A escola vai ao teatro e o teatro vai à escola…


No dia 14 de janeiro, pelas 17.00h, alunos do Agrupamento e familiares foram ao Teatro-Cine de Pombal assistir à peça “Os Lusíadas?”, dinamizada pelo grupo “Teatro Amador de Pombal”.

“Exploração”, “aventura” e “humor” são palavras-chave que caracterizam este espetáculo, baseado na obra de Camões. Numa abordagem humorística, mas muito respeitosa para com a epopeia original, dois narradores (simultaneamente atores com vários papéis) vão contando, canto a canto, do I ao X, as peripécias da armada de Vasco da Gama até chegar à India e o seu regresso a Lisboa, não esquecendo os quadros da História de Portugal, designadamente o episódio de Inês de Castro (os seus amores trágicos por D. Pedro) e a Batalha de Aljubarrota com os lusos a derrotarem, valorosamente, os castelhanos, mesmo sendo estes muito superiores, numericamente.

Com certeza que desta forma se torna mais fácil entender melhor o texto original.

No dia 18 de janeiro, foi a vez dos AtraplhArte se deslocarem à escola sede para colocar sorrisos no rosto das crianças  e professor@s acompanhantes que assistiram a “3 Abóboras e 400 Camelos” , representação que junta “As Três Abóboras” (Teatro às 3 Pancadas) de António Torrado a “Sábios como Camelos” (Estranhões e Bizarrocos) de José Eduardo Agualusa.

No próximo dia 29, será a vez de outros alunos do JI e 1º ciclo partilharem estas emoções e aumentarem os seus conhecimentos sobre os nossos autores.

Fernanda Gomes