9ºJ : Da sala de aula para o palco

Em contexto ainda natalício, os alunos do 9ºJ apresentaram uma peça teatral aos alunos do 4º ano, na biblioteca do Centro Escolar de Pombal. Tratou-se de uma adaptação do conto 0 suave milagre, de Eça de Queirós.

Esta representação foi o culminar de um processo que incluiu a leitura do conto, a selecção de informação mais importante, a adaptação para texto dramático, a preparação da representação (tom de voz, ritmo, entoação, movimentação em palco, seleção de adereços) e, finalmente, a representação teatral!

O público esteve muito atento e, face à excelente atuação de um dos atores, até deu umas valentes gargalhadas!

Após a representação, um dos alunos conduziu o diálogo com os mais pequenos, cujas intervenções mostraram que a mensagem intemporal do conto tinha sido plenamente compreendida.

No final, todos cantaram uma canção de Natal, selecionada em função do tema do conto (“ Eu este Natal queria um presente diferente, diferente, diferente”), e que contou na marcação do ritmo com objetos sonoros criativos: pedrinhas e garrafas de água recortadas.

Esta atividade do Laboratório de Comunicação e Expressão, integrada no projeto da Biblioteca Escolar “Histórias Partilhadas”, permitiu o desenvolvimento de aprendizagens essenciais nos domínios da leitura, da oralidade, da expressão musical, mas também o fortalecimento do espírito de equipa e a corresponsabilização no planeamento, organização e apresentação de um projeto à comunidade.

Professores do Laboratório de Comunicação e Expressão de 9ºano

Cecília Costa