre a história do povo cigano.
Na globalidade as atividades decorreram com grande empenhamento por parte dos alunos e alunas intervenientes e o nível de satisfação foi bem patente nas suas interpretações, expressões de afeto, bem como na reação dos seus familiares que assistiram às atividades.
O docente Jorge Fidalgo, Coordenador do Clube dos Diretos Humanos