No jardim-de-infância, as crianças vivenciam situações diversificadas que permitem, por um lado, alimentar a sua curiosidade e o seu interesse pela exploração do mundo que as rodeia e, por outro lado, proporcionam aprendizagens conceptuais, fomentando, simultaneamente, um sentimento de admiração, entusiasmo e interesse pela Ciência e pela atividade dos cientistas.
Neste sentido, é já prática comum o desenvolvimento de momentos nos quais a atividade cientifica experimental está presente, aproveitando situações das ações, interrogações sobre fenómenos, e curiosidade latente da criança, para induzir questões ou experimentações que as levem a pensar e a desenvolver o sentido crítico.
A proposta de atividade «Dia do Cientista», lançada, no presente ano letivo, pelo Clube Ciência Viva, do Agrupamento de Escolas de Pombal, veio dar sequência e consistência ao trabalho já desenvolvido nas ciências experimentais.
Nos Jardins de Infância de Almagreira e Assanha da Paz, o projeto teve início no mês de novembro de 2023, com momentos de aprendizagem que decorrem principalmente da ação, da manipulação dos objetos disponibilizados. Através da interação com os objetos, a criança aprende que «se fizer isto, acontece aquilo» e, portanto, «para acontecer aquilo, tem de se fazer assim».
As Educadoras de Infância
Ana Maria Cabral
Laura Margarida Ferreira
Maria Aidé Santos