Visita de estudo ao Museu Marquês de Pombal e ao Museu de Arte Popular


No dia 28 de maio, no âmbito da atividade “À descoberta do património local”, inserida no Plano Anual de Atividades, os alunos de medidas adicionais da Escola Básica de Pombal visitaram o Museu Municipal de Pombal e o Museu de Arte Popular. A iniciativa promoveu a inclusão e o contacto direto com a riqueza histórica e cultural do concelho.

A primeira paragem ocorreu no Museu Municipal de Pombal. Neste espaço, os alunos exploraram detalhadamente a vida e a obra de Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal. A abordagem pedagógica permitiu compreender a sua biografia e o profundo impacto socioeconómico e urbanístico do seu legado na região.

De seguida, o grupo visitou o Museu de Arte Popular Portuguesa. Ali, os alunos contactaram com uma vasta coleção de artesanato nacional, que assume um papel fulcral na preservação das tradições, dos ofícios ancestrais e dos saberes partilhados por várias regiões do país. Por fim, os alunos tiveram oportunidade de explorar as exposições temporárias “Personagens Literárias” e “RUI PIRES na Coleção Museu do Douro”. A visita proporcionou momentos enriquecedores de aprendizagem, curiosidade e descoberta, permitindo aos alunos conhecer melhor o património e a identidade cultural do concelho. Ao longo de toda a atividade, o grupo demonstrou interesse e entusiasmo pelas diferentes exposições, espaços e conteúdos apresentados, participando de forma ativa nas tarefas propostas.

Esta experiência contribuiu significativamente para o desenvolvimento de competências sociais, culturais e pessoais, promovendo a autonomia, a inclusão e a consolidação de conhecimentos fora da sala de aula. Em suma, a iniciativa reforçou a importância de conhecer e valorizar o património local como parte integrante da formação dos alunos.

A docente, Elsa Ribeiro

Cidadania em Ação!


Angariação de fundos para os Bombeiros Voluntários de Pombal

No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, as turmas do 6.º A e do 6.º B da Escola Básica Marquês de Pombal organizaram um projeto de recolha de fundos para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pombal.

A ideia surgiu durante a exploração dos temas “Democracia e Instituições Democráticas e Literacia financeira” pondo-se em prática com a venda de rifas para o sorteio de cabazes (6.º A) e uma quermesse (6.º B) que ocorreu durante a Semana de Orientação e Divulgação Vocacional do Agrupamento.

Com o lema “Quantas mais rifas comprar, mais os Bombeiros vai ajudar!”, as turmas conseguiram angariar o valor de 367,57 euros que foi entregue presencialmente aquando da visita às instalações dos Bombeiros Voluntários de Pombal, no dia 8 de maio de 2026.

Notícia realizada pelos alunos do 6.º B, em contexto de sala de aula.

Concurso MiniChef


Promoção de alimentação saudável na escola Básica Marquês de Pombal

Realizou-se, no dia 27 de maio de 2026, o concurso “MiniChef”, uma iniciativa dirigida aos alunos de medidas adicionais da EBM e ES de Pombal, em parceria com o gabinete de nutrição do Município de Pombal de acordo com o Projeto “Vamos Criar uma Horta”.

A atividade contou com a presença de elementos do gabinete de nutrição, que dinamizaram momentos de sensibilização junto dos alunos para a importância de uma alimentação equilibrada, saudável e sustentável.

O concurso decorreu com grande entusiasmo e participação dos alunos, permitindo-lhes confecionar diversas receitas com recurso a alimentos produzidos na estufa da escola, no âmbito do Eco-Escolas. Entre criatividade, cooperação e aprendizagem, os participantes demonstraram empenho e interesse na adoção de hábitos alimentares mais saudáveis.

A experiência permitiu ainda consolidar aprendizagens desenvolvidas em contexto de sala do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) – Sala de Recursos Especializados, tendo por base o projeto, tornando o processo educativo mais prático, dinâmico e significativo.

O evento revelou-se um verdadeiro sucesso, proporcionando momentos de partilha, valorização de competências e inclusão educativa. Face à excelente adesão e ao impacto positivo da iniciativa, fica a certeza de que o concurso “MiniChef” será uma experiência a continuar nos próximos anos.

As professoras responsáveis: Isabel Jesus, Rosa Gante, Elsa Ribeiro, Paula Gaspar, Eugénia Roque, Zélia Ramalho e Margarida Liberal

PMATE – Competições Nacionais de Ciência


Os alunos do Agrupamento de Escolas de Pombal participaram, nos dias 28, 29 e 30 de abril, nas provas do PMATE – Competições Nacionais de Ciência, que decorreram na Universidade de Aveiro. Ao longo destes dias, viveram uma experiência marcada pelo entusiasmo, pela superação e pelo aprofundamento de conhecimentos.
Após uma fase inicial realizada a nível escolar, onde vários alunos se destacaram pelo seu mérito, a participação na fase final revelou-se uma oportunidade única para contactar com novas realidades e integrar um ambiente competitivo estimulante e enriquecedor.

Ler mais…

Visita à “Casa Varela”


No passado dia 21 de janeiro, os alunos com medidas adicionais da Escola Básica Marquês de Pombal participaram numa visita de estudo dedicada à descoberta do património local, na cidade de Pombal, no âmbito do Plano Anual de Atividades (PAA).

Durante a atividade, os alunos visitaram a Casa Varela, onde tiveram a oportunidade de explorar uma interessante exposição cultural, contactando com elementos da história, tradição e património local. A visita proporcionou momentos de aprendizagem, curiosidade e descoberta, permitindo aos participantes conhecer melhor a identidade cultural do concelho.

Ao longo da visita, os alunos demonstraram grande interesse e entusiasmo pelas diferentes peças, espaços e conteúdos apresentados, participando de forma ativa nas atividades propostas. Esta experiência contribuiu para o desenvolvimento de competências sociais, culturais e pessoais, promovendo também a inclusão e o contacto com diferentes contextos educativos fora da sala de aula.

A iniciativa revelou-se um momento enriquecedor de convívio e aprendizagem, reforçando a importância de valorizar e conhecer o património local como parte integrante da formação e desenvolvimento dos alunos.

A docente, Elsa Ribeiro

Reunião com a Ministra da Justiça


No dia 22 de maio, um grupo de 4 alunos do 12.º ano – Diana Oliveira, Diana Barros, Inês Monteiro e Martim Henriques – matriculados em Economia C, acompanhados pela professora Paula Santos, reuniram com a Senhora Ministra da Justiça, Rita Judice, para realizarem uma entrevista.

As questões colocadas pelos jovens, subordinadas ao tema “O que mudou em Portugal nos últimos 50 anos e o que poderia ter mudado?”, integram o trabalho final da disciplina de Economia C. Os alunos foram recebidos no Ministério da Justiça, de forma muito acolhedora por toda a equipa da Senhora Ministra, o que lhes permitiu contactar de perto com a realidade institucional, marcada pela proximidade que a governante considera essencial na relação entre as instituições e os cidadãos.

A docente, Paula Santos