2022 – ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – CELEBRAÇÃO


A Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), adotou a resolução A/RES/76/14 a 2 de dezembro de 2021 proclamando 2022 o Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável. Com esta decisão a AGNU subscreveu a resolução já adotada pela Conferência Geral da UNESCO de 25 de novembro de 2019 (40 C/Resolution 32) relativa à proclamação de 2022 como Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável.

A coordenação das celebrações, que terão lugar entre julho de 2022 e 30 de junho de 2023, será assegurada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, a UNESCO, através de um comité diretor composto por cerca de 30 organizações científicas, nomeadamente a União Internacional de Física Pura e Aplicada (International Union of Pure and Applied Physics – IUPAP) e a Organização Europeia para a Investigação Nuclear (European Particle Physics Laboratory – CERN). O Ano Internacional é apoiado por quase cem academias, sociedades e redes científicas, assim como por vinte e nove Prémios Nobel.

Com esta proclamação a AGNU reforçou a importância das ciências básicas no avanço da medicina, indústria, agricultura, recursos hídricos, planeamento energético, ambiente, comunicações e cultura. Através da resolução A/RES/76/14, a AGNU convida todos os Estados Membros, agências das Nações Unidas, organizações mundiais, regionais, setor da educação, sociedade civil e setor privado, a participar e a contribuir para a consciencialização sobre a relação entre as ciências básicas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, de acordo com as prioridades nacionais.

A nível mundial, a UNESCO e os seus parceiros estão a planear diversos eventos e atividades, a decorrer até 30 de junho de 2023, com o objetivo de evidenciar a ligação entre as ciências básicas e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, previstos na Agenda 2030. Os parceiros da UNESCO englobam mais de 90 academias científicas nacionais e internacionais, sociedades e redes científicas, centros de investigação e universidades.

A UNESCO convida a participar e a contribuir para as diferentes iniciativas por si lideradas durante o Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável.

Neste enquadramento, a Comissão Nacional da UNESCO gostaria de convidar as redes da UNESCO em Portugal, bem como todos os interessados nesta matéria, a desenvolver iniciativas em celebração do Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável e a transmitirem-nos, para o endereço cnu@mne.pt ,  as atividades que se propõem desenvolver.

Para mais informações, consulte o seguinte link: https://www.iybssd2022.org/en/home/