Projeto “Tenho Química com a BE” promove “A Química do Amor”, num encontro com Filipe Monteiro

No mês de março, e inserido nas comemorações da “Semana da Leitura”, o auditório Gabriela Coelho foi palco de um encontro com o escritor, cientista e ilusionista Filipe Monteiro que deu uma palestra intitulada “A Química do Amor”. No público estiveram as turmas do 12.ºA e B e, ainda, a turma do 9.ºI, acompanhadas pelas professoras M.ª Helena de Jesus, Fátima Marques, João Silvano e Isilda Gameiro, respetivamente.

Filipe Monteiro é natural de uma freguesia de Condeixa-a-Nova e é licenciado em Química Analítica pela Universidade de Aveiro, à qual ainda se encontra ligado. Trabalhou na indústria até 2010, exercendo funções diretivas e de desenvolvimento de produtos e tecnologias. Desde então, dedicou-se profissionalmente ao que mais gosta de fazer – a escrita, o ilusionismo e a divulgação de ciência.

Nesta tertúlia dirigida aos nossos alunos e professores foram abordados os principais compostos químicos que atuam nas diferentes fases do amor, a paixão, o enamoramento, o percurso até ao casamento e a indesejada “crise dos sete anos” e, ainda, apresentadas soluções matemáticas para a durabilidade de uma relação. A exposição foi articulada com momentos de magia, contando com a participação de alguns alunos. A sessão revelou-se muito interessante, divertida e, certamente, contagiou e entusiasmou todos os que nela participaram. Os mentores do projeto “Tenho Química com a BE” agradecem, uma vez mais, a todos os que se envolveram nesta atividade.

João Silvano e Marta Sá