No dia onze de fevereiros, as turmas E2, F e H do 11º ano foram em visita de estudo a Lisboa, com o propósito de melhor conhecerem o ambiente cultural da sociedade do século XVIII e XIX e a importância da preservação do património artístico e arquitectónico existente no nosso país.
A visita teve início no Museu Nacional de Arte Antiga, também referido como Museu das Janelas Verdes, um espaço onde podemos admirar obras de pintura, escultura, ourivesaria da Idade Média ao século XIX. Do espólio imenso, centrámos a nossa atenção no tríptico de Boch «As tentações de Santo Antão», no quadro a óleo «O Inferno» de autoria desconhecida e a obra de Domingos Sequeira «A Adoração dos Magos». Paragem obrigatória são os «Painéis de São Vicente», o exemplo único de pintura colectiva, em que está representada a sociedade portuguesa do século XV. Presentemente em processo de conservação e restauro, estão desmontados e separados do público por um vidro do tecto ao chão, oferecendo aos alunos a oportunidade de ver ao vivo o trabalho de minúcia necessário à preservação do património artístico.
O dia prometia ser de chuva, mas S. Pedro foi amigo e afastou as nuvens e trouxe o sol para que pudéssemos apreciar o almoço nos jardins do Palácio da Ajuda. Este edifício foi construído para substituir o palácio real – o Paço da Ribeira – destruído pelo terramoto de 1755. D. Maria Pia e o seu marido, D. Luís, foram os membros da família real que nos acompanharam ao longo da visita pelos vários aposentos do palácio. Gostámos particularmente da sala de jantar, com lugar para 300 convidados, a sala do trono e também do quarto do rei e da rainha, este último com um enorme espelho. Creio que é opinião geral que os espelhos foram um dos objectos mais admirados e fotografados!
A docente, Carla Piedade