Vencedor local da iniciativa “Miúdos a Votos- Qual o livro mais fixe?”


No dia 17 de março realizou-se, na EB1 de Pombal, a votação para determinar a escolha do “livro mais fixe”.
Foi o culminar de todo um processo eleitoral que envolveu simultaneamente 406 estabelecimentos de ensino do país numa iniciativa que visou promover, simultaneamente, a leitura e a cidadania.
A EB1 de Pombal, que aderiu desde o início à iniciativa, viveu dois meses de atividades intensas com comícios, cartazes, spots de rádio, sessões de esclarecimento, debates, brindes … e muita diversão! E após uma campanha eleitoral bastante participada e animada, que teve a cobertura da revista Visão Júnior, os nossos miúdos foram a votos.
Todo o processo de votação e escrutínio foi organizado e participado por alunos. Para exercer o seu direito de voto e, desta forma, expressar a sua opinião, cada turma dirigiu-se a uma das três mesas eleitorais criadas para o efeito, constituídas por um presidente e dois membros de mesa. Houve cadernos eleitorais, boletins de voto e urnas – em tudo semelhantes aos das “eleições verdadeiras”!
Dos 172 alunos do estabelecimento, votaram 168. Houve 1 voto branco e os restantes dividiram-se entre os dois títulos em campanha na nossa escola:
“O Cuquedo”- 122 votos (73%)
“O Segredo do Rio”- 45 votos (27%)
Ficou assim apurado o título vencedor na EB1 de Pombal: O CUQUEDO.
Mas a iniciativa não termina com a contagem dos votos: dia 20 de abril serão divulgados os resultados eleitorais, a nível nacional, em cerimónia pública. Veremos então quais são os livros mais votados em todo o país. Será o Cuquedo?

Parabéns a todos os que participaram na iniciativa.
Um “muito obrigada” especial a todos aqueles que tornaram exequível esta atividade : Clube de Leitura, turmas e docentes do 3º ano e ATL.

Helena Reis