Textos da Daniela Ferreira e da Yara Gomes, do 7.º A
A existência de animais no circo, em Portugal
Na minha opinião, os animais não deveriam ser torturados no horrível circo, para que nós os possamos ver.
Em primeiro lugar, os animais não deveriam estar em cativeiro, nos circos, só para os donos do circo ganharem dinheiro a partir da dor deles.
Em segundo lugar, se eu tivesse poder de verdade, não deixaria que os animais fossem retirados do seu habitat natural, para levarem chicotadas, entre muitas mais coisas más.
Em terceiro lugar, eu concordo com a mensagem do «Os animais não são palhaços», uma vez que eles repetem inúmeras vezes as suas coreografias dolorosas para que nós os possamos ver.
Concluindo, eu acho que não deveria ser permitido não só em Portugal, mas sim no mundo, a existência de animais no circo, para eles poderem viver a sua vida em paz.
Daniela Ferreira, 7.º A
Os animais do circo
Os animais do circo não são bem tratados e sofrem muito com os ensaios e os espetáculos.
Na minha opinião, eu não concordo com o que as pessoas fazem com estes animais, isso é muito cruel. Tirar um animal da natureza (que é o seu habitat natural) para o prender em cativeiro não faz sentido. Os animais sofrem muito, logo acabam por morrer muito novos ou ferem-se gravemente, por exemplo, com as chicotadas, as bastonadas de metal, os arcos de fogo etc. magoam-nos muito, o que, a longo prazo, leva à morte. Ninguém, quer uma pessoa, quer um animal, deve passar por todo este sofrimento, é muito cruel e desumano. Se eu pudesse, proibia completamente o uso de animais no circo.
Em suma, acho errado, cruel e desumano o sofrimento destes animais só para a diversão e entretenimento das pessoas, porque se fosse um ser humano no lugar deles, acho que ninguém iria achar piada.
Yara Gomes, 7.º A